Os Melhores Fogões 6 Bocas em 2022

Antes de passar as dicas sobre o melhor fogão 6 bocas, devemos alertá-lo que este eletrodoméstico foi criado pensando em famílias maiores, em pessoas que cozinham quantidades maiores, como pessoas que fornecem marmitas, por exemplo.

Que o fogão é um item que toda cozinha precisa ter nós já sabemos. A dúvida nesse artigo de hoje é sobre as vantagens e desvantagens em ter um fogão desse tamanho. Adiantamos que a fabricação desses fogões está sendo substituída pelos fogões de 5 bocas.

Independentemente dessa preferência dos consumidores e consequente reação dos fabricantes, vamos lhe apresentar os 6 melhores fogões de 6 bocas, escolhidos a dedo. Acompanhe até o final e tire suas dúvidas.

Melhores Fogões 6 bocas para comprar online 

Leia com atenção e tire suas próprias conclusões sobre os melhores fogões de 6 bocas do mercado.

Forno com visor panorâmico de vidro duplo

Bom padrão de qualidade

Boas funciMelhor relação custo-benefício 6 bocasonalidades

Melhor fogão 6 bocas

Forno revestido com tecnologia Total Clean

1. Fogão 6 bocas Fratello – Mueller

Fogão 6 bocas Fratello - Mueller

Em primeiro lugar é preciso dizer que os fogões Mueller são entregues ao consumidor para funcionar com gás liquefeito de petróleo (glp). Para fazer a conversão para gás natural (gn) é preciso pedir o atendimento nos postos autorizados.

A linha de fogões Fratello têm 6 bocas e foram criados para atender todo tipo de necessidade na cozinha. Seu design combina com todo tipo de cozinha, é fácil na hora de limpar e permite preparos mais ágeis. 

Seu forno é o maior da categoria e ainda tem visor panorâmico com vidro duplo, permitindo enxergar as receitas pelo lado de fora. Os puxadores são em metal bastante sólido.

Os pés do fogão são mais altos do que o normal, propiciando um conforto maior. O painel é inclinado e os botões retiráveis, auxiliando a ergonomia e a limpeza.

Prós

Contras

✅ Forno com visor panorâmico

🚫 Não tem pés niveladores

✅ Acendimento automático total

✅ Botões removíveis e painel inclinado

2. Fogão 6 bocas Waves All Black – Itatiaia

Fogão 6 bocas Waves All Black - Itatiaia

Esse fogão 6 bocas All Black fabricado pela Itatiaia é um modelo básico, porém muito apropriado. Sua mesa é de vidro duplo e queimadores de alumínio, dando um aspecto a um só tempo estiloso e robusto.

O forno autolimpante de 88 litros tem bastante espaço para todo tipo e tamanho de receitas. O queimador da linha Waves é maior, dando mais agilidade e eficácia ao cozimento. A porta do forno tem 2 estágios de abertura, auxiliando na colocação e retirada das refeições.

Para acender a chama basta apertar o botão e rodar o manípulo. O forno tem puxador muito bem projetado, de maneira que não é possível esbarrar na porta ao abri-lo.

As trempes são robustas e simples de usar, e acolhem muito bem as panelas. A lâmpada da luz do forno é blindada, o que garante segurança na visibilidade.

Prós

Contras

✅ Acendimento automático

🚫 Grelhas perdem esmalte facilmente

✅ Mega chama

✅ Forno autolimpante

3. Fogão 6 bocas Waves – Itatiaia

Fogão 6 bocas Waves - Itatiaia

Como é um eletrodoméstico que emite chama, as pessoas normalmente se preocupam em adquirir um eletrodoméstico que seja o mais seguro possível. Foi pensando nessas pessoas que a Itatiaia lançou o fogão Waves de 6 bocas.

Além de estiloso, tem uma mesa de aço brilhante, acendimento automático, queimadores de alumínio resistentes, grandes em aço esmaltado e uma boa relação custo-benefício.

Para acender as trempes não é preciso fósforo, pois possui acendimento automático e chamas bem altas. O forno não oferece nenhum tipo de perigo, tem puxador de fácil manuseabilidade, luz interna e portas com dobradiças de vários estágios.

O forno possui tecnologia autolimpante, isto é, pode ser higienizado sem muito esforço. Para facilitar a limpeza os botões podem ser retirados, permitindo limpar lugares difíceis.

Prós

Contras

✅ Boa relação custo-benefício

🚫 Não possui acabamento inox

✅ Queimadores diferentes

✅ Luz interna

4. Fogão 6 bocas BFS6NCBUNA – Brastemp

 Fogão 6 bocas BFS6NCBUNA - Brastemp

Você costuma fazer almoços e refeições para muitas pessoas, sejam familiares e amigos ou mesmo profissionalmente? Se sim, o fogão de 6 bocas é o indicado para você. Nele podem ser colocadas 6 panelas ao mesmo tempo, agilizando todo o processo.

Tem acabamento em inox e suas grades são resistentes e duplas, suportando sem o menor problema as panelas mais encorpadas. Conta com apenas uma prateleira e uma luz interna que facilita a visualização dos alimentos. Sua capacidade total é de 96 litros

Por ser um fogão de piso, a limpeza da cozinha pode ser feita com muita rapidez. O acendimento é automático e o fogão é bivolt, ou seja, pode ser 110V ou 220V.

As grades têm formato duplo, o que dá mais equilíbrio às panelas. O forno tem capacidade de 96 litros, o suficiente para acomodar todo tipo de assadeira.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Cleartec

🚫 Tem somente uma prateleira

✅ Modelo em inox

✅ Modelo em inox

5. Fogão 6 bocas Moderatto – Mueller

Fogão 6 bocas Moderatto - Mueller

Um dos pontos positivos deste Moderatto Mueller é seu painel ergonômico que proporciona uma pegada agradável e muito confortável, além de ser fácil de operar os botões. Seus pés são altos e evitam que a sujeira se acumule por baixo do eletrodoméstico.

Tem visão panorâmica que permite enxergar o forno sem precisar abrir a porta, grade com 2 opções de altura, puxador de metal e porta de vidro. 

A tecnologia Total Clean garante facilidade para as 3 grades serem higienizadas, além dos queimadores e da mesa em inox. O forno esquenta os lados por igual, deixando os pratos totalmente cozidos. 

A tecnologia Total Clean é um revestimento que facilita muito a limpeza, incluindo borrões de gordura e outros restos de alimentos que estejam grudados.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Total Clean

🚫 Não tem luz interna

✅ Revestimento antiaderente

✅ Grande capacidade

Para que serve o Fogão 6 bocas? 

Antes de adquirir seu fogão de 6 bocas é preciso conhecer alguns detalhes para não se arrepender da compra futuramente. De todo modo, quando comparados com os modelos de 4 e 5 bocas é que se vê que tem poucas opções para escolher.

A maior vantagem de um fogão de 6 bocas é a grande quantidade de queimadores. Com 6 bocas disponíveis é possível preparar muitos pratos ao mesmo tempo. Suas chamas também são maiores e, por isso, as refeições são feitas com mais rapidez. 

Assim, é uma alternativa interessante para quem é do ramo da gastronomia. Não é incomum encontrar esse tipo de fogão na versão industrial. Eles costumam ser mais fortes e mais potentes, preparados para um trabalho mais duro.

Veja as principais vantagens:

  • chamas mais fortes;
  • refeições ficam prontas em menos tempo;
  • têm versão industrial;
  • ideais para negócios na área da gastronomia;
  • pode-se preparar vários alimentos simultaneamente.

Mas não só de vantagens vive um fogão de 6 bocas. Ele também tem desvantagens. O tamanho pode ser uma delas, pois eventualmente não caberá num local onde se encaixa um de 4 ou 5 bocas. O espaço que ele ocupa é maior.

A verdade é que os fogões de 6 bocas não caíram muito no gosto popular, suas vendas não são das melhores, e por isso as fábricas estão focando nos fogões de 4 e 5 bocas. 

Essa é a razão pela qual os fogões de 6 bocas são difíceis de encontrar, e quando são encontrados oferecem poucas alternativas de escolha. 

Outro ponto importante a ser considerado é seu preço. Como tem mais bocas, seu preço é maior do que os modelos com menos queimadores.

As principais desvantagens são:

  • preços altos;
  • poucas opções para escolha;
  • ocupam muito espaço.

Como escolher o melhor Fogão 6 bocas 

Cozinhar, seja profissionalmente ou como hobbie, é uma atividade que agrada uma parcela significativa das pessoas. Para elas, não se trata apenas de cozinhar, mas de um ritual onde se mistura ingredientes para uma refeição mágica.

Ter as ferramentas e os equipamentos certos ajuda muito nessa tarefa, facilitando o trabalho mais chato e pesado. O fogão, é claro, é um elemento de fundamental importância nesse processo. 

Por isso é imprescindível conferir as características de cada um para ver se encaixam em seu perfil de cozinheiro. Fizemos uma lista para ajudá-lo nessa questão.

Tamanho

As dimensões do produto devem ser checadas antes de levar seu fogão de 6 bocas para casa. É aconselhável, antes de mais nada, medir o local onde se pretende colocá-lo.

 Deve-se considerar principalmente a largura, mas também a profundidade e a altura do espaço reservado para acomodar o equipamento. 

Por ser um aparelho grande, a largura normalmente varia entre 70 e 80 centímetros, a profundidade de 50 a 70 centímetros e a altura de 75 a 96 centímetros. Vale a pena, portanto, ficar ligado nisso. 

Não custa muito fazer o cálculo exato antes de comprar, para evitar dores de cabeça futuras.

Capacidade do forno

O forno é tão importante ou mais do que os queimadores, dependendo do estilo do cozinheiro. É nele que reside a mágica dos assados, bolos e muito mais. Mas, para que tudo corra dentro do previsto, é necessário checar sua capacidade.

Quando for adquirir seu fogão de 6 bocas não se esqueça de checar o tamanho interno do fogão, pois a capacidade varia bastante e, conforme o que for fazer com mais frequência é conveniente optar por um forno maior.

E não é só a dimensão que interessa, mas também o tipo de aquecimento. Existem modelos que usam o gás para o aquecimento, outros têm o forno elétrico. Há ainda os modelos que possuem os 2 tipos, o que torna o fogão mais versátil.

Queimadores

A potência dos queimadores faz muita diferença no momento de preparar a refeição. Quanto mais potente é o queimador, mais rápido ele prepara os pratos. Eles também podem ter tamanhos variados. 

Isso permite usar as panelas de forma apropriada, desde as menores até as maiores. Geralmente o tamanho está relacionado com a potência, ou seja, quanto maior o queimador, maior a potência. 

Como esse tipo de fogão tem 6 bocas, o mais comum é vir queimadores grandes, médios e pequenos. A potência dos queimadores menores costuma variar de 1500W a 2000W. Os médios oscilam próximo dos 2500W. 

Já os grandes estão acima de 3000W. Outra característica interessante é a tripla chama. Não são todos os modelos que possuem. 

Esse tipo de queimador tem 3 anéis de fogo, fazendo aumentar a chama e distribuindo o calor por igual, terminando a cocção mais rápido. Existem ainda os quadrichamas e os mega-chama que têm ótima potência também.

Perguntas frequentes 

Qual é a melhor marca de fogão?

A melhor marca de fogão de 6 bocas é a Itatiaia.

O que é melhor fogão de 5 ou 6 bocas?

A diferença entre um fogão de 5 e de 6 bocas é que a quinta boca do fogão de 5 bocas, que fica no meio, costuma ter uma chama muito maior. Foi projetado exatamente com esse intuito, de aquecer ou preparar pratos com mais velocidade, pois o fogo é maior.

Qual fogão não enferruja?

O fogão que não enferruja é o fogão fabricado em aço inox. Portanto, se você prefere um eletrodoméstico que dure por muito mais tempo sem enferrujar, mais moderno e mais fácil de limpar, você deve adquirir um modelo inox.

Como escolher um fogão de qualidade?

Para escolher um fogão que seja compatível com seu perfil, pense na frequência com que será usado, o tamanho e o espaço à disposição, dê preferência aos mais fáceis de higienizar e opte por aquele que mais resolve suas necessidades e seu gosto pessoal.

O que levar em conta na hora de comprar um fogão?

A quantidade de bocas e o tamanho do forno são importantes de serem avaliados quando for comprar um fogão. Mas não só isso. O tipo de acendimento, o tipo de mesa de cocção e o acabamento também devem ser levados em conta quando for adquirir o seu fogão.

É melhor fogão preto ou branco?

O fogão branco, normalmente, é mais básico e sóbrio, enquanto o de inox é mais chamativo, mais vanguardista. Já o fogão preto tem uma pegada mais sóbria, ousada e sofisticada.

Qual o melhor fogão: mesa de vidro ou inox?

As mesas de vidro são lindas e também muito resistentes, mas como todo vidro, corre o risco de quebrar. O inox não quebra, porém pode deformar com alguma batida. 
A cada dia os fabricantes de fogões diminuem a espessura da chapa dos fogões de inox, para baratear e conseguir competir com modelos mais simples.

Conclusão: Qual o melhor Fogão 6 bocas 

Depois de tudo o que foi exposto acima, já podemos cravar qual é o melhor fogão de 6 bocas. O nosso escolhido é o Fogão Brastemp 6 bocas Branco – Bivolt – BFS6NCBUNA

Tem acabamento em inox e suas grades são resistentes e duplas, suportando sem o menor problema as panelas mais encorpadas. Sua capacidade total é de 96 litros. Por ser um fogão de piso, a limpeza da cozinha pode ser feita com muita rapidez. 

O nosso fogão de 6 bocas escolhido como o que tem a melhor relação custo-benefício é o Fogão Waves 6 bocas – Acendimento automático – Itatiaia Bivolt. Foi projetado pensando na segurança em primeiro lugar. O forno possui tecnologia autolimpante.

Para acender as trempes não é preciso fósforo, pois seu acionamento é feito de modo automático. Para agilizar a limpeza os botões podem ser removidos, fazendo com que se chegue a lugares difíceis de maneira fácil.

Lembramos, por fim, que um fogão com 6 bocas pode, em muitos casos, ser substituído, com vantagem, por um de 5 bocas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.