Os 5 Melhores Licores em 2021

Se você gosta de licor e, como muitos, acha que os únicos que existem são o de cassis e marula, temos uma boa notícia. Vamos lhe apresentar os melhores licores disponíveis no mercado.

E, acredite, são tão deliciosos quanto os que você já conhece, só que de café, jabuticaba e vários outros tipos. Você sabia que existem licores que passam pelo processo de destilação junto com outros tipos de bebidas como whisky, conhaque e tequila?

Sabia que existem bebidas que muitos consideram como whisky mas que na verdade são licores de whisky? É importante saber diferenciar isto, para poder entender melhor a nossa relação abaixo.

Melhores licores do mercado para comprar online

Veja agora as especificações detalhadas e lista sobre os licores que escolhemos como sendo os melhores.

1. Licor 750 ml – Fireball

Sabor natural de canela

Esse licor é produzido com o mais puro whisky canadense e vem acompanhado de tons naturais de canela picante.

Por ser doce na medida exata, ou seja, nem muito, nem pouco, a canela dá um toque especial ao sabor, acasalando muito bem com a bebida.

Seu sabor acentuado de canela, associado à ardência, faz esse licor cair no agrado até de quem não curte muito a bebida. 

Ele é ideal para aquelas noites mais geladas. Pode ser degustado ao natural, gelado, com gelo ou diluído em outras bebidas.

É disponível em garrafa de 750 ml, teor alcoólico de 33% e seu país de origem é o Canadá.

Prós

Contras

✅ Feito com puro whisky canadense

🚫 -

✅ Sabor acentuado de canela

2. Licor 700 ml – Cointreau

Mais versátil do mundo

Este é o licor mais versátil do mundo, sendo utilizado numa infinidade de drinks. Para se ter uma ideia, James Bond e a atriz e modelo norte-americana Dita Von Teese já fizeram publicidade para esse delicado licor francês.

Esse licor é feito a partir de um blend excepcional de cascas de laranjas amargas e doces. Possui uma multiplicidade de aromas e seu gosto é aveludado.

Entre tantos drinks nos quais é o protagonista,  podemos citar o Cosmopolitan. Além deste, outros incontáveis drinks foram inventados para serem feitos exclusivamente com essa bebida, como Cointreaupolitan e Cointreau caipirinha.

Vem acondicionado em garrafa de 700 ml, seu teor alcoólico é de 40% e é originário da França.

Prós

Contras

✅ Usado para múltiplos drinks

🚫 -

✅ Blend excepcional de cascas de laranja

3. Licor 700 ml – Frangelico

Garrafa em forma de monge

O nome desse licor se deve a uma homenagem feita ao monge pioneiro em sua destilação, através de uma fórmula confidencial.  Essa honraria se deu em meados de 1978, quando este licor passou a ser comercializado, longos 300 anos depois de ser concebido.

As avelãs, um de seus principais compostos, são colhidas até nossos dias no território de Piemonte. Além das avelãs, baunilha, café, cacau e ervas finas compõem seus ingredientes principais.

Trata-se de um licor delicioso, muito famoso e muito flexível, pois pode ser apreciado puro, acompanhando café ou sobremesa, com gelo e em drinks.

Esse licor criado pelos monges italianos, portanto italiano, tem um tipo de álcool neutro e seu teor alcoólico é de 24%.

Prós

Contras

✅ Irresistível sabor de avelã

🚫 -

✅ Garrafa em forma de frade

4. Licor 750 ml – Baileys

Exportado para 180 países

Para se ter uma ideia, esse licor irlandês é umas das bebidas mais populares do mundo, e a 6ª mais consumida. Sua exportação é feita para 180 países.

Por ocasião do Natal nos Estados Unidos, ele se transforma na bebida alcoólica mais comercializada. Isto se dá porque além de saboroso é uma boa opção para presentear. 

Começou a ser distribuído para o mercado no ano de 1974, na cidade de Dublin, capital da República da Irlanda, que se localiza na costa leste do país, na embocadura do Rio Liffey.

É produzido com puro creme de leite irlandês, baunilha e cacau, em um processamento bem simples, porém secreto.

Não só é muito saboroso, como também é polivalente, dando alternativas de consumo várias.

É apresentado em garrafa de 750 ml e seu teor alcoólico é de 17%.         

Prós

Contras

✅ 6ª bebida alcoólica mais consumida  mundo

🚫 -

✅ Ótima opção para presentear

5. Licor Limoncello 700 ml – Villa Massa

Primeiro Limoncello do mundo

Este licor é o precursor e o mais afamado dos limoncellos do mundo. É concebido em Sorrento, uma cidade costeira no sudoeste da Itália.

O que torna esse licor único e especial é o dele ser produzido com limões plantados em uma região tida como perfeita para o plantio de frutas cítricas, gerando limões famosos por seu aroma sem igual.

Nasceu de uma fórmula da família Massa, e era produzido para jantares e festas. Somente em 1991 foi iniciada sua distribuição e seus limões até hoje são apanhados à mão e com muito zelo, gerando um licor fresquíssimo e cítrico.

É ofertado em garrafas de 700 ml, seu teor alcoólico é de 30% e seu país de origem é a Itália.

Prós

Contras

✅ Primeiro Limoncello do mundo

🚫 -

✅ Limões colhido à mão 

Como escolher o melhor licor

O licor possui uma infinidade de utilizações no universo gastronômico. É possível consumi-lo puro, neste caso usa-se taça ou como complementação a várias outras modalidades de doces, pratos quentes e drinques.

Trata-se de uma bebida sui-generis, com essência exótica e com profusão de aromas.

Há quem prefira bebê-lo depois das refeições como complemento à digestão, e há também quem prefira tomá-lo como drinque em uma reunião de amigos ou mesmo em comemorações com recepção.

Convenhamos, portanto, que não é uma má ideia ter pelo menos uma garrafa de seu licor preferido em casa.

Na hora de escolher é que surge o dilema, pois existem diversas alternativas, como tipo do álcool utilizado, sabor e origem.

Vamos detalhar esses requisitos para facilitar para você.

Tipos de licores

  • Licores de frutas: Os mais procurados licores de frutas são aqueles que vêm com a fruta no interior da jarra, tornando-o muito mais charmoso e apetitoso, seja com gelo ou sem.É possível ainda adicioná-lo em coquetéis, saladas de frutas ou, acredite, em coberturas de sorvetes.
  • Licores Xaropes:  A marca mais conhecida que produz este tipo de licor é a Kaly. Trata-se de um produto da Stock, fruto de exaustivas pesquisas cujo resultado foi uma harmonização impressionante de extratos de flores e frutas. Dessa forma incrementa os drinks, cafés e refrescos, dando uma pitada estilosa e muito interessante aos pratos. Essa modalidade é sem álcool, isto é, todos, inclusive crianças,  podem bebê-lo sem problemas.
  • Licores de café: Por contrastar de modo bem nítido com todo tipo de comidas adocicadas, este licor é muito usado na preparação de sobremesas, bem como numa gama imensa de coquetéis.

Existe ainda uma infinidade de tipos e sabores de licores além dos citados acima. Daí, é aconselhável estudar a procedência e os modos mais comuns de usar o produto, e assim eliminar a chance de errar na mão.

Como será servido?

Para se escolher o licor com acerto é preciso pensar em como se pretende servi-lo. Este é um detalhe decisivo, pois existem produções de toda espécie, tudo conforme sua utilização futura.

Uma boa ilustração disso são os licores que contêm muito creme, como o popular Amarula. Por ter a essência da fruta marula, é aconselhado ser usado em coquetéis, uma vez que seu paladar é muito semelhante ao da baunilha, ou simplesmente puro com algumas pedras de gelo.

Escolhendo pela procedência

Os licores clássicos, mais conhecidos, são geralmente importados, alguns com fórmulas que atravessam os séculos.

Os licores nacionais são mais atuais, mesmo assim não ficam devendo em matéria de qualificação. 

Licores nacionais

Apesar de vários licores brasileiros serem cópias claríssimas dos importados com melhor reputação – veja os de chocolate e nozes – têm, por incrível que pareça, o mesmo nível de sabor.

Outra vantagem é que seu preço é mais em conta, o que constitui um atrativo a mais para suas variadas utilizações.

Para se ter uma prova de como são imaginativos, os produtores nacionais criaram licores feitos com cachaça e frutas típicas, como os populares açaí e jabuticaba, e até mesmo banana.

Isso faz dos nossos licores incomparáveis em matéria de originalidade e gostos exóticos.

Licores importados

Por ser uma bebida globalmente conhecida, cada país desenvolveu uma especialização, tornando, algumas vezes, um emblema da região.

A Amarula, mais especificamente, é produzida com a planta Marula, originária da África; o famigerado italiano Frangelico, e o Bailey’s, fabricado com whisky irlandes.

Esses nomes ficam tão entranhados na cabeça das pessoas que passam a ser designadas pelo próprio nome, e não mais como licor.

Então, se tiver interesse em conhecer as particularidades das bebidas de cada nação, inicie pelos  licores, pois cada país tem o seu licor particular, produzido com ingredientes locais.

Tipos de álcool

Outra dica interessante é pesquisar qual o tipo de álcool com que é produzido o produto. Licores podem ser produzidos com várias modalidades de álcool, tais como álcool neutro refinado – sem aroma e sem sabor -, ou com bebidas alcoólicas como whisky, rum, cachaça e vodka. 

Esta última é muito usada como substituta do álcool refinado, pois tem propriedades semelhantes.

Licor de bebidas já existentes

Sabia que você pode tomar um licor produzido com sua bebida predileta? Pois é, isso é possível. Legal, não?

Existem licores feitos com conhaque, whisky, rum e cachaça. Esta é uma boa forma de acertar na escolha do licor, ou seja, comece pelo que leve uma bebida que já é do seu agrado.

Além desses, existem ainda licores de cachaça com jabuticaba, rum com coco e conhaque. Não esquecendo que os licores feitos com essas bebidas têm o sabor das essências e frutas alterado, por razões óbvias.

Licor de álcool neutro

Como o álcool é o principal ingrediente na composição do licor, deve-se dar uma atenção especial a ele, para que seja de boa procedência. 

Um dos mais comuns e muito bem aceito na fabricação dessa bebida é o álcool neutro, refinado e destilado de cereais.

Sua grande virtude é ser insípido e sem cheiro, o que o torna compatível com quaisquer outros ingredientes. Isso o faz formar um belo par com frutas, frutos, ervas e essências.

A vodka tem quase os mesmos requisitos do álcool neutro, pois não tem cor nem cheiro.

Escolha pelos componentes

Outra forma interessante de escolher seu licor é pelas frutas e essências que você prefere. Você terá uma margem de erro muito pequena agindo assim.

Determinados licores podem combinar com dezenas de essências e ervas. Não importa se contém apenas um ingrediente ou vários ao mesmo tempo. Algum, com certeza, irá agradá-lo.

Teor alcoólico

Licores são bebidas com teor alcoólico normalmente elevado e sabores acentuados. Existem os mais adocicados, com mais creme e produzidos com álcool neutro.

Nestes casos você encontrará mais dificuldade em detectar o gosto do álcool, por isso é interessante considerar o nível de álcool presente na bebida.

Uma dosagem alta de álcool pode ser consumida involuntariamente assim.

Perguntas Frequentes

Qual o melhor licor de pêssego?

O melhor licor de pêssego é o Licor Marie Brizard Pêssego 700 ml.

Qual o melhor licor de cassis?

O melhor licor de cassis é o Jean de Dijon Licor Creme de Cassis de Dijon, 670ml.

Qual o melhor licor de chocolate?

O melhor licor de chocolate é o Licor de Chocolate Stock, 720ml,

Conclusão: qual o melhor licor

O licor com a melhor relação custo/benefício é o Licor Fireball 750 ml.

Ele é produzido com o mais puro whisky canadense e vem acompanhado de tons naturais de canela picante.Por ser doce na medida exata, ou seja, nem muito, nem pouco, a canela dá um toque especial ao sabor, acasalando muito bem com a bebida.

Seu sabor acentuado de canela, associado à ardência, faz esse licor cair no agrado até de quem não é muito fã da bebida. 

A melhor opção de compra é o Licor Limoncello Villa Massa 700 ml.

Este licor é o precursor e o mais afamado dos limoncellos do mundo. É concebido em Sorrento, uma cidade costeira no sudoeste da Itália.

O que torna esse licor único e especial é o dele ser produzido com limões plantados em uma região tida como perfeita para o plantio de frutas cítricas, gerando limões famosos por seu aroma sem igual.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *