Os 7 Melhores Whiskys em 2021

Você gosta de whisky, se interessa por whisky, quer comprar um whisky mas não sabe exatamente quais são os melhores whiskys.

Vinicius de Moraes – poeta e compositor brasileiro – já dizia, com muita propriedade, que o whisky é o melhor amigo do homem, uma espécie de “cão engarrafado”.

Deixemos, agora, a poesia e a profundidade de lado, e vamos à análise prática de nossa criteriosa escolha sobre o que há de melhor no mercado para seu deleite.

Melhores whiskys do mercado para comprar online

1. Whisky 12 anos 700ml – The Dalmore

Pioneiro no aumento  tempo de maturação

O Dalmore é um whisky complexo, intenso e com uma individualidade marcante. Isto se mostra já no momento em que se abre o recipiente.

Por ter uma destilação mais rigorosa, isso se reflete em seu sabor, tornando-o forte e intrincado. 

Por causa disso, somente degustadores mais experientes preferem essa bebida.

Assim como a maioria dos whiskys, esse se torna mais apetecível quando é misturado ao gelo ou mesmo água.

Há quem diga que o single malt é melhor quando ingerido puro – o famoso estilo cowboy -, apesar de não ser uma norma.

Prós

Contras

✅ Destilação rigorosa

🚫 -

✅ Forte e encorpado

2. Whisky Regal 18 anos 750 ml – Chivas

Possui múltiplas camadas

O Chivas é, indiscutivelmente, um dos mais populares e preferidos no Brasil. Desde os iniciantes, até os mais experientes, ele é uma unanimidade.

Não obstante seu sabor brando e macio, tem, ao mesmo tempo, uma identidade toda própria, tornando-o facilmente identificável.

Esse whisky foi distinguido como o melhor blended whisky do mundo nos anos de 2015 e 2014, pela International Whicky Competition e International Wine and Spirits Competition, respectivamente. Foi igualmente premiado em 2008 pela Revista Malt Advocate.

Para os amantes de whiskys com notas vinícolas, esse é o melhor custo/benefício que irá encontrar. Sua base reside no Strathisla, fundamental destilaria que integra o grupo Chivas.

Prós

Contras

✅ 2 vezes eleito melhor blended do mundo

🚫 -

✅ Premiado pela Revista Malt Advocate

3. Whisky Fine Oak 12 anos 700 ml – The Macallan

Envelhecido em barris de 3 tipos

O Macallan é o mais indicado para quem procura diversidade e riqueza no sabor, sem perder, contudo, a suavidade. Ele não deixa aquele gosto de álcool na boca.

Por possuir uma consistência de creme, permite que seus sabores dominantes sejam degustados de maneira balanceada por um tempo mais longo mesmo depois de consumido.

Possui ótima relação custo/benefício.Os single malts do conjunto Fine Oak, da Macallan, são envelhecidos em barricas de 3 modalidades distintas: Carvalho Americano ex-Bourbon, Carvalho Europeu e Americano ex-Jerez.

Esse processamento é o que o torna, a um só tempo, sensível e pujante. Trata-se de um dos mais elogiados Single Malts do mundo. 

A idéia fixa em uma qualidade sempre superior é o que tem feito com que atravesse gerações.

Prós

Contras

✅ Sabor complexo

🚫 -

✅ Finalização longa

4. Whisky nº 7 1 Litro – Jack Daniel’s

O autêntico Tennessee Whiskey

O Jack Daniel’s é indicado para pessoas novatas no mundo dos whiskys. É muito suave, tem ótima qualidade e custo bem em conta, tornando-o presença garantida em quase todos os bares e restaurantes do Brasil.

A princípio, após o primeiro gole, sentimos um gosto levemente amargo associado a nuances amadeiradas. Por fim, a doçura se destaca acompanhada de um gosto sutilmente apimentado.

Mesmo após ser degustado, seu sabor ainda persiste por um bom tempo na boca, o que dá um toque bem agradável ao paladar.

É um dos whiskys mais comercializados no mundo e muito famoso em razão de sua icônica garrafa quadrada com rótulo preto.

Prós

Contras

✅ Indicado para iniciantes

🚫 -

✅ Um dos mais vendidos no Brasil

5. Whisky 12 anos 750 ml – Old Parr

Destilado e envelhecido na Escócia

O Old Parr é o tipo de whisky que pede algumas pedras de gelo para completá-lo. Tem uma ótima aceitação no Brasil, sobretudo aqueles que apreciam seu paladar mais interiorano.

O malte que o compõe se sobressai bastante e, acompanhado de notas doces, formam uma combinação irresistível.

Tudo isso se completa se acrescentarmos um pouco de gelo.

Em razão de sua popularidade, este whisky é encontrado com muita facilidade em mercearias  e supermercados.

Soma-se a isso tudo seu valor que é convidativo, mesmo sendo envelhecido por 12 anos, e temos um whisky campeão de vendas.

Prós

Contras

✅ Público fiel ao seu 

🚫 -

✅ Preço acessível

6. Whisky 12 anos 1 Litro – Ballantine’s

Melhor custo/benefício

Mesmo sendo envelhecido por 12 anos, o Ballantine’s tem um preço bem razoável. Para quem é iniciante e deseja um whisky minimamente envelhecido, essa é uma boa via de acesso.

Sua sensação alcoólica é um pouco mais acentuada do que outros da mesma classe, mas nada que atrapalhe sua proposta como bebida menos densa.

Mesmo depois de consumido o gosto permanece na boca ainda por algum tempo, destacando-se pinceladas de madeira e carvalho.

Se popularizou bastante após o término da lei seca (1933) quando entrou no comércio dos Estados Unidos.

Seus maltes mais assinaláveis são Glenburgie e Miltonduff, e suas principais notas são baunilha, maçã e chocolate.

Prós

Contras

✅ Soma de mais de 50 maltes distintos

🚫 -

✅ Predominantemente frutado

7. Whisky Red Label 1 Litro – Johnnie Walker

Escocês mais vendido no mundo

O Red Label é um ótimo whisky, largamente consagrado produzido pela Johnnie Walker, que também tem outros rótulos como Green Label, Blue Label e Black Label. A diferença entre eles é a duração do amadurecimento.

Seu paladar é brando e balanceado, nos remetendo a cereais e cevada. Outro boa opção para iniciantes e em razão da boa relação custo/benefício.

Esse blend escocês é abundante e consistente, possuindo mais de 35 maltes em sua preparação, o que lhe garante qualidade superior.

Atualmente é o escocês mais vendido, estando presente em mais de 180 nações e já recebeu mais de 30 prêmios ao longo de sua existência.

Prós

Contras

✅ Bom custo/benefício

🚫 -

✅ Bem equilibrado

Como escolher o melhor whisky

Claro que o tempo de envelhecimento e o preço são importantes ao se avaliar um whisky, mas esses não são os únicos critérios essenciais. É preciso, antes de tudo, agradar ao seu paladar. Fique tranquilo. Vamos ajudá-lo nessa tarefa. 

Procedência do whisky

Saber a procedência do whisky ajuda muito no conhecimento das características básicas da bebida. Isto se dá porque o modo como é produzido, a substância usada na preparação e o lugar do envelhecimento varia conforme o país.

Whiskys escoceses

Estes são tradicionalmente whiskys mais elaborados e vigorosos. A Escócia é pioneira na produção de whisky no mundo, tendo, portanto, uma autoridade incomparável  nessa área.

Esse whisky é envelhecido por no mínimo 3 anos em tonéis de carvalho, e é elaborado através de grãos maltados ou cevada, destilados duas vezes.

Os whiskys escoceses podem ser Blendeds ou Single Malts. 

Os Blendeds põem em prática um misto de destilações maltadas e vários tipos de grãos, gerando um sabor mais básico.

Já os Single Malts são elaborados utilizando-se exclusivamente grãos maltados, gerando um sabor mais potente e com bastante cremosidade.

Whiskys japoneses

Estes são os novatos nesse ramo, mas não se engane, são inspirados nos escoceses. Tanto é, que fabricam os mesmíssimos tipos de whisky, isto é, Blended e Single Malt.

A diferença está nos tonéis usados para o envelhecimento. Nos whiskys japoneses são utilizados tonéis de carvalho japonês.

Outra diferença a favor dos whiskys fabricados na Terra do Sol Nascente é que suas matérias-primas são puríssimas e utilizam de muita tecnologia, resultando em um paladar mais sutil e maltado, sobretudo quando comparado com whiskys de outras procedências.

Whiskys americanos

Existem basicamente dois tipos de whisky americano: o Tennessee e o Bourbon.  Os dois são elaborados da mesma forma.

Esta forma é uma combinação de no mínimo 51% de milho e utiliza-se, no envelhecimento, apenas tonéis de carvalho novos, com, pelo menos, 62,7% de álcool.

São uma ótima alternativa, com sabores bem parecidos,  amadeirados por causa dos tonéis de carvalho e o Tennessee sendo um pouco mais doce porque passa por um processo de filtragem.

Tempo de envelhecimento do whisky

O tempo de envelhecimento do whisky é o que determina sua idade. Isso é muito importante, pois acrescenta qualidade à bebida.

A idade do whisky é a mais importante referência, pois é ela quem dá qualidade e sabor ao líquido. Isso se justifica pelo simples fato de que o sabor é tão mais acentuado quanto mais tempo o whisky envelhece. É uma relação direta.

E não é só no sabor que o envelhecimento age. Ele também propicia mais aroma e maior textura ao whisky, tornando-a mais aromática e consistente.

De um modo geral, para ser encarado como whisky, é preciso ter pelo menos 3 anos de idade. Caso não haja nada especificando a idade no frasco, esta será a idade mínima da bebida.

Porcentagem alcoólica

A porcentagem alcoólica dos whiskys costuma variar muito pouco. Na verdade, podem variar de 40% a 70%, mas, como no Brasil a legislação não permite grau alcoólico acima de 54%, a maior parte oscila entre 40% e 50%.

Quanto mais elevada a taxa de álcool, mais agressiva é em relação ao corpo humano. Na hipótese de você ser um iniciante, comece, de preferência, pelas bebidas mais fracas.

A quantidade de álcool contida na bebida é um dos principais fatores que nos permite concluir se a bebida é falsificada ou não.

Mililitros da garrafa

A quantidade de mililitros das garrafas de whisky podem variar, dependendo da modalidade e marca.

As bebidas mais básicas são normalmente acondicionadas em garrafas de 1.000 ml, ou seja, 1 litro. Exemplo disso é o Jack Daniel’s nº 7 e alguns modelos da Johnnie Walker.

Por outro lado, bebidas mais sofisticadas costumam ser envasadas em garrafas um pouco menores, de 700 ml ou 750 ml.

É bom prestar atenção nisso pois a quantidade do líquido afeta diretamente no seu preço final.

Perguntas frequentes

Qual o melhor copo para whisky?

O copo apropriado para tomar whisky faz toda a diferença. A impressão que se tem é que a bebida fica mais saborosa quando degustada em um copo adequado.
Pode parecer exagero, mas o copo certo deixa que o whisky respire com mais facilidade, como também ajuda a manter seus matizes inalterados.
A maioria dos copos para este tipo de bebida são parecidos, tendo um desenho baixo e largo. Os de vidro são em maior quantidade, mas existem também copos de cristal.

Qual o melhor site para comprar whisky?

O melhor site para comprar whisky é o Amazon Brasil.

Como saber se o whisky é falso ou verdadeiro?

Para saber se o malte se incorporou à bebida, fazendo dele um whisky genuíno, dê 2 toques na garrafa. O primeiro toque deve ser distinto do segundo.
Outro macete é balançar a garrafa e verificar se as borbulhas, bem como a espuma desaparecem rapidamente. Caso isso ocorra, o whisky é verdadeiro.

Qual o melhor whisky para casamento?

O melhor whisky para casamento é o Ballantine’s 12 anos 1 litro, por ter uma ótima relação custo/benefício e é muito bem aceito por todo tipo de degustadores.

Qual o melhor whisky escocês?

O melhor whisky escocês é o Chivas Regal 18 anos 750 ml. Ele é um dos queridinhos dos brasileiros. Ele é uma unanimidade, desde os iniciantes até os mais experientes bebedores dessa bebida tão peculiar.

Conclusão: qual o melhor whisky

O melhor whisky com relação custo/benefício é o Ballantine’s 12 anos 1 litro.

Mesmo sendo envelhecido por 12 anos, esse whisky tem um preço bem razoável. Para quem é iniciante e deseja um whisky minimamente envelhecido, essa é uma boa via de acesso.

Sua sensação alcoólica é um pouco mais acentuada do que outros da mesma classe, mas nada que atrapalhe sua proposta como bebida menos densa.

A melhor opção de compra é o Chivas Regal 18 anos 750 ml.

Esse whisky é, indiscutivelmente, um dos mais populares e preferidos no Brasil. Desde os iniciantes, até os mais experientes, ele é uma unanimidade.

Não obstante seu sabor brando e macio, tem, ao mesmo tempo, uma identidade toda própria, tornando-o facilmente identificável.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *