Os 6 Melhores Aparelhos de Fondue em 2022

Quais são os melhores aparelhos de fondue? Faremos neste artigo uma análise dos equipamentos ideais disponíveis no mercado, de modo que você possa adquirir um produto de alta qualidade.

Os fondues são receitas saborosas e especiais muito utilizadas em noites frias em momentos de descontração e romantismo. Doce ou salgado, ele traz requinte e sofisticação. Dessa maneira, com o equipamento certo, você pode proporcionar aos seus convidados manjares incomparáveis.

O melhor de tudo é que não é preciso gastar muito. Os aparelhos de fondue encontrados no mercado possuem um ótimo custo benefício. No entanto, eles têm algumas características diferenciadas, sendo necessário conhecer o equipamento antes de comprá-lo.

Melhores aparelhos de fondue para comprar online

Veja abaixo os melhores aparelhos de fondue.

1. Conjunto Fondue Médio 10 Peças – Richwell

Conjunto Fondue Médio 10 Peças - Richwell

Este aparelho é indicado para a preparação de fondue doce e salgado, como por exemplo, de queijo, carne e chocolate. É um equipamento produzido em aço inox, e atende até seis pessoas.

Acompanha uma caçarola de 16 cm, com capacidade para 0.95 litros, uma espiriteira, uma tampa e um suporte. Utiliza álcool em gel. Produzido em aço esmaltado, Agatha. Dimensões de ‎20 x 20 x 19 cm.

Utensílio de 890 gramas. Ideal para quem gosta de um fondue saboroso com a família, amigos e companheiros. Disponível na cor preta e vermelho. Possui uma grande durabilidade e praticidade em seu uso.

Possui seis garfos com marcadores e cores indicativas para cada um marcar o seu e degustar com muito sabor. É um aparelho bastante versátil, com alta resistência e um belo design. 

Prós

Contras

✅ Bonito

🚫 Esmalte de pouca qualidade

✅ Simples 

✅ Prático

2. Conjunto Aparelho Para Fondue Jogo 8 Peças – Forma 

Conjunto Aparelho Para Fondue Jogo 8 Peças - Forma 

Este conjunto de oito peças da Forma é produzido em aço inox esmaltado e aço carbono com pintura epóxi. Panela de cor preta. Perfeito para servir os convidados com charme e sofisticação.

Alta qualidade e durabilidade, ideal para partilhar com os amigos. Material resistente e moderno, prático e fácil de se limpar. Contém uma panela esmaltada de um litro, um rechaud, um separador e quatro garfos.

Dimensões de 26 x 18 x 15.5 cm. Peso de 740 gramas. Indicado para fondue doce e salgado, como queijo, carne e chocolate. Com este modelo da Forma você prepara receitas cheias de sabor com muito charme e elegância.

Possui uma garantia de 90 dias. Os garfos disponíveis no conjunto possuem cores diferenciadas, evitando a troca ao saborear o fondue. Acompanha um livro de receitas para a preparação de diferentes tipos de molhos.

Prós

Contras

✅ Alta qualidade e durabilidade

🚫 Conjunto serve seis pessoas e não oito 

✅ Design moderno e sofisticado

✅ Panela leve, versátil

3. Conjunto P/ Fondue Chocolate 10 Peças – Brinox

Conjunto P/ Fondue Chocolate 10 Peças - Brinox

Aparelho de fondue de cor chocolate. Possui cabo longo e separador de garfos. Indicado para a preparação de receitas clássicas e deliciosas de fondues de queijo, carne e chocolate. 

Caçarola com 16cm de diâmetro, antiaderente pro flon. Capacidade para 1.25 litros. Vem com seis garfos coloridos, um suporte epóxi e um fogareiro de aço inox de menor tamanho e abafador. 

Possui um formato redondo e tampa removível. Produto com garantia de três meses. Transformam qualquer ocasião em momentos especiais. Vem com um cabo longo que facilita o manuseio.

Equipamento prático com alta durabilidade e resistência. Fácil de limpar. Design moderno e sofisticado. Seu aquecedor com fogo baixo mantém os ingredientes na temperatura certa, evitando queimá-los.

Prós

Contras

✅ Material resistente

🚫 Alguns consumidores reclamaram do tamanho do recipiente

✅ Design sofisticado

✅ Antiaderente

4. Aparelho de Fondue 16 Peças – Carrousel Aspen Forma

 Aparelho de Fondue 16 Peças - Carrousel Aspen Forma

Este aparelho de 16 peças, de cor vermelha da Forma, é um produto de alta qualidade e requinte. Com sua boa resistência e durabilidade, busca completar a sua cozinha com elegância e sofisticação.

O modelo da Aspen vem com uma panela de alumínio, de 17 cm de diâmetro e capacidade para um litro, um separador de garfos, um tripé giratório, um queimador, seis molheiras e seis garfos.     

Dimensões de 34 x 36 x 12 cm. Peso de 1.41 quilogramas. Uma surpresa agradável para a sua família e amigos. Indicado para fondue doce e salgado. Praticidade no preparo de alimentos, pois não grudam na panela.

Fundo antiaderente, tornando a limpeza e manutenção do utensílio mais fácil. Design moderno e diferenciado com suas cores sofisticadas que fazem o maior sucesso na cozinha. 

Prós

Contras

✅ Design sofisticado

🚫 -

✅ Alta resistência

✅ Fundo antiaderente

5. Kit Para Fondue 16 Peças – Forma

Kit Para Fondue 16 Peças - Forma

Este kit da Forma é produzido em alumínio, aço inox, aço carbono e baquelite. Materiais de qualidade que garantem a durabilidade por muito mais tempo.  Sua cor é preta. É um aparelho prático e eficiente. 

Com seu tripé giratório, é possível acessar todos os ingredientes com facilidade. Equipamento perfeito para servir vários tipos de alimentos com charme e elegância. Alta qualidade e requinte, principalmente nas noites mais frias.

Dimensões de 36 x 36 x 19.5 cm. Peso de 1.3 quilogramas. indicado para a preparação de fondue de carne, queijo e chocolate. Panela com diâmetro de 17cm. inclui fogareiro.

A Forma possui um rigoroso controle de qualidade, além de uma equipe especializada para garantir a satisfação de seus clientes.  Alta resistência e elegância em um só produto.

Prós

Contras

✅ Controle de qualidade 

🚫  Produto frágil, o tripé giratório fica bamba

✅ Alta resistência 

✅ Produto elegante

6. Conjunto para Fondue com 10 Peças – Brinox

Conjunto para Fondue com 10 Peças - Brinox

Este equipamento possui um fogareiro em aço inox, uma caçarola esmaltada com cabo longo. Tem capacidade para 1,25 litros. É indicado para o preparo de fondue de carne e de chocolate. 

O aparelho aquece os ingredientes na temperatura certa para não queimar. Vem com um separador de garfos, um suporte epóxi, um fogareiro menor, com abafador. Vem com seis garfos de 22cm, coloridos.

A beleza e praticidade dão um toque de requinte e elegância em sua refeição. Fica perfeitamente decorado na sua sala de jantar. Esse modelo da Brinox foi pensado na satisfação de seus clientes.

Produto prático, funcional, com alta durabilidade. Aparelho de fácil conservação e limpeza. Formato redondo. Produzido em aço esmaltado epóxi. Acompanha panela esmaltada, base giratória retrátil, réchaud, queimador, placa difusora de calor, molheiras e garfos.

Prós

Contras

✅ Bom acabamento

🚫  O cabo solta facilmente

✅ Prático

✅ Base giratória retrátil

Para que serve o aparelho de fondue?

O fondue é um prato que foi originado na Suíça. Em sua fórmula original, o preparo era feito de queijo que era aquecido por uma lamparina. Ela é mais conhecida como espiriteira ou rechaud. Também pode-se utilizar outra fonte de alimentação como a eletricidade, na conservação do calor do alimento.

Normalmente o fondue é servido em noites frias. Pode-se fazer uma reunião com amigos para servir o prato ou em uma noite romântica a dois. O fondue de queijo pode ser acompanhado de uma carne, o de chocolate funciona bem com morango ou até mesmo com mexerica. 

O aparelho de fondue é uma panela de rechaud que serve para deixar o preparo aquecido. Dessa maneira, o fondue conserva a sua textura durante toda a noite. As panelas podem ser fabricadas com diversos materiais, como ferro, alumínio, aço inox e cerâmica.

No caso de o aparelho ser utilizado para um fondue de queijos e chocolate, é indicado que as panelas tenham um fundo mais grosso. O material deve manter a temperatura, sem cozinhar ou grelhar os ingredientes.

O aparelho de fondue corresponde a uma panela que é colocada em uma base de um fogareiro ou em uma outra superfície que é aquecida. Dessa maneira, o creme, que pode ser de queijo, chocolate ou óleo, ficará pronto para ser utilizado.

Como escolher o melhor aparelho de fondue

Antes de adquirir um aparelho de fondue é necessário observar algumas de suas características. Existem algumas panelas próprias para determinados ingredientes, portanto, fique atento nesse detalhe. 

Deve-se ter em mente qual o tamanho e a capacidade da panela. Veja se você irá utilizá-la para uma reunião de amigos ou em uma noite a dois. O aparelho também vem com um número determinado de garfos, portanto, fique de olho.

O fogareiro também é diferenciado e precisa ser analisado. O fundo da panela deve estar de acordo com o tipo de creme que será preparado. Além disso, o material da panela deve ser resistente, além de proporcionar uma limpeza facilitada.

Procure por marcas famosas no mercado, mas também se preocupe com o custo benefício. É preferível pagar por um aparelho que dure mais tempo do que adquirir um produto mais em conta que estrague rapidamente.

O design também é uma característica essencial antes da compra do produto. Desta maneira, sua sala de jantar terá um requinte a mais em sua noite especial. Os garfos também devem ter cores diferenciadas para evitar uma confusão na hora de saborear o fondue.

Tipos

Existem vários tipos de aparelhos de fondue disponíveis no mercado. Eles se diferem principalmente em relação a sua alimentação. Podemos destacar os equipamentos que utilizam queimadores a álcool, à vela e os elétricos.  

O aparelho com fogareiro é o mais comum. No entanto, é preciso ter cuidado em seu manuseio para não se queimar. A chama precisa durar um longo tempo para conservar o calor do preparo. 

Deve-se preencher o seu interior com álcool em gel 70% e com um palito de fósforo, acendê-lo. Pode-se utilizar um acendedor para rechaud que é uma pastilha própria para esse uso. Sua chama costuma durar mais que o álcool.

Os aparelhos a vela são mais eficazes para manter o fondue de queijo em uma boa temperatura. Isso porque eles não são muito potentes e portanto, não cozinham o preparo. São também indicados para fondues doces, como os de chocolate.

Utilizando uma tecnologia mais avançada, os aparelhos elétricos podem ser utilizados em qualquer situação. Eles são mais seguros e é possível ajustar seu calor para preparar os diferentes ingredientes. É um equipamento bastante versátil.

Capacidade

As panelas dos aparelhos de fondue possuem capacidades diversas. A média dos equipamentos encontrados no mercado é de um litro. No entanto, pode-se encontrar recipientes de 450 ml até seis litros. 

Normalmente as panelas menores são mais indicadas para o preparo de fondues doces. Isso porque eles são consumidos em pequenas porções. Portanto, observe essa característica antes de comprar o produto.

Para fondues de queijos, carnes, procure por panelas com capacidade acima de um litro. Esse tipo de recipiente é mais versátil e pode ser utilizado tanto para fondues doces, quanto para salgados. Eles também são ideais para uma ocasião onde há um número maior de pessoas.

Materiais

Existem muitos tipos de panelas disponíveis no mercado. Deve-se ter em mente qual tipo de recipiente atende às suas necessidades. Vejamos abaixo alguns modelos para você conhecer melhor e poder adquirir o produto ideal:

A panela de cerâmica é a mais barata. Elas são indicadas para fondues doces e de queijo. Isso porque elas aquecem em uma velocidade moderada e demoram para atingir temperaturas altas.

Já as panelas de alumínio tem a versatilidade como a sua principal característica. Elas esquentam lentamente e alcançam altas temperaturas. Podem ser utilizadas em fondues tradicionais como os de queijo e também nos de carne.

As panelas que são produzidas a partir do aço inox suportam temperaturas mais altas. O fondue de carne é indicado para esse tipo de recipiente. Se você for fazer um fondue de chocolate ou de queijo, deve ficar atento para não queimar.

A panela de ferro também é uma boa aquisição. Além de serem antiaderentes, elas mantêm a temperatura por mais tempo. Podem ser utilizadas no próprio fogão e são fáceis de limpar.

As panelas esmaltadas também são versáteis. Elas aquecem os ingredientes de forma lenta e podem chegar a temperaturas mais altas. Com ela pode-se preparar fondues salgados e doces.

Molhadeiras

As molhadeiras são potes ou pequenos recipientes onde diversos molhos e outros ingredientes ficam à disposição incrementando ainda mais a sua noite de fondue. Pode-se colocar além dos molhos, embutidos, carnes, frutas e pães.

Muitos aparelhos de fondue possuem estruturas giratórias chamadas de carrossel, onde as malhadeiras são postas. Dessa maneira, a pessoa pode escolher o acompanhamento ideal para o seu fondue de forma prática e funcional.

Normalmente os aparelhos com malhadeiras são destinados a seis ou mais pessoas. É também uma opção para quem deseja um maior requinte em sua noite de fondue. É um acessório bastante prático e bonito.  

Perguntas frequentes

É possível controlar a temperatura do aparelho de fondue?

Pode-se ter um controle maior da temperatura apenas em aparelhos elétricos. Por essa razão ele é considerado um equipamento mais prático, podendo ser utilizado em diversos tipos de fondue. Em alguns aparelhos, a  temperatura costuma variar de 200 a 400 graus centígrados. Dessa maneira seu fondue estará sempre em uma temperatura adequada.  

Como escolher o melhor aparelho de fondue?

Um bom aparelho de fondue deve ter um preço acessível, conservar a temperatura dos ingredientes, ser prático e funcional. Além disso, deve ser feito com um material resistente, de preferência antiaderente. Deve-se levar em consideração seu tamanho e qual tipo de fondue deseja preparar com o equipamento. Em suma, deve proporcionar uma noite de fondue deliciosa!

O que colocar no queimador do fondue?

O álcool em gel é uma ótima opção para se colocar no queimador, de preferência,  acima de 65%. Se você optar por um álcool líquido, busque um que seja acima de 70% ou 90%. O acendedor para rechaud também é uma boa opção. É uma pastilha que costuma durar mais que o álcool.

Quanto custa um fondue?

Depende do tipo de fondue. É preciso comprar todos os ingredientes. Felizmente as frutas, o queijo, a carne, o pão, além do chocolate não são caros. No entanto, se você deseja ter uma noite de fondue em algum lugar especial, é possível encontrar restaurantes que oferecem rodízio a partir de R$40 a R$100. 

Como se usa o aparelho de fondue?

Primeiramente, escolha o tipo de aparelho. Se for um queimador a álcool gel, coloque-o no recipiente. Você deve acendê-lo com um fósforo. Coloque a panela em cima e deixe o fogo propagar as suas chamas esquentando-a. Se for uma panela elétrica, é necessário ligá-la na tomada.     

Qual a melhor panela para fazer fondue de queijo?

A panela elétrica para fondue OSter OFND100-127 pode ser considerada a melhor para fazer um fondue de queijo. Ela tem um alto rendimento, potência e um design moderno. Além disso, ela é prática, pode ser utilizada tanto para doces quanto para salgados. É elétrica e vem com oito garfos. 

Como se usa o rechaud?

Se for um rechaud elétrico, é só ligá-lo na tomada. Se for a álcool deve-se colocar o líquido no recipiente e acendê-lo com um fósforo. Ele possui como vantagem o fato de o líquido não escorrer, além do fogo não apagar facilmente. O rechaud à vela deve ser colocado embaixo da panela e ser acendido. 

Conclusão: qual o melhor aparelho de fondue

Um bom aparelho de fondue é aquele capaz de aquecer a panela sem maiores problemas. Deve ser um equipamento versátil, capaz de fazer tanto fondues doces quanto salgados. Ele também deve ser seguro, evitando acidentes com fogo.

O aparelho de fondue com o melhor custo benefício deste artigo é o Conjunto para Fondue com 10 Peças, Brinox, Preto. Seu fogareiro é produzido em aço inox. A panela possui capacidade para 1,25 litros e pode ser utilizada para fondues de carne e de chocolate.  

O melhor aparelho de fondue deste artigo é o Forma, 807960, Kit Para Fondue 16 Peças Giratório Aparelho Para Fondue, cor Preto, Aço. Ele é produzido em alumínio, aço carbono e baquelite. É um produto altamente durável e resistente. Possui um tripé giratório e vem com 16 peças.

Neste artigo analisamos os melhores aparelhos de fondue disponíveis no mercado. Este tipo de equipamento é ideal para pequenas reuniões de amigos ou em uma noite romântica a dois. Com o produto certo, é possível ter uma noite inesquecível e deliciosa! Aproveite!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.