Panela de Pressão Ramos é Boa?

Panela de Pressão Ramos é Boa? Vale a Pena?

Em mais de 40 anos de trabalho incansável, visando sempre o bem-estar de seus clientes e o aprimoramento de sua linha de produtos, podemos afirmar que a panela de pressão ramos é boa. Passar segurança ao manuseio é uma de suas características básicas.

O uso de uma liga de alumínio de excelente qualidade em seus artigos possibilitam uma espessura homogênea, resultando em uma distribuição de calor e cozimento por igual. O desenho das peças é moderno, funcional e proporcionado.

Todos os itens são regulamentados, cumprindo todas as exigências em matéria de arremate e confecção, possuindo selo do INMETRO, o órgão federal incumbido de informar detalhes à sociedade sobre os produtos à disposição no mercado. 

Sobre a Ramos 

A indústria de panelas e utensílios de alumínio Ramos foi fundada no ano de 1972, pelo então operário Ademar Ramos, que acreditou em seus sonhos e tomou a iniciativa de traçar seu próprio caminho de sucesso, que vem desde sua fundação até os dias atuais.

Como já havia trabalhado como funcionário em uma fábrica de utensílios domésticos, aplicou sua experiência e seu conhecimento para comandar uma indústria de pequenos produtos. 

O passo seguinte foi dar início à comercialização de grandes linhas, cujas diretrizes eram e são até hoje renovação e excelência. 

Por isso a empresa leva, com toda justiça, seu sobrenome, entregando o que há de mais eficiente, prático e moderno em matéria de acessórios para cozinha.

Como saber se a panela de pressão Ramos é boa?  

Primeiramente queremos esclarecer que o alumínio é um elemento com presença na natureza. Assim sendo, mesmo sem saber, ingerimos e bebemos alumínio diariamente. 

Todo o excesso é eliminado naturalmente por nosso organismo, assim como o resto que nosso corpo entende como dispensáveis. 

Os órgãos de saúde nacionais e internacionais afirmam categoricamente que o alumínio é um elemento adequado e seguro para preparar refeições, não ocasionando nenhum efeito prejudicial à saúde. 

Tamanho

Existe no mercado todo tipo e tamanho de panelas de pressão, cada uma delas indicada para um caso específico. A maneira certa de usar é preencher somente ⅔ da panela, deixando ⅓ vazio, para que ela consiga fazer pressão satisfatória para o cozimento.

Para pessoas sozinhas ou no máximo um casal, as panelas de 2,5 e 3 litros são as mais indicadas, enquanto as de 4,5 a 5 litros são indicadas para famílias com até 4 indivíduos.

Se estiver hesitante, prefira a panela maior, pois ela funcionará bem mesmo que com pouca quantidade de alimento.

Material

Os materiais com que são confeccionadas as panelas de pressão podem variar muito. O mais popular deles, no entanto, é o alumínio, que tem boa condutividade térmica e distribui o calor de forma homogênea. 

Para manter a refeição aquecida depois de pronta esse material não é indicado, pois, assim como esquenta, esfria rapidamente. 

Já as panelas produzidas em aço inoxidável costumam durar muito mais tempo e, mesmo demorando mais para esquentar, conseguem preservar a comida aquecida no interior do vasilhame muito tempo depois de sair do fogo. 

Sua limpeza também é mais simples, e resiste bem a amassados e riscos. Existem também panelas multicamadas, que unem a boa condutividade do alumínio com a robustez do aço, tornando-a quase imbatível em relação a outros modelos de outros materiais. 

Geralmente esse revestimento é feito na proporção de uma camada de alumínio e duas camadas de inox.

1. Panela De Pressão Pressionella – Ramos

Panela De Pressão Pressionella - Ramos

A Panela de pressão Ramos 5 litros Pressionella Polida é um objeto que não pode faltar em sua cozinha. Ela não só agiliza os preparos como também é muito segura. Com ela fica muito mais fácil acertar a mão em todo tipo de receita. É disponibilizada na forma polida.

É produzida com liga de alumínio puro de 2,30 mm, livre de PFOA, isto é, não contém elementos químicos prejudiciais à saúde. O cabo é em baquelite térmico e anatômico, as válvulas são superiores e o sistema de segurança é ímpar.

A limpeza é muito simples de fazer, tendo em vista a boa qualidade do alumínio utilizado na produção da panela. Tudo isso economiza tempo e mantém o produto sempre como novo.

O sistema de fechamento, as válvulas e o cabo em baquelite antitérmico proporcionam muita mais segurança. Pode ser levada ao micro-ondas.

✅ Cabo anatômico em baquelite térmico

✅ Livre de PFOA

✅ Alumínio de alta qualidade

🚫 Não compatível com fogões de indução



2. Panela de Pressão 2L Mini Teflon – Ramos

Panela de Pressão 2L Mini Teflon - Ramos

A Panela de Pressão Pressionella Ramos não é grande, mas deixará suas receitas com um sabor gigante. Sua capacidade é de 2 litros, por isso é chamada Mini. Seus preparos são rápidos e eficientes, e tudo isso em uma panela altamente eficiente e segura.

Possui vantagens que vão mais à frente de um mero cozimento, como, por exemplo, estar à disposição na forma antiaderente ou polida. 

Em sua variante antiaderente vem acompanhada de revestimento interno RA Flon, cuja classificação é “A” conforme análise do INMETRO. É totalmente destituída de PFOA, isto é, não contém integrante químico prejudicial à saúde.

Como o alumínio é de ótima procedência, o resultado é uma facilidade no momento da limpeza. Assim se economiza tempo e o artefato dura mais tempo.

✅ Livre de PFOA

✅ Tampa de alumínio

✅ Válvulas de segurança e de trabalho

🚫  -



Alternativas para a panela de pressão Ramos

Para ampliar nossa opinião sobre a panela de pressão Ramos, fizemos uma ponderação sobre 3 outros produtos rivais, das marcas Nacional, Tramontina e Brinox.

1. Panela de Pressão Polida – Nacional

Panela de Pressão Polida - Nacional

A Panela de Pressão Polida da linha Hotel Nacional tem capacidade de 7 litros e seu fechamento é feito pelo lado de fora. São construídas pensando no seu conforto, conseguindo seu intento com muitos elogios.

Os acessórios são antitérmicos e anatômicos, por isso são mais seguros e confortáveis. Tem 2 selos de segurança e seu anel de vedação é em silicone vigoroso. 

A válvula controladora de pressão transmite uma segurança sem igual, deixando o usuário mais tranquilo. É turbinada com pressão de 80 kPa, garantindo menos tempo no cozimento.

As panelas de pressão da Alumínio Nacional têm 8 travas na tampa para total vedação e duas válvulas extras para saída da pressão caso a válvula principal fique obstruída. Em matéria de segurança ela atinge um nível de excelência. Tem certificado do Inmetro.

✅ 2 válvulas de segurança

✅ Tampa de fechamento externo

✅ 7 litros de capacidade

🚫 Alumínio fino




2. Panela Pressão Aço Inox – Tramontina

Panela Pressão Aço Inox - Tramontina

A Panela de pressão 6L Solar Tramontina merece durar muito tempo, por isso orientamos lavar apenas com esponja e detergente. A Tramontina criou uma pasta para polir e tirar manchas em produtos de aço inox, ela pode ser encontrada nas principais revendas.

Sempre que lavar sua panela de pressão, enxágue com água quente e seque em seguida, para manter seu brilho originário. Substâncias estranhas e sobretudo o cloro podem manchar o produto. O sal é uma dessas substâncias que podem causar desgaste. 

Caso apareçam manchas brancas por causa da grande quantidade de cloro ou amido dos alimentos, basta limpar a panela com um pouco de suco de limão ou vinagre. 

O ideal é tirar os alimentos da panela assim que estiverem prontos. Chamas muito altas podem alterar a cor do inox, ocasionando, eventualmente, manchas azuladas ou douradas.

✅ Fundo triplo

✅ Pegadores e alças em baquelite antitérmico

✅ Muito segura

🚫 Vaza água antes de adquirir pressão



3. Panela de Pressão com fundo de indução – Brinox

Panela de Pressão com fundo de indução - Brinox

A Panela de pressão Pressure 4,2 L Brinox é fabricada em alumínio, proporcionando um cozimento homogêneo e mais ágil, distribuindo melhor o calor e gerando uma maior fruição nutricional dos alimentos. Seu fechamento é pelo lado de fora e tem 2 anos de garantia.

Tem 4 dispositivos de segurança, sendo 2 travas, 2 válvulas de trabalho e 1 escape de segurança. As paredes pelo lado de fora têm pintura nas cores vermelho ou preto, servindo para deixar sua cozinha mais elegante e destacada. 

Opera nos fogões elétrico, vitrocerâmico e a gás, sua capacidade é de 4,2 litros e suas dimensões são 20 x 14,5cm. 

Possui certificação obrigatória pelo OCPP 0003, registro 003498/2020, em conformidade com a Portaria INMETRO 499/2021. Sua alça e cabo de soft touch oferecem mais conforto.

✅ 4 mecanismos de segurança

✅ Estrutura de alumínio

✅ 2 anos de garantia

🚫 Tampa leve



Conclusão: A panela de pressão Ramos é boa ou não? 

A linha de panela de pressão da Ramos agrega variados tamanhos e capacidades, fechamentos e acabamentos. O cabo anatômico é em baquelite antitérmico, reduzindo o alastramento do calor, deixando o manuseio muito mais simples e agradável.

O sistema de fechamento e as válvulas são exclusivos.Este fabricante trabalha incessantemente para melhorar a cada dia sua linha de produtos para satisfazer a seus consumidores, desde o consumidor residencial ao hoteleiro e industrial. 

Seus produtos são normalizados e cumprem fielmente rígidas normas de produção e acabamento. Tem aprovação do INMETRO, o que já é uma boa garantia. Achamos que tudo isso nos dá embasamento para afirmar que a panela de pressão Ramos é boa de verdade.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.