As 7 Melhores Cafeteiras Programáveis de 2022: Mondial, Cadence mais

Começar o dia sentindo aquele cheirinho delicioso de café passado na hora é um momento muito prazeroso, não é mesmo? E isso é possível sem precisar de alguém para servi-lo e sem você mesmo fazer. Basta adquirir a melhor cafeteira programável.

Essa é talvez a versão mais prática de cafeteira, pois consegue preparar o café no momento desejado e de maneira automática. Se você está dando um upgrade em seus utensílios de cozinha, não pode esquecer dessa cafeteira incrível.

As cafeteiras programáveis possuem esse nome porque vem acompanhadas de um timer, ou temporizador, como é conhecido por alguns. Nem todas as cafeteiras têm timer, neste caso são chamadas apenas de cafeteiras elétricas. Veja a análise abaixo.

Melhores cafeteiras programáveis para comprar online 

Confira agora nossa lista com as 7 melhores cafeteiras programáveis de 2022.

O que é uma cafeteira programável?  

Primeiramente é preciso dizer que nem todas as cafeteiras elétricas são programáveis. A cafeteira programável é somente uma cafeteira que funciona à eletricidade e passa o café de forma autônoma, bastando colocar o pó do café e a água nos lugares apropriados.

Algumas cafeteiras elétricas não possuem a função “timer”, não sendo, portanto, possível programá-las antecipadamente. Já as cafeteiras programáveis são todas elétricas, pois precisam estar conectadas à eletricidade para poder funcionar adequadamente. 

A principal virtude da cafeteira programável é que com ela pode-se programar o horário que a bebida será feita com antecedência de horas.

Como funciona a cafeteira programável?  

No primeiro momento pode-se assustar com a quantidade de botões que a cafeteira programável possui, mas operá-la é muito simples. É só colocar o pó no filtro e despejar a água correspondente no recipiente ao lado do coador. 

Não se preocupe, a proporção vem especificada na embalagem do café, e pode variar conforme a torra, tipo de grão e consoante a marca. O preparo é idêntico ao de uma cafeteira elétrica tradicional. 

Esse é um produto cuja finalidade é agilizar e favorecer o dia a dia dos simpatizantes do café. Prova disso é que tem um sistema que permite ao usuário programar o horário que a máquina deve dar início ao preparo, e ela o fará na quantidade exata e de forma automática. 

Resumindo: quando chega a hora estabelecida, a cafeteira liga e faz todo o processo de maneira autônoma até que o café esteja pronto. 

Como escolher a melhor cafeteira programável 

Ao cabo e ao final, o que define o produto mais indicado para você é o seu perfil. Por isso, alguns parâmetros de compra podem auxiliar a acertar na escolha:

Recipiente de armazenamento 

Recipiente de armazenamento 

O recipiente de armazenamento deve ser escolhido conforme sua demanda. A maior parte das cafeteiras programáveis depositam o café em um jarro, que oferece bastante bebida para aproximadamente 4 pessoas ao mesmo tempo. Há modelos que produzem a bebida e conservam em uma vasilha interna, deixando a bebida quente por mais tempo. São, no entanto, mais caras e mais difíceis de serem encontradas.

Capacidade da cafeteira

Capacidade da cafeteira

A capacidade da cafeteira é quem irá definir a quantidade de cafés que ela pode produzir em simultâneo. Os fabricantes geralmente apontam a quantidade de xícaras que o produto consegue produzir, mas é preciso levar em conta que as xícaras têm medidas diferentes, podendo variar de 40 a 50 ml. Para não errar na escolha é conveniente considerar quantas pessoas usarão o utensílio. Modelos com jarras de meio litro a 1 litro preparam, em média, 14 a 25 xícaras, sendo, portanto, indicados para famílias menores. Já os modelos com jarra de 1,2 L a 1,8 L produzem 26 a 45 xícaras de café e são indicadas para famílias maiores ou até mesmo empresas.

Funções adicionais

Funções adicionais

As cafeteiras programáveis mais sofisticadas costumam ter funções adicionais úteis, como, por exemplo, a que controla a intensidade na preparação do café. Lendo com cuidado a descrição do manual do produto é possível saber o que é possível fazer com o dispositivo. O filtro permanente é uma dessas funções adicionais presentes na maioria dos aparelhos que facilita muito o processo. Colher dosadora, filtro especial para água, corta pingo para impedir o café de pingar quando o jarro for tirado são alguns diferenciais muito apreciado pelas pessoas mais exigentes.

Tipos de cafeteira programável  

Conheça alguns detalhes sobre determinados tipos de cafeteiras que valem a pena checar antes de adquirir a sua.

Cafeteiras com jarras

Cafeteiras com jarras

As jarras normalmente são removíveis nesse tipo de cafeteira, e diferem, portanto, das que são de cápsulas ou que servem em xícaras. Esse tipo também tem a alternativa de base aquecedora, mantendo o café na temperatura ideal por um longo tempo após preparado. 

Os filtros, normalmente permanentes, não precisam dos filtros de papel. É o modelo mais indicado para servir muitas pessoas.

Cafeteiras com cápsulas

Cafeteiras com cápsulas

As cafeteiras com cápsulas estão sendo muito usadas nos dias atuais. São a nova sensação, devido a sua funcionalidade e beleza estética. Essa é a razão pela qual muitas marcas estão produzindo esse produto. 

É ideal para quem prefere café expresso, nos moldes dos oferecidos em cafeterias. A variedade de cápsulas é grande, oferecendo variados sabores de cafés. 

Atenção ao modelo das cápsulas, pois algumas marcas têm cápsulas próprias, que não se adaptam a outras cafeteiras.

Cafeteiras com duas xícaras

Cafeteiras com duas xícaras

O café preparado por essa cafeteira é para momentos solitários ou no máximo duas pessoas. Ela evita o desperdício e é muito aconchegante. Podem vir com filtro permanente ou não e não utilizam bases quentes porque servem o café na temperatura certa. 

Dependendo do bico, pode-se vaporizar o café para fazer um cappuccino. Oferecem também alternativas para café moído ou em sachê, além, claro, do habitual café em pó.

As 7 melhores cafeteiras programáveis de 2022 

1. Cafeteira Elétrica Dolce Amore C-30-18X-FB – Mondial (Melhor relação custo-benefício)

Cafeteira Elétrica Dolce Amore C-30-18X-FB - Mondial

A Cafeteira Programável Dolce Amore 220V fabricada pela Mondial prepara até 18 xícaras de café, quantidade suficiente para a prática habitual de uma família de porte médio. 

Tem indicador do nível da água, possibilitando, assim, a visualização e o controle sobre a porção pretendida de café. O Porta-filtro é removível e permanente, por isso é considerada ecologicamente correta. A reutilização do filtro reflete em sustentabilidade e economia.

O jarro de vidro é simples de ser higienizado e não fica com cheiros diferentes ou resíduos. Também é mais prático para ser levado direto à mesa e servir as pessoas.

O sistema Corta-pingos auxilia nos momentos em que se quer tirar a jarra para servir o café durante o preparo. A função Manter aquecido mantém o café quente por mais tempo, mesmo após finalizado, e mantém o sabor inalterado. A tampa é basculante.

✅ Sistema corta-pingos

✅ Porta-filtro removível e permanente

✅ Jarra de vidro

🚫 Jarro trinca com facilidade



2. Cafeteira Elétrica Urban Pop CAF710 – Cadence (Design exclusivo Cadence)

Cafeteira Elétrica Urban Pop CAF710 - Cadence

A Cafeteira Programável Urban Pop 127V fabricada pela Cadence foi projetada para as pessoas que vivem na cidade, mas amam um café fresquinho, feito na hora. Não precisa de filtro de papel, pois seu filtro é lavável e permanente.

A jarra é de vidro e, por isso, simples de lavar, ficando facilmente livre de odores e restolhos. Com ela seu café fica pronto na hora que quiser, bastando acionar a programação. 

Essa operação é simples: basta encher o recipiente de água e colocar no filtro a quantidade de pó proporcional ao número de pessoas que irão consumi-lo.

Planeje à que horas a cafeteira deve iniciar o preparo por intermédio das teclas “hora” e “min”, no display digital. Em seguida aperte a tecla “Prog” para dar início à programação. A cafeteira dará início ao processo automaticamente no momento desejado.

✅ Filtro permanente lavável

✅ Design exclusivo Cadence

✅ Jarra de vidro fácil de lavar

🚫 Mantém café quente por apenas 40 minutos



3. Cafeteira Elétrica ECM25 – Electrolux (Placa de aquecimento antiaderente)

Cafeteira Elétrica ECM25 - Electrolux

A Cafeteira Programável Electrolux 110V com Timer Experience oferece uma grande quantidade de xícaras de café, por isso é indicada para famílias maiores. Sua capacidade é de 1,2 litros e prepara até 30 cafés de uma só vez, e na hora programada.

O timer de 24 horas é muito prático, pois oferece a possibilidade de se programar a hora do preparo com até 1 dia de antecedência. 

A Placa de aquecimento antiaderente permite limpar o aparelho com muito mais facilidade. Como o filtro é removível e permanente, o uso do filtro de papel é facultativo. Você pode usar se quiser, mas não é preciso. Isso quer dizer mais economia e sustentabilidade.

A função “Manter Aquecido” deixa o café quente por muito mais tempo, mesmo após terminado o processo. Depois de duas horas a cafeteira desliga sozinha.

✅ Placa de aquecimento antiaderente

✅ Timer 24 horas

✅ Filtro permanente

🚫 -



4. Cafeteira Elétrica ECM30 – Electrolux (Painel digital)

Cafeteira Elétrica ECM30 - Electrolux

A Cafeteira Programável Electrolux 110V 38 Xícaras Experience tem filtro permanente removível, contribuindo com a preservação do meio ambiente, pois evita que centenas de filtros sejam jogados no lixo todo ano.

O Aroma Strenght nos dá a opção de escolher a intensidade preferida do café. Possui Timer de 24 horas, conhecido também como temporizador, possibilitando programar o preparo com até 1 dia de antecedência, oferecendo café fresco na hora exata programada.

O Painel Digital dá um toque todo especial ao produto, deixando o ambiente mais charmoso e com ares de modernidade. Tem indicador do nível de água e o acabamento é em inox.

O desligamento é feito de forma automática, caso a cafeteira fique inativa por duas horas. A jarra de vidro tem capacidade de 1,5 litros, e pode ser levada à máquina de lavar louças.

✅ Aroma Strength

✅ Painel Digital

✅ Indicador do nível de água

🚫 -



5. Cafeteira 1.8 Litros Cfel – Arno (Seletor de intensidade)

Cafeteira 1.8 Litros Cfel - Arno

A Cafeteira Programável Filtro Element com Timer 220V Arno tem gotejador de água grande que oferece mais agilidade no preparo de seu café e um sistema que mantém o café aquecido por até duas horas.

É pequena no tamanho e grande em funcionalidades, conta com temporizador de até 24 horas, oferecendo muita comodidade, e ainda tem seletor de intensidade para 1 ou até 4 xícaras, oferecendo cafés cheirosos mesmo em quantidades diminutas.

Essa cafeteira comporá muito bem o ambiente onde estiver, por seu design ser moderno e ousado, seu painel eletrônico possui funções que garantem um café no ponto exato.

Tem capacidade para até 45 xícaras e dispenser de água gigante, com controle de gotejamento e filtragem aprimorada, garantindo total segurança e sabor ao café.

✅ Seletor de intensidade

✅ Filtro permanente

✅ Capacidade para até 45 xícaras

🚫 -



6. Cafeteira Elétrica BrewStation Elite – Hamilton Beach (Melhor opção de compra)

Cafeteira Elétrica BrewStation Elite - Hamilton Beach

A Cafeteira Programável 35 Xícaras 220V Preta/Prata Hamilton Beach poupará você de parar durante a correria do dia a dia para fazer seu café. Não importa se é só para você ou para muitas pessoas, essa cafeteira faz um café delicioso de maneira prática.

O design compacto da Hamilton Beach oferece o máximo de desempenho sem ocupar muito espaço. Além disso, os materiais e o acabamento em aço escovado são atemporais e completam qualquer ambiente. Ela mantém o café aquecido por até 4 horas.

Ao invés de uma chapa aquecida que deixa o café queimado e amargo, ela usa uma tecnologia de aquecimento brando que garante um café fresquinho até a última xícara.

O recipiente de água tem um bico justamente para não derramar. O medidor interno está em “cup”, que corresponde aproximadamente a 3 xícaras brasileiras.

✅ Chapa de aquecimento brando

✅ Prepara até 35 xícaras

✅ Serve diretamente da cafeteira

🚫 Design ruim do filtro



7. Cafeteira Elétrica Dolce Arome C-31 DG 32X – Mondial (Sistema corta-pingos)

 Cafeteira Elétrica Dolce Arome C-31 DG 32X - Mondial

A Cafeteira Programável Digital 800W 220V Preto fabricada pela Mondial tem um desenho interessante não só pelo fato de ter inox na jarra – o que dá um charme especial – e o restante de plástico. A marcação é feita em um plástico translúcido bem bonito.

Prepara até 32 xícaras de café com marcador do nível de água no reservatório. O Display Digital proporciona mais comodidade e tem timer inteligente capaz de programar com até 12 horas de antecedência. A jarra de vidro é fácil de lavar e não deixa odores desagradáveis.

O sistema corta-pingos favorece retirar a jarra durante o preparo. A base tem aquecimento e liga-desliga luminoso, mantendo o calor por um longo tempo sem modificar o paladar.

É ecologicamente correta, pois dispensa o uso de filtro de papel e a tampa basculante auxilia na hora de pôr o pó de café e a água. Foi projetada para uso doméstico.

✅ Prepara até 32 xícaras

✅ Sistema corta-pingos

✅ Liga-desliga luminoso

🚫 -



Perguntas frequentes 

Quais são as vantagens e desvantagens de uma cafeteira programável? 

A principal vantagem da cafeteira programável é entregar o café pronto na hora desejada. Mas existem outras, como ter regulagem de intensidade do café, manter a bebida quente após pronta e ter um sistema de limpeza inteligente. 
A principal desvantagem é que prepara somente um tipo de bebida.

Como funciona a cafeteira programável? 

A principal função da cafeteira programável é tornar a vida dos apreciadores de café mais prática. Possui um sistema onde o consumidor escolhe a hora que a máquina deve preparar o café, tudo de maneira prática e na quantidade certa. 
Assim você sempre tomará um café passado praticamente no momento em que é degustado.

Quanto custa uma cafeteira programável?

O valor da cafeteira programável depende de sua capacidade e de sua marca, mas não têm grandes diferenças entre si. Atualmente, seu valor oscila de 170,00 (cento e setenta reais) até incríveis 15.000,00 (quinze mil reais).

Onde comprar uma cafeteira programável? 

A internet é o melhor lugar para se encontrar uma boa cafeteira programável e no melhor preço. Existem muitas alternativas e ofertas, e tudo é feito de forma rápida. A cafeteira programável pode também ser adquirida em lojas físicas, sobretudo nas grandes redes.

Qual a melhor marca de Cafeteira Programável?

A melhor marca de Cafeteira Programável é a Hamilton Beach. Ela é um modelo 2 em 1, ou seja, tanto pode ser usada para fazer grandes quantidades de café ou somente uma xícara.

Conclusão: qual a melhor cafeteira programável 

A melhor opção de compra é a  Cafeteira Elétrica BrewStation Elite – Hamilton Beach. Não importa se é só para você ou para muitas pessoas, essa cafeteira faz um café delicioso de maneira prática.

O design compacto da Hamilton Beach oferece o máximo de desempenho sem ocupar muito espaço. Além disso, os materiais e o acabamento em aço escovado são atemporais e completam qualquer ambiente. Ela mantém o café aquecido por até 4 horas.

A cafeteira com a melhor relação custo-benefício é a Cafeteira Elétrica Dolce Amore C-30-18X-FB – Mondial. Ela tem indicador do nível da água, possibilitando, assim, a visualização e o controle sobre a porção pretendida de café. 

O Porta-filtro é removível e permanente, por isso é considerada ecologicamente correta. A reutilização do filtro reflete em sustentabilidade e economia. Depois de todas as nossas considerações, a palavra final fica com você. Qual você escolheu?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.