As 7 Melhores Panelas de Pressão em 2021

Diante da importância que as panelas de pressão têm na cozinha, decidimos criar esse post apresentando as 7 melhores panelas de pressão do ano.

Projetadas para acelerar o processo de cozimento de alimentos, elas representam economia de tempo e energia, podendo reduzir o tempo de cozimento em até 50% com uma característica fundamental, que é reter os nutrientes.

Se você está pensando em comprar uma panela de pressão, esse post é o lugar certo para se informar e assim poder tomar a melhor decisão.

Melhores panelas de pressão para comprar online

Na lista a seguir, você poderá escolher uma panela de pressão que atenda perfeitamente às suas necessidades, mas para os mais exigentes pode ser interessante escolher mais de uma, já que elas podem ser utilizadas em situações diferentes.

Um bom exemplo dessa diversidade é a capacidade interna das panelas de pressão, que na nossa lista varia de 3 a 12 litros.

1. Panela de pressão Allegra – Tramontina

Panela de pressão com Fundo triplo

Produzida em aço inox e com capacidade para até 6 litros, essa panela de pressão da Tramontina tem um grande diferencial que é o fundo triplo, composto por 2 camadas de aço inox com 1 camada intermediária de alumínio.

Essa composição faz com que o calor seja distribuído de uma forma homogênea, possibilitando um cozimento rápido e de qualidade.

Com diâmetro de 22 centímetros, ela tem alça e cabo antitérmicos e robustos, e um medidor de capacidade interna que facilita o trabalho de verificar a quantidade de alimentos que podemos colocar na panela.

Sua segurança vem de um eficiente sistema de descompressão e 5 outros dispositivos, que garantem a tranquilidade na sua utilização para o manuseio de alimentos.

Prós

Contras

✅ Medidor de capacidade interna

🚫 -

✅ Capacidade para até 6 litros

✅ Fundo triplo

2. Panela de pressão Vancouver – Tramontina

Panela de pressão com revestimentos em Starflon Max

Com capacidade para 4,5 litros e diâmetro de 20 centímetros, essa maravilha da Tramontina traz revestimentos interno e externo em Starflon Max na cor vermelha, o que significa que, além de uma bela apresentação, os alimentos não grudam no seu interior.

Com o corpo de alumínio com 3,2 milímetros, ela tem excelente acabamento, com uma tampa de alumínio polido que também garante sua bela apresentação.

Suas alças e cabos, superior e inferior, são de baquelite antitérmico, mas a segurança não para por aí: a panela traz 3 válvulas de segurança que possibilitam que ela trabalhe sob a pressão de 80 kPa’s sem qualquer risco.

A confiança da Tramontina nessa panela de pressão se traduz em uma garantia de 9 meses além da garantia legal, totalizando assim 1 ano de garantia.

Prós

Contras

✅ Garantia de 1 ano

🚫 -

✅ Capacidade para 4,5 litros

✅ Revestimento antiaderente

3. Panela de pressão Preferida – Rochedo

Panela de pressão com forte sistema de segurança

Divulgada como uma edição limitada da Rochedo, essa estilosa panela de pressão tem capacidade para 4,5 litros e um design moderno na cor vermelha.

Com revestimento antiaderente e a tecnologia Base Limpa Fácil da Rochedo, ela garante que os alimentos não grudem em seu interior e terá o trabalho de limpeza e manutenção bastante facilitado.

Seu sistema de fechamento externo aliado a 5 outros dispositivos de segurança garantem a tranquilidade na sua utilização: ela só iniciará a pressão se estiver devidamente lacrada.

Prós

Contras

✅ Sistema de Segurança

🚫 -

✅ Capacidade para 4,5 litros

✅ Tecnologia Base Limpa Fácil

4. Panela Pressão Externa – Nigro

Panela de pressão com 12 litros de capacidade

A capacidade para 12 litros faz dessa panela de pressão da Nigro um modelo profissional, mas é claro que além dos restaurantes, será muito adequada para as grandes famílias que gostam de se reunir para refeições maravilhosas.

Com excelentes avaliações na internet, essa panela tem um acabamento simples, mas em alumínio polido e um sistema de segurança robusto, que inclui um anel de vedação em silicone e cabos anatômicos em baquelite.

Embora a fabricante não seja uma marca tão conhecida como as concorrentes, sua qualidade é incontestável e você certamente ficará satisfeito se adquirir essa panela de pressão.

Prós

Contras

✅ Robustez

🚫 Design simples

✅ Capacidade para 12 litros

✅ Voltada para grandes quantidades

5. Panela de pressão Turbo Top – Rochedo

Panela de pressão com revestimento interno de alta durabilidade

Essa estrela da Rochedo com capacidade para 4,5 litros tem uma tecnologia Turbo que promete cozinhar os alimentos até 25% mais rápido que as concorrentes.

Para facilitar a limpeza e evitar que os alimentos grudem no seu interior, a Rochedo apresenta um revestimento interno que chama de Xtreme Resist, que torna essa panela de pressão praticamente inacabável.

Uma outra peculiaridade é o fundo Durabase, que evitará deformações na panela e também que ela escorregue no fogão, um aspecto importante de segurança.

Mas a segurança não para por aí, contando ainda com 5 outros dispositivos que tornam essa panela de pressão bastante segura para o manuseio.

Prós

Contras

✅ Capacidade para 4,5 litros

🚫 -

✅ Tecnologia Turbo para cozimento mais rápido

✅ Ótima durabilidade

6. Panela de pressão Polida – Tramontina

Panela de pressão Robusta e segurança

Integrante da Linha Valência da Tramontina, essa robusta panela de pressão é fabricada com alumínio reforçado e tem acabamento interno satinado – palavra espanhola que quer dizer semelhante ao tecido cetim – e externo polido.

Esses acabamentos, aliados à estética robusta das alças de baquelite antitérmico, dão a ela uma aparência bem interessante.

É claro que o design das alças, além de interessante visualmente, representam também segurança no manuseio, algo fundamental para as melhores panelas de pressão.

Com diâmetro de 24 centímetros, destacado no nome, ela vem equipada com válvulas de segurança e sistema indicador da pressão, o que garante sua confiabilidade.

Prós

Contras

✅ Capacidade para 10 litros

🚫 -

✅ Sistema indicador de pressão

✅ Garantia de 2 anos

7. Panela de pressão Antiaderente – MTA

Panela de pressão com visor na tampa

A representante da MTA na nossa lista traz como grande diferencial e inovação, o visor na sua tampa, que permite avaliar visualmente se os alimentos estão no ponto desejado de cozimento.

Disponível na cor cereja, que lhe confere uma apresentação interessante, ela tem revestimento antiaderente e uma válvula de segurança que, em caso de entupimento, será ejetada.

Possui 3 litros de capacidade, por um lado pode significar uma limitação, por outro é ideal para as residências com no máximo 3 pessoas, pois ocupa pouco espaço para ser guardada.

Em um mercado de certa forma dominado por marcas como Tramontina e Rochedo, essa panela de pressão da MTA merece um lugar de destaque.

Prós

Contras

✅ Visor na tampa

🚫 Visor dificulta a limpeza

✅ Possui 3 litros de capacidade

✅ revestimento antiaderente

Como escolher a melhor panela de pressão

Embora o gosto pessoal sempre fale mais alto, é claro que existem alguns critérios que podem valer no momento de escolher a melhor panela de pressão.

Vamos examinar alguns deles a seguir, visando facilitar sua escolha.

Melhores marcas de panelas de pressão

Nenhuma empresa faz com que uma marca se torne uma referência de mercado sem que seus produtos sejam realmente de qualidade.

Nesse contexto, marcas como a Tramontina, com mais de 100 anos de atuação no mercado nacional, e Rochedo, com pouco mais de 70 anos, merecem ser reconhecidas.

Entretanto, o peso da marca não pode ser definitivo na escolha: marcas como Nigro e MTA, com panelas presentes na nossa lista, também já provaram sua competência.

Muitas vezes, uma marca é menos difundida em função de sua política de marketing, e não pela qualidade dos seus produtos.

Tipos de materiais das panelas

Alumínio e aço inox são os materiais com os quais as panelas de pressão são fabricadas, sendo ambos de boa qualidade, com pequenas variações.

O alumínio tem um aquecimento mais rápido e uniforme, mas ao longo do tempo, é muito difícil evitar que apresente manchas, que embora não comprometam a performance da panela, claro que lhe confere uma aparência mais feia.

As panelas de pressão em aço inox não oxidam e com isso se mantém com uma melhor aparência com o tempo de uso.

Capacidade e volume

A capacidade da panela de pressão é um fator importante para a escolha e pode, algumas vezes, justificar até ter mais de um modelo na sua cozinha.

Na nossa lista, as panelas variam de 3 a 12 litros.

Enquanto uma panela de pressão de 3 litros é prática por ocupar pouco espaço, atingir o ponto de pressão rapidamente e se mostrar mais eficiente para preparar quantidades menores de alimentos, para as grandes refeições uma panela de 12 litros será mais adequada.

Quanto às intermediárias, em torno de 4,5 litros, atendem à necessidade de um grupo médio de pessoas, dependendo sempre do tipo de alimento que se quer preparar.

Dispositivos de segurança

Um dos problemas sérios das panelas de pressão antigamente era a válvula de segurança, não eram tão raros os casos de panelas estourando e marcando o teto das cozinhas.

Justamente por isso, esse é um dos pontos que foi mais aperfeiçoado, e hoje dificilmente nos deparamos com um problema desse tipo.

Entretanto, alguns modelos são mais focados na questão da segurança, alguns deles possuindo até 5 dispositivos, o que garante que se um deles falhar, outro evitará consequências mais graves.

Apesar do aperfeiçoamento e da modernização dos dispositivos, cuidados básicos como esperar a panela esfriar naturalmente e a correta manutenção da panela de pressão e seus acessórios de vedação não devem nunca ser esquecidos.

Examine com atenção os dispositivos de segurança da panela de pressão e tenha mais tranquilidade para lidar com ela ou determinar alguém para fazê-lo.

Design e acabamento

O design não é um fator decisivo para a escolha da melhor panela de pressão, mas a maioria das pessoas quer ter uma cozinha com uma boa apresentação.

As panelas em aço inox e com cores diferentes podem dar esse toque de beleza na cozinha, sem que isso as faça perder algo em relação ao seu desempenho.

O quanto esse fator vai influenciar a escolha, depende muito da personalidade de quem está fazendo a compra, do quanto se importa com esse refinado aspecto.

Perguntas frequentes

Qual a melhor carne para cozinhar na panela de pressão?

De uma maneira geral, qualquer carne pode ser preparada na panela de pressão, mas há um consenso de que cortes fibrosos e magros são mais adequados, por ficarem mais saborosos.
Acém e músculo são dois ótimos exemplos de cortes que, preparados com receitas criativas, com molhos diferenciados, podem ser uma excelente solução prática e rápida quando preparados na panela de pressão.

Quais as melhores marcas de panela de pressão?

No Brasil, Tramontina e Rochedo se destacam pela tradição da marca, resultado não só da qualidade das suas panelas, mas também de um trabalho de marketing bem feito.
Adquirir panelas de pressão destas marcas significa tranquilidade, mas isso não quer dizer que marcas menos difundidas como Nigro e MTA possam ser experimentadas, pois elas também possuem modelos de alta qualidade.

Qual a melhor panela de pressão, inox ou alumínio?

Os dois materiais são bastante equivalentes, com pequenas diferenciações.
As panelas de pressão de alumínio são mais leves e fáceis de manusear, na hora de lavar, por exemplo, mas as de aço inox têm, sem dúvidas, uma melhor apresentação.
Alguns mais puristas entendem que as panelas de aço inox são melhores para a saúde, pois não soltam resíduos em nenhuma hipótese, mas as de alumínio têm mais facilidade em relação à condução do calor, além de terem preços mais acessíveis.

Posso cozinhar qualquer coisa na panela de pressão?

Sim, embora o feijão e a carne sejam os alimentos para os quais mais utilizamos as panelas de pressão, pelo seu cozimento demorado, muitos alimentos podem utilizar as panelas de pressão para um cozimento rápido.
É claro que, cozinhando vegetais, por exemplo, é preciso administrar o tempo de cozimento para que eles não percam a textura adequada para serem servidos.

Em quanto tempo a panela pega pressão?

Depende da capacidade, em litros, da panela, mas de forma geral, como a maioria das panelas de pressão gira em torno de 4,5 litros de capacidade, elas demoram cerca de 20 minutos até pegarem efetivamente pressão.
O chiado da válvula é que sinaliza que a pressão começou.

Conclusão: qual a melhor panela de pressão

Não é fácil escolher a melhor panela de pressão nessa lista que trazemos aqui, mas considerando cuidadosamente os diversos fatores citados, nossa escolha é a panela de pressão Vancouver Tramontina.

Revestida com o excelente material Starflon T1, elas facilitam o trabalho ao evitar que os alimentos grudem em seu interior.

Em relação à segurança, 3 válvulas garantem que não há risco algum de acidente, garantia complementada por cabo e alças robustas de baquelite antitérmico.

Por último, a apresentação na cor vermelha com a tampa de acabamento polido são detalhes que farão com que essa panela não fique devendo nada quando colocada em uma bela cozinha planejada.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *