A geladeira consiste em um dos itens mais comuns nas cozinhas do Brasil afora. O eletrodoméstico, com certeza, é fundamental em qualquer residência. Por isso, quando um refrigerador quebra, logo temos que substituí-lo. E você sabe o que é uma geladeira cycle defrost?
O sistema cycle defrost está presente em muitos modelos de refrigeradores. A tecnologia não faz parte dos mais sofisticados. Porém, cumpre bem o papel de refrigeração em aparelhos mais simples. Por se tratar de um recurso usual. E você vai entender o motivo. Para isso, vamos explicar melhor o que é defrost na geladeira e como funciona este sistema.

Conteúdo
O que é significa defrost?
Os eletrodomésticos possuem diversas categorias e subdivisões. Se tratando de geladeiras, temos a tecnologia cycle defrost como um dos tipos de degelo mais comuns atualmente. O termo em inglês está relacionado ao “ciclo” – cycle, de “descongelamento” – defrost, em uma tradução prática.
Então, o sistema defrost nomeia os aparelhos que precisam ser descongelados. Neste caso, especificamente, entram as geladeiras que devem passar pelo processo de descongelamento 2 vezes por ano. Isso inclui a necessidade de você parar o resfriamento do eletrodoméstico para que, posteriormente, ele volte a funcionar normalmente.
O cycle defrost conta com uma baixa periodicidade de degelo. Principalmente, se considerarmos que você deixa sua geladeira ligada durante 24 horas por dia. Além disso, os modelos com esta tecnologia possuem um preço mais barato e um consumo de energia menor do que os mais modernos. E, basicamente, o sistema defrost é o oposto do frost free.
Leia também: Geladeira Descongelando Sozinha! O Que Pode Ser?
Como funciona essa tecnologia?

O sistema cycle defrost funciona de uma maneira simples. Com o passar do tempo, uma camada de gelo vai se formando nas paredes internas da sua geladeira. Principalmente, no congelador. Isso faz parte da necessidade de descongelamento para a limpeza do eletrodoméstico. Este é o principal detalhe para o qual você deve se atentar!
Assim sendo, você deve seguir a programação de descongelar o aparelho 2 vezes por ano. Para isso, preste a atenção na quantidade de gelo acumulado e planeje quando compensa acionar a função defrost da geladeira. Depois, espere até o gelo derreter para enxugar a água. Em seguida, você pode fazer uma limpeza mais caprichada. Para já poder ligar a refrigeração novamente.
Aliás, o degelo seco consiste no processo mais comum das geladeiras defrost. Um método em que você aperta um botão e o aparelho inicia o descongelamento. O compressor da geladeira desliga e a água fica acumulada em uma bandeja para ser aquecida até evaporar. Depois, o compressor é religado automaticamente.
Principais características dessa tecnologia

As primeiras geladeiras surgiram na década de 1910, nos Estados Unidos. Enquanto, o primeiro aparelho produzido no Brasil foi fabricado em 1947. De lá para cá, novos recursos foram desenvolvidos e novos modelos são criados com frequência. Neste contexto, temos muitas opções de escolha de refrigeradores nos dias atuais.
No caso da geladeira cycle defrost, as suas características não fogem do comum. Os modelos têm tamanho pequeno ou intermediário com botões e recursos tecnológicos simples. E alguns aparelhos possuem um dispositivo para armazenar a água do descongelamento.
Então, já deu para perceber o que é a geladeira defrost e como ela não é complicada, né? Diante disso, você não precisa se preocupar em não saber como descongelar o seu eletrodoméstico. Porque, os produtos vêm acompanhados de um manual de utilização apropriada. Com dicas adequadas de como descongelar o modelo que você escolher.
Vantagens de uma geladeira defrost

Como sabemos, os aparelhos refrigeradores se enquadram como bens de consumo duráveis. Aquele tipo de produto que possui um ciclo de vida razoável. Com um desgaste mais lento e não imediato. Aliás, de acordo com o portal de notícias BBC, alguns estudos apontam que as geladeiras duram entre 10 e 16 anos.
Logo, vale a pena você pesquisar os atributos de um eletrodoméstico antes de comprar um novo. No caso, avalie as vantagens do que é geladeira cycle defrost. Sem se esquecer de comparar o custo benefício deste sistema com os demais. Como os privilégios a seguir:
Preço

O sistema cycle defrost se trata de uma funcionalidade simples. O que influencia no aparato tecnológico e nos acessórios complementares da geladeira. De modo que, os aparelhos com este tipo de tecnologia contam com um preço acessível. Sendo mais baratos do que os modelos mais modernos e sofisticados.
Periodicidade de descongelamento

As geladeiras defrost necessitam de descongelamento apenas 2 vezes por ano. Então, se você se organizar direito, dá para realizar a limpeza tranquilamente, por semestre. Ainda mais, se o seu aparelho for do formato de degelo seco. Um recurso que acumula menos gelo e faz o serviço de derretimento de um jeito rápido e automático.
Consumo de energia

Os aparelhos cycle defrost costumam consumir pouca energia. Ou, pelo menos, consomem menos do que os modelos com sistemas de degelo mais requintados, como o frost free. Além disso, ao escolher sua geladeira nova, procure pelo selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Aquele adesivo colorido que indica a classificação energética do produto.
O símbolo aponta quais aparelhos têm uma boa eficiência de energia de acordo com as normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Desta forma, você consegue avaliar se o consumo de energia da geladeira condiz com os padrões da categoria. Sendo que, os eletrodomésticos com os selos “A” são os mais eficientes.
O que é a geladeira frost free?
Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro.
Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.
Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.
O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.
Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.
O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.
O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente.
Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento.
Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento.
Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.
Vantagens da geladeira frost free
- Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
- Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
- Ótima economia de energia;
- Não precisa descongelar;
- Não se perde muito tempo com a limpeza.
Como escolher a melhor geladeira frost free
Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:
Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.
A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.
Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.
Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.
O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica.
O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.
Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.
Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo.
No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas.
Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.
Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo.
Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras.
O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.
Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais
Conclusão
A geladeira cycle defrost se destina ao consumidor que quer gastar pouco. Sendo assim, se trata de uma boa opção para você que não pretende comprometer muito da sua renda para adquirir um refrigerador novo. Entretanto, você deve ficar atento à necessidade de descongelamento.
Ao menos 2 vezes por ano, será preciso acionar o degelo do eletrodoméstico. Além disso, analise as vantagens de preço e consumo de energia das geladeiras defrost em comparação com outras mais avançadas, como os aparelhos frost free.
Diante disso, você compreende o que é uma geladeira cycle defrost? Em caso de dúvidas, deixe aqui nos comentários.
Você pode gostar também
As 7 Melhores Marcas de Geladeiras em 2023: Brastemp, Consul e mais
O Frigobar Midea 45 Litros é Bom? Vale a Pena?
A Adega Midea 34 garrafas é Boa? Vale a Pena?
Refrigerador Panasonic é Bom? Vale a Pena?
As 7 Melhores Mini Geladeiras de 2023: Minicool, Multilaser e mais
Geladeira Electrolux RFE39 é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.