Os 5 Melhores Cafés em 2021

Falar de café é quase o mesmo que falar do Brasil, não é mesmo? Faz sentido, pois aqui são produzidos os melhores cafés. Sem contar que cerca de 97% dos brasileiros tomam pelo menos um café em algum momento do dia.

É fácil concluir, então, que temos muitas opções à disposição do consumidor, para que nenhum paladar fique sem o seu tipo de café preferido.

Seja do sul de Minas, do cerrado mineiro,torra alta, média ou baixa, ou seja lá de onde for, cada um tem uma característica particular que agrada a determinado gosto. Vamos aos melhores cafés do mercado.

Melhores Cafés do mercado para comprar online

1. Café Gourmet em Grão 1kg – Santa Mônica

Grãos de torra média

Só de ter a palavra “gourmet” no nome já significa que é de ótima qualidade. Todo café gourmet tem os grãos minuciosamente escolhidos, onde aqueles que não estão perfeitos são descartados.

Trata-se de um café em grãos de torra média, pouco amargo e uma doçura marcante. É produzido em invólucros de 250g e 1kg.

É proveniente do município de Machado, sul de Minas. Essa cidade é conhecida no mundo inteiro por produzir os mais refinados e palatáveis grãos de café.

O café Santa Mônica é, inclusive, produzido em quantidades pequenas, exatamente para não perder as propriedades inigualáveis de seus grãos.

Apesar dessa alta qualidade, seu preço não é muito caro, o que o torna mais procurado ainda.

Prós

Contras

✅ Torrefação em quantidade reduzida

🚫 -

✅ Preço módico

2. Café Torrado e Moído Trufado 250g – Baggio

Entre os melhores com aromas

O Café Trufado Baggio é um dos melhores do país em matéria de cafés com aromas. É apresentado nos sabores caramelo, chocolate com menta, avelã, chocolate trufado e amaretto. Possui nuances e sabores muito próprios.

Trata-se de um café nacional com muita personalidade, diferente dos demais, destacando-se pelo seu gosto e por sua consistência.

É disponibilizado em cápsulas conciliáveis com Nespresso e em pó moído.

Prós

Contras

✅ Cápsulas conciliáveis com Nespresso

🚫 -

✅ Conhecido por seu toque aromático


3. Café Torrado Gourmet 1kg – América

Grãos 100% arábica

O Café América Gourmet possui muitas virtudes. Seus grãos são cem por cento arábica, procedentes das mais apropriadas regiões para plantação de café do Brasil.

Passa por um processo de torra muito meticulosa, o que resulta em um café altamente agradável de beber e com um aroma maravilhoso.

Seu preço é módico, tornando-o, assim, uma alternativa muito interessante de café em grãos.

Prós

Contras

✅ Grãos 100% arábica      

🚫 -

✅ Torra muito meticulosa


4. Café Especial Blend 500g – Santo Grão

Mistura de 3 tipos de grãos

Esse é um café relativamente novo e já começou a atuar no topo da escala, fabricando cafés gourmet. 

É cultivado no Cerrado Mineiro, na região de Alta Mogiana e Sul de Minas.  O café cultivado no cerrado possui um amargo bem discreto e um leve sabor de caramelo. O de Alta Mogiana, no estado de São Paulo, possui grãos mais adocicados. O do Sul de Minas não foge à famosa peculiaridade da região, que é ser doce e cítrico.

O ponto de torra é diferente para cada um dos três tipos de café que formam esse gourmet. O tipo de torra particular de cada um é que faz o sabor ficar mais realçado e atraente.

Prós

Contras

✅ Cultivado em 3 regiões distintas  

🚫 -

✅ Ponto de torra diferente para cada tipo


5. Café Torrado Roma 500g – Bialetti

Ótima relação custo/benefício

A marca Bialetti é italiana, mas a produção deste café é totalmente feita no Brasil.  É manufaturado no sul de Minas e é um blend da genealogia de catuaí, mundo novo e bourbon amarelo.

Possui um sabor em tom de chocolate, adocicado e balanceado, e seu corpo é espesso. Além disso possui ótima relação custo/benefício, tendo preço inferior a muitos da mesma estante.

Vale salientar, por fim, que este café oferece alternativas de café moído para moka, peculiaridade difícil de ser encontrada na concorrência. Também tem café moído para ser usado em coador.

Prós

Contras

✅ Ótima relação custo/benefício

🚫 -

✅ Oferece café moído para moka

Como escolher o melhor café

Vamos tentar compreender o que dá gosto e fragrância ao grão do café para nos aproximarmos de sua diversidade.

Duas características influem no paladar do café: o modo como é torrado e o lugar onde é cultivado.

Dezenas de países cultivam café e nenhum é igual ao outro. Assim sendo, é preciso atenção ao escolher os grãos, dando preferência aos grãos oriundos do mesmo lugar, para que não tenham sua essência afetada. 

Apresentamos agora as características mais importantes que propiciam a boa degustação da bebida.

Amargor

A cafeína é a responsável pela produção desse sabor que é melhor percebido no fundo da língua. Os melhores cafés têm o amargor equilibrado e sutil.

Dulçor

A ponta da língua é o local onde melhor se percebe o dulçor do café.  Esse componente se manifesta em razão dos grãos amadurecidos e da pasta caramelizada que surge no procedimento de torra.

Os cafés com percentual de doce maior podem ser bebidos sem o acréscimo de açúcar.

Fragrância

Todos os componentes percebidos pelo olfato é que formam a fragrância do café. Uns são mais fortes, outros mais fracos. Quanto maior a acidez, maior é a facilidade em se perceber a fragrância. Dentre elas podemos citar: frutado, achocolatado e cítrico.

Acidez

O ponto de torra influi muito no quão ácido o grão ficará. Torra mais clara, maior acidez. Torra mais escura, menor acidez. O sabor ácido é sentido, principalmente, na lateral da língua.

O tipo de acidez que mais agrada a maioria é a fresca e cítrica, porque deixa perceptível todos os tons do grão.

Sabor

Como o sabor é uma mistura de vários ingredientes, normalmente ele é medido sendo comparado com um modelo referência.

Corpo

O “corpo” significa a percepção causada na boca pela permanência no paladar. Os principais tipos são: encorpado, médio e leve. Isso é determinado conforme é feita a mistura de grãos (blend) do café. 

Quanto mais pesada e pastosa for a bebida, maior é seu corpo. Se for sutil e airosa, menor é seu corpo.

Os cafés mais encorpados são assim chamados devido aos pontos de torra mais escuros.

Sabor residual

Essa singularidade é a impressão que permanece na boca depois de tomar o café. A avaliação precisa é feita determinando quanto tempo o sabor persiste, desde o momento em que o café toca a língua até o momento em que o gosto desaparece.      

Perguntas frequentes

Qual o melhor café do Brasil?

O melhor café do Brasil é o Villa Café Gourmet, originário do sul de Minas.

Qual a melhor garrafa térmica para manter o café quente?

Manter o café quente é de fundamental importância para que ele não perca suas principais propriedades. Ter uma boa garrafa térmica – ou bule térmico, como é chamado em algumas regiões) – é imprescindível, portanto.
A melhor garrafa térmica – inclusive tem preço bem em conta – é a Firenze Mini Invicta, que tem capacidade de 250 ml.

Qual o melhor café colonial de Gramado?

O melhor café colonial da Serra Gaúcha chama-se Café Colonial Opa’s Kaffeehaus, e pode-se obtê-lo em Nova Petrópolis.

Qual o melhor café do mundo?

O melhor café do mundo é o Kopi Luwak. É, curiosamente, extraído das fezes de um pequeno mamífero chamado Civeta.
O bichinho come o grão de café e seu processo de digestão é que o torna tão valioso, pois faz com que fique pouco ácido e suave.

Qual o melhor café de supermercado?

O café é um item presente na maioria das compras dos brasileiros feitas em supermercados. Claro que na internet existem mais opções, mas como há pessoas que preferem comprar no supermercado, escolhemos o Três Corações como o melhor café de supermercado.

Qual a melhor marca de café?

A melhor marca de café é o Santa Mônica, produzido em Machado, sul de Minas.

Qual o melhor café solúvel?

O brasileiro é um grande consumidor de café, se for rápido e gostoso, melhor ainda. 
Neste caso, o café solúvel cai como uma luva, pois é muito prático, inclusive muito fácil de carregar para onde quer que seja.
O melhor café solúvel é o Nescafé Origens. Tem bom preço e é 100% arábica.

Conclusão: qual o melhor café

A melhor opção de compra é Café Gourmet em Grão Santa Mônica 1 kg. Todo café gourmet tem os grãos minuciosamente escolhidos, onde aqueles que não estão perfeitos são descartados.

Trata-se de um café em grãos de torra média, pouco amargo e uma doçura marcante. É proveniente do município de Machado, sul de Minas. Essa cidade é conhecida no mundo inteiro por produzir os mais refinados e palatáveis grãos de café.

O café Santa Mônica é, inclusive, produzido em quantidades pequenas, exatamente para não perder as propriedades inigualáveis de seus grãos.

O café com a melhor relação custo/benefício é o Café Torrado Roma Bialetti 500g. É manufaturado no sul de Minas e é um blend da genealogia de catuaí, mundo novo e bourbon amarelo.

Possui um sabor em tom de chocolate, adocicado e balanceado, e seu corpo é espesso. Além disso possui ótima relação custo/benefício, tendo preço inferior a muitos da mesma estante.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *