As 5 Melhores Panelas Elétricas de Arroz em 2021

Apesar de não estar muito presente nos lares dos brasileiros, ela tem se introduzido lentamente no sonho de consumo de muitos. Por isso é chegada a hora de você conhecer a melhor panela elétrica de arroz para não ter dúvidas no momento de adquirir a sua.

É, sem dúvida, uma maneira prática e muito simples de elaborar esse cereal. Claro que é possível ter excelentes resultados também no fogão tradicional, mas nesse, é necessário supervisionar e ficar atento durante todo o cozimento.

Com a panela elétrica não precisa de nada disso. É só colocar os ingredientes e ligar o aparelho. Seu arroz ficará sempre no ponto, porque ela desliga automaticamente quando estiver pronto. Agora que já nos explicamos, pelo menos parcialmente, vamos a elas.

Melhores panelas elétricas de arroz para comprar online 

Veja abaixo nosso ranking com as melhores panelas elétricas de arroz do mercado.

1. Panela de Pressão Elétrica – Electrolux

Melhor panela elétrica de arroz e feijão

Essa é uma panela eclética: cozinha arroz, carne e feijão e tem um painel digital muito eficiente. Para fazer seu prato preferido é só colocá-la para funcionar na hora que achar melhor e deixá-la fazer todo o restante do trabalho.

Ela é multifunções, nela estão inseridas 15 receitas pré-programadas que vão desde o arroz até refogados e sopas, passando por carnes, grãos e caldos. É muito segura, pois possui 10 mecanismos de segurança para deixá-lo inteiramente despreocupado.

Os mecanismos são: aviso sonoro na tampa, fusível térmico, termostato e travamento automático da tampa, dentre outros. Tem também regulagem de intensidade de pressão.

Seu cabo elétrico é retirável, propiciando segurança e usabilidade em sua cozinha. Vem acompanhada dos seguintes acessórios: espátula, concha e copo medidor.

Prós

Contras

✅ Display digital em LED programável

✅ 10 dispositivos de segurança

🚫 Antiaderente sai rapidamente


2. Panela Elétrica de Arroz – Oster

Muito bem avaliada por internautas

Essa panela da Oster é pequena e possui funcionalidades básicas, mas tem uma relação custo-benefício muito interessante. Trata-se de um modelo muito bem avaliado por usuários e internautas, porque é simples de mexer e por ter uma tabuleiro de vapor barato.

É, sem dúvida, uma das melhores panelas de elétricas de arroz disponíveis para venda. Seu receptáculo interno tem cobertura antiaderente e pode ser retirado, o que torna sua higienização fácil de executar e ainda pode ir à lavadora de louças.

Tem um programa de aquecimento que faz com que o alimento permaneça quente, mesmo depois de terminado o preparo. Sua capacidade é de 3 xícaras e seu cabo não é removível.

Vem acompanhado de vaporeira, que serve para cozinhar alimentos no vapor, cujo grande diferencial é preservar quase que intactas todas as propriedades nutritivas.

Prós

Contras

✅ Possui vaporeira

✅ Tampa de vidro refratário com ventilação

🚫 Não tem trava de segurança


3. Panela de Arroz Bpa5bi – Britânia

Melhor relação custo-benefício

Essa panela da Britânia surgiu para facilitar sua vida e deixar mais tempo livre para seus afazeres. Com ela é possível preparar até 5 xícaras de arroz. E ainda fica quente por muito mais tempo,  pois tem um combo de aquecimento automático.

Vem acompanhada de uma espátula fabricada com um material criado para não riscar a cobertura antiaderente. Tem copo dosador, para você acertar na mão sempre, e um local especial para coletar a água que se forma com o vapor da tampa.

O acabamento em inox é um charme à parte, dando um ar de requinte ao seu ambiente. Vem acompanhada de copo medidor e colher, tem função manter aquecido e tampa fechada com saída de vapor e botão de travamento.

E conta ainda com luz que se acende quando o aparelho está ligado e  tigela antiaderente.

Prós

Contras

✅ Prepara 5 xícaras

✅ Sistema de aquecimento automático

🚫 Demora para esquentar


4. Panela de Arroz Ppa12pi – Philco

Panela elétrica de arroz grande

Essa panela de arroz da Philco possui capacidade de até 12 xícaras, ideal para quem tem família grande ou mesmo para self-services e restaurantes. Você ficará surpreso em ver como ganhará tempo enquanto essa panela faz o arroz soltinho que tanto gosta.

É um modelo com apenas duas funcionalidades: manter aquecido e cozido. Mesmo assim possui uma boa relação custo-benefício em razão de seu grande tamanho e ainda vem acompanhada de acessórios para cozinhar legumes no vapor.

Possui revestimento antiaderente em seu receptáculo interno, e pode ser totalmente retirado, o que facilita muito a higienização.

É muito bem avaliada por compradores e tem uma potência muito boa: 900W. Atenção: antes de comprar verifique se a voltagem do aparelho é compatível com a de sua casa.

Prós

Contras

✅ 12 xícaras de capacidade

✅ 900W de potência

🚫 Vaza um pouco de água


5. Panela Multicooker 12 Funções – Arno

Melhor panela multicooker 

Essa é considerada a melhor panela elétrica de arroz Multicooker. Possui múltiplas funções, algumas exclusivas, como, por exemplo, ser capaz de preparar iogurte. Embora não seja também panela de pressão, pode ser programada com até 24 horas de antecedência.

Conta com as seguintes funções: programar início, refogar e manter aquecido. Acompanha cesta de vapor, livro de receitas, espátula, colher e copo medidor. 

É também vaporeira, ou seja, permite preparar legumes no vapor sozinhos ou servindo-se do vapor que se desprende enquanto se cozinha o arroz.

Seu painel é de LED e pode ser aberta apenas tocando em um botão. É dotada da tecnologia Fuzzy Logic que ajusta a temperatura e tempo necessário para cada prato conforme cada função. Tem 5 litros de volume e potência de 750W.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Fuzzy Logic

✅ Abre com apenas 1 toque no botão

🚫 Ocupa muito espaço


Para que serve a panela elétrica de arroz? 

Geralmente, as melhores panelas elétricas possuem somente duas funcionalidades: manter aquecido e cozinhar. A função aquecer é aquela que faz com que a comida continue quente, mesmo depois de pronta. Em outras palavras: não deixa ela esfriar.

Funciona assim: finalizado o processo de cozinhar o arroz, o aparelho entra imediatamente e automaticamente no modo “aquecer”, não deixando a refeição esfriar. Dependendo da panela, ela pode se conservar nessa temperatura por horas.

Já a função “cozinhar” é a mais importante, ela esquenta a panela até uma temperatura que permita cozinhar o arroz. Essa mesma atribuição pode ser usada para refogar alho, cebola e o próprio arroz.

Em muitas culturas não existe o costume de refogar arroz, ou seja, ele é simplesmente cozido na água aquecida. Como a origem desse tipo de panela é exatamente no Japão, elas, naturalmente, não têm a função refogar, por razões óbvias.

Com essa panela você não precisa se preocupar se o arroz irá queimar, pois seu funcionamento é parecido com o da airfryer: é só colocar os ingredientes em seu receptáculo, apertar um botão e esperar até que termine o processo.

E ela não serve apenas para cozinhar arroz. Serve também para preparar grãos, sopas, legumes e até carne, com uma competência que você se surpreenderá.

Como escolher a melhor panela elétrica de arroz  

Vamos lhe passar agora umas dicas para escolher a melhor panela elétrica de arroz.

Capacidade

A capacidade significa a quantidade de arroz que a panela consegue fazer de uma só vez. Claro que isso vai estar diretamente relacionado com a quantidade de pessoas que serão servidas. Essa capacidade costuma variar de 3 a 10 xícaras de arroz.

A tabela fica mais ou menos assim: 

  • 3 xícaras: servem de 3 a 4 pessoas;
  • 4, 5 ou 6 xícaras: servem até 8 pessoas;
  • 10 xícaras: servem de 10 a 14 pessoas.

Toda panela acompanha um copo dosador, através do qual é possível medir a quantidade de arroz cru e de água. Lembrando que ele é menor do que uma xícara normal.

Recursos e acessórios

É interessante checar os recursos e acessórios que podem ajudar a manusear a panela. Alguns tipos têm acessórios como apetrechos para cozimento de legumes no vapor e livro de receitas. Outros têm tampa de vidro e cabo de rede removível. 

Cozi vapor

Alguns tipos de panelas de arroz elétricas tem múltiplas funções, sendo uma delas a capacidade de cozinhar outros alimentos, e não somente arroz. O utensílio que permite o cozimento no vapor chama-se cozi vapor.

Ele parece um tabuleiro todo furado. Assim, pode-se cozinhar todos separados, porém ao mesmo tempo que o arroz. 

Cabo elétrico removível

Quando o cabo da panela é removível, significa que ela pode ir direto à mesa. Não só à mesa, mas para qualquer lugar que se queira, com segurança e tranquilidade. 

Detalhe: mesmo desligada, a panela de arroz consegue reter melhor a temperatura do alimento, se comparada aos refratários. E, se além disso, a panela ainda pode ir à mesa, todos terão, com certeza, uma alimentação quente.

Neste caso, poder remover o cabo elétrico é importante, por uma questão estética e também por praticidade.

Colher e medidor

Quase todas panelas elétricas têm o fundo revestido em material antiaderente. Acontece que colheres de metal riscam facilmente esse tipo de material. 

Por isso que esses produtos normalmente vêm acompanhados de uma colher apropriada para servir o arroz, sem correr o risco de rabiscar a panela.

Além da colher, costuma vir também um medidor. Com ele as medidas ficam mais precisas e a receita mais correta. Por último vêm os livros de receitas fornecidos por alguns fabricantes.

Perguntas frequentes 

Como usar panela elétrica de arroz?

Em resumo, fazer arroz na panela elétrica é ganhar tempo para outras atividades, pois a panela faz praticamente tudo sozinha. É só colocar água, arroz e os temperos de sua preferência, em seguida ligue e a panela fará o restante tudo sozinha. 

Como funciona a panela elétrica de arroz?

Basta adicionar arroz, água e os temperos preferidos, depois é só ligar e o aparelho fará o restante. 
Quanto mais o arroz cozinha e assimila a água, tanto mais a temperatura vai aumentando. A panela detecta o momento em que a água seca e desliga de forma autônoma.

O que mais eu posso fazer na minha panela de arroz?

Essa panela foi feita para cozinhar arroz. Nada impede, entretanto, de se cozinhar também alimentos não muito duros, como legumes, sopas, arroz doce, macarrão, strogonoff, cuscuz, carne moída, tapioca, mingau e purê de batatas.

Qual é a melhor marca de panela elétrica de arroz?

Existem múltiplas marcas boas de panela elétrica de arroz no mercado. Vamos, no entanto, citar as 3 melhores: Electrolux, Arno e Oster. Não necessariamente nessa ordem.

Dá para refogar o arroz na panela elétrica de arroz?

Sim, assim como nas panelas não elétricas, é possível fritar a cebola e o alho no óleo e dourar o arroz antes de acrescentar a água. É simples: basta ligar a panela na função cozinhar e esperar um pouco para a panela esquentar.

Quais são as vantagens de se ter uma panela elétrica de fazer arroz?

A grande vantagem da panela de arroz elétrica é a praticidade e o tempo que se ganha para outras atividades. Além disso, cozinhar outros alimentos, como cozidos, macarrão e muitos outros. 
Assim que termina o processo ela entra em modo “aquecimento”, que significa preservar a temperatura quente, porém sem cozinhá-lo.

Conclusão: qual a melhor panela elétrica de arroz

A melhor opção de compra, ou seja, a melhor panela elétrica de arroz é a Panela de pressão Elétrica, PCC20, 6L, Preto, 110v, Electrolux. Essa é uma panela eclética: cozinha arroz, carne e feijão e tem um painel digital muito eficiente. 

Para fazer seu prato preferido é só colocá-la para funcionar na hora que achar melhor e deixá-la fazer todo o restante do trabalho. Ela é multifunções, nela estão inseridas 15 receitas pré-programadas que vão desde o arroz até refogados e sopas.

A panela com a melhor relação custo-benefício é a Panela de arroz, Bpa5bi, 5 xícaras, Branco, 110v, Britânia. Com ela é possível preparar até 5 xícaras de arroz. E ainda fica quente por muito mais tempo,  pois tem um combo de aquecimento automático.

Vem acompanhada de uma espátula fabricada com um material criado para não riscar a cobertura antiaderente. Tem copo dosador, para você acertar na mão sempre, e um local especial para coletar a água que se forma com o vapor da tampa.

Se você gostou desse artigo considere a possibilidade de escolher e adquirir a sua panela elétrica de arroz agora, pois aqui estão detalhadas as melhores. E uma delas foi feita para você.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *