Os 5 Melhores Aspiradores Sem Fio em 2022

Menos conhecidos do que os aspiradores de pó que se conectam na tomada, o melhor aspirador sem fio pode surpreender você pela usabilidade e rendimento. A carência de tomadas em um determinados ambientes pode ser suprida com esse eletrodoméstico.

Ao invés de fios e extensões esticados e embolados pelo chão, você só terá o aparelho nas mãos, com sua bateria que dura o tempo suficiente para aspirar uma casa inteira. Claro que existem muitos modelos de variados tamanhos e de todos os tipos.

O post de hoje é para esclarecê-lo sobre essas diferenças. Listamos desde o aspirador de pó vertical, passando pelo portátil e indo até o de pó e água. Continue aqui  e saia com uma visão definida sobre qual é, para você, o tipo ideal.

Melhores Aspiradores sem fio para comprar online 

Finalmente será possível checar os principais atributos dos aspiradores de pó sem fio que mais fazem sucesso entre os consumidores.

1. Aspirador de Pó e Água Multi Mob – Wap

Aspirador de Pó e Água Multi Mob - Wap

Esse aspirador portátil de mão à bateria e com carregador bivolt fabricado pela Wap tem bico múltiplo articulável com Escova Elétrica Rotativa e luz de LED. É muito eficiente para retirar cabelos e pelos, por isso é indicado para quem possui PETS.

Aspirar pó e água em pisos, estofados, carpetes, tapetes, carros e lugares de acesso complicado. O tempo de carregamento da bateria varia de 3 a 5 horas e sua autonomia dura até 30 minutos. Recomendamos checar se a voltagem corresponde a da sua região.

O recipiente para líquidos e pó é transparente e sua capacidade é de 600 ml e pode ser lavado e retirado. O Wap Multi Mob 2 em 1 não possui fio nem cabo. Totalmente autônomo. 

Possui tecnologia 180º que propicia mais flexibilidade e auxilia na higienização de locais de acesso complicado e cantos com pequena angulação. Permite aspirar locais altos.

Prós

Contras

✅ Tem tecnologia 180º

🚫 Faz muito barulho

✅ Aspira sólidos e líquidos

✅ Pode ser vertical ou portátil

2. Aspirador de Pó Duo Clean – Oster  

Aspirador de Pó Duo Clean - Oster  

Como esse Oster Duo Clean não possui fio, você tem liberdade para operá-lo de todas as formas possíveis e imagináveis. Seu alto poder de sucção proporciona mais performance na faxina. A tecnologia Duo Clean corresponde a duas velocidades, tornando-o versátil.

Sua bateria de lithium oferece 45 minutos de uso, enquanto o indicador de LED exibe o nível da bateria. Tem 0,5 litros de capacidade e base de reabastecimento com parada vertical.

Trata-se de um modelo 2 em 1, ou seja, pode ser usado na opção portátil, que possui o bal articulado – para higienizar sofás e chegar nas áreas mais difíceis. 

Para alcançar os lugares mais inacessíveis, é só ir girando suavemente o Duo 2 em 1, e você ficará surpreso com sua versatilidade e eficiência. É produzido na cor cobre, uma cor discreta, porém atraente e elegante, que combina com todo tipo de ambiente.

Prós

Contras

✅ Tem duas velocidades

🚫 Filtro básico

✅ Autonomia de 45 minutos

✅ Bocal articulado

3. Aspirador de Pó VSA16B – Midea 

Aspirador de Pó VSA16B - Midea 

Esse aspirador portátil e vertical fabricado pela Midea é o que tem maior poder de sucção entre os aspiradores sem fio. É muito eficiente para limpar tapetes e pelos de animais, sugando 95% dos pelos em tapetes altos e 99% em tapetes baixos.

Ter uma base carregadora é um facilitador no momento de recarregar a bateria do aspirador. A bateria tem uma duração de 30 minutos, o que a torna bem interessante.

Conseguiu aspirar 96% dos farelos e pós espalhados pelo chão. É uma performance bem razoável, mesmo assim inferior a alguns modelos da mesma categoria.

É provável que a razão para sua performance menor do que a desejada nos testes que fizemos seja o desenho que fica embaixo da base com rodinhas. Esse desenho é reto, enquanto em outros aparelhos concorrentes, há pequenos dentes que ajudam na sucção.

Prós

Contras

✅ Bateria de longa duração

🚫 Não aspira resíduos maiores

✅ Boa relação custo-benefício

✅ Grande poder de sucção

4. Aspirador de Pó DCL180Z – Makita

Aspirador de Pó DCL180Z - Makita

Esse aspirador fabricado pela Makita possui uma bateria de lítio removível de alta duração. Está entre os aspiradores sem fio verticais com reservatório de maior capacidade: 600 ml. É também o que alcança mais distante por baixo dos móveis, camas e sofás. 

Em testes efetuados conseguiu limpar 100% de resíduos pesados, pequenas sujeiras e pós de porcelanato. A autonomia de sua bateria é muito elogiada, alcançando cerca de 30 minutos de funcionamento. Ela pode ser usada em outros equipamentos da marca. 

O que significa que você pode ter muitos equipamentos e somente uma bateria. Quando a bateria não funcionar mais – e isso demora vários anos – é só adquirir uma nova e trocar. 

Não é necessário enviar para a assistência técnica. Além disso é a que pega carga com mais rapidez dentre as concorrentes, levando somente 20 minutos.

Prós

Contras

✅ Eficiente para limpar tapetes baixos e altos

🚫 Gatilho tem que estar sempre pressionado

✅ Alcance de 1 metro embaixo de camas

✅ Alcance de 50 cm embaixo de sofás

5. Aspirador de Pó ERG22 – Electrolux 

Aspirador de Pó ERG22 - Electrolux 

Esse aspirador 2 em 1 sem fio fabricado pela Electrolux cabe em qualquer cantinho da casa, e passa despercebido. Tanto pode ser utilizado como aspirador de mão ou vertical, o que o torna um item de uso frequente, tamanha a facilidade no uso.

Tem duas velocidades e tecnologia Cyclone, oferecendo grande força de sucção para todo tipo de limpeza, e ainda não deixa a passagem de ar entupir.

Sua bateria é de Lithium e dura cerca de 20 minutos fora do carregador, o que é considerado uma boa autonomia em se tratando de aspiração.

Uma luz de Led quando seu Ergorapido está sendo carregado ou já com carga total. Sua movimentação é certeira – devido a tecnologia 180º – fazendo com que alcance os cantos mais inalcançáveis. Tem tripla filtragem, tornando a higienização mais efetiva e um ar sadio.

Prós

Contras

✅ Bateria de Lithium

🚫 -

✅ Tecnologia Cyclone

✅ Tecnologia 180º

Para que serve o Aspirador sem fio? 

Em inglês, o aspirador de pó sem fio é chamado Cordless Vacuum Cleaner e está totalmente difundido pelo mundo afora. Trata-se de um aspirador que normalmente usa bateria, mas há modelos que usam carregadores. 

O que importa é que ambos não precisam estar ligados a uma tomada elétrica para funcionar, e esse é seu maior trunfo. 

Dá uma liberdade muito grande para fazer a limpeza diária da casa ou de qualquer ambiente que se queira sem ficar limitado ao comprimento do cabo, como é o caso dos aparelhos elétricos. 

O equipamento tem uma ergonomia muito boa, encaixando-se na mão, auxiliando na limpeza de mesas, cadeiras, carros, cobertores e tudo o que acumular poeira e pequenos detritos. 

Quase todos os modelos possuem diversos tipos de bicos de sucção, para serem acoplados na ponta do tubo e aspirar com mais facilidade. 

Não ter fio e ser facilmente transportado são duas das principais vantagens desse equipamento. A principal desvantagem reside na autonomia, que é pequena e dura no máximo uma hora, dependendo do modelo, enquanto a recarga pode durar até 5 horas. Confira mais.

Vantagens

  • Faz pouco barulho;
  • Existem modelos para todos os bolsos;
  • Muito mais rápido e flexível, sendo geralmente desmontável;
  • Carregamento da bateria costuma ser mais rápido que outros modelos;
  • Boa capacidade de sucção;
  • Incomparável para limpar locais de difícil acesso, como pequenas frestas;
  • Total liberdade no manuseio;
  • É econômico, uma vez que não usa saco para coletar o pó;
  • Aspira todo tipo de superfície.

Desvantagens

  • Alguns modelos têm pouco poder de sucção;
  • Pouca autonomia, normalmente 40 minutos quando muito.

Como escolher o melhor Aspirador sem fio 

Vamos analisar as principais características.

 Potência 

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que potência e sucção de um aspirador de pó não são exatamente a mesma coisa. Trabalham juntas para aspirar o máximo possível, mas não são a mesma coisa.

A potência está diretamente ligada à quantidade de energia elétrica consumida durante a operação. O poder de sucção, por seu turno, é a capacidade de aspirar detritos mais leves ou pesados, seja líquido ou sólido.

De todo modo, essas duas particularidades juntas podem ser denominadas de potência para determinar a eficiência de cada modelo em particular.

Tamanho 

O tipo portátil é, na maioria das vezes, usado para limpezas pontuais e rápidas. Isso se dá porque modelos mais pesados dificultam o manuseio, sobretudo para pessoas de mais idade que não têm muita força nos braços.

O aspirador de design compacto não só é pequeno, mas pode ser transportado com segurança e sem nenhuma dificuldade para qualquer lugar. Locais com muitos cômodos, por exemplo, são aspirados com muito mais agilidade com esse tipo de aspirador.

Existem também os modelos verticais e os incríveis robôs aspiradores. A decisão cabe exclusivamente a você, em conformidade com seu perfil.

Capacidade de Sucção

Essa é uma característica importante, pois é ela quem irá definir se o equipamento é eficiente ou não. Caso tenha dificuldades com números, procure por reviews e avaliações de pessoas que já adquiriram o produto, que são uma boa referência, além de confiáveis.

A potência dos aspiradores sem fio varia muito, e a mais indicada para você dependerá de sua necessidade. Os modelos mais potentes normalmente têm capacidade de sucção maior, ou seja, o resultado será mais satisfatório. 

Esse é um dos principais quesitos a serem avaliados em qualquer tipo de aspirador e não apenas nos modelos sem fio. Lembrando que quanto mais potência o equipamento tiver, maior será o ruído que produzirá. 

Se seu objetivo é apenas limpezas leves e fáceis, como aspirar o chão, um produto de 500 watts dá conta de executar o serviço, não sendo necessário investir muito dinheiro na compra. 

Se, no entanto, preferir um modelo mais forte e ágil, terá de escolher um produto maior. Isto significa, traduzindo em números, uma potência acima de 1100 watts. São mais potentes e por isso mais rápidos e eficientes, sendo o resultado final melhor.

Filtro

Usado até em aparelhos de ar-condicionado para preservar o ar ambiente saudável, o filtro HEPA é um diferencial e tanto no momento da escolha do seu aspirador de pó. Traduzindo essa sigla para o português significa Alta Eficiência na Separação de Partículas. 

E põe alta eficiência nisso, já que exclui até 99% das bactérias, fungos e ácaros presentes na atmosfera. Esse filtro não só filtra uma quantidade maior de pó do que os filtros tradicionais, mas também auxilia na redução de doenças e alergias.

Outra função interessante desse filtro revolucionário é que impede que as impurezas cheguem até o motor. Isso é muito bom, uma vez que todo pó que chega até o motor pode voltar para o ambiente de onde foi retirado. 

É o filtro mais indicado para quem é alérgico a poeira, pólen e pelos de animais. As opções laváveis também não são ruins, e são produzidas em espuma ou plástico. 

Sempre que preciso, é só colocar de molho para desprender a sujeira, deixar secar e colocá-lo no mesmo lugar de volta. Existem também filtros que não são laváveis, como os de papel e tecidos, que ficam engatados permanentemente no produto.

Capacidade do reservatório

A capacidade onde ficará acumulada toda a sujeira é relevante. Normalmente, o volume do reservatório do aspirador de pó sem fio é de 0,5 a 3 litros. A escolha do maior ou menor reservatório dependerá da quantidade de pó e pequenos detritos que se pretende aspirar. 

Como é um aparelho à bateria, é preciso considerar um aspirador que tenha uma capacidade maior para agilizar o processo. Se a ideia é usar o aspirador para limpezas pequenas e pontuais, um modelo com até 1 litro dá conta do recado. 

Reservatórios com 1 ou 2 litros atenderão quem utiliza para poucos por vez, ou varre o ambiente antes de aspirar. Se, no entanto, o ambiente for grande, como a maioria dos espaços comerciais, o melhor é um equipamento que tenha 2 litros ou mais de capacidade.

Eficiência energética

Hoje em dia não há quem não se preocupe com o consumo de energia. Além de não ser barata, a economia de energia ajuda o planeta. Produtos semelhantes podem ter gastos diferentes, por isso é importante atentar para essa questão. 

Uma boa pedida é verificar se o aparelho tem classificação “A” do Inmetro. Se tiver pode comprar, pois é um equipamento econômico.

Perguntas frequentes 

Quais as vantagens e desvantagens do aspirador sem fio?

Os prós e contras do aspirador sem fio são:
Vantagens:
Sempre pronto para o trabalho;
Ótimo para casas com crianças ou animais de estimação;
Apropriado e de uso fácil;
Eclético e leve.
Desvantagens:
Dispendioso;
Trabalho por tempo limitado.

Qual a diferença entre os Ergorapido?

Todos são versáteis e 2 em 1. Os modelos ERG21 e ERG22 são indicados para ambientes menores. O ERG23, o ERG24 e o ERG25 são ideais para quem recebe visitas com frequência, ou espaços maiores. 
O ERG26 é o mais completo, possuindo exclusivo Bocal Pet Care, ótimo para aspirar pelos de animais. Como escolher um aspirador de pó potente?

Como escolher um aspirador de pó potente?

A potência é medida em watts e está diretamente relacionada com a força de sucção do aparelho e à capacidade de aspirar, detritos, pelos de animais, migalhas, fios de cabelo e todo tipo de pequenas sujeiras. 
Lembrando que quanto mais potência, mais barulho. Essa potência varia, normalmente, de 400W até 2000W. Tudo vai depender da sua necessidade.

Qual a melhor potência de um aspirador?

Até 100W: indicados para pequenas limpezas, podendo ser verticais ou portáteis;
De 100W a 1000W: indicados para uso diário de carpetes, tapetes e pisos;
De 1000W a 2000W: são os mais comuns, mais versáteis e mais vendidos;
2000W ou mais: indicados para limpeza pesada e/ou profissional.

O que considerar na hora de comprar um aspirador de pó?

Leve em conta o tamanho do ambiente a ser aspirado e o espaço para guardar;
Avalie a quantidade e o tempo que leva para a acumulação do pó;
A potência deve ser de acordo com o material que se pretende aspirar.

Conclusão: Qual o melhor Aspirador sem fio? 

Depois dessa apresentação concluímos que os aspiradores de pó, de maneira geral, são boas opções de compra por serem práticos e eficientes. As diferenças entre eles não são muito grandes, mesmo assim vale a pena conferir para levar para casa esse aparelho.

Considerando potência, tipos de filtro utilizados, autonomia e preço, podemos cravar que o aspirador de pó com a melhor relação custo-benefício é o Aspirador de Pó Sem Fio Midea Vertical e Portátil (VSA16B). É o modelo com maior poder de sucção entre os semelhantes.

A melhor opção de compra, no entanto, é o Aspirador Vertical, ERG22, 2 em 1, Electrolux. Tem duas velocidades, bateria de Lithium, tecnologia Cyclone e tecnologia 180º. Muito completo. Se gostou dessa resenha compartilhe. A Cozinha Profissional agradece.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.