As 5 Melhores Facas Elétricas em 2022

Se você está procurando saber qual a melhor faca elétrica é porque, de alguma forma, ouviu falar sobre as vantagens de se ter o produto. A faca é, certamente, um item indispensável em qualquer cozinha. Faca elétrica, então, nem se fala.

A tecnologia nos presenteou com esse utensílio que nos auxilia de modo extremamente eficaz no corte de todo tipo de alimento, desde frutas até carnes congeladas.

Fazer uso desse equipamento é muito simples: é só plugar na tomada, acionar o botão liga/desliga e encostar a lâmina no alimento a ser cortado. O resto ela faz sozinha. Ela não só agiliza e colabora no processo, mas corta fatias na espessura exata do seu gosto.

Melhores Facas Elétricas para comprar online 

Fizemos uma relação com as 5 melhores facas elétricas em 2022 para ajudar em sua escolha.

1. Faca Elétrica Power Blade – Black & Decker

Faca Elétrica Power Blade - Black & Decker

Essa faca elétrica Power Blade FEL 150, fabricada pela Black & Decker, possui lâminas removíveis em inox e trava de segurança, que protege contra o uso indevido. Tem 120 watts de potência, cortando alimentos de variadas espessuras e grau de rigidez.

É leve, descomplicada de manusear e possui cabo ergonômico, tornando-a fácil de mover com as mãos, tanto a destros quanto a canhotos. 

O cabo elétrico tem 1,22 m de comprimento. Sua lâmina dupla autoriza cortes tanto em alimentos maleáveis quanto consistentes. Fazer a limpeza é muito simples: é só tirar as lâminas para não causar problemas ao aparelho.

✅ Lâminas de aço inox

✅ Cabo ergonômico

✅ Trava de segurança

🚫 Possui somente uma lâmina



2. Faca Elétrica Pfc01s – Philco

Faca Elétrica, Pfc01s - Philco

Essas faca PFC01S produzida pela Philco é mais cara um pouco do que alguns modelos, porém tem alguns diferenciais interessantes. Acompanha duas lâminas de aço inox, sendo uma para destrinchar e outra para pães, podendo ser usada em outros tipos de alimentos.

Sua forma se encaixa perfeitamente à mão e, somada aos botões de simples acesso tornam esse aparelho muito cômodo de manusear.

Seu cabo elétrico é um pouco maior do que a média, medindo 1,7 m, tem suporte de madeira para as lâminas serem guardadas com mais segurança e tem 120 watts de potência. As lâminas são removíveis e não enferrujam nunca.

✅ Suporte de madeira para guardar

✅ 120W de potência

✅ Cabo elétrico de 1,7 m

🚫 Cabo branco suja com facilidade



3. Faca Elétrica 220V FA-01 – Mondial

Faca Elétrica 220V FA-01 - Mondial

Se o que você procura é ligeireza e objetividade na cozinha, essa faca produzida pela Mondial lhe servirá. Cortar alimentos com exatidão deixou de ser um problema, isso é coisa do passado. Com lâmina dupla e 100 watts de potência, ela é a solução que faltava.

Sua grande potência permite ser utilizada tanto no corte de alimentos delicados quanto nos mais rígidos. E ainda serve para desossar alimentos.

Sua ergonomia é um dos principais atrativos, podendo ser utilizada com tranquilidade tanto por destros quanto por canhotos, sem perigo de errar no corte. Tem sistema de liberação das facas, trava de segurança e lâminas duplas. O cabo elétrico mede 1,20 m.

✅ Lâminas duplas

✅ Cabo ergonômico

✅ Trava de segurança

🚫 Possui somente uma lâmina



4. Faca Elétrica NutriChef – Pyle

Faca Elétrica NutriChef - Pyle

Essa faca elétrica Nutrichef PKELKN16 produzida pela Pyle é muito fácil de ser manuseada. Com ela você consegue cortar variados tipos de alimentos sem precisar fazer muita força. As lâminas se movimentam com rapidez, levando menos tempo que o corte convencional.

As fatias ficam rígidas, e sem a necessidade de fazer o vai-e-vem da serra, tampouco a forte pressão de uma faca tradicional. O corte motorizado é preciso e vigoroso.

A alça foi ergonomicamente criada para uma manuseabilidade segura e cômoda. Possui trava de segurança que deixa a lâmina no lugar apropriado para um corte livre de perigo. Acompanha um bloco de madeira artesanal para acomodar as peças.

✅ Duas lâminas resistentes em aço inox

✅ Corte motorizado vigoroso

✅ Bloco de madeira para guardar as peças

🚫 Cabo branco suja com facilidade



5. Faca elétrica – Cuisinart

Faca elétrica - Cuisinart

Essa faca elétrica fabricada pela Cuisinart alia performance e polivalência a um motor potente, uma lâmina de aço inox que faz com maestria o trabalho de fatiar alimentos. É serrilhada para melhorar ainda mais o corte, e ainda pode ser levada ao lava-louças.

Trata-se de um modelo perfeito para quem faz usos diversificados. Ela corta legumes, queijos, pães e carnes com destreza devido ao seu motor de 100 watts.

A lâmina da faca é dupla e confeccionada em aço inoxidável, e ainda possui um afiamento contínuo. Seu corpo é ergonômico e dotado de material antiderrapante, o que torna seu uso mais protegido. |O cabo de energia mede 1,5 m.

✅ Lâmina dupla

✅ Afiamento constante da lâmina

✅ Cabo de energia com 1,5 m

🚫 Um pouco pesada



Para que serve a Faca Elétrica? 

Até o fim desta resenha você saberá que a faca elétrica é o apetrecho ideal para destrinchar e cortar todo tipo de alimento. Ela não só agiliza seu trabalho, mas ainda deixa as fatias lisas e bonitas, sem quebrar ou esfarelar.

Quem costuma preparar refeições para um grande número de pessoas sabe que, além de tempo, é necessário algum esforço físico. Saber fazer o corte da maneira correta ajuda a economizar tempo e poupar esforço. As facas elétricas têm exatamente essa finalidade.

Algumas das vantagens desse tipo de faca são:

Praticidade

Não há nada mais prático do que colocar uma faca elétrica para funcionar: é só engatar as lâminas, conectar o aparelho na tomada e fazer funcionar através do botão liga/desliga. Então é só encostar a faca no alimento e pressionar devagar.

Durabilidade

Como são confeccionadas em aço inox, as lâminas desse produto não enferrujam nunca. De todo modo, nunca é demais fazer a higienização e a manutenção de tempos em tempos.

Segurança

Existe um sistema de segurança na faca elétrica que impede o acionamento das lâminas de forma involuntária. Esse recurso é muito útil principalmente para quem tem crianças pequenas por perto.

Ergonomia

O cabo da faca elétrica foi projetado de forma ergonômica, facilitando o uso do objeto. Não faz diferença se você é canhoto ou destro, a ergonomia favorece a manuseabilidade de ambos.

Design

Como tem um design arrojado e vanguardista, a faca elétrica deixa sua cozinha mais elegante. Existem modelos com o cabo vermelho, preto ou branco. Como é desmontável, a faca elétrica não ocupa espaço na gaveta da cozinha.

Limpeza

A limpeza da faca elétrica é algo muito simples de fazer. A única coisa a ser feita é apertar o botão que desprende o cabo das lâminas, lavar de preferência com detergente neutro e água corrente, secar e guardar. Então é só esperar pelo momento de ser usada novamente.

Versatilidade

Talvez você já tenha concluído que a faca elétrica é versátil. E é mesmo, pois é capaz de fatiar e cortar diversos tipos de alimentos. Para cada alimento deste, no entanto, existe uma técnica específica para o uso da faca. São elas:

  • pães: para cortar pães deve-se usar a lâmina com serra e, caso o pão seja duro, faça movimentos de vai e vem com a lâmina;
  • frutas e legumes: para cortar frutas e legumes o melhor é usar lâmina sem serra, fazendo o movimento de vai e vem na transversal;
  • frios: as fatias de frios saem todas idênticas e na espessura escolhida, assim como queijo e presunto que, nesse caso, a faca deve ser usada na horizontal;
  • carne assada: a faca deve ser a mais fina e serrilhada, e usada na diagonal para a fatia não ficar sem a cobertura crocante e sem consistência;
  • sobremesas: deve-se utilizar a lâmina lisa para que o visual da sobremesa fique caprichado;
  • carnes congeladas: o macete é colocar a peça em uma tábua, segurar com força, encostar a faca levemente e deixar que ela própria faça o movimento de corte.

Como escolher a melhor Faca Elétrica 

Para acertar na escolha da faca elétrica que melhor irá lhe servir, considere as seguintes características:

Comprimento do cabo

A faca deve ter um bom comprimento do cabo para garantir mais mobilidade ao ser usada. Pode parecer que esse é um detalhe de pouca importância, mas não é. A extensão do cabo nesse tipo de aparelho faz uma grande diferença, dispensando o uso de extensões.

Tipo de lâmina

O tipo de lâmina da faca elétrica é importante, pois elas precisam ser higienizadas com muita frequência e, quando podem ser retiradas, auxiliam muito no processo. 

A boa notícia é que a maioria das marcas projetaram modelos com lâminas que podem ser removidas. O corpo do aparelho também pode ser limpado, sempre conforme orientações do fabricante.

Potência

O ideal é que o equipamento tenha 100 watts ou mais. Essa é uma potência que normalmente dá conta do recado, porém, modelos com mais potência podem ser mais eficientes, conforme o caso. 

Resumindo: quanto maior for a potência, maior performance e mais facilidade a faca elétrica encontra para fazer os cortes nos diversos tipos de alimentos. Para não ter dúvidas, escolha um dispositivo que tenha 120 W.

Perguntas frequentes 

Qual a melhor marca de faca elétrica?

As melhores marcas de faca elétrica são Black & Decker, Philco e Mondial.

O que a faca elétrica corta?

Como a faca elétrica possui um corte muito preciso, é possível cortar desde pães e queijos até nervos, tendões e ossos. No caso da carne assada, para fatiar sem quebrar ou esfarelar, o macete é usar a faca elétrica na diagonal.

Pode cortar osso com faca elétrica?

Sim, a faca elétrica consegue cortar ossos sem o menor problema.

Como funciona a faca elétrica? 

Basicamente, a faca elétrica constitui-se de duas lâminas agregadas a uma base com motor. Quando em funcionamento, as lâminas se movem rapidamente para frente e para trás, cortando os alimentos de maneira precisa. 

Como cortar a carne congelada?

Para cortar a carne congelada é aconselhável dar uma ajuda à faca elétrica, fazendo força com ela contra a carne congelada. Além disso, faça movimentos de vaivém, como se faz com uma faca normal, para diminuir a sobrecarga sobre o aparelho.

Como cortar uma costela de boi?

A maneira correta de cortar uma costela de boi com uma faca elétrica é efetuar o corte o mais perto possível dos ossos, de modo que o corte seja paralelo ao osso da costela. 
Tente fazer o corte com uma única e comprida passada com a faca. Isso evita que os pedaços fiquem recortados e irregulares. Por fim, faça o corte deixando apenas 1 osso por fatia.

Para quem e quando uma faca elétrica é adequada?

A faca elétrica é adequada para qualquer pessoa que exerça, mesmo que esporadicamente, atividades culinárias. São perfeitas para cortar todo tipo de alimento, incluindo assados, cujo corte fica uniforme e limpo.

Conclusão: Qual a melhor Faca Elétrica? 

Agora que você aprofundou seus conhecimentos sobre as facas elétricas, temos certeza de que sua compra será mais fácil e prazerosa. Afinal de contas, você aprendeu que é preciso analisar pontos que farão a diferença no momento de manusear o equipamento.

A faca elétrica com a melhor relação custo/benefício é a Power Blade, fabricada pela Black & Decker. Ela tem lâminas removíveis em inox e trava de segurança. Sua lâmina dupla permite cortes em todo tipo de alimento, desde os mais maleáveis aos mais consistentes.

A faca elétrica com a melhor relação custo/benefício é a NutriChef com 2 Lâminas e Tábua, fabricada pela Pyle. É um produto fácil de ser usado e permite cortar todo tipo de alimento sem o uso de muita força muscular. Seu corte motorizado é certeiro e robusto.

Se chegou até aqui é porque gostou desse artigo, por isso tomamos a liberdade de pedir para compartilhar com seus amigos e parentes. 

Afinal, todo mundo merece mais conforto na hora de cozinhar. Todos merecem preparar seus alimentos como uma Cozinha Profissional.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.