As 6 Melhores Coifas em 2021

Cansou de ter móveis, cerâmicas e utensílios impregnados de gordura e agora procura pela melhor coifa para cozinha?  Você tem toda razão, afinal, não vale a pena cozinhar em um ambiente com o ar poluído e os objetos pegajosos.

Não existe nada melhor para renovar a atmosfera do ambiente do que uma boa coifa. Nesse artigo temos opções para todos os gostos, com análises detalhadas, ou seja, coifas de parede, de ilha e de embutir.

Temos certeza que pelo menos uma servirá perfeitamente para o que está procurando. Suas características e funções são tantas e tão variadas que podem causar indecisão no momento da escolha. Por isso fizemos essa relação para você. 

Melhores coifas para comprar online

Confira, abaixo, um ranking com as melhores coifas e escolha aquela que melhor atende ao seu paladar:

1. Coifa De Parede Curvature – Cadence

Melhor relação custo-benefício

Esse é um modelo de coifa de parede recomendado para fogões com 6 bocas. Sabemos que a cozinha é um dos locais preferidos para encontro de pessoas, por isso seu belo design e discrição ajudam a tornar o ambiente muito mais agradável.

Com a Curvature Cadence, o ar do ambiente é sempre renovado e higienizado, eliminando o cheiro de gordura e impurezas.

Tem uma ótima capacidade de sugar o ar, tanto na função depurador quanto na função exaustor. Na função exaustora o ar é liberado na parte de fora da cozinha e o filtro de alumínio pode ser lavado e é capaz de bloquear 80% da gordura.

Operando como depurador, o ar passa não só pelo filtro de alumínio, mas também pelo filtro de carvão ativado, devolvendo, em seguida, o ar para o mesmo ambiente de onde saiu.

Prós

Contras

✅ Baixo nível de ruído

✅ Filtro metálico e filtro de carvão

🚫 Sucção baixa


2. Coifa de Ilha Tradition Lin – Fincher 

Melhor coifa de ilha

Vamos começar elogiando o design dessa coifa, que é muito clean e vanguardista.  Combina perfeitamente bem com todo tipo de ambiente, sobretudo os mais sofisticados e modernos, embelezando e tornando o local mais bonito e acolhedor.

Possui uma das melhores capacidades de vazão se comparada com outros modelos da mesma espécie.

Funciona como depurador e como exaustor, e ambos têm a virtude de deixar sua cozinha sem maus odores.

Seu tamanho é adequado para fogões com 4 ou 5 bocas, tem 3 velocidades e iluminação halógena. Vem guarnecido de filtro de carvão ativado.

Prós

Contras

✅ Filtro de alumínio lavável

✅ Lâmpadas halógenas

🚫 Somente 127V


3. Coifa Inox De Embut Incasso – Tramontina

Melhor coifa de embutir

Essa é uma das coifas mais silenciosas do mercado, pois seu motor é montado a uma distância de até 6 metros do aparelho.

Seu design é discreto, porém muito elegante, uma vez que sua estrutura não fica à vista e ainda ocupa pouquíssimo espaço dentro do armário, deixando espaço para outros apetrechos.

É preciso atentar a um detalhe importante: a Incasso Tramontina deve ser instalada apenas como exaustor, de maneira que o ar seja puxado pela coifa até ser liberado para fora do ambiente por intermédio da canalização.

Sua altura é de apenas 15 cm, por isso ocupa pouco espaço, propiciando mais espaço para colocar outros utensílios.

Prós

Contras

✅ Ótima para pequenos espaços

✅ Exaustor e depurador

🚫 Preço alto


4. Coifa de Parede Infinity Dig – Fischer

Ótima sucção

Essa coifa possui um design limpo e reto, e sua frente com vidro preto dá um toque de elegância muito especial. Tem um ótimo poder de sucção e não produz muito barulho.

Cumpre muito bem seu objetivo de otimizar e tornar sua cozinha mais sofisticada.

Possui duas funções: exaustor e depurador, é produzida em aço inoxidável e ligada por touch screen.

Harmoniza com todos os tipos de cooktops, tem filtro de carvão ativado e filtros de alumínio – que podem ser higienizados à mão ou em lava-louças – limpando o ar de todo tipo de impurezas.

Conta ainda com lâmpadas de led e 3 velocidades. Pode ser embutida dentro do armário, desde que se deixe uma saída de ar, não importando se é externo ou não.

Prós

Contras

✅ Compatível com todos os cooktops

✅ Acabamento em aço inox

🚫 Nas velocidades 2 e 3 barulho fica alto


5. Coifa de Parede Talent Fit – Fischer 

Muito bem avaliada pelos consumidores

Coifas desempenham uma função muito interessante na cozinha, que é eliminar cheiros desagradáveis e gordura que se espalha no ar principalmente com gorduras. E esse é o talento da Talent Fit 220V.

Ela possui dupla função: exaustor e depurador, e vem acompanhada de filtro de carvão ativado e de alumínio – que pode ser lavado à mão ou em lava-louças –  propiciando um ar limpo e livre de impurezas. É produzida em vidro temperado de 8mm e aço inoxidável.

Possui ainda lâmpadas de led, 3 velocidades, comando eletromecânico. Muito fácil de ser manuseada e trabalha pela purificação do ar de sua cozinha com muita propriedade.

Prós

Contras

✅ Controle eletromecânico

✅ Três níveis de velocidade 

🚫 Eventualmente tem problema elétrico


6. Coifa Inox/vidro Basic – Tramontina 

Funcional e bonita 

Como muitos já sabem, a marca Tramontina é sinônimo de qualidade e confiabilidade. Sua coifa não foge à regra. 

Inteiramente fabricada em aço inoxidável e com um design bastante elegante e moderno, irá, com certeza, propiciar a você e toda sua família momentos agradáveis no melhor cômodo da casa: a cozinha.

Possui duas opções de instalação: depurador e exaustor. No primeiro caso vem com filtros de carvão ativado e não há necessidade de atravessar a parede para a saída do ar. No segundo caso é sem filtro de carvão e é preciso furar a parede para a eliminação do ar.

Ela é capaz de trocar o ar da cozinha por várias vezes em apenas uma hora e quase não faz barulho. 

Prós

Contras

✅ Acendimento automático

✅ Design diferenciado

🚫 Difícil deixar lâmpada na posição acesa


Como escolher a melhor coifa

A principal dúvida no momento da compra é qual produto é o mais indicado para o seu perfil. A princípio pode parecer um bicho de 7 cabeças conseguir optar por apenas uma, mas seguindo certos critérios a dúvida vai aos poucos desaparecendo.

A coifa de ilha é utilizada sobre cooktops ou fogões que não estejam alinhados nem encostados com a parede. Desse modo, ela ficará em destaque no ambiente, e a decorrência disso é uma cozinha mais clean e elegante.

Vamos analisar agora os principais atributos de cada eletrodoméstico para você comparar e escolher a mais apropriada ao seu ambiente.

Velocidade

Verificar a velocidade do equipamento é interessante para não errar no momento da escolha. De um modo geral, as coifas têm 3 velocidades: rápida, média e lenta, e podem ser reguladas de acordo com a precisão.

A velocidade certa vai depender, claro, do tipo de comida que se está preparando. Aquelas de cozimento rápido e que soltam pouca fumaça não precisarão de muita velocidade. Emitirão, por consequência, menos barulho. Velocidades mais altas são mais indicadas para alimentos que usam muito óleo e que soltam muita fumaça, como, por exemplo, bifes.

A velocidade está diretamente relacionada à capacidade de sucção do aparelho. Quanto mais alternativas de velocidade o aparelho possuir, mais fácil será controlá-lo.

Ruído

O nível de ruído é diretamente proporcional à velocidade, ou seja, mais velocidade representa mais ruído; menos velocidade, menos ruído.

O ruído é uma das principais reclamações das pessoas que adquirem uma coifa, por isso vale à pena verificar esse quesito antes da compra.

Normalmente, o barulho de uma coifa é equivalente ao barulho de um aspirador de pó, ou de uma máquina de lavar. Como, ao cozinhar, a coifa fica muito próxima ao ouvido do cozinheiro, alguns acreditam que o barulho seja maior do que realmente é.

De todo modo, é bom checar, uma vez que alguns modelos exibem o volume de decibéis que emitem. Mais do que 70 decibéis podem prejudicar os ouvidos mais vulneráveis.

Tamanho

O tamanho da coifa deve ser proporcional ao tamanho do fogão, ou seja, a coifa deve ter o mesmo tamanho do fogão, ou, no máximo, pouca coisa maior.

Aquelas que possuem até 60 cm de largura devem ser colocadas sobre fogões com até 4 bocas. De 75 a 90 cm são apropriadas para fogões com 5 ou 6 bocas. Respeitar essas medidas é importante para que o aparelho execute sua função com perfeição.

É preciso ainda que haja espaço que permita que o duto seja colocado em cima da coifa. Considerar também o espaço em que será colocado o fogão, observando seu tamanho e o número de embocaduras.

Lâmpada

Fique ligado na lâmpada que acompanha sua coifa, pois, em alguns casos, é difícil de ser substituída. Confira também o tempo de vida útil da lâmpada, para evitar contrariações futuras.

Ninguém discorda de que uma cozinha bem iluminada faz toda diferença. Mesmo sendo uma atividade divertida para muitos, é preciso enxergar bem os alimentos para não errar na mão.

As lâmpadas mais usadas são as halógenas, incandescentes e de LED. Cada uma tem suas particularidades, tais como tempo para serem substituídas, eficiência da iluminação e gasto com energia elétrica.

As lâmpadas halógenas, por exemplo, esquentam e têm uma cor mais quente, mas realça melhor a cor da comida. O ponto negativo é que consomem mais energia.

As lâmpadas de LED gastam menos energia e são ainda bem mais duráveis. O ponto negativo é que sua cor é mais fria, dando menos vida às cores dos alimentos.

Vazão 

Quanto maior for a vazão de ar da coifa, maior será sua capacidade de sugar e eliminar o ar poluído. Por isso, quanto maior for a cozinha, mais capacidade de sucção a coifa deve ter.

Existe uma operação matemática que facilita o cálculo. Suponhamos que a cozinha tenha 3 metros de largura, 2 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. 

A área do ambiente é (3 x 2 x 2,5) 15m. Agora é só multiplicar esse valor por 12 e se chegar à quantidade de vazão de ar que será preciso, isto é, 180 m cúbicos por hora.

Trata-se de um cálculo bem simples e que você pode fazer sozinho sem o menor problema. Caso faça fritura com muita constância, como garantia, escolha uma coifa com a vazão um pouco maior.

Voltagem

Coifas geralmente possuem duas opções de voltagem: 110 e 220V. É de extrema importância, portanto, checar a voltagem do produto antes de comprar, uma vez que esse pequeno detalhe, caso não seja observado, pode até queimar o produto antes mesmo de usá-lo.

É muito difícil encontrar uma coifa que seja bivolt, e isso aumenta a necessidade de se verificar a voltagem, que deve ser a mesma das tomadas de sua casa.

Perguntas frequentes

Como escolher a melhor coifa de ilha?

Uma das maiores reclamações sobre coifas é com relação ao barulho muito alto que produz. Para evitar, ou pelo menos amenizar esse tipo de problema escolha as que fazem menos ruídos. Confira se o nível de vazão é apropriado ao seu ambiente. 
A coifa deve ser sempre maior que o fogão, nunca menor. Checar as velocidades também é interessante, pois quanto maior a velocidade, maior o poder de sucção.

Qual a melhor coifa: curva ou reta?

O ideal é que o duto que vai da coifa para fora não tenha curvas, ou, pelo menos, curvas suaves. Curvas de 90º, por exemplo, faz com que o barulho aumente bastante pois vai pedir uma coifa mais potente, o que fará com que o barulho aumente também. 

Qual a diferença entre coifa de parede e de ilha?

A coifa de parede é usada quando o fogão ou cooktop fica apoiado na parede. A coifa de ilha é usada quando o fogão fica sem encostar em nenhuma parede. Nesse caso a coifa tem que ser presa no teto, exigindo a presença de um técnico especialista. A disposição do fogão no ambiente é que determinará qual coifa é mais adequada.

Como tirar barulho de coifa?

O mais importante é evitar curvas abruptas e estrangulamento dos dutos. Uma sinuosidade de 90 graus, por exemplo, faz cair em mais de 10% a performance do exaustor, aumentando o barulho.

O que é melhor: sugar ou coifa?

Se tiver jeito de colocar saídas de ar na cozinha é preferível a coifa, pois ela suga o ar poluído e joga para fora. Caso não seja possível fazer saídas de ar, então o mais indicado é o sugar. Moradias como apartamento normalmente usam sugar, uma vez que não é possível colocar saídas de ar na parede da cozinha.

Qual o tamanho da coifa para fogão de 5 bocas?

A coifa nunca pode ser menor do que o fogão, ou seja, para fogões de 5 bocas o ideal é usar coifas de 70 a 90 cm, medindo sempre a largura do fogão para que ela não seja maior do que a largura da coifa.

Conclusão: qual a melhor coifa

A coifa com a melhor relação custo-benefício é a Coifa De Parede Curvature, 90cm, Inox e vidro curvo, 110v, fabricada pela Cadence.

Esse é um modelo de coifa de parede recomendado para fogões com 6 bocas. Sabemos que a cozinha é um dos locais preferidos para encontro de pessoas, por isso seu belo design e discrição ajudam a tornar o ambiente muito mais agradável.

A melhor opção de compra é a Coifa de Ilha Fischer TRADITION LINE 90cm Inox 220V. Combina perfeitamente bem com todo tipo de ambiente, sobretudo os mais sofisticados e modernos, embelezando e tornando o local mais bonito e acolhedor.

Possui uma das melhores capacidades de vazão se comparada com outros modelos da mesma espécie. Funciona como depurador e como exaustor, e ambos têm a virtude de deixar sua cozinha sem maus odores.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *