Panela de Cerâmica é Boa? Vale a Pena?

Panela de Cerâmica é Boa? Vale a Pena?

Se você é do tipo natureba e prefere cozinhar da maneira mais natural possível, a panela de cerâmica é boa para o que você precisa, é indicada para estar presente entre os utensílios de sua cozinha. Elas são o resultado de um processo de modelação da argila úmida.

São também um dos itens mais pesquisados por quem está procurando panelas para comprar, e quer um produto bonito e de qualidade. Afora o revestimento antiaderente, têm ainda uma incrível capacidade de reter o calor, mantendo os alimentos aquecidos.

Pessoas exigentes não se restringem somente na escolha de produtos orgânicos. As panelas apropriadas fazem muita diferença no tempo gasto para cozinhar e no sabor dos pratos. E nisso as panelas de cerâmica são incomparáveis. 

Sobre a panela de cerâmica 

As panelas de cerâmica são inigualáveis em matéria de preservar o sabor e a temperatura após finalização do processo. 

São peças de cozinha muito resistentes e duradouras, resultantes de um procedimento de forjar a argila úmida e, em seguida, queimada em fornos a uma temperatura acima dos 1.000ºC.

Os exemplares 100% de cerâmica levam mais tempo para atingir a temperatura ideal, em compensação, mantém o calor das refeições por mais tempo. Como sua superfície é lisa, não apresentando porosidade, não deixam o alimento grudar e são atóxicas.

Suportam muito bem o calor forte tanto quanto os choques térmicos. Como não contêm metais, deixam a comida com sabor natural e bom para a saúde.

Vão ao fogão elétrico, a gás, forno comum, forno elétrico, micro-ondas. Vão também à geladeira e ao freezer. Resumindo: são versáteis e muito úteis.

Como saber se a panela de cerâmica é boa? 

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que em matéria de preservar o sabor natural e a temperatura depois de terminado o preparo, nenhuma panela se compara às panelas de cerâmicas.

Vamos a princípio esclarecer a diferença entre cerâmica e revestimento de cerâmica. As primeiras são produzidas 100% em cerâmica, sendo que apenas a tampa e o cabo às vezes são de outros materiais.

A panela revestida de cerâmica é boa também,mas possui somente uma camada de cerâmica na parte de dentro e, às vezes, também na parte de fora. 

Portanto, podemos concluir que a panela de alumínio revestida de cerâmica é boa também, mas é inferior à 100% em cerâmica.

Se o objetivo é ter uma panela que retenha o calor por um longo tempo, ela deve ser totalmente em cerâmica. Se for apenas revestida em cerâmica a retenção do calor será muito menor.

A panela de cerâmica tem uma grande quantidade de benefícios. Um deles é sua robustez e longevidade. Isso se dá devido à espessura da cerâmica, que deixa os alimentos aquecidos por mais tempo após o cozimento, dentre outras características.

É, indiscutivelmente, uma forma mais saudável de cozinhar. Economiza gás. Fica conservada por muito tempo, mesmo com uso intenso. E ainda tem boa função antiaderente.

Percebemos que algumas pessoas têm dúvidas se a panela de cerâmica polishop é boa. Nossa resposta é que sim, é boa, mas existem outras marcas igualmente confiáveis.

A relação da cerâmica com o calor é bem diversa de outros materiais. Ela precisa de um tempo maior para esquentar, mas quando esquenta distribui de forma igualitária o calor por toda a panela, e ainda mantém o calor por muito mais tempo.

1. Conjunto 4 Panelas Rose Bm09-4504 – Oxford Cookware 

Conjunto 4 Panelas Rose Bm09-4504 - Oxford Cookware 

Essa Linea Rose, produzida pela Oxford Cookware originou-se de uma mescla de cores rosas, o que dá um toque de sutil delicadeza à cozinha. Tanto as panelas, quanto as tampas, podem ir ao lava-louças, geladeira, freezer, micro-ondas, forno e fogão.

São atóxicas e contam com tecnologia de ponta antimicrobiana, reduzindo quase que totalmente a multiplicação de micro-organismos.

Antes de usar pela primeira vez é necessário fazer a cura dos componentes. Trata-se de um processo simples e desembaraçado, que auxilia na performance das panelas. A tampa é de vidro temperado com silicone.

Depois que estiver aquecida pode ser usada em fogo baixo. Não risca de forma definitiva, por isso pode-se usar a parte verde da esponja, pasta cristal, esponja de aço, saponáceos etc.

Prós

Contras

✅ Não riscam de forma permanente

✅ São atóxicas

✅ Possui nanotecnologia antimicrobiana

🚫 Tem que usar com alças de silicone



2. Conjunto de Panelas de Cerâmica – Ceraflame 

Conjunto de Panelas de Cerâmica - Ceraflame 

Esse Conjunto Premiere, 5 Peças, Cobre, da Ceraflame têm uma solução para todo tipo de necessidade na cozinha, pois oferece variados modelos e tamanhos de panelas. Sabemos que a panela de cerâmica é boa para saúde e isso fica comprovado com a linha premiere.

Simples para limpar e prático manuseio, têm tampa de vidro que permite visualizar os alimentos. Pode ir direto ao fogão elétrico e à gás, ao forno tradicional e micro-ondas, à lava-louças e à geladeira. 

Apenas as tampas de vidro não devem ser levadas ao micro-ondas nem ao forno convencional. Por ser totalmente lisa fica fácil fazer a higienização.

É totalmente resistente a choques térmicos e é produzida com material atóxico, por isso não transmite nenhum tipo de contaminação aos alimentos.

Prós

Contras

✅ Pode ir direto ao fogo

✅ Fabricada em material atóxico

✅ 100% resistente a choques térmicos

🚫 Esquenta o cabo



3. Conjunto de Panelas Ceramic Life Smart Plus – Brinox 

Conjunto de Panelas Ceramic Life Smart Plus - Brinox 

Você já deve saber que a panela de cerâmica Brinox é boa, sendo sinônimo de qualidade. Esse conjunto de 8 peças não foge à regra. A qualidade é vista até nos mínimos detalhes. São robustos e, neste caso em particular, muito bonitos, pois são fabricados na cor vanilla.

 Esse jogo de panelas antiaderentes pode ser usado em fogões elétricos, vitrocerâmicos e a gás. São itens Eco Friendly, isto é, são harmoniosos com o meio ambiente.

As alças e os cabos têm revestimento Soft-Touch, que é macio para pegar e não esquenta. As tampas são de vidro temperado e possuem saída de vapor. As tampas são de vidro temperado e as panelas têm tecnologia avançada.

A tecnologia antiaderente Mineral Resist, com a qual essas panelas são dotadas, fazem com que as panelas de cerâmica Brinox possam suportar temperaturas altíssimas.

Prós

Contras

✅ Tampa vidro temperado com saída de vapor

✅ Cozinha por igual e mais rápido

✅ Cabo soft-touch

🚫 Pintura sai com poucas lavagens



Alternativas para panela de cerâmica 

Como opções e a título de comparação, apresentamos 2 modelos de panelas que não são de cerâmica para fazermos uma comparação mais fundamentada.

1. Panela de Barro Capixaba – Loja do Sítio 

Panela de Barro Capixaba - Loja do Sítio 

Essa Panela de Barro Capixaba com capacidade de 5 litros da Loja do Sítio, é indicada para fazer macarrão, arroz e moqueca. A famosa moqueca capixaba é sempre servida nessa panela de barro preto, já virou marca registrada.

O principal distintivo é que não necessita de cura. Já são enviadas prontas para o uso, para ir direto ao fogo. É uma panela bem torneada e ajustada com a tampa. A mais autêntica panela capixaba raiz, para você se recordar com saudades daquele restaurante chique.

É queimada em forno durante um dia inteiro, por isso não racha nem trinca. Existem poucas reclamações a respeito, mas se estiver afetando o gosto da comida, recomenda-se untar com azeite de oliva e deixar em fogo brando por aproximadamente 20 minutos.

 Depois é só enchê-la com água e colocar no fogo até ferver. Pode ir no fogão a gás ou a lenha.

Prós

Contras

✅ Não precisa de cura

✅ 100% natural

✅ Economiza gás

🚫 Não suporta impactos fortes



2. Jogo de Panelas – Brinox

Jogo de Panelas - Brinox

Esse Jogo de Panelas de 5 Peças da Brinox tem estrutura de alumínio que distribui o calor por igual, cozinhando melhor a refeição. O conjunto é composto por 1 caçarola com tampa, 2 panelas com tampa, um fervedor e uma frigideira.

O envoltório da parte de dentro é antiaderente e não permite que o alimento grude, mesmo com pouco ou nenhum uso de óleo. Isso proporciona uma higienização mais rápida.

As panelas e caçarolas têm tampa de vidro temperado com saída de vapor. Os cabos são constituídos de um material que não aquece, chamado baquelite, fazendo com que o manejo seja menos perigoso. É livre de PFOA e sua classificação no INMETRO é A.

Vale lembrar que essas panelas não são indicadas para fogão de indução. Se seu fogão for de indução, sugerimos procurar por panelas com fundo de indução.

Prós

Contras

✅ Antiaderente Pro-flon

✅ Tampa vidro temperado com saída de vapor

✅ Estrutura de alumínio

🚫 Não funcionam em fogão por indução



Conclusão: a panela de cerâmica é boa ou não?  

Só de não liberar nenhum material tóxico, seja em vapor ou em formato de partículas, como normalmente acontece com outras espécies, podemos afirmar que sim, a panela de cerâmica é boa. Mas esta não é sua única virtude.

São também robustas e resistem bem a choques térmicos. Além disso, preservam intactos os sabores dos alimentos e distribuem o calor por igual, mantendo os alimentos aquecidos por muito mais tempo. 

O revestimento cerâmico antiaderente é um dos melhores que existem, estando acima do famoso teflon.

Se sua intenção é ter uma cozinha top de linha e a nível profissional como a nossa, você deve ter um jogo de panela de cerâmica sempre à mão.

Estamos combinados?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.