Top 5 Melhores Cafeteiras Expresso em 2020

O café faz parte da história dos brasileiros. É raro encontrar alguém que não tome, pelo menos, um cafezinho por dia. Para os mais exigentes, vamos ajudá-los a encontrar a melhor cafeteira expresso.

A bebida está em todas. No café da manhã, depois de uma refeição, no papo entre amigos, em uma reunião de trabalho, na pausa para o lanche da tarde. E vem evoluindo ao longo do tempo.

Sem contar que o Brasil é o maior produtor de café do mundo.

Melhores cafeteiras expresso para comprar online

Pra você que quer saber qual a melhor cafeteira expresso, listamos, abaixo, as preferidas pelos consumidores.

1 - Prima Latte II Oster

Versátil

2 - Nespresso Inissia

Melhor de cápsulas para expresso

3 - Coffee Cream C-08 Mondial

Boa para escritórios

4 - Nespresso Essenza Mini

Bem compacta

5 - Cafeteira Expresso 20 bars Philco 

Ótima pressão de 20 bars

1 – Prima Latte II Oster

Prima Latte II Oster

A Prima Latte II Oster pode fazer café expresso de três maneiras distintas:

  • com cápsula
  • sachê
  • pó de café

Não só faz uma grande variedade de tipos de café, como também faz lattes e expresso.

Para quem não sabe, o latte é uma qualidade de café expresso que vem acompanhado de uma espessa camada de espuma de leite por cima do café.

A capacidade do recipiente é de 600 ml, o que equivale a dez cappuccinos de uma só vez. 

Acompanha o produto três dispositivos que mantém a temperatura equilibrada e inalterável durante todo o processamento.

A pressão da bomba pode alcançar até 19 bars, uma das maiores do mercado, proporcionando um expresso mais encorpado e gostoso.

Seu design é bem moderno e as funções descomplicadas e evidentes.

Prós

Contras

✅ Faz café tradicional e cápsulas

🚫 Reservatório mediano

✅ Acompanha vaporizador de leite

2 – Nespresso Inissia

Nespresso Inissia

A Nespresso Inissia, apesar de ser básica, ainda é a preferida de muitas pessoas. Foi feita pensando naqueles que curtem a diversidade nos sabores do café.

Além de ser uma das preferidas no preparo de cafés expresso, devido à praticidade, é também muito elogiada pela diversidade de cafés que oferece.

O café expresso é preparado com os mesmos grãos do café comum, porém o sabor e a fragrância são diferentes por causa do modo como é preparado.

O processo consiste na passagem da água quente sob alta pressão pela semente moída. Isso faz com que o grão seja totalmente aproveitado, e o sabor, por consequência, mais marcante. 

A Nespresso Inissia desliga automaticamente após nove minutos de funcionamento. Isso é programado para que não haja perda de energia.

Prós

Contras

✅ Aquecimento veloz

🚫 Não aponta temperatura

✅ Desliga automaticamente

🚫 Às vezes goteja

✅ Muitas opções de cafés

3 – Coffee Cream C-08 Mondial

Coffee Cream C-08 Mondial

A Coffee Cream C-08 Mondial tem como principal característica produzir duas xícaras de café por um só tempo. Também vem com vaporizador, para fazer cappuccinos.

O cappuccino é uma bebida criada na Itália, que consiste em café expresso misturado ao leite. O preparo final é o resultado de um terço de leite vaporizado, um terço de espuma de leite e um terço de café expresso.

Possui um bom recipiente de água de dois litros. E, para facilitar na hora da higienização, ela vem com um tabuleiro de resíduos destacável.

Por fim, ainda tem lâmpadas pilotas que indicam quando o aparelho está ligado.

Seu design é bem sofisticado e ainda acompanha alguns acessórios para variar na preparação, tais como filtro para pó de café e colher medida com socador.

Prós

Contras

✅ Opção para vários pós de café

🚫 Muito tempo para aprender funcionamento

✅ Faz 2 xícaras ao mesmo tempo

✅ Faz vários tipos de bebidas

4 – Nespresso Essenza Mini

Nespresso Essenza Mini

A Nespresso Essenza Mini é uma das mais compactas do mercado. Daí seu nome Mini. Por isso é muito fácil de ser acondicionado em pequenos espaços.

Possui um design inovador. Além de fazer múltiplas variedades de bebidas, faz ainda em dois tamanhos diferentes, ou seja, café expresso (curto) e café lungo (longo, em italiano).

Vem acompanhada de kit com cápsulas genuínas Nespresso.

Sua vasta gama de cafés satisfazem todos os paladares e são adequadas para todos os momentos.

Nos dias de hoje, mais de oitenta por cento dos cafés Nespresso são provenientes de plantações com certificado AAA (Programa de Qualidade Sustentável).

A grande maioria de suas cápsulas são recicladas, em todos os países em que são utilizadas. 

O pioneirismo da Nespresso em vários quesitos a colocam na vanguarda da produção de cafés de qualidade.

Prós

Contras

✅ Compacta

🚫 Não vem com bico vaporizador

✅ Design moderno

✅ Dispenser  para cápsulas usadas

5 – Cafeteira Expresso 20 bars Philco

Cafeteira Expresso 20 bars Philco

A Cafeteira Expresso 20 bars Philco prepara duas xícaras de café ao mesmo tempo, que podem ser café expresso longo, médio, curto e cappuccino.

Sua pressão de 20 bars é um diferencial importante, que supera a maioria das concorrentes. Deixa o café com uma textura incrível e também muito cremoso.

A Expresso 20 bars da Philco repara cappuccinos e expressos em três tamanhos, com uma qualidade que se aproxima muito das cafeterias.

Seu bico vaporizador mistura na quantidade exata ar, leite e vapor, resultando em uma cremosidade e consistência que satisfaz aos mais exigentes paladares.

Existe uma placa por cima da cafeteira que se mantém quente, criada para se colocar e manter as xícaras quentes antes mesmo de receber o líquido.

Tem, segundo os compradores, uma ótima relação custo-benefício.

Prós

Contras

✅ Reservatório grande

🚫 Disponível apenas em 110v

✅ Possui vaporizador de leite

✅ Ótima pressão 

Principais características a serem avaliadas

A palavra “expresso” vem do italiano “espresso” que significa espremido, ou seja, extraído através da pressão da água quente sobre o grão triturado.

Até uns anos atrás, esse tipo de café só era servido em cafeterias, padarias e restaurantes, pois as máquinas para se obter esse tipo de café eram muito caras.

Mesmo assim, para esse tipo de comércio, valia à pena adquirí-las, pois serviam um café rápido e com muita qualidade.

Com o passar do tempo essas máquinas foram ficando mais acessíveis e menores, facilitando serem direcionadas também para o uso doméstico.

Os modelos atuais são muito diversificados, variando quanto a aparência e funções. Muitas não se prestam apenas a servir café, mas também latte, cappuccino, chá e chocolate, tanto quente quanto frio.

Em relação ao café, existem hoje, devido à invenção das cápsulas, uma infinidade de sutis variantes, no intuito de agradar a todos os paladares. 

Tudo isso, claro, sem perder de vista o sabor inconfundível do café em si, razão, inclusive, da existência dessa máquina incrível.

As cápsulas são a sensação do momento, porque vêm na medida certa, são práticas e, ainda por cima, com variações de aroma e gosto incríveis.

Claro, ainda existem as que usam pó ou sachê no preparo dessa bebida.

Vamos analisar algumas características que são importantes na hora de escolher a melhor cafeteira expresso para uso doméstico.

Diversidade de bebidas

Existem consumidores de café que podem ser chamados de bebedores raiz, ou seja, preferem o café puro, ao natural, com o máximo de excelência.

Outros, no entanto, priorizam a variedade de aromas e sabores que existem hoje em dia, principalmente nas cafeteiras que usam cápsulas. 

Em relação a esse segundo caso é preciso muita atenção ao adquirir novas cápsulas, pois a maioria das máquinas não aceitam cápsulas de outro fabricante. 

Portanto, antes de comprar, verifique os tipos de café que a cafeteira faz, para ver se correspondem à sua expectativa. 

Qual a melhor: cápsula ou pó?

Há no mercado cafeteiras expresso muito versáteis, que fazem não apenas café, mas também latte, chocolate, cappuccino, chá e outras modalidades de bebidas.

Com o intuito de facilitar o processo, algumas já vêm com cápsulas em diversos sabores, prontas para serem usadas. 

Outras, no entanto, não são tão ágeis, e é preciso acrescer os ingredientes manualmente.

Algumas cafeteiras expresso usam apenas uma cápsula para uma variedade de sabores, pois os ingredientes já vêm misturados dentro da cápsula. Outras, porém, requerem que se misture duas cápsulas para conseguir o sabor desejado.

Atente para esse detalhe quando for comprar a sua. A vantagem das cápsulas é que elas vêm lacradas e por isso mantêm o sabor e a fragrância por muito mais tempo e sem perder a essência.

Outro detalhe importante é que a maioria dos aparelhos que usam cápsula rejeitam cápsulas que não são produzidas por elas mesmas, isto é, pela mesma fabricante da cafeteira.

Já as que usam pó aceitam qualquer marca de café moído. Entretanto, é preciso que se acrescente leite separadamente.

Existem, inclusive, alguns aparelhos de expresso que já vêm com recipiente para o leite.

Tamanho do recipiente

A quantidade de água que cabe no recipiente é de fundamental importância, pois irá determinar quantos cafés poderão ser feitos sem precisar completar a cada nova dose.

As máquinas domésticas não costumam, e normalmente não precisam, preparar vários cafés de uma só vez, não é mesmo?

De todo modo, há que se prestar atenção a esse pormenor, levando-se em consideração a quantidade de pessoas para as quais habitualmente irá se preparar a bebida.

Portanto, quanto mais pessoas a serem servidas de uma só vez, maior deve ser o receptáculo.

Pressão

A pressão que é exercida sobre o grão é a principal característica de toda cafeteira expresso. Sem a pressão, esse tipo de café que tem suas origens na Itália, não poderá ser chamado de “expresso”. 

Esse nome, inclusive, vem da palavra italiana “espresso”, que significa espremido. Por esse motivo algumas pessoas e cafeterias ainda chamam o café expresso de café espresso.

Essa pressão é exercida sobre a cápsula ou sobre o pó, conforme a modalidade da máquina.

Quanto maior a pressão, mais genuíno e apetitoso será o expresso, pois esse procedimento permite retirar ao máximo as propriedades dos grãos.

É considerado uma boa pressão todos os aparelhos que possuem 15 ou mais bars. Vale à pena adquirir um produto que tenha uma boa pressão.

Potência

Por fim, mas não menos importante, vem a potência. É ela quem irá definir o quanto poderá trabalhar, bem como a quantidade de energia que será consumida.

Existe uma operação matemática muito simples que nos permite saber o consumo energético da máquina. Basta dividir a potência por mil.

Se, por exemplo, a cafeteira tem 800W de potência, seu consumo será de 0,8 kW por hora. Como a bebida é preparada de forma muito rápida, o gasto será pequeno, independentemente da potência.

Para se ter uma ideia, a potência média de uma cafeteira expresso se equivale à de um ar condicionado. A diferença, porém, consiste no tempo em que cada um ficará ligado.

O ar condicionado costuma ficar ligado horas seguidas, enquanto a cafeteira ficará apenas alguns poucos minutos.

Particularidades de cada tipo de café

Existe uma grande variedade de formas de se fazer o café. Algumas são bem descomplicadas, outras exigem mais esmero na hora de fazer.

Por isso, as cafeterias mais especializadas possuem uma vasta carta de bebidas, cuidadosamente preparadas por verdadeiros especialistas na preparação do café: os chamados baristas.

Pode-se dizer que as bebidas são semelhantes, mas a diferença consiste na fração dos componentes na preparação.

Faremos, a seguir, um breve review dos mais populares entre os apreciadores dessa bebida mundialmente famosa.

Café Expresso

A principal diferença entre o expresso e um café tradicional está no modo de fazer. No café normal, a água quente simplesmente passa pelo pó, por efeito da gravidade, e está pronta a bebida.

No café expresso a água quente também passa pelos grãos, com a diferença que esse processo é em alta pressão, diminuindo o tempo da feitura, e, ao mesmo tempo, retirando mais profundamente a essência dos grãos.

O tempo é fator primordial no preparo do expresso. Alguns poucos segundos, para mais ou para menos, influenciam no resultado final.

Esse tipo de café pode ser tomado puro ou junto com outros ingredientes, no preparo de outros tipos de bebidas.

Café Flat White

Este é o café que está na moda atualmente. O café expresso, neste caso, é apenas um dos componentes.

É, basicamente, feito da seguinte forma: cobre-se uma dose dupla de expresso com uma dose compacta de leite.

Desse modo, leite e café não se fundem. Isso acontece somente quando o degustador os coloca na boca.

Esse é o toque único desse tipo de café, que o torna diferente de outros tipos de bebidas que levam leite.

Café Ristretto

O Ristretto é outra variante do expresso. Seu sabor, no entanto, é mais acentuado, porque usa menos água na composição. Na verdade, trata-se de um dos cafés mais fortes que existem.

A feitura é parecida com a do café expresso, no entanto, existem alguns macetes na preparação. Alguns utilizam menos água, outros o fazem num tempo diferente.

Caramel Macchiato

Este é outro que lidera a lista dos preferidos nos dias de hoje. Esse formato é uma variação do Latte Macchiato.

A composição do latte macchiato é a seguinte: em primeiro lugar vem o leite volatizado, depois o café expresso e por fim uma espuma de leite.

O Caramel Macchiato possui, além dessas três camadas, um acréscimo de caramelo no café expresso. Essa é a sutil diferença. Muito apreciada por aqueles que dão preferência às bebidas mais doces.

Café Americano

O café americano é o oposto do ristretto. Enquanto o ristretto usa menos água que o expresso, o americano usa mais água que o expresso.

O processo é simples: depois de pronto o expresso, acrescenta-se mais água para que ele fique mais ralo e mais fraco.

Cápsulas: onde encontrar

As cápsulas têm feito muito sucesso em razão de sua praticidade, além de possuírem um sortimento grande de sabores e fragrâncias.

Elas podem ser adquiridas em lojas, cafeterias e supermercados. Ocorre uma pequena variação no valor dependendo da marca.

Há, no entanto, um senão nas cafeteiras de expresso em cápsulas. Ou melhor, dois senões: o valor e a agressão ao ecossistema.

De acordo com pesquisas confiáveis, sessenta e cinco por cento dos cafés empregados nas cápsulas são originários do Brasil.

Acontece, no entanto, que nosso café é incrementado em outros países e depois é importado de volta, o que gera um aumento gigantesco em seu valor.

Na maioria das cápsulas, o material usado é alumínio, e, como sabemos, não se deteriora facilmente.

Já houveram iniciativas de coleta para reciclagem, mas sua eficácia é duvidosa.

Algumas poucas cidades, principalmente na Europa, proibiram a venda de cápsulas em suas lojas comerciais.

Tipos de cafeteiras expresso

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que no Brasil não temos muitas variedades de cafeteiras expresso.

Mas isso não é empecilho para comprar a que mais lhe interessa, mesmo que seja no exterior. Para isso existem sites no exterior que remetem com toda segurança para nosso país.

Melhor modelo manual

Via de regra, costuma-se pensar em comprar uma cafeteira expresso para ter em casa depois de tomar esse tipo de café em panificadoras e cafeterias.

E elas têm toda razão, é uma bebida deliciosa do primeiro ao último gole. 

Como estão mais acostumadas ao café comum, feito no coador, procuram, a princípio, pelas cafeteiras expresso manuais.

A precursora no mundo das cafeteiras manuais é a italiana Bialetti. Até hoje a maior parte das cafeteiras manuais são variações desse modelo.

Sendo assim, mesmo a Itália liderando quando se trata no mundo dos cafés, no Brasil ainda podemos encontrar os melhores roteiros para enoturismo.

Além disso, Bialetti é o sobrenome de seu inventor, que inovou o universo do café. Até hoje sua cafeteira expresso manual Moka Express Bialetti é considerada a maioral no planeta.

Essa fama se deve ao fato de ser simples e descomplicada de usar, associado a um café consistente e saboroso.

É a melhor opção para quem procura pela melhor cafeteira expressa custo x benefício, pois o custo é baixo e tem-se um ótimo expresso feito em sua própria cozinha.

Existem outros bons modelos de cafeteiras expresso manuais que possuem caldeira, e devem ser consideradas na hora da compra.

Melhor modelo automático com moedor

Aqui vão algumas orientações para quem procura pela melhor cafeteira expresso com moedor.

Existem várias marcas e modelos disponíveis no mercado. Algumas são muito boas, outras nem tanto.

Infelizmente, no Brasil, não se encontra tantas marcas e modelos assim. Na Itália e Estados Unidos, por exemplo, as opções são muito maiores.

Esse tipo de cafeteira, cujo moedor fica embutido, é uma excelente escolha para quem quer facilidade, pois basta pressionar um botão e o café está pronto.

Não se encontram muitas opções de cafeteiras expresso automáticas com moedor de café no Brasil, muito provavelmente em virtude do preço, que não é para qualquer um.

No entanto, se seu problema não é dinheiro, e faz questão do que há de melhor e mais sofisticado na praça, vá direto à Jura. 

Essa marca suíça é famosa por ser o suprassumo em matéria de requinte e qualidade. É o que há de mais moderno e avançado em termos de cafeteiras expresso automática com moedor.

Melhor modelo automático sem moedor

Existem ótimas máquinas de expresso sem moedor. Claro que estão um nível abaixo das melhores cafeteiras expresso com moedor de grãos, mas, mesmo assim, são muito boas.

Em nossa opinião, o melhor modelo sem moedor é a Prima Latte II Oster. Sua pressão de 19 bares supera a maioria da concorrência, além de ter boa relação custo/benefício.

Melhor modelo semiautomático com moedor

Para quem quer uma cafeteira expresso semiautomática com moedor recomendamos as cafeteiras expresso da linha Tramontina by Breville.

Essa parceria da Tramontina com a Breville deu muito certo, e colocou a Tramontina no setor de eletrodomésticos de alta performance.

Seu design é inovador e altamente atraente, não passando despercebido aos olhos mais atentos.

Sua avaliação e venda nos sites da internet são das mais altas possíveis.

O melhor modelo com cápsulas

As cafeteiras expresso com cápsulas foram lançadas há alguns anos e logo obtiveram um sucesso estrondoso.

A precursora foi a Nespresso, seguida, mais tarde, por outras boas marcas também. 

Mesmo depois de liberada a patente de cápsulas para outras marcas, a Nespresso continua firme nas primeiras colocações entre as mais vendidas.

Resumindo: a Nespresso ainda é soberana em matéria de cafeteira expresso com cápsulas.

Melhor cafeteira expresso: custo x benefício

Nossa opinião em relação à melhor cafeteira expresso doméstica com melhor custo x benefício é a Cafeteira Expresso 20 bars Philco.

Essa também é a opinião de grande parte dos compradores. A justificativa começa por sua pressão de 20 bares que é uma das mais altas do mercado.

Afinal de contas, qual a melhor cafeteira expresso?

Escolhemos a cafeteira expresso Prima Latte II Oster como a melhor à venda no Brasil.

Além da versatilidade, tem boa relação custo-benefício, um belo design e faz uma grande variedade de cafés, lattes e, como não poderia deixar de ser, expressos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *