Início » Eletrodomésticos » O Que Estraga o Micro-ondas?

O Que Estraga o Micro-ondas?

Um dos eletrodomésticos mais famosos e queridos pelos amantes do lar, é o micro-ondas. Ele consegue contribuir para uma rotina mais leve e eficiente. Pode ser utilizado para aquecer um alimento, preparar uma pipoca, descongelar uma refeição ou até mesmo preparar algo para se deliciar. 

Você sabe o que estraga o micro-ondas? Sabe como utilizá-lo de forma que o preserve e contribua ainda mais para o seu bem-estar? Então não deixe de ler esse artigo até o fim, pois por aqui você encontrará as devidas dicas e respostas para as possíveis dúvidas sobre esse eletrodoméstico tão útil e famoso. 

O Que Estraga o Micro-ondas?

Existem diversos fatores que podem contribuir diretamente para que o seu objeto estrague, por isso, é importante saber os elementos – e alimentos – que podem danificar o seu aparelho. Estar ciente desses fatores te ajudará a se prevenir e até mesmo evitar um acidente. 

O que pode estragar meu micro-ondas?

É muito importante que, para entender o que pode estragar o seu aparelho, antes você compreenda o que não pode usar no micro-ondas. Saber disso contribuirá diretamente para que ele seja preservado. 

Esse aparelho é super delicado, por isso, não é qualquer alimento que pode ser aquecido por ele. A exemplo disso, o ovo. Jamais cozinhe ou o aqueça em um micro-ondas. O ovo quando superaquecido pode explodir, e esse risco é muito eminente. 

Existem outros diversos objetos e alimentos que não devem ser utilizados no micro-ondas. Continue a leitura e confira!

Utensílios de cozinha

Utensílios de cozinha

Claro que não são todos utensílios, mas afaste do seu micro-ondas todo objeto metálico, sejam eles finos ou não, como um garfo. Isso porque eles podem provocar um incêndio por conta do rápido aquecimento e, além de danificar o seu objeto de cozinha, pode gerar um acidente grave. 

É importante dizer também que existem diversas louças, principalmente as mais antigas, que possuem metal e, por isso, merecem atenção. De jeito nenhum utilize-as no seu eletrodoméstico. Inclusive, o papel alumínio possui metal, e o calor em contato com o papel pode provocar faíscas e danificar o seu micro-ondas. Sempre opte por usar papel filme aderente, porque além de ser mais seguro, cumpre a mesma função.

De uma forma mais específica, o metal pode causar explosão simplesmente porque eles não conseguem absorver as micro-ondas presentes no forno. Dentro desse objeto, o metal funciona como uma espécie de espelho, refletindo as ondas e extraindo do metal alguns elétrons. 

Então, nada de objetos em metal, hein? Sejam eles maiores, como uma panela, ou menores, como uma tigela. Mantenha esse material bem longe do seu aparelho. 

Água ou álcool 

Água ou álcool 

Se você já ouviu falar que a água ou o álcool provocam danos ao seu micro-ondas e que, em primeiro momento você pensou que poderia ser uma inverdade, então, você está bem enganado. 

Especialistas afirmam que quando se aquece uma água no micro-ondas, ela pode passar do ponto de ebulição, e no momento que é colocado um objeto em contato com essa água, pode ocorrer acidentes no corpo, como queimadura. Além disso, você praticando esse ato, pode contribuir para que o forno superaqueça, por isso, evite realizar isso.

Já o álcool, por se tratar de uma substância inflamável pode explodir. Qualquer bebida que possua um nível de álcool em sua composição provocará esse efeito. Isso pode, inclusive, danificar o seu aparelho. Por isso, atente-se e jamais combine uma bebida alcoólica ao forno micro-ondas. 

Alguns alimentos

Alguns alimentos

Por se tratar de um eletrodoméstico super prático no que se refere a alimentação, pode-se imaginar que todo alimento pode ir até o micro-ondas, mas na verdade, isso é mentira. 

Como mencionamos a respeito do ovo, uvas e batatas (doce ou inglesa) também podem explodir no momento do aquecimento no aparelho. É necessário que furos sejam feitos para que não ocorra o risco de provocar um acidente. As cascas desses alimentos funcionam como uma panela de pressão sem válvula de segurança, e, por isso, podem acarretar uma desagradável experiência.

É necessário que também se tenha cuidado com a cenoura, pois como ela possui doses de ferro, magnésio e selênio, pode acontecer de faíscas serem produzidas no interior do aparelho no momento do aquecimento. Isso pode provocar problemas graves no funcionamento do micro-ondas.

Inclusive, para saber quais são os micro-ondas mais utilizados, leia Os 7 Melhores Microondas em 2022: Brastemp, Philco e mais.

Óleo e açúcar

Óleo e açúcar

As moléculas desses dois produtos não são polares e, por isso, não se excitam com facilidade, por isso, evite usá-los de forma independente em seu forno. 

Além de provocar danos ao seu aparelho, pode também causar danos à saúde, estimulando queimaduras durante a retirada do seu objeto. O uso do óleo no aparelho possui alto risco de explosão, por conta da alta temperatura que ele pode alcançar.

É necessário que haja atenção nos momentos de usar esses e qualquer outro produto e alimento em seu micro-ondas, prevenindo assim, malefícios.

Conclusão

E então, conseguiu compreender o que pode estragar o seu micro-ondas e como preservá-lo? O objetivo desse artigo é fazer com que, a partir do conhecimento, prejuízos físicos e materiais sejam evitados, bem como maneiras práticas de conservação desse aparelho que é tão útil. 

Caso aconteça, como então ajustar o micro-ondas estragado? É necessário que uma assistência técnica autorizada observe o seu forno e, então, possa efetuar os devidos cuidados e fazer com que ele volte a funcionar com mais agilidade e segurança.

Ficou com alguma dúvida no assunto? Se sim, deixe aqui nos comentários que iremos te responder!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *