O Que Fazer Antes de Usar Panela de Alumínio?

A melhor panela de alumínio pode ser utilizada em diversas situações. No entanto, antes de pô-la ao fogo, são necessários alguns passos para ela poder cozinhar os alimentos. Neste artigo, iremos falar sobre o que fazer antes de usar panela de alumínio.

Este é um tipo de panela utilizada para preparar vários tipos de refeições e pratos em grande quantidade. Também é ideal para a elaboração de alimentos que requerem um tempo maior de preparo. É indicada, por exemplo, na preparação de uma feijoada ou uma macarronada que pode servir uma família inteira.

O Que Fazer Antes de Usar Panela de Alumínio

É possível encontrar no mercado diversos tipos de panelas. Podemos destacar a panela de alumínio de aço fundido, de cerâmica, antiaderente, de vidro, entre outras No entanto, a de alumínio é a mais utilizada, sendo campeã de vendas.

O que fazer antes de usar a Panela de Alumínio

É indicado realizar alguns procedimentos antes de levar a panela direto ao fogo. Primeiramente, retire os rótulos adesivos. Lave a panela com detergente neutro ou sabão e água. Utilize uma esponja e um pano macio para secar o utensílio.

As panelas de alumínio costumam vir do mercado com uma cor mais clara. Ela é considerada crua e para poder utilizá-la, é necessário “curar” o utensílio. Para isso é preciso untar a panela com óleo ou gordura por dentro e por fora, enchê-la de água e levar ao forno a uma temperatura de 200º por duas horas.

Também é possível retirar o excesso de alumínio da panela. Para tal, é indicado que se limpe a peça com vinagre. Primeiramente, encha o utensílio com água, coloque uma xícara de vinagre branco, espere de cinco a dez minutos, lave a panela e a seque com um pano seco.

Como usar panela de alumínio pela primeira vez?

Com a panela limpa, é hora de prepará-la para o uso. Coloque a panela de alumínio no forno e cozinhe um pouco de água nela com a tampa fechada. Não é preciso muita água, o fundo do utensílio pode ser coberto com dois dedos do líquido. Através destas ações, a água, ao ferver, irá oxidar a cobertura de alumínio.

Outra dica é lavar bem a panela e untar com óleo de cozinha. Aqueça a peça em fogo baixo por cerca de dois minutos. Espere o utensílio esfriar e lave-o novamente. Pronto, a sua panela de alumínio estará pronta para o uso.

Após cozinhar o alimento é necessário retirar toda a comida da panela e se necessário, armazená-la em um recipiente de vidro. O utensílio é fácil de ser lavado, pode-se utilizar água morna, um pouco de detergente neutro e esfregar com uma esponja macia.

Faz mal cozinhar em panela de alumínio?

Essa é uma questão bastante controversa. Muitas pessoas falam que não, que a utilização da panela de alumínio se bem cuidada não faz mal a saúde. Outros afirmam que ao cozinhar os alimentos, um pouco do alumínio impregna na comida e é absorvido pelo corpo, gerando inúmeras doenças, como por exemplo, o Alzheimer.

É preciso ter muito cuidado com as panelas antigas, visto que elas liberam uma quantidade ainda maior de alumínio. Além disso, prefira peças de melhor qualidade pois elas costumam ser mais saudáveis. A economia gerada por uma panela de pouca qualidade pode trazer um risco maior para a saúde.

As panelas de alumínio são antiaderentes, altamente duráveis e resistentes. Elas são utilizadas desde muito tempo e compõem os utensílios da cozinha há décadas. Porém, através de diversos estudos, foi comprovada a toxicidade da peça ao liberar o metal para a comida. Portanto, se você busca uma alimentação mais saudável, é indicado o uso de panelas de vidro.

O uso constante do preparo de alimentos na panela de alumínio pode acarretar uma série de adversidades, como problemas intestinais, a síndrome do intestino irritável, agravamento de hemorróidas, inchaço abdominal, má digestão, problemas relacionados com a pele, dores nas articulações e musculatura, queda de cabelo e perda de peso, não se esquecendo do mal de Parkinson e do Alzheimer.

Como lavar a panela de alumínio pela primeira vez?

Antes de se utilizar uma panela de alumínio, são necessários alguns cuidados para que se tenha um bom aproveitamento do utensílio. Após a “cura” da panela, deve-se encher a peça de água, acrescentar uma xícara de vinagre, esperar por cerca de dez minutos e secá-la com um pano seco.

O que fazer quando a panela de alumínio escurecer?

As panelas de alumínio e outros utensílios fabricados com o mesmo material, tendem a escurecer com o tempo. O metal reage com o oxigênio atmosférico para formar o óxido de alumínio, que é uma proteção natural. O material fica com cara de velho e sujo, mesmo lavando a panela com água e detergente.

Para deixar as suas panelas de alumínio como novas, pode-se utilizar bicarbonato de sódio que é um produto desengordurante e bactericida, e possui como propriedade, desoxidar objetos de metal.

Para realizar uma limpeza completa de sua panela de alumínio, é preciso acrescentar duas colheres de bicarbonato de sódio ao detergente que você utiliza no dia a dia e lavar a peça normalmente com uma esponja.

Uma outra boa dica é deixar de molho a panela de alumínio com uma colher de bicarbonato, detergente e água. Deve-se esperar alguns minutos até que as manchas saiam. Dessa forma, a sua peça ficará como nova em pouco tempo.

É possível ainda utilizar o bicarbonato de sódio seco, em pó, em um pano úmido ou esponja. Dessa forma você acaba com os arranhões da peça e a limpa de uma maneira que ela fica mais clara, sem aquele aspecto de panela velha.

Limpando a panela de alumínio com limão

Existem duas maneiras de limpar a sua peça de alumínio utilizando o limão. A primeira delas consiste em deixar a panela de molho em uma água fria com um suco utilizando meio limão. 

Pode-se também fatiar a fruta em rodelas e deixar na peça de molho e esperar por cerca de cinco a dez minutos. Depois, limpe a panela normalmente com água morna e detergente, utilizando uma esponja. Seque o utensílio com um pano limpo e seco.

Limpeza reforçada da panela de alumínio 

No caso de sua panela de alumínio estiver muito velha, manchada com a ação do tempo, é possível limpá-la e deixá-la como nova utilizando uma pasta de vários ingredientes através dos seguintes passos:

  • Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • Acrescente coco ralado.
  • Suco de meio limão.
  • Coloque também vinagre.

Misture todos os ingredientes e deixe a panela de alumínio de molho com água por cinco minutos. Após o tempo, esfregue a panela com uma bucha e enxágue. Dessa maneira o utensílio ficará livre das manchas e voltará a sua cor original.

Dicas para a utilização da panela de alumínio 

Uma boa dica ao aquecer um ovo utilizando o utensílio é você colocar algumas gotas de vinagre, rodelas de limão, uma colher de bicarbonato, enquanto o alimento é cozido. A casca protege o ovo, deixando-o sem o gosto ácido. Dessa forma, a panela não ficará manchada após o cozimento.

Não raspe a panela de alumínio aquecida com uma colher, pois isso libera várias partículas do metal. O ideal é colocar o alimento após a preparação em alguma vasilha de vidro ou de plástico.

Após utilizar a panela de alumínio e lavá-la, seque-as imediatamente. Dessa maneira você previne que a peça fique com manchas. Também não se deve utilizar a palha de aço para lavar, pois isso faz com que ao se cozinhar novamente os alimentos as micropartículas do metal, que são tóxicas, infectam o alimento.

Para cuidar bem de sua panela de alumínio, uma boa dica é deixá-las no forno após a limpeza durante alguns minutos e passar uma bucha depois na peça. Isso deixará o utensílio brilhante, como se fosse nova.

Embora estes possam deixar a panela bem limpa, os produtos cáusticos devem ser evitados pois eles acabam por corroer o utensílio o danificando. Existem outros materiais que ajudam na limpeza da peça sem danificá-la. O detergente neutro é um deles.

As panelas de alumínio costumam acumular gordura carbonizada impregnando o utensílio. Por essa razão, para manter a sua panela sempre limpa, deve-se realizar a manutenção e retirada destes resíduos, quando for possível.

Conclusão

A panela de alumínio é um dos utensílios mais utilizados na cozinha moderna. Com ela é possível fazer vários tipos de refeições como macarronada, feijoada, molhos, ensopados, caldos, feijões e lentilhas. É ideal para o preparo de grandes pratos.

No entanto, deve-se ficar atento e cuidar muito bem de sua panela para que ela não solte o metal, infectando os alimentos que serão absorvidos pelo corpo. Por essa razão, é indicado que se utilize sempre peças novas e que se faça uma manutenção regular do utensílio.

Antes de utilizar a panela de alumínio, deve-se “curá-la”, prepará-la para a utilizar pela primeira vez. Os cuidados na utilização deste utensílio doméstico é extremamente necessário para que se conserve o produto, aumentando a sua durabilidade e resistência.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.