As 5 Melhores Batedeiras Planetárias de 2021

Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor batedeira planetária. Embora não seja fácil chegar a uma conclusão, podemos analisar os diferentes tipos de produtos disponíveis no mercado. 

O importante é saber que a melhor batedeira não pode faltar em nenhuma cozinha que se preze. Ela nos poupa de tarefas demoradas, como fazer pães, bolos ou bater claras em neve. Por conta disso, quase sempre ficamos em dúvida na hora da compra.

Se você está sem tempo para fazer uma pesquisa aprofundada e realizar a sua escolha, não se preocupe. Nós fizemos isso por você!

No texto a seguir, saiba o que é, os diferentes tipos e os pontos mais importantes para escolher as melhores batedeiras planetárias do mercado.  Vamos lá?

Melhores batedeiras planetárias para comprar online

Confira o nosso ranking e conheça as melhores batedeiras planetárias do mercado e tire suas dúvidas na hora de fazer a escolha certa!

1. Batedeira Planetária Inox – Oster 

Batedeira Planetária Oster Perform Inox

Essa batedeira é sucesso mundial. É moderna, resistente, prática e tem alta capacidade.

A Batedeira Planetária Oster Perform Inox foi feita pra quem procura preço acessível e funcionalidade. 

Possui um motor de 750 watts, um dos mais potentes do mercado. Disponível nas cores branca, vermelha e preta com detalhes em inox, o que dá um charme especial à batedeira.

 Vem com um bowl de 4 litros e 3 tipos de batedores. Mede 36 cm de altura e pesa 5,7 kg. Possui 12 opções de velocidade, mais a função turbo. 

Acompanha exclusivo protetor de respingos e uma abertura para adicionar ingredientes no momento do preparo. Tem um botão cuja função é abaixar e levantar a parte superior do produto, bem prático.

Prós

Contras

✅ Preço acessível

🚫 Pouca estabilidade ao bater massas pesadas

✅ Proteção contra respingos

✅ Função turbo

✅ Boa potência

2. Batedeira Planetária Mixer Artisan – KitchenAid

Batedeira KitchenAid Stand Mixer

A batedeira KitchenAid Stand Mixer vem com dez velocidades, permitindo misturar facilmente as massas. Tem também corpo de metal, que facilita a limpeza e possui dez acessórios que podem ser adquiridos separadamente. 

É a típica batedeira que costuma fazer parte da decoração da cozinha, devido ao seu design ao mesmo tempo antigo e inovador. 

Além disso, é um pouco pesada para o seu tamanho e seus batedores batem grandes e pequenas quantidades de ingredientes com a mesma facilidade

Existem vários acessórios que podem ser acoplados a ela. Entre as funções adicionais estão o espremedor, moinho de grãos, espiralizador, ralador, prensa de ravioli, espremedor de massas e várias outras funções. 

Esses acessórios são vendidos separadamente. Possui diversas cores, o que facilita combinar com as de sua cozinha. 

Sua cabeça inclinada facilita trocar os batedores, raspar a tigela ou adicionar ingredientes. Sua tigela é grande e tem a capacidade de 5 litros. Possui motor com 300 watts de potência

Prós

Contras

✅ Tigela grande

🚫 Custo alto

✅ Alavanca trava/destrava

🚫 Pesada

✅ Design inovador

✅ Ótima potência

3. Batedeira Planetária Premium B-06 – Mondial 

Batedeira Mondial Premium B-06

A batedeira planetária Mondial Premium B-06 tem excelente custo benefício, ótimo desempenho e lindo design. Possui 3 batedores de metal, tigela extra grande com seletor anti respingos e 300 watts de potência. 

Tem estrutura funcional e está apta a preparar massas pesadas. Tem uma aparência elegante, robusta e inovadora. 

É confeccionada em Black Shine, polipropileno brilhante. Mede 31,5 cm de altura e pesa cerca de 4,2 kg. Sua base é composta por ventosas, o que melhora a fixação na superfície e diminui bastante a trepidação da batedeira. 

Seu sistema de abertura é controlado apenas por um botão de apertar. Outro botão giratório aciona as 3 velocidades disponíveis. Apresenta baixo ruído, sobretudo quando comparada com outras da mesma potência. 

Prós

Contras

✅ Baixo ruído

🚫 Sem controle de velocidades

✅ Estabilidade

🚫 Sem tem proteção contra respingos

✅ Bom custo-benefício

4. Batedeira Planetária PHP500 Turbo – Philco

Batedeira Philco PHP500 Turbo

A marca Philco já é uma ótima carta de apresentação para essa batedeira. É uma união harmoniosa entre preço baixo, design e bom desempenho

O sistema de batimento orbital é garantia de que os ingredientes de sua massa serão bem misturados. Já o batimento planetário garante ótimas receitas na hora de preparar tortas, pães, bolos e o que mais desejar. 

Vem equipada com 3 batedores de metal, uma tigela grande com coletor de respingos e 500 watts de potência, força suficiente para garantir o preparo de massas muito pesadas. 

Possui 3,6 kg de peso e 40,5 cm de altura. Seu design é ultra moderno com acabamento da parte frontal em aço inox. Tem 11 velocidades mais a função turbo. Acompanha uma tampa anti respingos. A capacidade da tigela é de 4 litros. Preço compatível com a qualidade do produto.

Prós

Contras

✅ Função turbo

🚫 Pouca estabilidade durante o uso

✅ 11 velocidades

🚫 Batedor globo frágil

✅ Boa potência

✅ Design moderno

5. Batedeira Planetária Deluxe 2TG – Arno

Melhor funcionalidade de baixo custo

Essa batedeira da Arno é uma ótima opção para quem quer preço justo e boas funcionalidades. Como se não bastasse a qualidade da marca, esse produto tem a capacidade de preparar massas homogêneas, sendo compatível com diversas receitas. 

Possui 8 velocidades, função início suave para evitar respingos e botões de fácil acesso. 

Seu design compacto e potência de 300 watts facilitam a usabilidade. Mede 33 cm de altura e pesa 3,5 kg. 

Durante o preparo, você pode inserir os alimentos através de um alimentador que fica acoplado à tigela, sem precisar desligar a batedeira. Em sua base existem ventosas que melhoram a estabilidade.

Prós

Contras

✅ Início suave

🚫 Baixa potência

✅ Base com ventosas

🚫 Batedor globo frágil

✅ Preço acessível

O que é uma batedeira planetária?

A batedeira planetária é a melhor opção para quem cozinha com frequência ou em grandes quantidades. 

É também a mais indicada para quem não tem muito tempo ou prática na cozinha, já que deixa o trabalho mais funcional e rápido. Possui mais recursos e utensílios, facilitando o processo de deixar as receitas no ponto exato.

É a batedeira mais potente em relação aos outros tipos, pois possui batedores que combinam os movimentos planetários. Ou seja, giram em seu eixo e ao redor da tigela ao mesmo tempo, exatamente como nosso planeta. Daí o nome planetária. 

Além disso, é um pouco maior, mais pesada e mais rápida que os outros tipos.

Como escolher a melhor batedeira planetária

A seguir, conheça alguns pontos a serem considerados antes de escolher a sua batedeira. 

– Potência

As batedeiras planetárias têm múltiplas funções. 

A maioria não terá problemas em misturar massas de bolo, cremes ou líquidos. Mas, se for fazer massas mais pesadas, recomenda-se um modelo com motor mais forte, pois mistura melhor, exige menos esforço do motor e tem uma maior vida útil.

– Velocidade

A maior parte das batedeiras planetárias têm várias opções de velocidade e são fáceis de ajustar, possibilitando a mistura nos preparos. Esse é um item que vale a pena considerar porque é importante.

– Tamanho da tigela

Uma tigela maior nem sempre será melhor. 

É ótima para fazer grandes quantidades de receita de uma só vez, mas não será tão eficiente para fazer pequenas misturas. Lembrando que o tamanho especificado da tigela é diferente da quantidade de ingredientes que cabe no bowl.

– Qualidade

Esse é, talvez, o item de maior importância. 

Se a sua intenção é adquirir uma batedeira durável e eficiente, é imprescindível analisar sua qualidade. Claro que muitos defeitos e qualidades só percebemos depois de usar, mas tentar prestar atenção em alguns itens diminui a chance de comprar um produto de má qualidade. 

Atente, sobretudo, para as partes que compõem o motor e a batedeira, como também a resistência da tigela.

– Custo 

O produto mais caro nem sempre é o mais indicado para você. Em primeiro lugar, é preciso considerar a finalidade do produto. 

Pode acontecer de o item mais em conta suprir suas expectativas, não sendo necessária a compra do mais caro. 

Mas se, independentemente da finalidade, fizer questão da batedeira top de linha, cheia de acessórios, terá que desembolsar um pouco mais. O que não deixa de ser uma boa escolha já que, provavelmente, terá o produto por muito mais tempo funcionando. 

Atualmente, uma das características que muitos levam em conta, inclusive fabricantes, é o design da batedeira, uma vez que acabam fazendo parte da decoração da cozinha. O que, para muitos, acaba compensando o investimento num design mais atual. 

Diferenças entre batedeira comum, orbital e planetária

Batedeira comum

A batedeira comum é a mais simples das três. Também conhecida como portátil ou convencional, é leve, porém frágil. Não é recomendada para quem usa o aparelho com frequência. 

Sua maior virtude é a praticidade e algumas ainda possuem uma tigela e um corpo de apoio, que podem ser utilizadas como fixas. É ideal para bater massas e alimentos leves que não exijam muito esforço do eletrodoméstico.

Batedeira orbital

A batedeira orbital é indicada para quem quer fazer receitas mais encorpadas, como pizzas e pães. Possui uma tigela e três tipos de batedores: para massas leves, médias e pesadas. 

Assim como a planetária, os batedores da orbital fazem movimentos circulares que podem girar no próprio eixo e ao redor da vasilha. Como possui uma potência mediana, é um modelo que está exatamente entre a comum e a planetária.

Batedeira planetária

A batedeira planetária, assim como a orbital, possui três tipos de batedores. Porém, é a mais potente e rápida dentre as três. Basicamente, é usada para funções profissionais.

Dessa forma, é o eletrodoméstico mais indicado para quem busca eficiência e praticidade na hora de fazer as suas receitas preferidas.

Dicas de como usar a velocidade correta em sua batedeira

Para extrair o melhor de sua batedeira é muito importante utilizar a velocidade correta.

  • Velocidade 1: é a mais baixa, ideal para mexer e misturar ingredientes secos, devendo ser usada por, no máximo, cinco minutos
  • Velocidade 2: é considerada média, sendo ideal para bater sopas, pudins, cremes,claras de ovo e tem a função de homogeneizar
  • Velocidade 3: oscila entre média e alta, sendo ideal para bater purês, biscoitos, glacês, açúcar com manteiga e tem a função de misturar
  • Velocidade 4: alta, recomendada para bater chantilly, claras em neve, suspiros e massas leves
  • Velocidade 5: muito alta, ideal para massas pesadas como massas de pizza, tortas ou pão.

Para finalizar, um pequeno detalhe que não pode passar em branco: prefira as batedeiras com ventosas. 

Ventosas são aquelas borrachinhas localizadas embaixo do equipamento que grudam na superfície, dando mais firmeza na hora de preparar as receitas.

Como limpar a batedeira planetária

Agora que você terminou sua receita, experimentou o prato e viu que tudo ficou conforme o esperado, chegou a hora de limpar sua batedeira para deixá-la em pronta para os próximos pratos. 

Não tem idéia de como fazer isto? Será que é só colocar as peças removíveis de molho em água e sabão e toda a sujeira será removida?

Como todo bom eletrodoméstico, a batedeira deve ser limpa frequentemente e com muito zelo, principalmente quando se prepara pratos mais gordurosos, como massas que levam manteiga. A correta higienização do utensílio é fundamental para que ela tenha vida longa.

Seguindo as orientações abaixo, certamente sua batedeira ficará sempre como nova.

1°. Desligue a batedeira

A primeira providência é desligar a batedeira. Essa é uma medida de segurança. Você irá mexer com água, desencaixar peças… enfim, tocará em toda estrutura do produto, o que pode provocar choque elétrico caso esteja conectada na tomada.

2°. Limpe os batedores 

Os batedores são os componentes mais delicados. O ideal é começar a lavagem por eles. 

Lave-os à mão com água morna e sabão, com muito carinho, pois são as peças que fazem a mágica acontecer. 

O mesmo deve ser feito com a tigela da batedeira, independentemente do material com que ela é feita. Guarde-os somente depois de higienizados e secos. 

Caso sua batedeira seja também um item de decoração, ou seja, fica à mostra na cozinha, e sua tigela seja de inox, recomenda-se aplicar algum produto voltado para esse material para deixá-la ainda mais brilhante.

3°. Sempre que usar, limpe

Nunca esqueça de passar um pano úmido ao redor do equipamento sempre que usá-lo, tomando o cuidado de não deixar entrar poeira ou líquidos nas aberturas de ventilação do motor.

 As pequenas partes e encaixes devem ser limpos com uma escova de dentes, pois são de difícil acesso. Tomando essas precauções, tenha certeza de que ela ficará sempre limpa.

4°. Não deixe a batedeira muito suja

Às vezes sua batedeira pode ficar mais suja que o normal. É o caso de receitas que têm mais creme, óleo, manteiga ou margarina. Nesse caso, apele para o bicarbonato de sódio. É tiro e queda. Misture o ingrediente com um pouco de água e a sujeira sai rapidinho.

5°. Retire pedaços pequenos de comida 

Para retirar todas as partículas de comida e poeira que se alojam nas aberturas de ventilação, use um palito de dentes ou uma escova. 

Caso a sujeira insista em não sair, a melhor solução é usar o aspirador de pó. O motor e as entradas de ventilação devem estar sempre limpos para que a batedeira funcione livre e desimpedida.

6°. Limpe a parte de baixo

Para completar o processo, limpe também a parte de baixo do eletrodoméstico com um pano úmido. 

Em seguida, seque com um pano para que não fique molhada e corra o risco de queimar ou reduzir sua vida útil. Agora sua batedeira está perfeitamente higienizada. Parabéns!

Cuidados com a batedeira

Ter uma boa batedeira planetária é o sonho de todo mundo que ama culinária. Seria muito frustrante ter o aparelho quebrado por um simples descuido, não é mesmo? Vejamos alguns cuidados a serem tomados para que você não tenha dor de cabeça com isso.

Nunca coloque utensílios como facas, garfos ou colheres dentro da tigela durante o funcionamento. Isso é muito perigoso e pode causar estragos no aparelho ou até acidentes graves. 

O controle da velocidade é outro ponto importante para a durabilidade. Normalmente os produtos precisam estar sempre na velocidade zero antes de começar a funcionar. 

Nunca coloque as peças em máquinas de lavar. Isso pode estragar as peças. 

É preciso, também, tomar cuidado com a temperatura dos alimentos. Além de provocar queimaduras, pode estragar o aparelho. Nesse caso, prefira sempre as velocidades mais baixas e evite o contraste entre o quente e o frio, sobretudo se a tigela for de vidro. 

Para finalizar, nunca desligue sua batedeira sem os batedores. Isso pode causar danos ao aparelho.

Perguntas frequentes

Qual a melhor batedeira planetária do mercado?

Após análise, selecionamos a Batedeira Oster Perform como a melhor batedeira planetária do mercado.

Qual é a melhor batedeira: planetária ou orbital?

Isso depende das necessidades na cozinha. Mas no geral, indicamos a batedeira orbital para quem não precisa de tanta potência na hora de preparar as receitas.

Quais são as melhores marcas de batedeiras?

Existem excelentes marcas de batedeira no mercado, as principais são: Oster, KitchenAid, Mondial, Philco e Arno.

Como usar a batedeira planetária?

As batedeiras planetárias são extremamente práticas e fáceis de usar. Assim, basta ligá-las na tomadas e começar a preparar as suas receitas favoritas.

Por que o nome batedeira planetária?

As batedeiras planetárias se chamam assim devido seu mecanismo de funcionamento ser baseado na interação de duas engrenagens onde executam o movimento de translação.

Conclusão: qual a melhor batedeira planetária?

A Batedeira Oster Perform ficou em nosso ranking como top #1 dos produtos analisados. É sem dúvidas a melhor batedeira planetária doméstica do mercado, seu design elegante, estrutura robusta e excelente desempenho são adequados para todos os tipos de receitas.

Mas se você deseja adquirir uma batedeira para uso profissional, recomendamos a KitchenAid Stand Mixer. A sua maior potência com controle de velocidades permite bater massas mais pesadas, mantendo a estabilidade durante o processo.

Neste texto, você descobriu quais são as melhores batedeiras planetárias de 2020. Agora você está apto a fazer a sua escolha e deixar a cozinha completa. 

Se você gosta de culinária e adora análises de produtos para cozinha, inscreva-se em nossa newsletter e receba muitos outros conteúdos úteis como esse. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *