As 5 Melhores Pedras de Amolar em 2022: Tramontina, Vonder e mais

Utensílios para o dia-a-dia são essenciais para efetuar e possibilitar a execução de diversas tarefas, principalmente com equipamentos usados na cozinha para possibilitar a realização de receitas e pratos saborosos, tais como as melhores pedras de amolar.

O item é utilizado para afiação de facas em geral, com alguns modelos que são mais voltados para linhas industriais e uso profissional, por exemplo, enquanto os modelos mais simples e acessíveis podem ser usufruídos de maneira doméstica, principalmente para as facas de cozinha tradicionais.

São diversos formatos e grãos diferentes para possibilitar a manutenção dos fios destas facas e outros instrumentos como tesouras, lâminas e itens cortantes em geral, escolhendo o modelo e dimensão que melhor atenda as necessidades e desejos do consumidor, tanto em relação às suas funções, quanto ao design e até mesmo ao custo.

Melhores pedras de amolar para comprar online

Veja abaixo nossa lista com as 5 melhores pedras de amolar e escolha o melhor modelo para afiar suas facas e equipamentos.

O que é a pedra de amolar?

Uma pedra de amolar é utilizada para o processo de afiar facas e outros objetos cortantes que tenham ficados cegos ou perdido ou fio de acordo com o tempo ou intensidade de uso, usufruindo de uma pedra específica que permite que, com seu atrito, a afiação necessária seja disponibilizada novamente.

É possível encontrar a pedra de amolar em vários formatos devido aos seus processos de fabricação, optando por aquela que melhor atende suas necessidades e preferências para adaptar-se à estrutura do objeto a ser amolado.

As facas são os principais utensílios afiados com uma pedra de amolar, tornando-se um ótimo equipamento para sua cozinha.

Como escolher a melhor pedra de amolar

Confira algumas características e detalhes que devem levar a atenção do consumidor no momento da decisão de compra.

Gramagem necessária

Gramagem necessária

As pedras de amolar apresentam gramagens diferentes que melhor enquadram-se no tipo de uso ao qual a mesma é destinada, sendo essencial observar o modelo escolhido para atender às suas necessidades.

  • Gramagem de 300 a 1.000: As pedras de amolar mais finas como as de 300 a 1.000 são destinadas para equipamentos que estão sem manutenção a algum tempo, oferecendo um baixo nível de afiação e sendo ótimas opções para as facas de cozinha e instrumentos cortantes de uso diário, reduzindo a angulação ou o cume da lâmina, elevando sua capacidade de corte. É indicado o uso desta gramagem apenas para instrumentos demasiadamente danificados em relação ao seu corte, pois o seu uso causa um grande desgaste na lâmina;
  • Gramagem de 1.000 a 4.000: As opções medianas de pedras de amolar são ideais para seu uso em equipamentos de diferentes dimensões e tipos de lâmina, expandindo as possibilidades de utilização, promovendo um corte mais afiado e preciso, como uma espécie de manutenção e não para a refazer totalmente o corte da lâmina;
  • Gramagem acima de 6.000: As pedras de amolar de maior gramagem não são destinadas para afiar facas, mas sim para realizar o polimento dos equipamentos, assim eles são utilizados comumente no momento do acabamento do utensílio, ou seja, permitem oferecer mais brilho à lâmina e refinar para evitar rebarbas e são pedras menos espessas em comparação com os restantes citados.

Tipos de gramagem

Tipos de gramagem

Os tipos de gramagem das pedras de amolar variam de acordo com o tipo de uso ao qual são destinados, assim há modelos para refação do fio, manutenção do corte e acabamento dos equipamentos.

Há alguns modelos de pedras de amolar que possuem dupla face, ou seja, apresentam duas funcionalidades e gramagens em um só produto, muitas vezes possibilitando que haja a afiação correta e a finalização do equipamento para polimento.

São modelos mais adequados para quem possui mais de um equipamento em casa para amolar e não deseja comprar duas pedras diferentes para conseguir efetuar o conserto da lâmina destes itens e proporcionar um corte mais preciso.

Dimensões

Dimensões

As dimensões das melhores pedras de amolar variam de acordo com seu formato e necessitam adaptar-se aos equipamentos nos quais serão utilizados para realizar a afiação perfeita para o item.

As pedras de amolar utilizadas de modo doméstico normalmente apresentam formatos retangulares com dimensão média horizontal de 15 a 18 cm e espessura que varia de acordo com a gramagem, sendo formatos únicos de pouca gramagem com média de 2 a 3 cm.

As 5 Melhores Pedras de Amolar em 2022

1. Pedra para Afiar Facas Profio Dupla Face – Tramontina (Estrutura antideslizante)

 Pedra para Afiar Facas Profio Dupla Face - Tramontina

Os consumidores que estão em busca de qual a melhor pedra de amolar facas podem apostar na Tramontina, uma marca que destaca-se no mercado de equipamentos e utensílios para a cozinha e que produz itens de alta qualidade e com grande utilidade para oferecer mais facilidade e praticidade para o dia-a-dia de seus interessados.

A pedra de afiar facas da Tramontina da linha Profio é confeccionada com ação dupla face, ou seja, apresenta os dois lados capacitados para realizar a afiação de facas, sendo totalmente fabricado em cerâmica, com granulação de 400 e 1000, sendo estas para desbaste e acabamento, respectivamente, realizando a manutenção perfeita do fio de seus talheres.

Esta pedra de amolar pode ser utilizada apenas para facas, assim seu uso deve ser evitado para qualquer material com pontas serrilhadas ou tesouras, permitindo efetuar o seu uso de maneira mais segura com o uso de um suporte emborrachado que acompanha o produto.

Com a afiação feita com esta pedra de amolar, é possível obter um corte com maior precisão e dar continuidade a produção de receitas incríveis e saborosas para você, seus amigos e seus familiares.

✅ Dupla face

✅ Possui estrutura antideslizante para maior segurança

✅ Granulação de 400 e 1000 para desbaste e acabamento

🚫 Não pode ser utilizada para afiar lâminas serrilhadas ou tesouras




2. Pedra para Afiar Dupla Face Retangular 8” – Vonder (Ótimo custo e benefício)

Pedra para Afiar Dupla Face Retangular 8” - Vonder

Outra opção para quem busca qual a melhor pedra de amolar é da Vonder, marca de sucesso no segmento de mercado devido à alta qualidade e boa durabilidade de seus produtos, comercializando itens úteis para a cozinha.

A pedra para afiar dupla face da Vonder é comercializada em formato retangular, um dos mais tradicionais do mercado, com espessura de 25.4 mm e 50 mm, o espaço suficiente para conseguir realizar a manutenção do fio de qualquer faca.

O uso desta pedra de afiar é destinada principalmente aos materiais e equipamentos agrícolas como foices, cortadeiras, enxadas, dentre outros produtos que possam ser utilizados de modo profissional ou doméstico, além de facas usadas na cozinha ou para trabalhos industriais, além de tesouras e formões, tornando-se uma das pedras de amolar mais versáteis.

O tipo de grão é o carbeto de silício, com um lado grosso de 120 mm e o outro fino de 240 mm, usufruindo da dupla face de acordo com o tipo de equipamento a ser afiado.

O custo e benefício deste produto é ótimo, elencado como um dos mais baratos do mercado na categoria e que pode adaptar-se perfeitamente a qualquer equipamento ou faca que deseja-se afiar, sendo um dos mais econômicos para o uso rotineiro.

✅ Dupla face

✅ Versátil

✅ Ótimo custo e benefício

🚫 Quebra facilmente



3. Conjunto de Pedras de Amolar Profissional – Keenbest (Conjunto completo para afiação)

Conjunto de Pedras de Amolar Profissional -  Keenbest

Para encontrar a melhor pedra de amolar, é possível adquirir um kit completo para melhor atender as necessidades e desejos de cada consumidor de acordo com o tipo de instrumento a ser afiado, realizando a manutenção correta do fio e fornecendo-o mais precisão ao corte.

O conjunto de pedras de amolar com 2 grãos laterais é um kit profissional comercializado pela Keenbest e que apresenta uma base de bambu que torna o design deste produto ainda mais sofisticado e elegante.

Este produto é confeccionado com carboneto de silicone superior, com o lado da cor verde com granulação de 400 a 1000 que possibilita o seu uso para diferentes itens de uso diário como facas de cozinha e domésticas, efetuando o seu conserto e polimento, enquanto e pedra vermelha apresenta um valor bem mais elevado de 3000 a 8000 para a finalização do processo e tornar as facas mais lisas após o primeiro passo.

O kit conta com 2 pedras de amolar de 18 x 5,5 x 2,8 cm, apresentando estruturas antiderrapantes emborrachadas para fornecer mais segurança a quem manuseia a pedra de amolar, podendo ser utilizada tanto por pessoas experientes, quanto por iniciantes, sendo bastante prático e fácil.

✅ Conjunto completo para afiação

✅ Design sofisticado

✅ Versátil

✅ Possui estrutura antideslizante para maior segurança

🚫 Alto custo





4. Kit de Pedra de Afiar Facas – Three Way Cut (Design sofisticado)

Kit de Pedra de Afiar Facas - Three Way Cut

A melhor pedra de amolar faca pertence à Three Way Cut, uma marca de utensílios domésticos que permite enquadrar-se perfeitamente às necessidades de seus clientes no dia-a-dia, apresentando modelos inovadores e modernos para melhor satisfazer os compradores.

O kit de pedra de afiar facas é um conjunto de 2 pedras de amolar com laterais que possibilitam a afiação principalmente para facas de cozinha, com o ângulo ideal para efetuar a manutenção de seus talheres e equipamentos.

O produto apresenta grãos de 1000 a 6000 em sua numeração, sendo o primeiro para remoção rápida da parte sem fiação do equipamento, enquanto a 6000 é utilizada para renovar o corte e proporcionar novamente a sua precisão e efetividade, deixando os itens como se fossem novos.

A base deste conjunto de pedras de amolar é confeccionada em bambu, tornando o item mais elegante e com design moderno, sendo uma ótima possibilidade tanto para o uso próprio, quanto para presentear os entes queridos, contendo 18 x 7 x 2,5 cm em suas dimensões para melhor atender qualquer tamanho de faca.

O uso da pedra de amolar pode ser efetuado em facas, facões, tesouras, lâminas tradicionais, machados e espadas sem necessidade de demasiado esforço físico, com base antiderrapante para maior segurança e proteção a quem o manuseia.

✅ Conjunto completo para afiação

✅ Design sofisticado

✅ Versátil

✅ Possui estrutura antideslizante para maior segurança

🚫 Alto custo





5. Pedra para Amolar Facas e Tesouras – Syang (Alta durabilidade)

 Pedra para Amolar Facas e Tesouras - Syang

A Syang também é uma das marcas que proporciona uma série de utensílios e utilidades que atendem a questão de qual a melhor pedra de amolar faca, visando alta qualidade e o oferecimento de praticidade para o cotidiano de seus consumidores, buscando por equipamentos versáteis e que são altamente utilizados no dia-a-dia de seus interessados.

A pedra para amolar facas e tesouras da Syang é comercializada com um suporte antiderrapante para proporcionar maior segurança e proteção aos seus consumidores, apresentando uma dupla face para proporcionar maior facilidade e versatilidade em seu uso, com alta durabilidade como uma de suas principais características.

O produto pode ser utilizado para afiar facas e tesouras, principalmente, sendo um item ótimo para a cozinha, com duas faces sendo uma delas mais espessa para realizar a afiação efetivamente, enquanto o outro lado, menos espesso, é utilizado para proporcionar o acabamento perfeito ao utensílio.

A pedra é confeccionada em corundum com carbeto de silício, em formato retangular que é um dos mais tradicionais do mercado, e suporte em ABS para maior firmeza no momento do manuseio, contendo 10 x 5 x 2 cm de dimensão.

✅ Dupla face

✅ Alta durabilidade

✅ Suporte em ABS

🚫 Quebra facilmente



Perguntas frequentes

Qual a melhor pedra para amolar facas?

Há várias marcas e modelos de pedras de amolar facas que são de alta qualidade, recorrendo às marcas como Tramontina, Vonder, Keenbest, Three Way Cut e Syang, por exemplo.

Qual é o nome da pedra de amolar?

O nome da pedra utilizada para amolar é a pedra quartzito, sendo composta por mármore, granito e a junção de outros minerais que permitem realizar a afiação de facas.

Pode molhar pedra de amolar?

A pedra de amolar não só pode, mas deve ser molhada para que sua efetividade seja melhor e o processo seja possível. O produto deve ser inserido em água e ficar de molho por aproximadamente 10 minutos. Durante o processo, a mesma deve ser molhada para sempre mantê-la úmida.

Qual a diferença entre chaira e pedra de amolar?

A chaira normalmente apresenta uma estrutura maior e com um cabo que pode variar em seu material, enquanto a pedra é menor e pode realizar o processo mais rapidamente, porém também causa maior desgaste à lâmina.

Como afiar a faca com a pedra?

Para afiar a faca com pedra é necessário deslizar a sua lâmina pela estrutura para realizar a manutenção do corte, encontrando uma angulatura vertical para efetuar o processo, mantendo a pedra sempre molhada para melhor deslizar.

O que é chaira diamantada?

A chaira diamantada é uma camada na estrutura de metal, proporcionando maior firmeza e maior poder no momento da afiação, removendo imperfeições da lâmina.

Conclusão: qual a melhor pedra de amolar

A pedra de amolar é um utensílio essencial para cozinhas e para usos profissionais de acordo com o tipo de equipamento escolhido e gramagem, melhor adaptando-se às necessidades e desejos do consumidor.

São diversos formatos e tamanhos disponíveis, muitas delas retangulares e com a qualidade para realização do corte por completo, manutenção do fio ou até mesmo acabamento de acordo com o produto escolhido para uso, tanto doméstico, quanto profissional.

Há modelos dupla face, enquanto outros são de uso mais específico, muitos proporcionando segurança e proteção com estruturas antiderrapantes e alguns com design moderno e que podem até mesmo servir como presenteáveis, buscando a melhor mercadoria para você.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.