Os 7 Melhores Livros de Receitas em 2021

É inegável que a gastronomia está cada dia mais popular, com  séries de TV e filmes à disposição de todos, incluindo jovens. Por isso você deve adquirir o melhor livro de receitas para poder usar sempre que quiser comer alguma coisa bem feita.

Antigamente, escrever receitas em um caderninho era hábito corriqueiro. Sua mãe, provavelmente, tinha um desses. Lembre-se que naquela época não havia internet nem em sonhos, e escrever receitas era a melhor forma de passar o conhecimento.

Se você procura estímulo para revolucionar sua cozinha, confira nossa relação abaixo. São 7 ótimos livros de receitas, e um deles, certamente, será exatamente o que está procurando. Vamos colocar a mão na massa?

Melhores livros de receitas para comprar online 

Para você que está ávido em colocar a mão na massa separamos os melhores livros de receitas culinárias. São opções bem diversas, mas uma, com certeza, irá seduzi-lo.

1. Rita, Help! Me ensina a cozinhar

Extensão do canal Panelinha, do Youtube

Rita Lobo dispensa apresentações porque é uma das mais famosas e antigas chefs do Brasil. Na quarentena ela fez uma maratona com o intuito de auxiliar até os mais inexperientes nessa mágica atividade. Para se ter uma ideia, fez mais de 50 lives.

Para ela, cozinhar é como ler e escrever: deveria ser ensinado nas escolas. Enquanto isso não acontece, ela vai tentando ensinar sozinha mesmo. É diretora e criadora do “Panelinha”, e é ferrenha defensora de uma alimentação mais saudável. 

Esse livro foi lançado em agosto de 2020 e é o último que lançou. Já escreveu 8 livros, todos muito bem aceitos pelo público em geral. Se você procura por um livro básico, somente com receitas essenciais, e com preço acessível, é esse que está procurando.

Tem capítulo especialmente dedicado ao famoso PF, com atenção especial às hortaliças.

Prós

Contras

✅ Receitas essenciais

🚫 Somente para quem não come carne

✅ Muito bem explicado

2. Cozinha prática 

60 receitas com dicas

Só de ser da Rita Lobo já significa que é bom. Ela é sinônimo de competência e qualidade. Esse livro explica como preparar receitas básicas do cotidiano do brasileiro. Como fazer arroz, feijão, aproveitar sobras, armazenar ervas, tem tudo nele.

São 60 receitas e muitas técnicas culinárias, dicas e macetes para economizar, tudo que é falado no programa Cozinha Básica, do GNT. Se sua intenção é aprender a cozinhar e não sabe por onde começar, indicamos esse livro.

Repleto de dicas e histórias sobre alimentos e como executar receitas básicas sem nenhum mistério. Completo, com ilustrações impecáveis e receitas simples que podem ser preparadas por qualquer um. E ainda é bem diagramado e possui fotografias lindíssimas. Ótimo para deixar à vista, na cozinha ou mesmo na sala.

Prós

Contras

✅ Dicas muito importantes

🚫 Poucos ingredientes principais

✅ Bem ilustrado e didático

3. A química dos bolos: Receitas e segredos para dias mais doces

Contém receitas e truques incríveis

Quem não gosta de um bolo novinho, quentinho, e ainda com uma pitada de açúcar e canela como cobertura? E aqueles de banana, super fofos… Dá água na boca, né?

Esse livro é dividido em 3 partes, conforme o modo de preparo: na batedeira, no liquidificador e à mão. Todas as receitas usam ingredientes fáceis de encontrar em quitandas e mercados

Há um ou outro ingrediente caro, mas sem muito efeito no resultado final. As explicações no modo de preparo são claras e minuciosas. A cada receita de bolo acompanha também uma receita de cobertura, normalmente muito fácil de fazer.

A autora Joyce Galvão tem muita experiência, conhecimento técnico e, ama o que faz. Informa as receitas que mais gosta e mostra as cartas escondidas que tem na manga.

Prós

Contras

✅ Descrições claras e detalhadas

🚫 Receitas levam muito açúcar

✅ Vem acompanhado de receitas cobertura

4. Diário de uma vegana

Ensina a ser vegano sem sacrifícios

Esse livro de receitas veganas é delicioso também de se ler. Conta um pouco da história de vida da autora Alana Rox e dá várias dicas de receitas saborosas. E nem é preciso ser vegano para gostar dos pratos. Apenas são feitos com produtos naturais e nada mais.

Mostra, com todas as letras, que o hábito de ser vegano pode e deve ser prazeroso e ter sabor, sem sofrimento. Tem todo tipo de receitas – na verdade mais de 70 -, todas simples e gostosas, incluindo doces, lanches e pratos para receber visitas.

Ela assume no livro o mesmo tom que usa nos programas do GNT ou mesmo nos vídeos do Youtube. Todas as receitas são preparadas sem lactose, glúten ou qualquer proveniente de origem animal. O livro inteiro é muito bom, desde layout e acabamento, até diagramação.

São receitas práticas, objetivas e não suscitam dúvidas, recorrentes em livros de culinária.

Prós

Contras

✅ Receitas com ingredientes naturais

🚫 Não compatível com leitor da kindle

✅ Material do livro é ótimo

5. Sal, gordura, ácido, calor: Os elementos da boa cozinha

Inspirou série da Netflix

Esse é considerado um dos melhores livros de receitas do mundo. Samin Nosrat, a autora, já ensinou uma geração inteira de cozinheiros, incluindo o autor best-seller Michael Pollan. 

Sua filosofia é totalmente descomplicada, porém muito eficiente: dominando o uso de somente quatro ingredientes, qualquer prato que você fizer ficará gostoso.

Nos capítulos iniciais são abordados os elementos: calor, ácido, gordura e sal. Tudo explicado com infográficos e ilustrações maravilhosas.

Nos capítulos finais são mostradas as receitas mais simples, com explicação sobre a lógica por trás do preparo. Em seguida são apresentadas as várias possibilidades de alterações.

Conta com 100 receitas básicas e diversas variações, como vegetais caramelizados, carnes assadas hipermacias e massas de torta levíssimas.

Prós

Contras

✅ Tem uma proposta educativa

🚫 - 

✅ Ilustrações de Wendy MacNaughton

6. Manual prático de panificação Senac

Revela segredos da atividade do padeiro

Essa é considerada a obra definitiva sobre pães para muitos leitores, comparável aos melhores livros de receitas saudáveis. Foi concebido por pessoas que dominam nosso comércio e nossos ingredientes, e apresentam os mistérios da nobre profissão de padeiro.

É tido como um livro de referência, a bíblia da panificação, tanto para amadores quanto para profissionais. Muito detalhado, explica desde os elementos mais básicos até os apetrechos usados em grandes padarias, e também receitas de todas as partes do mundo.

Expõe mais de 90 receitas, de todas as regiões, não só do Brasil, mas de outros países do globo. Essa obra chegou para preencher uma lacuna que existia, pois o mercado carecia de uma obra feita por brasileiros para brasileiros.

O livro é capa dura e fabricado em papel couchê e com fotos em quase todas as páginas.

Prós

Contras

✅ Curso de panificação completo

🚫 Não tem índice para as receitas

✅ Feito por brasileiros para brasileiros

7. Fundamentos da cozinha italiana clássica

Vem com quase 500 receitas

Esse livro não só nos passa receitas, como também dá uma aula de gastronomia. A autora Marcella Hazan ensina desde o mais simples ao mais rebuscado, de uma forma tão envolvente que a falta de fotografias não atrapalha em nada.

Ela ensina com muita leveza e bom humor, tornando a leitura um divertimento a mais. Trata de tudo um pouco, desde como escolher legumes, como preparar sobremesas, risotos e carnes até como montar um cardápio. E os ingredientes não são difíceis de achar.

Oferece quase 500 receitas, todas assinadas pela autora, famosa em todo o mundo como a melhor cozinheira do norte da Itália. Os pratos vão desde os mais simples aos mais sofisticados. 

Desde a Sopa Camponesa Toscana com feijão e repolho, até a iguaria porta-jóias de Vênus.

Prós

Contras

✅ Vai do básico ao mais complexo

🚫 Tem poucas fotos

✅ Considerado melhor livro da cozinha italiana

Para que serve o livro de receitas?

O livro de receitas serve para guardar diversas receitas, seja de pratos salgados ou doces. São informações que auxiliam as pessoas a preparar refeições, desde os elementos do prato até o modo de preparo.

Por isso a receita pode ser usada tanto pelo leigo como pelo especialista. São encontradas em revistas, livros, programas de televisão, livros e muitas outras formas.

Como escolher o melhor livro de receita 

Para acertar na escolha do livro de receita, defina, primeiro, o objetivo da leitura, e prefira temas que estão incluídos em seu objetivo. Número de páginas, tipo de capa, edição, editora, categoria e tipo de conteúdo são alguns dos atributos a se considerar.

Autor 

Existem autores que são consagrados e conhecidos não só pela competência, mas também pelos livros que escrevem e programas de TV que possuem. Adquirir o livro de um autor já consagrado é uma forma de acertar na escolha.

Imagens e fontes 

Imagens e fontes são importantes, pois auxiliam melhor a compreensão de onde se quer chegar com a receita e, no caso das fontes, transmitem segurança e confiabilidade.

Especialidades 

Embora a grande maioria dos livros sejam genéricos, ou seja, tratam de dezenas e até centenas de pratos e receitas, muitos são específicos. Nesse review mesmo tem livros de comida vegana, comida italiana, pães em geral e até bolos. 

Normalmente, os livros especializados são criados pensando em pessoas também especializadas. O que não impede, no entanto, que pessoas leigas também possam fazer a receita com segurança.

Perguntas frequentes 

Quais os melhores livros de culinária?

Os 7 melhores livros de receitas culinárias, incluindo low carb e vegetarianas, estão em nossa lista acima.

Qual o melhor livro de culinária para iniciantes?

O melhor livro de culinária para iniciantes é o Rita, Help! Me ensina a cozinhar, da renomada chef Rita Lobo.

Como escolher o livro de culinária ideal?

Para não ter erro, defina primeiro o objetivo da leitura, em seguida escolha conforme os temas versados e o estilo que se deseja. Tipo de capa, editora, autor, número de páginas e tipo de conteúdo são fatores importantes a serem considerados no momento da aquisição.

Qual o melhor livro da Rita Lobo?

O melhor livro da Rita Lobo é o Cozinha Prática.

O que fazer para aprender a cozinhar sozinho?

A primeira coisa a se fazer é ler calmamente a receita e pré-aquecer o forno, se for necessário. Em seguida verifique se está tudo à mão (lembre-se de lavar as mãos e os comestíveis). Por fim, cozinhe com atenção e cautela.

O que fazer para ser uma boa cozinheira?

Para ser um bom cozinheiro é preciso dedicação e interesse, como em tudo o mais. Mas, se sua intenção é ser um chef profissional, o ideal é fazer um curso de Gastronomia.

Conclusão: qual o melhor livro de receita 

A melhor opção de compra é Sal, gordura, ácido, calor: Os elementos da boa cozinha. Esse é considerado um dos melhores livros de receitas do mundo. Samin Nosrat, a autora, já ensinou uma geração inteira de cozinheiros, incluindo o autor best-seller Michael Pollan. 

Sua filosofia é totalmente descomplicada, porém muito eficiente: dominando o uso de somente quatro ingredientes, qualquer prato que você fizer ficará gostoso.

O livro com a melhor relação custo-benefício é o Rita, Help! Me ensina a cozinhar. Rita Lobo dispensa apresentações porque é uma das mais famosas e antigas chefs do Brasil. 

Para ela, cozinhar é como ler e escrever: deveria ser ensinado nas escolas. Enquanto isso não acontece, ela vai tentando ensinar sozinha mesmo. É diretora e criadora do “Panelinha”, e é ferrenha defensora de uma alimentação mais saudável.

Agora que já tem conhecimento dos melhores livros de receitas, escolha o que melhor lhe agrada e deixe à mão, de preferência na cozinha, para sempre usá-lo no preparo de alguma receita.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *