As 5 Melhores Luminárias de LED para Cozinha em 2022

Em se tratando de decoração, convenhamos, a cozinha não é o ambiente onde se dá mais atenção à combinação dos vários objetos de maneira estética. Mas você é uma exceção e está procurando pela melhor luminária LED para cozinha.

Há quem diga que a cozinha é o melhor espaço da casa, o mais aconchegante, o mais procurado pelas pessoas. E é também o local onde as pessoas mais circulam, seja morador ou visitante. Por isso é legal dar atenção aos seus detalhes.

A iluminação, portanto, serve para criar uma atmosfera mais intimista. Ela pode ser direta ou indireta, ambas enfeitam bem a área. O mercado dispõe de muitas alternativas e a funcionalidade é um fator que não se pode desconsiderar. Confira nossas escolhidas.

Melhores Luminárias de Led para Cozinha do Mercado 

Segue, abaixo, a relação com as 5 melhores luminárias de LED para cozinha escolhidas por nossos especialistas no ano de 2022.

1. Spot no Trilho para 3 lâmpadas – Amandini

Spot no Trilho para 3 lâmpadas - Amandini

Esse Spot no Trilho com soquete E27 é indicado para quartos, cozinhas, salas, escritórios e corredores. É muito versátil, pois qualquer spot pode ser dirigido para qualquer lado. 

Pode ser alojado em forros de PVC, madeira, laje e gesso. É bivolt. É fixado por intermédio do próprio trilho, pelos lados diretamente na área a ser instalada. 

Aceita lâmpadas de LED ou fluorescentes compactas, também chamadas eletrônicas. O material utilizado em sua confecção é o alumínio. Pesa cerca de 500 gramas. 

Prós

Contras

✅ Utiliza lâmpadas fluorescentes ou LED

✅ Pode ser instalado em qualquer superfície

✅ Spots autônomos

🚫 Não aceita lâmpada dimerizável



2. Lustre Plafon 30 cm x 30 cm – Amandini

Lustre Plafon 30 cm x 30 cm - Amandini

Esse lustre Plafon para duas lâmpadas e vidro fosco é bom para ser usado em cozinhas, quartos, corredores e banheiros. Os materiais utilizados em sua confecção são vidro e alumínio. É feito para serem colocadas duas lâmpadas.

O tipo de montagem é travessa. Acompanha 1 vidro, 1 caixa de alumínio, 1 travessa para fixar no teto, 2 soquetes no padrão E 27 e 4 porcas cromadas. Pesa cerca de 500 gramas. Pode ser inserido em forros de madeira, laje, PVC e gesso.

Prós

Contras

✅ Produzido em alumínio e vidro

✅ Indicado para vários tipos de ambientes

✅ Aceita lâmpadas fluorescentes ou LED

🚫 Muito frágil



3. Luz de dobradiça com sensor – Romacci

Luz de dobradiça com sensor - Romacci

Se você está procurando uma luz de dobradiça para iluminar seu guarda-roupa, nós indicamos essa da marca Romacci. Trata-se de um tipo de lâmpada mini LED portátil com articulação. É muito simples de ser instalada.

O pouco peso e o pequeno tamanho auxiliam no transporte, ocupando pouquíssimo espaço dentro do armário. O material usado é ABS e a fonte de luz pode durar até 30.000 horas. A luz não cansa a vista, pois é anti-reflexo e sem cintilação, sem radiação e sem flashes.

Prós

Contras

✅ Sensor de dobradiça para armário

✅ Material ABS seguro

✅ Vida útil do LED de até 30.000 horas

🚫 Não é à prova d’água



4. Lâmpadas Spot Led – Economia Solar

4. Lâmpadas Spot Led - Economia Solar

Esse spot LED de teto vem acompanhado de interruptor liga/desliga. Para ligar ou desligar basta tocar levemente no interruptor posicionado na lente das luzes. Sua instalação é muito simples: basta usar o adesivo de dupla face para fixar a luz do disco onde quiser.

A bateria é operada por 3 pilhas AAA que devem ser compradas separadamente para instalação sem fio. Cada luminária tem 16 LEDs. O material usado na fabricação é polipropileno e componentes eletrônicos. A potência é de 5w por luminária.

Prós

Contras

✅ Possui interruptor liga/desliga

✅ Luz branca fria

✅ Montagem por adesivação

🚫 Não tem controle



5. LED sob Gabinete Lâmp. Puck – Strachey

LED sob Gabinete Lâmp. Puck - Strachey

Cada lâmpada desta luminária tem 200 lúmens, representando uma boa iluminação para um ambiente que não seja exageradamente grande. A tensão de saída é de somente 3W, 12V, proporcionando muita segurança ao manusear.

Essas finas luzes de LED podem ser colocadas no lugar de sua preferência, quer sejam armários, corredores ou prateleiras. A caixa é de alumínio e, por isso, elimina rapidamente o calor. É leve e tem um visual moderno e muito bonito.

Prós

Contras

✅ Cada lâmpada tem 200 lúmens

✅ Pode ser colocada em qualquer lugar

✅ Caixa dissipa facilmente o calor

🚫 



Para que serve a luminária de Led? 

A luminárias de LED tem diversas vantagens e uma das mais importantes é que é econômica e, por isso, pesa menos no seu bolso. Além disso é bonita e deixa o ambiente com um ar de modernidade; não por acaso vem conquistando cada dia mais as pessoas.

Não há dúvidas de que a tecnologia LED de se produzir luz veio para ficar, pois trata-se de avanço indiscutível em relação à iluminação em geral, incluindo a doméstica. Existem luminárias de todo tipo e para todo tipo de ambiente, seja interno ou externo. 

É interessante, por exemplo, colocar uma luminária de LED na cozinha e spots de LED para o lado de fora. As fontes tradicionais, quaisquer que sejam, gastam mais energia e você verá o resultado na conta de energia elétrica no final do mês. 

Algumas das características das luminárias de LED são:

  • Como se trata de um objeto produzido em diodos emissores de luz – os famosos LEDs -, não só economiza mais energia como também é mais segura, pois não esquenta, por isso é chamada de lâmpada fria;
  • diferentemente de outras formas,tem muitas opções de cores, devido aos sais utilizados na produção dos diodos;
  • existe uma infinidade de formatos, oferecendo um leque imenso de possibilidades para não só iluminar, mas também decorar sua casa;
  • os LEDs não esquentam nunca, garantindo maior economia de energia, pois emitem muita luz com pouco consumo de eletricidade, graças a materiais semicondutores;
  • são produzidas utilizando materiais de ótima qualidade e de longa durabilidade, caso sejam tomadas precauções elementares para não danificar esses materiais;
  • a cozinha fica com uma aparência progressista devido aos traços futuristas;
  • seu preço compete em pé de igualdade com as luminárias tradicionais.

Como escolher a Melhor Luminária de Led para Cozinha 

Se existe um casamento que podemos chamar de perfeito é aquele realizado entre a utilidade e a graciosidade. 

E é exatamente isso que com as luminárias de LED para cozinha. Com elas a cozinha fica bem iluminada e ainda completam a ornamentação.

A boa notícia é que hoje em dia há uma gama enorme desse artefato no mercado, com múltiplas cores, tamanhos, formatos e preços. 

Alguns quesitos que devem ser analisados antes da compra são:

Material

Alumínio, aço, acrílico e vidro são os materiais mais usados na fabricação de luminárias. 

No caso específico dos plafons, por terem como principal característica uma cúpula ou anteparo de rebatimento de luz, grande parte deles são fabricados com materiais leitosos ou translúcidos. 

Esse tipo de material faz com que a luz se espalhe com moderação pelo ambiente. Cada tipo de ambiente requer modelos diferentes de luminárias. Aquelas em vidro e metal são mais fáceis de limpar, então são mais usadas em banheiros e cozinhas. 

Aquelas em alumínio são robustas e práticas por serem leves. São polivalentes para serem usadas na decoração porque oferecem várias possibilidades para harmonizar com os ambientes por ter material que reflete. 

Luminárias de ferro imprimem um efeito rústico e sofisticado ao mesmo tempo na decoração de qualquer espaço, seja ele externo ou interno. 

Tem um charme todo particular e ficam  bem em corredores ou na entrada da casa. Também podem ser usadas no jardim ou na varanda, sempre com muito charme e estilo.

Tipo de instalação

Os modelos de luminárias para cozinha embutidas no teto são muito usados hoje em dia, por serem práticos e por acrescer distinção ao ambiente. Mas precisam de uma ajuda para reforçar a iluminação. 

Na maioria das vezes essa ajuda é feita por pendentes com luz direcionada na ilha ou sobre a bancada. As luminárias não apenas podem ser embutidas no teto, como também podem ser acopladas à parede. 

Elas também auxiliam na iluminação e os cuidados devem ser os mesmos que se tem com os modelos de embutir no teto.

Outro tipo de luminária para cozinha é aquele que usa trilhos. Elas têm algumas vantagens sobre outros modelos, como, por exemplo, a capacidade de se mover dá muitas opções de ângulos de iluminação. 

O foco pode ser trocado sempre que desejar, e é feito com muita rapidez.

Altura

A luminária não deve ficar rente ao teto, mas também não pode ficar muito baixa, de modo a atrapalhar a circulação das pessoas. O correto é deixar a luminária numa altura segura acima das pessoas, de maneira a não fazer sombras demais nem atrapalhar a visão. 

Se, no entanto, for posicionada sobre o balcão ou sobre a bancada, pode-se instalá-la um pouco mais baixo do que o normal. Fica, inclusive, mais charmoso, além de iluminar melhor.

Lâmpadas adequadas

Escolher a lâmpada certa é muito importante em qualquer projeto de iluminação. 

Para funcionar em harmonia com o ambiente, com as luminárias e com os pontos de luz, é crucial que a luminosidade da lâmpada seja apropriada. Isso dependerá, claro, do estilo que você quer imprimir à área. 

De todo modo, lâmpadas brancas são mais usadas para clarear a cozinha, porque desperta a atenção e deixa os objetos e alimentos com as cores reais.

Perguntas frequentes 

Qual a melhor lâmpada LED para cozinha?

Para iluminar cozinhas, o melhor são lâmpadas que emitem uma luz branca forte. A luz neutra, que não puxa para nenhuma cor em especial, é boa para todo tipo de ambiente, principalmente áreas de leitura.

Quantos watts são precisos para iluminar uma cozinha?

Para uma cozinha ficar bem iluminada são precisos de 5000 a 10000 lumens, de preferência com iluminação direcionada para os balcões, com, no mínimo, 450 lumens para cada área.

Quais as melhores marcas de luminárias?

As melhores marcas de luminárias de LED para cozinha são Amandini, Luz do Armário, Economia Solar e Strachey.

Qual a diferença entre luminária e plafon?

A luminária geralmente possui várias lâmpadas e é usada com mais frequência para iluminação externa. Normalmente têm mais de um soquete. 
O plafon é também uma luminária, só que é instalado bem rente ao teto. Se preferir, pode ser encaixado no forro de gesso, neste caso a peça ficará escondida. Ele pode entregar luz direta ou indireta, dependendo do design do objeto.

Que tipo de lâmpada usar na cozinha?

Para uma iluminação mais efetiva de sua cozinha, o melhor é usar lâmpadas na cor branca, com temperatura variando entre 4000K e 6000K. A cor branca incentiva a atenção e possibilita uma claridade mais realista na área.

Como deixar a cozinha bem iluminada?

Para deixar a cozinha  bem iluminada o ideal é colocar diversos pontos de luz, sem esquecer, claro, da luz natural. É aconselhável também considerar a temperatura da lâmpada, pois existem lâmpadas frias e quentes.

Quando usar luz branca ou amarela?

A luz branca é mais indicada para ambientes onde é preciso enxergar com clareza e ter mais foco. É adequada para cozinha e escritório. A luz amarela deixa o local mais aconchegante, em razão de sua tonalidade dourada. É indicada para salas e quartos.

Conclusão: Qual a Melhor Luminária de Led para Cozinha? 

A principal conclusão que chegamos após pesquisar sobre a melhor luminária LED para cozinha é que se trata de uma temática crucial: não faz sentido criar um ambiente bem bolado se a iluminação não corresponder à atividade que será realizada nele.

Não é obrigatório ter um projeto executado por um profissional. Com uma ligeira noção do que se pretende fazer é possível criar um ambiente que corresponda às suas expectativas. Se você leu esse artigo desde o início e chegou até aqui, então já tem um conhecimento.

Usar trilhos deixa o ambiente com um aspecto meio industrial, e alguns não gostam muito desse estilo. Em contrapartida, sai mais em conta, pois elimina o forro e trabalhadores para sua colocação. Por isso escolhemos o Spot no Trilho Amandini como o melhor.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.