Início » Eletrodomésticos » Geladeira Descongelando Sozinha! O Que Pode Ser?

Geladeira Descongelando Sozinha! O Que Pode Ser?

A geladeira é um eletrodoméstico de suma importância para a nossa sobrevivência, pois trata-se de um equipamento que conserva os alimentos que consumimos todos os dias e devido a esse fato, está presente em quase todos os lares do Brasil. E quando a geladeira descongelar sozinha é um sinal de que a assistência técnica deve ser acionada.

Se a sua geladeira está apresentando um funcionamento ruim, é motivo para se preocupar, pois isso pode afetar a conservação dos alimentos. A geladeira descongelando sozinha pode estar com algum defeito ou o problema se deriva do mau uso do equipamento.

Geladeira descongelando sozinha? O que pode ser?

A geladeira, atualmente, é um eletrodoméstico essencial  na cozinha, ninguém gosta de ficar sem o mesmo. Dessa forma, é preciso atingir a raiz do problema, para conseguir realizar o conserto.

Quer encontrar a solução para o problema com sua geladeira? Então, continue acompanhando este post e tire suas dúvidas! 

O que pode estar acontecendo com sua geladeira descongelando sozinha?

Tem uma geladeira descongelando sozinha aí na sua cozinha? Bom, os motivos para isso acontecer podem ser variados. Saiba que é fundamental conhecer o problema para, só neste momento, procurar assistência técnica.

Em certos casos, é provável que nem o conserto da geladeira resolva o problema. Dessa forma, veja e confira o que pode estar acontecendo e se prepare.

Problemas no termostato

Problemas no termostato

Na maioria das vezes, a geladeira começa a descongelar sozinha por causa de problemas no termostato. Os modelos de geladeira mais antigos ainda possuem essa peça, que consiste em um botão que gira dentro do eletrodoméstico. Ele é responsável por regular a temperatura do mesmo.

Então, nesse caso, o problema pode ser solucionado de maneira bem simples, se o termostato estiver  em um número mais baixo, basta aumentá-lo e então, ele ficará regulado e o descongelamento cessará.

Nas geladeiras mais modernas essa peça se chama Damper, estando presente nas geladeiras do tipo  Frost Free.

Essa peça também é conhecida como Dumper Termostatico, já que funciona de maneira parecida, porém, é responsável por controlar a liberação do ar do congelador para a parte do refrigerador e dessa forma, controlando a temperatura.

Dessa forma, se o Dumper queimar, o aparelho não funcionará e por esse motivo, é preciso fazer a troca. Mas não se esqueça que é necessário adquirir a mesma peça do seu eletrodoméstico.

Motor falhando

Motor falhando

Agora, podem ocorrer casos mais complexos, como o motor estar causando o descongelamento. Nesses casos, por o motor ser uma peça mais complicada, investir em uma assistência técnica pode ser a solução para o problema.

Você não conseguirá resolver o problema sozinho, porque, nesse caso, a geladeira liga e desliga de forma contínua, mesmo estando ligada à energia elétrica. Uma forma de detectar esse problema, se faz por meio de ruídos emitidos pelo equipamento quanto do acendimento da luz interna do eletrodoméstico.

Borracha de geladeira gasta

Borracha de geladeira gasta

Outro problema que pode causar o descongelamento sozinho da geladeira é sua borracha, que fica na porta do refrigerador e tem  como função conservar o ar frio.

Se a peça estiver desgastada pelo tempo de uso do aparelho, é preciso trocá-la com o auxílio de um técnico especializado. Sem realizar esse conserto a geladeira continuará descongelando sozinha.

Filtro mal higienizado 

Filtro mal higienizado 

Esse eletrodoméstico deve ser limpo constantemente, porém, isso nem sempre acontece em todas as casas. A falta de limpeza do filtro pode ocasionar esse problema da geladeira descongelar sozinha.

Isso acontece porque acumula poeira e isso pode modificar a forma de funcionar do aparelho. Portanto, antes de chamar um técnico, confira se o filtro está realmente limpo.

Vazamento de gás

Vazamento de gás

Casos mais complicados são aqueles que envolvem o vazamento de gás. Saiba que todo aparelho possui um gás que  é responsável pela refrigeração da geladeira. Pode acontecer dessa mangueira que conduz o gás entupir ou furar e aí, começa um vazamento de gás. 

Nesse caso, a única solução é procurar um técnico especializado para que o mesmo faça o reparo necessário.

Vale lembrar que o gás que vazou, não pode ser recuperado, então, muitas vezes é preciso comprar um novo aparelho, mas antes disso, como disse acima, procure uma assistência técnica de confiança.

O que fazer com a geladeira descongelando sozinha?

Se você leu o texto até aqui, deve ter percebido que não se pode saber ao certo qual é o problema do aparelho.

Dessa forma, eu sugiro sempre que você procure a assistência técnica para verificar o que está causando o problema no seu refrigerador.

Há casos mais complexos em que a única solução será comprar um novo equipamento, o que pode ser caro.

Garanta o bom funcionamento da sua geladeira

Comprar uma geladeira nova hoje em dia, não é nada barato, por isso cuidar bem da sua para garantir o bom funcionamento da mesma é essencial.

Resolvi listar alguns hábitos que podem prolongar a vida útil de seu eletrodoméstico. Confira e não se esqueça de colocá-los em prática no seu dia a dia:

1. Faça limpezas periódicas

Uma dica essencial é fazer uma limpeza geral na geladeira pelo menos uma vez por semana. Dessa forma você não terá problemas com a acumulação de alimentos na geladeira.

2. Evite o superlotamento da geladeira

Portanto, não deixe sua geladeira com alimentos em demasia para não ocorrer problemas em sua vedação. O freezer também deve ser mantido com uma quantidade adequada de alimentos.

3. Não tente consertar por conta própria

Eu recomendo que você não tente consertar a sua geladeira sozinho, porque poderá comprometer ainda mais o aparelho. Dessa forma, chame logo a assistência técnica e resolva o problema.

O que é a geladeira frost free? 

Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro. 

Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.

Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.

O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.

Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.

O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.

O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente. 

Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento. 

Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento. 

Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.

Vantagens da geladeira frost free

  • Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
  • Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
  • Ótima economia de energia;
  • Não precisa descongelar;
  • Não se perde muito tempo com a limpeza.

Como escolher a melhor geladeira frost free 

Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:

Capacidade

Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.

A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.

Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.

Funções

Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.

O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica. 

O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.

Economia

Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.

Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo. 

No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas. 

Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.

Peso e tamanho

Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo. 

Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras. 

O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

Conclusão

Vimos a importância de um refrigerador no nosso dia a dia, e as possíveis causas de uma geladeira estar descongelando sozinha.

Sempre que detectarmos esse problema não devemos tentar consertá-la em casa, devemos procurar uma assistência técnica especializada.

Outro ponto importante que foi visto foram as formas de prolongar a vida útil da mesma, já que é um eletrodoméstico essencial e de alto custo.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *