As 8 Melhores Lava-Louças em 2021

Apesar de estarem no mercado há bastante tempo, ainda assim não se encontram muitas informações sobre lava-louças. Se está à procura da melhor lava-louças do mercado, chegou a um lugar em que pode confiar nos esclarecimentos.

Caso seja do tipo prático e dinâmico, e pretenda aprimorar o cotidiano de suas atividades na cozinha, a aquisição desse eletrodoméstico irá agilizar bastante na tarefa de lavar utensílios.

O uso dessa máquina não é muito popular em nosso país, mas, de uns tempos pra cá sua procura tem aumentado bastante. Apresentamos nesta resenha os pontos mais importantes a serem analisados antes de escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Melhores lava-louças do mercado

Confira os melhores modelos à disposição no mercado.

1. Lava Louças 14 Serviços – Brastemp 

Boa performance de lavagem

A regulação mais exigente do mundo deu nota máxima no desempenho da melhor lava-louças de 14 serviços da Brastemp.

Tem uma grande capacidade e uma eficiente competência para lavar. Possui uma tecnologia muito avançada, capaz de apontar o teor de sujidade contido nos utensílios, escolhendo, por intermédio dessa informação, o ciclo de lavagem mais indicado.

Dispõe de um cesto para ajustar os talheres, permitindo a limpeza total até mesmo dos menores apetrechos.

E ainda vem com a funcionalidade Ciclo Econômico, capaz de fazer uma limpeza muito eficiente gastando muito menos água e energia.

Prós

Contras

✅ Função Smart Sensor

✅ Cesto exclusivo para talheres

🚫 Suportes para pratos não fixam bem

2. Lava Louças 8 Serviços – Brastemp 

Boa potência e bom preço

Com essa máquina, a preocupação em lavar as louças depois do almoço acabam. Você poderá lavar todos os utensílios da refeição de até 8 pessoas, na melhor lava-louças.

Tem um dispositivo que permite saber em qual estágio do processo de lavar ela se encontra. Tem também 5 ciclos de lavagem, cada um para um determinado tipo de louça. Vai desde o mais delicado e econômico ao mais pesado.

A BLF08 possui ainda a função Acquaspray, um prático e breve programa que apenas enxagua os apetrechos, permitindo juntar louças no período entre as refeições.

Seu dispenser é dotado de 2 espaços separados para duas espécies de sabão e para líquido secante que ainda dá brilho aos utensílios.

Prós

Contras

✅ Identificador de Etapas

✅ Cesto superior com regulagem de altura

🚫 Porta não fica entreaberta


3. Lava-Louças 8 Serviços Inox – Electrolux 

Baixo consumo de água

Essa é uma máquina com excelente rendimento nas lavagens e com pouquíssimo gasto de água. É possível organizar em seu interior apetrechos de várias formas e dimensões, mostrando merecer estar na nossa lista como a melhor lava-louças.

Possui o Programa Turbo, raro de ser encontrado em máquinas semelhantes, usado para limpar louças e panelas com sujeiras mais difíceis de serem removidas.

É oferecida com 7 programações de higienização, cada uma apropriada para determinada situação do dia a dia. São elas: Eco, Dia a dia, Turno, Higienizar, Acquajet, Rápido e Delicado.

Na função higienizar a higiene é feita de forma profunda e radical, resolvendo, na maior parte das vezes, o problema de todo tipo de sujeira, inclusive aquelas mais grudadas.

Prós

Contras

✅ Função Turbo

✅ 7 programas de lavagem

🚫 SAC ineficiente

4. Lava Louças Inox 10 Serviços – Electrolux 

Eficiente e versátil

A melhor lava-louças é capaz de lavar todos os utensílios utilizados para a refeição completa de 10 pessoas, por isso é chamada “10 Serviços”.

Seu sensor inteligente é capaz de avaliar o nível de sujeira das louças, optando pela função mais apropriada no momento.

Possui um Painel com Display que possibilita o acompanhamento da lavagem, apontando o tempo que falta para terminar todo o processo.

A temperatura da água que higieniza os objetos atinge a temperatura de 70º, uma das mais altas em relação a outras máquinas do mesmo nível.

Possui ainda a função Acquajet, um ciclo de 8 minutos, muito útil para quem lava louças com muita frequência.

Prós

Contras

✅ Painel com Display Digital

✅ Higieniza com 70º de temperatura

🚫 Mecânica frágil

5. Lava-Louças 14 serviços – Brastemp 

Grande e eficiente

A configuração “14 Serviços” significa que essa máquina é capaz de lavar toda a louça que 14 pessoas usaram, tudo ao mesmo tempo.

Dispõe de uma tecnologia avançadíssima que consegue detectar o grau de impureza depositado nas louças e, a partir daí, escolhe o ciclo de lavagem mais apropriado.

Até os menores talheres ficam bem limpos, pois possui um cesto cuja única finalidade é acomodar esses utensílios, proporcionando uma higienização muito eficaz.

Possui ainda a função Ciclo Econômico que consegue uma ótima limpeza com menos consumo de energia e água, desde que as louças não estejam muito sujas.

Prós

Contras

✅ Função Smart Sensor

✅ Ciclo Econômico

🚫 Suportes para pratos não fixam bem

6. Lava-louças Branca 8 Serviços – Electrolux 

Melhor relação custo-benefício

Essa máquina é capaz de lavar toda a louça que 8 pessoas usaram, tudo ao mesmo tempo. Por isso chama-se 8 serviços.

Permite que se inicie e pause a limpeza em qualquer momento do processo, através da tecla início/pausa.

Suas 6 programações de higienização são especificadas em linguajar claro e muito simples de ser compreendido, facilitando sua escolha.

O tempo de duração de seu Programa Normal é de 2:05 h. Possui ainda o Programa Acquajet, indicado para usos prolongados e contínuos. É uma higienização rápida, que apenas enxagua e elimina maus odores.

Prós

Contras

✅ Programa Acquajet

✅ Programa Delicado

🚫  - 


7. Lava-Louças Inox 14 Serviços – Electrolux 

Melhor opção de compra

Essa é uma máquina grande, capaz de executar 14 serviços, isto é, lava todas as louças e talheres usados por 14 pessoas ao mesmo tempo.

Possui 6 programas de lavagem, e um deles, certamente, será o indicado para o seu momento. Tudo muito bem explicado, de forma clara e direta.

Vem com a funcionalidade Programa Acquajet, que permite apenas lavar com água, retirando o excedente e o cheiro ruim. É um processo muito prático, sobretudo para quem precisa lavar muitas louças e por muito tempo.  

Programada para o ciclo normal, o tempo estimado de todo o processo é de 2:05 horas. Já o ciclo “delicado” dura menos tempo e é apropriado para taças de cristal e utensílios frágeis.

Prós

Contras

✅ 14 Serviços

✅ 6 Programas de Lavagem

🚫  - 


Como escolher a melhor lava-louças

Antes de comprar a melhor lava-louças, é preciso verificar se há, na sua cozinha, espaço suficiente para colocar o aparelho e se tem saída e entrada de água.

Se for um modelo menor, pode-se adaptar a torneira da pia como local de entrada da água e o ralo como saída.

Para não errar na hora da compra, é preciso analisar as particularidades de cada modelo para decidir sobre a melhor opção para seu perfil.

Serviços

É muito importante verificar a quantidade de serviços que o eletrodoméstico oferece. Serviços, nesse caso, representam o potencial de higienização fundamentado no número de pessoas. Quanto mais pessoas, maior deve ser a quantidade de serviços oferecidos pela lava-louças, sempre na mesma proporção.

Normalmente, a quantidade de serviços varia entre 6 e 14. Um serviço significa, quase sempre, o correspondente a:

  • prato raso
  • prato fundo
  • prato sobremesa
  • copo
  • xícara
  • pires
  • colher de sopa
  • colher de chá
  • garfo
  • faca

Alguns incluem nessa relação alguns poucos itens, como travessa, panela e bowl. Isso significa que uma lava-louças com capacidade de 6 serviços, por exemplo, pode lavar até 78 peças por ciclo.

Programas

A quantidade de programas de lavagem disponíveis no produto significa mais opções de selecionar entre ciclos longos ou curtos, poucas peças ou muitas, para utensílios muito sujos ou delicados, etc.

Quanto mais programas existirem, mais polivalente ela será. Esses programas podem ser diferentes entre si, dependendo do modelo e do fabricante.

Alguns modelos possuem uma função curiosa e muito útil. Quando a quantidade de peças for pequena e não completar a lotação do aparelho, é possível programar de modo temporário, de modo que a sujeira seja eliminada rápida e superficialmente, podendo esperar até que novas peças sejam acrescentadas e, então, a máquina seja programada para um ciclo completo.

Isso evita que os alimentos grudem nos pratos e talheres enquanto esperam, dificultando a higienização mais tarde.

Alguns exemplares são dotados de programas inteligentes, capazes de escolherem, por conta própria, qual o ciclo mais apropriado para aquele momento.

Modelos

Existem atualmente 3 modelos disponíveis no mercado:

  • de piso: possui pés, para ser usada no chão
  • de embutir: para encaixar em móveis planejados
  • de bancada: para ser usada sobre mesas, bancadas e pias

Dimensões

É preciso saber de antemão onde o eletrodoméstico será colocado para, então, saber as medidas certas para que ele caiba no lugar escolhido.

As dimensões são mostradas sempre na ordem de altura (A), largura (L) e profundidade (P). De posse desses dados é possível saber se o produto caberá no espaço ao qual está destinado ou não.

Consumo de energia

Engana-se quem pensa que lava-louças gastam muita energia. Claro que o consumo pode variar conforme o programa que está sendo executado, mas, de um modo geral, é considerado um gasto médio.

Nos ciclos rápidos, com no máximo 30 minutos de duração, gasta-se muito menos energia que nos ciclos longos, que podem durar até 3 horas.

De todo modo, é possível verificar a informação do gasto com energia, que é passada em kW hora. É possível também medir esse gasto dividindo a potência do eletrodoméstico por 1.000. O resultado será o gasto energético em uma hora.

Exemplo: a lava-louças tem 1500 W de potência. 1500 dividido por 1000 é igual a 1,5 Kw por hora.

Esse produto, definitivamente, não gasta muita energia elétrica. Mesmo assim é bom comparar o gasto de um aparelho com o outro, pois pode variar um pouco.

Consumo de água

Assim como o consumo de energia elétrica, o consumo de água da melhor lava-louças é mínimo, se comparado com os métodos tradicionais de lavagem.

Mesmo assim, vale a pena comparar o consumo entre modelos com as mesmas características, mas de marcas diferentes, uma vez que pode haver uma variação nesse consumo. 

Essa variação gira em torno de 12 a 15 litros, dependendo da marca, do modelo e da quantidade de “serviços” que a máquina possui.

Mesmo sendo uma diferença pequena, ela pode fazer uma diferença considerável depois de um longo tempo.

Temperatura 

Para limpar e tirar o mau cheiro das louças e talheres, as máquinas usam água quente, que é mais profícua para esse tipo de higienização.

Essas temperaturas costumam variar entre 50º a 70º e, quanto mais alta a temperatura, melhor a capacidade de limpeza.

Tensão

Lava-louças não costumam ser bivolts, portanto verifique a tensão em sua casa e veja se o produto que está comprando possui a mesma especificação de voltagem.

Peso

Embora não pareça, o peso é importante para saber se há apoio forte o suficiente para sustentá-lo, sobretudo os que são de bancada e de embutir.

Detergente recomendado

Os sabões para lava-louças são especiais, e podem ser adquiridos nas opções tabletes ou em pó. É mais caro que os detergentes comuns, porém tem um elevado aproveitamento.

É preciso, ainda, usar o “líquido secante abrilhantador” que serve para auxiliar na secagem e dá brilho às louças.

Sua longevidade é ainda maior do que a do detergente próprio para lava-louças, uma vez que não é preciso ser adicionado a toda lavagem.

Lembrando que não é preciso enxaguar os apetrechos antes de levá-los à máquina de lavar louças. Seu sabão de melhor rendimento, associado a jatos fortes de água aquecida, dispensam o enxague pré-lavagem.

Perguntas frequentes

O que são os serviços da Lava-louças?

O total de peças usadas em uma refeição por uma pessoa corresponde a um serviço. Exemplo: uma lava-louças com 8 serviços está capacitada a lavar 8 pratos, 8 copos, 8 colheres e 8 facas. E assim por diante.

Quais os tipos de Lava-louças?

Existem 3 tipos de lava-louças: de bancada, de embutir e de piso. As mais usadas são as de bancada, porém as de piso são também muito procuradas porque são bem grandes e lavam grandes quantidades de louça.

O que devo saber antes de comprar uma Lava-louças?

Em primeiro lugar você deve medir o local onde será colocada a máquina para ter a certeza de que caberá com folga. A quantidade de pessoas que irá usá-la, os programas e ciclos de lavagem, as funções e até o design são importantes de serem analisados antes de efetuar a compra.

Quanto tempo demora uma lava-louça?

O processo inteiro, desde que são colocadas as louças no aparelho até a retirada para guardá-las, calibrando a temperatura para 65º, mais ou menos, dura em torno de uma hora e meia.

Como funciona a secagem da lava-louça?

A secagem da louça após a lavagem é feita através de um líquido secante, permitindo que a água flua com mais facilidade pelas peças, fazendo com que a secagem seja mais rápida.

Quantos litros de água usa uma lava louça?

Para fazer um ciclo inteiro, lavando uma média de 60 peças, uma máquina econômica gasta cerca de 8 litros. Para se ter uma ideia, uma torneira pouco aberta por 15 minutos gasta, em média, 117 litros de água em uma residência. Em apartamento, como a pressão é maior, o consumo aumenta para 240 litros aproximadamente.

Qual a melhor marca de detergente para lava-louças?

O melhor detergente de lava-louças é o Cascade Platinum ActionPacs. Usando esse produto de platina em cascata não é preciso fazer a pré-lavagem. Ele libera agentes de limpeza que dissolvem até alimentos queimados.

Conclusão: qual a melhor lava-louças

A melhor opção de compra é a Lava-Louças Inox Electrolux 14 Serviços. Essa é uma máquina grande, capaz de executar 14 serviços, isto é, lava todas as louças e talheres usados por 14 pessoas ao mesmo tempo.

Possui 6 programas de lavagem, e um deles, certamente, será o indicado para o seu momento. Tudo muito bem explicado, de forma clara e direta.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *