As 7 Melhores Facas Chef em 2021

Você precisa ter a melhor faca do chef em sua casa. Afinal, existe utensílio mais importante do que este em uma cozinha? Mesmo que responda sim, há de concordar que faca é um instrumento de trabalho essencial para todo cozinheiro.

Nesta resenha vamos exibir as 5 melhores de 2021 para facilitar sua vida na cozinha e ajudar a preparar os melhores pratos. A relação inclui apenas modelos comercializados em lojas especializadas e varejistas online. Não inclui raridades nem séries especiais.

Pela simples razão de ser eclética no preparo de todo tipo de alimentos, a faca do chef é um dos melhores instrumentos para se ter à mão durante a atividade culinária. Seu corpo é moldado para cortar, fatiar e picar alimentos, sejam eles macios ou sólidos.

Melhores facas do chef para comprar online 

Faça agora uma acareação entre as 5 melhores alternativas que escolhemos e decida com total segurança sobre a faca que irá adquirir.

1. Faca Chef Century Preto –  Tramontina

A mais procurada

Não por acaso esse produto é um sucesso de vendas. A faca é bem concebida, produzida em uma peça inteira de aço inoxidável. O design e a solidez da lâmina, somados ao cabo de polipropileno, propiciam uma ótima performance ao artefato.

O lema da Tramontina é “O prazer de fazer bonito”. Mas ela não faz só bonito, mas com qualidade também, e por isso é uma marca tão estabelecida na praça.

Sua afiação consegue se manter por um longo tempo, sem precisar ser afiada reiteradamente. Seu desenho é simples, mas elegante. Tem uma pegada muito adequada e, por isso, agradável de ser manuseada. 

Tem 8” e tratamento térmico, ótima para churrascos. Não deve, no entanto, ser usada para cortar produtos congelados. Adquirir esse produto é ter a certeza de estar investindo em um produto de alta qualidade.

Prós

Contras

✅ Boa para uso contínuo

🚫 Muito leve

✅ Ótima afiação

2. Faca do Chef Aço Inox – Zwilling 

Alto desempenho

As facas forjadas pela Zwilling Pure foram criadas em conjunto com Matteo Thun, famoso designer italiano. Seu desenho é tão vanguardista que atravessa os anos sem necessidade de modificação. As escolas de gastronomia ocidentais aprovam suas características.

Esse produto ganha destaque na lista de melhores facas chef por suas lâminas serem superafiadas, produzidas em aço inox 18/10, cabo ergonômico com boa pega e suporta bem corrosão, oxidação e manchas.  

Quanto mais afiada a faca melhor, pois exige menos pressão no corte. Por isso, uma faca afiada, por incrível que pareça, é mais segura que uma faca cega.

Perfeita para picar carne, frutas e vegetais, bem como cortar e fatiar ervas em movimento de balanço. Tanto é indicada para amadores quanto para profissionais. Não é muito indicada para alimentos duros porque é muito leve.

Prós

Contras

✅ Indicada para os mais habilidosos

🚫 Não tem guarda-mão

✅ Tecnologia Sigmaforge

3. Faca Chef Infinity Aço Inox – Brinox

Ideal para alimentos maiores

Essa faca de 10” produzida pela Brinox é muito resistente e indicada para alimentos maiores. Seu tamanho é indicado para cortar peças grandes de carnes e frutas, como melancia e abacaxi. É firme, afiada, leve e faz cortes precisos.

Esse produto ganha destque na lista de melhoress facas chef por possuir guarda-mão, é feita em peça inteiriça e seu cabo é de plástico. Foi criada pensando nas pessoas que procuram por um produto de bom rendimento e com preço razoável. O ABS é injetado na espiga da lâmina em aço, proporcionando mais firmeza no manuseio.

O cabo é muito bem preso, fixado com rebites. A lâmina desliza pela carne de modo muito leve, agilizando o corte, ótima para um churrasco entre amigos. E ainda é capaz de permanecer afiada por muito tempo, se forem tomadas as devidas precauções.

A marca Brinox dispensa apresentações: está entre as melhores do Brasil. 

Prós

Contras

✅ Proteção para os dedos e rebites

🚫 Perde o fio em alguns meses

✅ Própria para peças grandes

4. Faca Original Line Chef – Geral

Melhor relação custo-benefício

A Original Line conseguiu produzir uma faca que é eclética e eficiente, e ainda por cima não é cara. Toda a lâmina foi forjada em aço inox, apropriada para uso intenso. Por isso foi eleita como tendo a melhor relação custo-benefício de nossa lista de melhores facas chef.

Trata-se de um modelo de 8” com guarda-mão, item importantíssimo para quem preza por segurança. O cabo de madeira proporciona uma pegada estável mas requer uma atenção maior com relação a umidade, para não apodrecer a madeira.

A segurança durante o uso é possível devido ao cabo anatômico ergonômico, permitindo uma pegada muito agradável. Além disso, não há separação entre a lâmina e o cabo, ou seja, é inteiriça. Essa característica torna essa faca muito durável, permitindo que seja utilizada tanto para uso doméstico quanto para uso profissional.

Prós

Contras

✅ Especialmente para uso intenso

🚫 Cabo de madeira requer cuidados

✅ Cabo anatômico e ergonômico

5. Faca Cerâmica Professional- Kyocera

Para quem valoriza cerâmica

Como é fabricada em cerâmica, essa faca não oxida os alimentos. Possui lâmina branca, o cabo preto e um design ergonômico. O cabo também é feito de cerâmica.

O público alvo desta faca é aquele que não quer se preocupar em ter de ficar amolando a faca, e gostam do estilo modernista e diferente dos modelos de cerâmica.

A marca Kyocera é ganha destaque na lista de melhores facas chef por ser conhecida no mundo em matéria de facas de cerâmica, sendo considerada por muitos como a melhor do ramo.

Existe um nicho onde as pessoas amam facas de cerâmica, e essa faca foi fabricada pensando nesses consumidores. Tem 7 polegadas de tamanho e serve, portanto, para picar, fatiar e cortar alimentos, sejam eles grandes ou pequenos.

Por ser de cerâmica é preciso todo o cuidado no manuseio para não quebrar a peça.

Prós

Contras

✅ Não oxida os alimentos

🚫 Não possui guarda-mão

✅ Não precisa amolar

6. Faca do Chef Gastronomie – MasterChef

Ideal para mãos  pequenas

Essa é uma faca de alta precisão e durabilidade. Como tem apenas 6 polegadas, é indicada para pessoas que têm mãos pequenas. A lâmina é feita em aço inoxidável e é tão harmoniosamente discreta que chega a ser uma peça de decoração.

Quem não conhece a série que passa na televisão chamada Masterchef? Essa série faz sucesso no mundo todo, não é mesmo? Por isso tudo o que leva essa marca é bem aceito pelo mercado de utensílios para cozinha, pois isso está presente na nossa lista de melhores facas chef.

Além de muito bem confeccionada, possui um guarda-mão muito útil no cabo. Por ser pequena, é aconselhada para uso com alimentos igualmente pequenos, por motivo de segurança. Muito útil para cortar peixes e fatiar legumes, por exemplo.

Tem muita precisão no corte e pode ser considerada como um modelo profissional.

Prós

Contras

✅ Marca de programa de TV

🚫 Lado oposto da lâmina é muito fino

✅ Tamanho pequeno

7. Faca Chef Classic – Wüsthof

A faca do chef profissional

Essa é, indiscutivelmente, uma das melhores facas que existem para compor qualquer faqueiro de respeito. É utilizada pelos melhores chefs do mundo, sendo muito bem conceituada de uma forma geral. É versátil, robusta e suporta bem o uso ininterrupto.

Tendo os devidos cuidados poderá durar vários anos, com toda certeza. O único senão é seu preço alto. Possui 8 polegadas de tamanho e seu cabo é de plástico.

A marca Wüsthof ganha destaque na nossa lista de melhores facas chef tanto pela qualidade de seus produtos como também pelos desenhos impecáveis das facas do chef, cujo corpo é um pouco mais pesado que a média: 260g.

Isso exige uma força maior para conduzir a faca, por outro lado, gasta-se menos força para mexer com alimentos mais sólidos.

Prós

Contras

✅ Versátil, robusta e resistente

🚫 Preço alto

✅ Design impecável

Para que serve uma faca chef?

A faca do chef serve para fatiar, picar e cortar todo tipo de alimentos, por isso é um utensílio muito importante na cozinha. Se estiver precisando de uma faca para cozinha, aconselhamos adquirir uma faca de chef para não ter erro. 

Essa faca é minuciosamente construída, cada parte tem uma função. A ponta serve para fatiar e picar, o meio para cortar e a base para cortar alimentos mais sólidos.

Como escolher a melhor faca chef 

Veja o que é preciso analisar para escolher uma boa faca para o dia a dia.

Material 

O material é que irá determinar a longevidade ou vida útil da faca, como também a precisão do corte. Prefira peças em aço inoxidável. É muito resistente à corrosão e sua manutenção é bem simples de fazer. Outros materiais são também bons, mas costumam ser caros.

Anatomia da faca 

Ter um cabo ergonômico é de fundamental importância em uma faca, pois é mais confortável e também mais seguro. Fique de olho nas medidas que o fabricante fornece. Quanto melhor sua mão se adaptar ao cabo, melhor será o corte.

Os fabricantes já perceberam que a ergonomia é de fundamental importância, por isso estão investindo cada vez mais neste quesito.

Como cuidar  

Se seu utensílio for higienizado corretamente, sua durabilidade será muito maior. Não tem nenhum mistério para fazer a limpeza de uma faca. Não é recomendado colocar na máquina de lavar louças pois pode causar danos à faca ou até mesmo à lavadora. 

Não é aconselhado, do mesmo modo, o uso de cloro ou produtos abrasivos.

Perguntas frequentes 

Quais as melhores marcas de faca?

As melhores marcas de faca de chef são Tramontina, Zwilling, Brinox, Original Line, Kyocera, Masterchef e Wüsthof. Os produtos dessas marcas são sempre de boa qualidade.

Qual é a melhor faca para cozinha?

A melhor faca para cozinha é a Faca Chef 8” Century Preto, Tramontina.

Quais as melhores facas do Brasil?

Vamos citar as 3 melhores facas de chef do Brasil: Faca Chef 8” Century Preto, Tramontina, Faca do Chef 6” Gastronomie, MasterChef e a Faca Chef 8” Classic, Wüsthof

Qual tipo de faca não enferruja?

O tipo de faca que não enferruja é aquela que é feita de aço inox, uma vez que esse material é muito resistente à umidade e praticamente não corre o risco de enferrujar. Seu nome vem da expressão “stainless steel”, cuja tradução é aço inoxidável.

Como saber se a faca é segura?

Existe um método interessante para verificar se a faca tem um bom equilíbrio: é só apoiá-la nos dedos ou no punho, com o fio de corte virado para baixo. Se o fabricante não tiver dado atenção a esse detalhe, ela cairá em razão de um dos lados ser mais pesado que o outro.

Quais são os tipos de faca?

São basicamente 3 os tipos de materiais com que são feitas as facas:
– Faca de cerâmica: é leve e inibe cheiro
– Faca de aço damasco: é precisa e dura muito tempo
– Faca de aço inox: é simples de limpar e não enferruja

Qual é o melhor: aço carbono ou aço inoxidável?

A diferença mais importante entre aço carbono e aço inox é que o aço inox é muito mais resistente contra ferrugem e corrosão do que o aço carbono.  Enquanto o aço inox é composto por titânio, cromo, carbono, ferro e outros elementos, o aço carbono é fundamentalmente composto por ferro e carbono.

Conclusão: qual a melhor faca chef 

A melhor opção de compra é a Faca Chef 8″, Tramontina, Century 24011108, Preto. Não por acaso esse produto é um sucesso de vendas. A faca é bem concebida, produzida em uma peça inteira de aço inoxidável. 

Sua afiação consegue se manter por um longo tempo, sem precisar ser afiada reiteradamente. Seu desenho é simples, mas elegante. Tem uma pegada  muito adequada e, por isso, agradável de ser manuseada. 

A faca chef com a melhor relação custo-benefício é a Faca original Line Chef N 8 aço inoxidável. A Original Line conseguiu produzir uma faca que é eclética e eficiente, e ainda por cima não é cara. Toda a lâmina foi forjada em aço inox, apropriada para uso intenso.

A segurança durante o uso é possível devido ao cabo anatômico ergonômico, permitindo uma pegada muito agradável. Além disso, não há separação entre a lâmina e o cabo, ou seja, é inteiriça.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *