Os 8 Melhores Cooktops para Comprar em 2021

Se você está procurando o melhor cooktop do mercado que se adapte às suas necessidades, chegou ao lugar certo.

Os cooktops vêm substituindo, pouco a pouco, os fogões de piso, em razão de algumas vantagens que serão detalhadas abaixo.

Há uma boa variedade de modelos no mercado, por isso listamos os melhores para que você possa escolher na forma como achar melhor, avaliando os parâmetros como aparência, funções, valores e marca.  

Melhores cooktops para comprar online 

Veja abaixo nosso ranking dos melhores cooktops do mercado:

1. Cooktop Ative Touch Timer 5 Bocas – Brastemp

melhor cooktop 5 bocas

O Cooktop Ative Touch Timer 5 Bocas, da Brastemp, é considerado não só o melhor 5 bocas da Brastemp, mas o melhor de nossa lista.

Trata-se de um modelo com muita tecnologia e muito avançado. Suas trempes são inteligentemente distribuídas, de modo que a chama maior fica na lateral, permitindo o uso de panelas de diferentes tamanhos, devido ao espaço existente entre as chamas.

É possível ainda programar o tempo da preparação e ainda ser notificado por um sinal sonoro quando o tempo expirar.

As grades são individuais e os botões podem ser retirados para, por exemplo, serem lavados.

É um cooktop muito bem aceito pelos consumidores.

Prós

Contras

✅ Possui quadrichama

🚫 -

✅ Acendimento superautomático

✅ Tela touch

2. Cooktop de Indução – Fischer

melhor cooktop 4 bocas

O Cooktop de Indução, da Fischer, se insere no que há de mais recente em matéria de tecnologia.

Seu funcionamento parte do princípio de uma área eletromagnética que esquenta imediatamente unicamente a panela colocada no local apropriado, alcançando temperaturas altíssimas em pouquíssimo tempo. 

Trata-se de uma aplicação prática do conhecimento científico que gera proteção e rapidez na cozinha.

Conta com mesa vitrocerâmica, 4 queimadores, controle touch screen, 9 níveis de potência e trava de proteção.

É necessário, para o perfeito funcionamento deste cooktop, que as panelas sejam revestidas de material de indução magnética no fundo, e deve ser plano, para que não ocorra avaria à mesa vitrocerâmica.

Prós

Contras

✅ Painel touch screen

🚫 Só aceita panelas próprias para indução

✅ Trava de segurança

✅ 9 níveis de potência

3. Cooktop à Gás 4 Bocas – Electrolux

Cooktop à Gás 4 Bocas - Electrolux

O Cooktop à Gás 4 Bocas, da Electrolux, é bonito e bastante prático. É bem ágil para cozinhar, uma vez que possui um queimador rápido de 3KW e 3 queimadores semirrápidos de 1,8 KW.

Suas grades são esmaltadas e individualizadas, ocasionando uma boa estabilidade e auxiliando na limpeza.

Seu design combina muito bem com os fornos de embutir, proporcionando um visual harmônico entre os eletrodomésticos da cozinha. 

Possui ainda um acendimento automático prático e eficiente.

A mesa de vidro temperado é muito fácil de limpar.

Prós

Contras

✅ Queimadores selados

🚫 -

✅ Grades esmaltadas individuais

✅ Queimadores potentes

4. Cooktop por Indução Perfect Cuisine – Cadence

Cooktop por Indução Perfect Cuisine - Cadence

O Cooktop por Indução Perfect Cuisine, da Cadence é prático,eficiente e economiza espaço.

Seu controle de temperatura aliado à boa potência de 1250W a 2000W propiciam um controle sobre o cozimento com muita precisão.

Você irá cozinhar sem a menor preocupação. Esse cooktop foi feito para pessoas que necessitam de usabilidade, contenção de gastos e rendimento.

Além de rápido impressiona pela exatidão no cozimento. É possível variar tanto a temperatura quanto a potência, o que preferir.

Temperaturas baixas são ótimas para reter o calor no alimento ou para cozimentos mais vagarosos. Temperaturas altas são ideais para quando se quer rapidez no cozimento e também para grelhar e selar carnes.

Prós

Contras

✅ Seleção de temperatura

🚫 Só aceita panelas próprias para indução

✅ Seleção de potência

✅ Timer para programar o tempo

5. Cooktop 5 Bocas à Gás – Electrolux

melhor cooktop a gás

O Cooktop 5 Bocas à Gás, da Electrolux, é um modelo sólido, bem-conformado e delicado. Possui também um design vanguardista.

Seu envoltório de 6 mm de vidro temperado garante funcionalidade, asseio e longevidade. Os queimadores são selados e seus botões destacáveis.

Os queimadores são bem diferentes entre si em tamanhos e podem ser usados juntos no momento do preparo da comida. Possuem também um sistema muito interessante de tripla chama e potência de 3200 W.

É um cooktop bem básico e funcional. Com certeza irá agregar beleza à sua cozinha.

Prós

Contras

✅ Prático

🚫 -

✅ Fácil de limpar

✅ Botões destacáveis

6. Cooktop 2Q Indução Mesa Vitrocerâmica – Fischer

Cooktop 2Q Indução Mesa Vitrocerâmica - Fischer

O Cooktop 2Q Indução Mesa Vitrocerâmica, da Fischer, possui uma tecnologia de ponta.

Essa tecnologia está sintetizada no modo como o aquecimento é feito, esquentando apenas a panela colocada no local certo, e atinge altas temperaturas rapidamente.

Isso tudo com muita rapidez e firmeza. O indispensável é apenas a panela ser de metal ferroso e ter o fundo plano. Isso se faz necessário para impedir avarias na mesa vitrocerâmica.

Possui comando touch screen, ou seja, sensível ao toque, 2 queimadores, nove níveis de potência, trava de segurança e mesa vitrocerâmica.

Além disso tem sensor de panela e indicativo de panela quente.

Prós

Contras

✅ Produz calor direto na panela

🚫 Abas pequenas   

✅ Trava de segurança

✅ Painel touch screen

7. Cooktop Facilite, 5 Bocas – Consul

 Cooktop Facilite, 5 Bocas - Consul

O Cooktop Facilite 5 Bocas da Consul é um exemplar com muitas especificidades. Possui 5 queimadores, sendo três de 1800 W e dois de 3000 W, e suas trempes são exclusivas e esmaltadas.

Vem acompanhado de um botão por onde se pode estabelecer a potência certa para fritar, cozinhar, ferver, preparar molhos e refogar.

Especifica qual o tamanho certo de panela para cada trempe, e possui acendedor automático.

Um dos pontos fortes deste modelo é seu ótimo desempenho aliado a um preço bem em conta, proporcionando uma ótima relação custo/benefício.

Prós

Contras

✅ Trempes individuais

🚫 -

✅ Acendimento superautomático

✅ Regulagem de potência

8. Cooktop 5 Bocas Mesa de Vidro – Fischer

Cooktop 5 Bocas Mesa de Vidro - Fischer

O Cooktop 5 Bocas Mesa de Vidro, da Fischer, é um dos principais modelos desta fabricante.

Possui uma ótima relação custo/benefício que, somados às ótimas avaliações dos consumidores, o colocam em posição de destaque na preferência dos compradores.

Possui um queimador rápido e quatro semi-rápidos. Suas chamas são volumosas e encorpadas.

É um cooktop bem compacto e cai muito bem em ambientes pequenos.

A base dos queimadores é produzida em inox, o que o faz diferente dos rivais, bem como sua mesa de vidro temperado forte.

Prós

Contras

✅ Acendimento superautomático

🚫 -

✅ Trempes individuais

✅ Regulagem de potência

Como escolher o melhor cooktop

O número de bocas é, sem dúvida, o principal critério antes de definir qual o melhor cooktop para sua cozinha.

Outras características, no entanto, também são determinantes no momento da compra. Eficácia das chamas, gasto com energia e design, dentre outros parâmetros, devem ser levados em conta com muito cuidado a fim de não se ter surpresas desagradáveis mais tarde.  

Vamos esmiuçar.

Dimensão

O tamanho dos cooktops podem variar conforme o desenho e o número de bocas. Providenciar um espaço que se adeque à instalação tem a mesma importância quanto saber as dimensões do cooktop. Fique atento a isso.

Gasto com energia

Cooktops à gás gastam energia elétrica tão-somente no processo do acendimento automático. As chamas, claro, são produzidas pelo gás.

Os padrões por indução e elétricos precisam de energia elétrica para todo o cozimento.

De um modo geral, energia elétrica é mais cara do que a gás.

Quantidade de bocas

Cooktops de 4 e 5 bocas são os mais populares. Há, no entanto, opções de 1,2 e até 6 bocas. O de 6 bocas é uma variante mais industrial.

Uma alternativa criativa e algumas vezes usada é interligar bocas individuais junto às opções de 4 ou 5 bocas, gerando uma alternativa de cozimento a mais.

Do mesmo modo que eletrodomésticos em geral, acompanha o produto categoria de consumo. Dar preferência aos de categoria A é o melhor a se fazer, pois significa mais economia.

Performance

A performance faz toda a diferença no gasto, segurança e design do cooktop. Cada versão tem suas peculiaridades, seja por indução, elétrico ou a gás.

Indução

Esse sistema não tem chamas, não usa gás e não tem trempe. O aquecimento é feito através de contato eletromagnético com determinado tipo de panelas. Se quiser saber se a panela funciona nesse tipo de sistema, basta verificar se seu fundo atrai o imã. Caso afirmativo ela será compatível.

Elétrico

Esse sistema é através de energia elétrica, portanto não possui chamas, assim como o sistema de indução. Seu diferencial é o modo como aquece, através de uma resistência muito similar às que se usa em chuveiros. As panelas mais recomendadas são de ferro e aço.

A gás

Da mesma maneira que os fogões comuns, os cooktops a gás precisam de gás para formar chamas. Os queimadores e as trempes são removíveis e sua grande virtude é aceitar todo modelo de panela.

Funcionalidades adicionais

Existem algumas funcionalidades adicionais que podem agilizar e potencializar o preparo do prato. Vamos a algumas delas.

Trava de segurança

A trava de segurança é um item de fundamental importância, pois impede o uso descuidado.

Os aparelhos que possuem trava de segurança normalmente são touch screen.

Nível das chamas

O nível das chamas pode ser controlado tanto nos cooktops com touch screen quanto com botões. Esse ajuste da potência é interessante porque cada prato requer um tipo de chama diferente.

Acionamento automático

O acionamento automático dispensa o uso de isqueiros ou fósforos. Nas versões elétricas e de indução o aquecimento é produzido através do contato com a panela.

Nas versões a gás as chamas são acesas através do acionamento de botões.

Timer

O timer é um dispositivo que facilita o controle do tempo da cocção de cada prato, para que fique no ponto exato. Alguns até apitaram avisando que o preparo terminou.

Cores

A cor preta é, sem dúvida, a preferida para esse tipo de produto. Outras cores, no entanto, também são muito bem aceitas e muitas vezes combinam melhor com o ambiente melhor até que o próprio preto.

Amarelo

A cor amarela é bem moderna e é engenhosa porque estimula o apetite de modo inconsciente nas pessoas.

Vermelho

A cor vermelha está muito na moda já faz alguns anos, para quem gosta de uma cozinha bem moderna.

Branco

A cor branca transmite uma sensação de limpeza e pureza, e normalmente é combinada com vidro branco ou transparente.

Inox

A cor inox além de muito vanguardista combina perfeitamente bem com eletrodomésticos também em inox.

Preto

A cor preta é a preferida pelo fato de ser muito elegante e combina praticamente com todo tipo de adorno.

Design

Via de regra, o design dos cooktops são muito parecidos entre si.   O que os diferencia é o tipo de serventia.

Os cooktops a gás quase sempre têm as grades e queimadores muito semelhantes ao dos fogões normais. As outras alternativas – elétrico e por indução – não possuem esses complementos.

O visual clean e moderníssimo dos  cooktops dão um charme todo especial a todo tipo de cozinha.

Perguntas frequentes

Qual o melhor cooktop do mercado?

O melhor cooktop do mercado é o Cooktop Ative Touch 5 Bocas, produzido pela Brastemp. Além de ter todas as credenciais que o colocam na primeira posição dentre todos os modelos e tamanhos de cooktop, também é muito bem aceito pelos consumidores.

Qual melhor cooktop brastemp ou electrolux?

Brastemp e Electrolux são dois dos maiores e melhores fabricantes de cooktops. O cooktop Brastemp leva ligeira vantagem sobre o Electrolux por possuir timer e touch screen (sensível ao toque), e o Electrolux não tem essas duas funções. Apesar de mais caro, o Brastemp é considerado melhor como produto em si e como investimento.

Por que usar um cooktop para cozinhar?

O cooktop propicia um melhor aproveitamento da área livre na cozinha, uma vez que possui variados tamanhos à disposição, para sua melhor comodidade. Sem contar que é facílimo para fazer a limpeza. Lembrando que o cooktop não possui forno. 

Quais os benefícios de usar o cooktop?

Em primeiro lugar precisamos deixar claro que o cooktop é indiscutivelmente mais moderno e requintado. Tem várias cores e modelos disponíveis para combinar perfeitamente com sua cozinha. Nas cozinhas planejadas ele cai como uma luva, pois é facílimo enquadrá-lo no projeto. Vale também para cozinhas acanhadas, pois ocupa menos espaço que o fogão tradicional. No quesito limpeza então nem se fala. O cooktop ganha de lavada, pois não é preciso limpar a parte mais difícil dos fogões que são as laterais e a parte traseira.

 Qual a melhor marca de cooktop 4 bocas?

A melhor marca de cooktop 4 bocas é a Brastemp. Essa marca dispensa apresentações já que é tradicionalíssima no mercado de eletrodomésticos. Além disso, é muito bem avaliada pelos internautas. Seus produtos são sempre confiáveis, modernos, robustos e com tecnologia de ponta.

Como escolher um cooktop a gás?

Em primeiro lugar é preciso salientar uma vantagem muito interessante do cooktop à gás. Se por acaso faltar energia, diferentemente das espécies por energia e indução, você simplesmente acende com fósforo e tudo resolvido. É importante verificar o espaço à disposição na cozinha para se definir qual o tamanho do cooktop a ser colocado. Considere o tamanho de suas panelas, pois muitos cooktops não têm espaço suficiente entre os queimadores para caber panelas grandes. O desenho das grelhas ou trempes também é importante pois deles depende a estabilidade da panela e a segurança no manusear.

Conclusão: qual o melhor cooktop 

A melhor opção de compra após análise é o Cooktop Ative Touch Timer 5 Bocas da Brastemp. Ele é considerado não só o melhor 5 bocas da Brastemp, mas o melhor de nossa lista.Trata-se de um modelo com muita tecnologia e é muito avançado. 

Suas trempes são inteligentemente distribuídas, de modo que a chama maior fica na lateral, permitindo o uso de panelas de diferentes tamanhos, devido ao espaço existente entre as chamas.

É possível ainda programar o tempo da preparação e ainda ser notificado por um sinal sonoro quando o tempo expirar. 

Mas se você não está disposto a gastar muito, mas ainda deseja adquirir um eletrodoméstico de qualidade, indicamos o cooktop com a melhor relação custo/benefício – o Cooktop Facilite 5 Bocas, produzido pela Consul.

Trata-se de um exemplar com muitas especificidades. Vem acompanhado de um botão por onde se pode estabelecer a potência certa para fritar, cozinhar, ferver, preparar molhos e refogar. Especifica qual o tamanho certo de panela para cada trempe, e possui acendedor automático.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *