Os 7 Melhores Purificadores de Água em 2022

Quando se trata em saber qual o melhor purificador de água, se você pesquisa um pouco sobre o assunto, pode obter filtros excelentes que atenda às suas necessidades, sem gastar horrores de dinheiro.

Mas nem todo mundo tem tempo para pesquisar, não é mesmo?

Por isso estamos aqui para ajudar você a escolher um purificador de água de qualidade para manter a sua saúde em dia!

Melhores purificadores de água do mercado

Confira a nossa lista dos melhores purificadores de água para comprar online:

1. Purificador de Água CPB36 – Consul

Purificador de Água CPB36 - Consul

Vamos começar com o Top #1 do nosso ranking de melhores purificadores de água, o Consul CPB36.

Mas o que faz com que este seja o melhor filtro de água para comprar em 2020? Bem, a sua vantagem sobre os demais vem da sua eficiência máxima de filtragem aliada com a refrigeração por compressor de ar.

Nesse sentido, essas características torna o Consul CPB36 como purificador de água mais completo do mercado nessa categoria, além de possuir classe “A” em retenção de partículas, com eficiência bacteriológica e diminuição de cloro.

Esse equipamento é capaz de fornecer cerca de 1,7 l/h de água gelada. Valor acima da média se comparado com a média dos fabricantes. E de acordo com o INMETRO o consumo nominal do purificador é de 4,32 kWh/mês.

O CPB36 ainda oferece três níveis de temperatura da água:

  • Natural
  • Fria
  • Gelada

Prós

Contras

✅ Retenção de partículas “A”

🚫 Grande

✅ 03 opções de temperatura da água

✅ Alto fornecimento de água gelada (1,7 l/h)

✅ Display gradual de vida útil do refil

2. Purificador de Água PN535 – Latina

Purificador de Água PN535 - Latina

Para quem não quer gastar muito dinheiro, outro purificador de água muito básico é o PN535 da Latina.

Diferente do citado anteriormente, ele não usa eletricidade, portanto, ele não pode esfriar a água. Em contrapartida, possui boa eficiência de retenção de partículas, reduz o cloro na água e possui um filtro com um elemento soprado por fusão e uma câmara de carvão ativado com prata coloidal, com uma vida útil de até 1 ano.

O sistema de substituição é muito simples e sua bandeja pode ser movida para facilitar a limpeza. Seu bico é removível e há um botão na parte superior para controlar o fluxo de água.

Prós

Contras

✅ Eficiente retenção de partículas

🚫 Sem capacidade de resfriamento de água

✅ Não precisa de energia elétrica

🚫 Instalação única na saída de água da parede       

✅ Sistema de troca de filtro fácil

✅ Bico móvel

3. Purificador de Água PA21G – Electrolux

Purificador de Água PA21G - Electrolux

Este purificador de água tem excelente desempenho na melhoria da qualidade da água, pode fornecer água fria e é uma das recargas mais longas do mercado: 12 meses ou 3.000 litros de água.

Além de remover o excesso de cloro da água, ele também possui eficiência bacteriana certificada pelo INMETRO e é classificado como “A” em termos de retenção de partículas.

A altura da saída de água é adequada e pode encher facilmente recipientes altos. Design inovador, pode ser usado para bancadas de cozinha ou fixado na parede para economizar espaço.

Considerando a capacidade de melhoria e o desempenho de refrigeração da água, a relação custo-benefício é muito boa.

Prós

Contras

✅ Eficiente retenção de partículas

🚫 Baixo resfriamento por hora

✅ Durabilidade do refil

✅ 03 opções de temperatura da água

✅ Alerta de troca do refil

4. Purificador de Água PE11B – Electrolux 

Purificador de Água PE11B - Electrolux 

O PE11B adota um design moderno e é um excelente purificador de água com função de refrigeração.

Além disso, possui um filtro de carvão ativado com íons de prata para remover todos os sedimentos da água. Seu sistema de refrigeração utiliza tecnologia termoelétrica, pode ser usado em conjunto com ventiladores e pode manter a temperatura da água abaixo de 5 ° C.

Outro ponto interessante é que ele possui um indicador para lembrá-lo quando você precisa trocar o filtro (essa alteração é muito fácil). Seu painel é sensível ao toque e você pode escolher entre três opções de água: água natural, água fria ou água fria.

Prós

Contras

✅ Refrigeração de temperatura até 5°C

🚫 Baixa vazão de água gelada

✅ Painel touch

✅ 03 opções de resfriamento da água

✅ Alerta de troca do refil

5. Purificador de Água infinity glass – New Up

Purificador de Água infinity glass - New Up

O design deste purificador é um pouco diferente de outros produtos. Possui um bico móvel e um contêiner de pouso com mais de 2 litros de água.

Assim, essa característica o torna ideal para pequenos escritórios e até residências. A tampa e a bandeja coletora são removíveis, o que facilita a limpeza.

Sua filtração é feita através de carvão ativado, que também precisa ser certificado pelo INMETRO.

Uma das diferenças neste modelo é o termostato de lado, onde você pode controlar a temperatura da água fria. Continue prestando atenção ao comprar este modelo, porque não é bivolt.

Prós

Contras

✅ Filtro de carvão ativado

🚫 Não é bivolt

✅ Recipiente com capacidade para 2,2L de água

✅ Controle de temperatura da água

6. Purificador de Água Speciale – IBBL

Purificador de Água Speciale - IBBL

Para pessoas com muitas pessoas em casa, elas precisam de um filtro que possa fazer o trabalho necessário, e o FR 600 é uma das opções.

Sua robustez e resistência pode deixar a água esfriar por mais tempo e pode filtrar a água mesmo sem eletricidade. Entre outras coisas, elimina o odor e o sabor e retém as partículas presentes na água.

Seus selos do INMETRO são da categoria “C”. Por motivos de higiene, é fácil desmontar o dispositivo e substituir o refil é mais fácil porque você nem precisa fechar o registro. Ele usa um sistema de torneira mais clássico e oferece opções de água natural ou fria.

Por favor, continue prestando atenção, porque o produto não é bivolt.

Prós

Contras

✅ Boa capacidade de resfriamento de água por hr

🚫 Sem eficiência bacteriológica

✅ Recipiente com capacidade de 2,18L

🚫 Retenção de partículas regular           

✅ Fornece água gelada mesmo sem energia elétrica

🚫 Sem alerta para troca de filtro

7. Purificador de Água MIO – IBBL

Purificador de Água MIO - IBBL

O IBBL MIO é uma boa opção para quem não deseja gastar muito dinheiro para melhorar a qualidade da água.

Embora não tenha eficiência bacteriológica, possui retenção regular de partículas (grau “C”) e pode remover o excesso de cloro na água.

O design moderno é a força do modelo e foi desenvolvido especificamente para fixação na parede. Assim, para quem precisa economizar espaço na cozinha, é excelente, pode funcionar sem eletricidade, apenas fornece água à temperatura natural; o modelo fornece bom fluxo de água e vem com um bocal articulado é muito fácil ao encher garrafas.

Entre os vários modelos na mesma faixa de preço, o IBBL MIO se destaca em termos de retenção de partículas e design diferenciado, sem mencionar a confiabilidade da marca.

Prós

Contras

✅ Boa vazão de água com botão de controle

🚫 Sem resfriamento de água

✅ Nanotecnologia contra microorganismos

✅ Funciona sem energia elétrica

O que é um Purificador de Água?

Um purificador de água é um aparelho doméstico que serve para remover contaminantes potenciais, a fim de melhorar a qualidade da água. Os resultados positivos de um purificador de água incluem a remoção de partículas sólidas, a redução do cloro e a inibição do crescimento de bactérias que causam odores e gostos indesejáveis na água.

Segundo a OMS (OMS), bem mais de 2,1 bilhões de indivíduos não têm acesso a nenhum tipo de água tratada. Isto equivale essencialmente a um terço da população mundial e mostra que a alfabetização com água ainda tem um longo caminho a percorrer.

Se muitas pessoas nem sabem o que é água potável, imagine como é difícil para aqueles que têm acesso a ela entender por que é importante purificar a água que obtemos da torneira.

Como escolher o melhor purificador de água

O fato é que qualquer compra apressada de produtos pode levar à insatisfação. Portanto, tenha calma e pesquise tudo sobre seu purificador de água.

Ao escolher um purificador de água, os recursos básicos a considerar são: eficácia bacteriológica, retenção de partículas e redução independente do cloro, atestada pelo selo do INMETRO.

Grau de purificação no selo do Inmetro

Para garantir 100% de qualidade, é necessário fazer 2 tipos de testes de EFETIVIDADE, que são:

  1. Teste de cloro
  2. Teste bacteriológico

Teste de cloro

As primeiras letras classificam os melhores purificadores, enquanto as últimas letras identificam os de pior desempenho. Este teste estabelece se o purificador é eficaz para remover o cloro da água.

O objetivo destes testes é verificar a capacidade real de filtragem da água, cujo mínimo deve ser de 25%. Há apenas 2 classificações neste teste.

Eles são com redução de cloro independente;

  • Aprovado
  • Não se aplica.

Teste bacteriológico

Este teste identifica se o dispositivo é eficiente na supressão de bactérias e, como o teste anterior, tem apenas 2 classificações:

  • Aprovado.
  • Não se aplica.

Garantir que a água que você e sua família consomem seja segura e de boa qualidade é proteger a saúde de todos.

Tipo de resfriamento

Entretanto, existem diferentes tipos deste produto no mercado, e aí vem a pergunta: qual é o melhor purificador de água? Você pode escolher entre purificadores com resfriamento de placas eletrônicas ou sistema de resfriamento de compressor.

Refrigeração eletrônica

Neste modelo, as placas eletrônicas ou almofadas termoelétricas são delegadas para resfriar a água armazenada no purificador.

A principal vantagem deste tipo de unidade é que ela economiza energia. É também mais leve e mais econômico.

A economia de energia é viável, pois as almofadas termoelétricas têm uma baixa eficiência. Entretanto, uma desvantagem é o atraso no resfriamento da água, que pode levar até 2 horas para esfriar.

Como consequência, o purificador eletrônico de água resfria uma pequena porção de água por dia e a temperatura da água não é mantida tão baixa quanto com o compressor.

O processo de resfriamento é gerado pelo impacto do Peltier. Ela se baseia em uma sequência de junções interligadas que, quando fornecidas com uma corrente elétrica, permitem que o calor flua.

Desta forma, uma área da placa é resfriada enquanto a outra é aquecida, mas este calor é enviado para o ambiente.

O purificador eletrônico de água é adequado para residências, especialmente aquelas onde o consumo de água fria é baixo.

Refrigeração por compressor

Os purificadores que esfriam por compressão são os mais comuns no mercado. O sistema é semelhante ao dos refrigeradores e aparelhos de ar condicionado, que utilizam gases para o resfriamento. Esses gases não prejudicam os indivíduos e não poluem o meio ambiente.

Assim que o equipamento é conectado à rede elétrica, o resfriamento da água começa. Um termostato sugere em que ponto todo o líquido está frio e o resfriamento para. Ela recomeça assim que um novo volume de água natural é obtido.

Ao contrário das placas eletrônicas, os compressores de ar não requerem troca de calor para resfriar a água. Eles utilizam apenas o gás refrigerante, que ainda é fornecido pela fábrica de depuração. Isto, em territórios tropicais como o Brasil, os torna mais adequados para múltiplas famílias e áreas com uma alta rotatividade de pessoas.

A probabilidade de que a refrigeração não seja eficiente é se houver um vazamento de gás, como acontece em certos modelos de refrigeradores.

Etapas de purificação

Há 3 etapas. Na primeira, a água passa por um filtro de polipropileno, onde as partículas maiores são removidas. Na segunda parte, o cloro é reduzido e o odor é removido. E finalmente, os microrganismos presentes são removidos.

A estação de tratamento de água cuida da qualidade da água por meio de filtração de alto desempenho e tecnologias avançadas, que retêm impurezas, elimina sabores e odores desagradáveis, reduzem o excesso de cloro e dão uma maior eficácia bacteriológica, eliminando germes, bactérias e vírus.

A eficácia bacteriológica garante que o sistema de purificação seja realmente eficaz na supressão de bactérias na água. Diferentes marcas e modelos têm diferentes tecnologias para alcançar este objetivo. Alguns modelos têm a capacidade de remover até 99% das bactérias.

Refil

A maioria dos grupos tem a possibilidade de filtrar entre 2.000 e 7.000 litros de água sem a necessidade de modificar o reabastecimento. Na maioria dos casos, a substituição deve ocorrer a cada 6 meses. É, portanto, uma boa ideia escolher um modelo que ofereça uma boa capacidade de filtragem.

Reservatório

Uma grande parte do dispositivo é o reservatório, onde a água gelada será armazenada. Os principais modelos no mercado têm entre 800 ml e 2,1 litros. Deve-se considerar que, se todo o líquido for consumido de uma só vez, é necessário esperar um período de tempo para que ele esfrie novamente.

Onde instalar o purificador de água na cozinha

A cozinha é uma sala que cada vez mais faz parte do resto da casa, o que significa que eletrodomésticos e unidades portáteis também fazem parte da decoração e requerem mais atenção na hora de escolher. Na cozinha, o purificador de água pode ser instalado na bancada, fixado na parede ou até mesmo apoiado em uma prateleira com outros recursos.

Perguntas frequentes

Quais as marcas de purificadores de água mais eficientes?

Existem diversas marcas de purificadores de águas eficientes, algumas delas são: Consul, Electrolux e Latina.

Como funciona purificador de água ozônio?

O funcionamento do purificador de água com ozônio se dá pela utilização de um filtro que capta o ar ambiente e o transforma em ozônio. Após, este é inserido na água presente no reservatório do purificador.

Pode consumir água ozonizada?

A água ozonizada pode ser consumia sem problemas, o ideal é beber gelada após 10 minutos do preparo.

Conclusão: qual é o melhor purificador de água?

Reconhecemos que a escolha de um purificador de água pode ser uma tarefa difícil, porque os dados básicos geralmente não são incluídos na descrição dos dispositivos disponíveis na Internet.

Porém, através da nossa lista, você pode facilmente escolher o purificador que melhor se adapta às suas necessidades.

Além disso, os consumidores nem sempre sabem quais itens devem ser considerados e perdidos por causa de muita informação. Esperamos que este guia ajude a aliviar o fardo deste trabalho.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.