As 5 Melhores Adegas Climatizadas em 2021

Você é um velho apreciador de vinhos mas nunca deu muito valor para a temperatura correta de armazenamento? Ou você é um iniciante e quer fazer tudo conforme o figurino? Independentemente de qual grupo é o seu, você precisa conhecer quais são as melhores adegas climatizadas.

Não existe nada melhor do que a adega para armazenar seu vinho na posição, na temperatura e no ambiente de umidade precisos.Não pense que esse aparelho é indicado apenas para quem consome grandes quantidades, pois há no mercado modelos pequenos para até 6 garrafas apenas.

Vinhos são bebidas um pouco exigentes e pedem alguns cuidados que só as adegas climatizadas possuem. Antigamente eram construídas no subsolo e eram de difícil acesso e caras. Na época atual isso mudou, e você pode escolher entre as várias opções de produtos portáteis à sua disposição no comércio.

Melhores adegas climatizadas do mercado 

Veja abaixo nosso ranking com as melhores adegas climatizadas e escolha qual se adequa às suas necessidades.

1. Adega 24 Garrafas ACS24 – Electrolux 

Primeira no Brasil com Touch Control

Essa é a precursora no Brasil das melhores adegas climatizadas, vindo com painel digital Touch Control e LED, que aponta a casta de vinho que melhor combina com a temperatura escolhida.

Os fabricantes tiveram o cuidado de dotar os LEDs internos com mínimos emitentes de luz, para não prejudicar os atributos básicos da bebida.

Possui ainda display de temperatura do lado de fora, onde é possível operar a temperatura do lado de fora, o que é uma boa vantagem, já que não é preciso abrir a porta da adega, descontrolando a temperatura interna.

Seu acabamento em inox e design moderníssimo comporão o ambiente perfeito para  seu momento de degustar um vinho, bem ao estilo que você merece. 

Além disso é possível desfrutar de seu vinho utilizando-se da cobertura de vidro temperado como sustentáculo para garrafas e taças, dando um ar mais aconchegante ao ambiente. 

Prós

Contras

✅ LED indicador

✅ Display de temperatura externo

🚫 - 


2. Adega 8 Garrafas ACS08 – Electrolux

Display de temperatura externo

Esse é um modelo menor de adega climatizada da marca Electrolux e fica bonita em qualquer lugar onde for colocada. Possui 4 prateleiras cromadas e retiráveis, onde 8 garrafas de vinho podem ser acomodadas.

Sua temperatura interna pode ir de 12 a 18º, essa climatizadora termelétrica tem o dispositivo de regulagem da temperatura na parte externa, dispensando a abertura da porta e economizando tempo e energia elétrica. Além de ser mais prático e elegante.

Faz muito pouco barulho e sua porta é uma ótima isolante térmica, pois é feita com vidro temperado duplo, e é de alumínio escovado.

Os comandos do painel são touch screen e têm lâmpadas brancas. Tem também trava do painel e sua voltagem pode ser 127 V ou 220 V.

Prós

Contras

✅ Silenciosa

✅ Porta isolante térmica

🚫 - 


3. Adega 12 Garrafas BZC12BE – Brastemp

Controle Touch Sensor

Como toda boa adega que se preza, essa foi criada para que você fique totalmente satisfeito com os serviços por ela oferecidos. É pequena – apesar de caber 12 garrafas – e tem sensor de toque com regulagem de temperatura.

Controlar a temperatura interna dessa adega climatizada é muito fácil e instintivo. Se qualquer evento fora do normal acontecer com o aparelho, o sistema de alarme é imediatamente ligado e é mostrado um símbolo de falha.

A temperatura em seu interior vai de 12 a 18º, o que é suficiente para refrigerar e manter intacto o palato e fragrância de todo tipo de vinho.

Como possui uma luz em seu interior que não afeta a qualidade do vinho, escolher sua garrafa preferida é muito simples. A luz não só exerce seu papel muito bem, como também dá um ar de modernidade ao produto.

Prós

Contras

✅ Luzes internas de LED

✅ Comando eletrônico touch

🚫 - 


4. Adega 34 Garrafas ACS34 – Electrolux

Melhor relação custo-benefício

Essa adega média é uma das preferidas dentro de sua categoria. Degustadores experimentados já declararam sua paixão por essa Electrolux 34 garrafas.

Ela é a primeira no Brasil com painel eletrônico touch control e exibição de temperatura do lado de fora. Tem um trunfo a mais que muitos concorrentes, pois sua temperatura vai até 5º, enquanto a maioria vai de 12º a 18º. 

O ajuste é bem certeiro e acomoda garrafas de 750 ml. Possui isolante de temperatura, 7 prateleiras destacáveis e porta com 2 vidros e é protegido contra raios ultravioletas.

Seu design é bem moderno e permite que seja transformada em um wine bar. O wine bar é um novo conceito de gastronomia com uma proposta inovadora. Nele você pode degustar diferentes tipos de vinho sem necessidade de comprar a garrafa inteira, mas somente a taça.

Prós

Contras

✅ Transforma-se em wine bar

✅ Uma das preferidas entre os profissionais

🚫 - 


5. Adega 33 Garrafas Dual Zone – Brastemp

Possui 2 repartições independentes

O grande diferencial dessa Brastemp é poder controlar a temperatura de forma autônoma em cada uma das divisões. Essa especificação é um show de bola pois existem determinadas qualidades de vinho que preferem temperaturas mais baixas do que as dos outros. 

Tem também painel eletrônico Touch onde se pode digitar a temperatura desejada das duas seções e monitorar a iluminação do lado de dentro.

As prateleiras são em madeira – um charme à parte – e dão um toque campestre e, a um só tempo, requintado ao apetrecho. Sua Dual Zone fica linda em seu interior e também no exterior. O puxador é metálico e tem um desenho muito refinado.

Sua cor principal é o inox e seu tipo de degelo é frost free. A garantia é de 12 meses e ainda possui selo INMETRO no produto. Suas gavetas, cestos e prateleiras são em pintura preta e o cabo de alimentação fica no lado direito inferior.

Prós

Contras

✅ Tecnologia Dual Zone

✅ Prateleiras de madeira

🚫 - 


Como escolher a melhor adega climatizada 

Uma adega é, basicamente, uma geladeira com alguns aperfeiçoamentos, sendo o principal deles o controle preciso da temperatura interna. Assim os vinhos não perdem suas características tão cuidadosamente trabalhadas.

Os principais tipos de adegas são as termelétricas e as com compressor, apesar de bem diferentes entre si. Ambas podem ser encontradas no comércio atualmente.

Os vinhos, para serem apreciados em sua plenitude, devem estar com uma quantidade de umidade relativa apropriada para sua longevidade e a uma temperatura compatível.

Elegemos alguns critérios a serem avaliados para esclarecer sobre qual adega comprar.

Capacidade

A capacidade das melhores adega climatizadas de vinho deve ser em conformidade com a frequência com que você toma a bebida, se coleciona rótulos, se tem a intenção de colocar bebidas para envelhecer por um longo período e, por fim, mas não menos importante, se recebe amigos para degustação com muita frequência. 

Encontram-se vários tamanhos de adegas no mercado para se comprar, seja online, seja presencialmente. Os menores têm capacidade que vai de 8 a 13 garrafas; os médios, de 28 a 34 garrafas e os grandes, para 50 ou mais garrafas.

Tipo de refrigeração

Dependendo da maneira e da quantidade de garrafas que pretende deixar refrigerando, e até do clima de sua cidade, vale a pena estudar com calma qual é a mais indicada pra você: compressor ou peltier.

Compressor

Esse dispositivo é capaz de gelar com tranquilidade todas as garrafas da adega, mesmo em lugares muito quentes, pois é mais potente e seu motor é semelhante ao de uma geladeira. É mais barulhento e gasta mais energia do que as termelétricas.

Peltier

As peltier (ou termelétrica) operam puxando o calor de dentro da adega, por intermédio de uma placa de cerâmica, e eliminando fora do aparelho. Esse é o processo pelo qual ela mantém a temperatura apropriada dentro da adega. 

Assim, é aconselhável não instalar em lugares muito quentes, pois podem não ter força suficiente para alcançar o resultado desejado se estiver posicionada em um local muito quente.

Portas 

As portas as adegas climatizadas são construídas tendo-se em mente as portas dos refrigeradores, para isolar bem o seu interior.

Quando forem vinhos de alta qualidade nobre procedência, as portas mais indicadas são as de vidro, para que se possa ver de fora, sem precisar abrir a porta, toda a imponência de suas garrafas e respectivos rótulos de renome.

Importante salientar que ao optar por um aparelho com portas de vidro, verifique se elas possuem proteção UV para proteger as garrafas de qualquer agente externo que porventura possa prejudicar a pureza do vinho.

Perguntas frequentes 

Qual é a melhor adega: termoelétrica ou compressor?

Pessoas de lugares mais quentes, como o Brasil, preferem adegas com compressor. Já pessoas de lugares mais temperados podem optar pelas termoelétricas, cujo funcionamento é através de um combo que suga o calor interior através de uma placa de cerâmica e, em seguida, ejeta, o que faz com que a temperatura fique em torno de 11º.

Porque a adega não gela?

Normalmente, a variação repentina ou mesmo a queda de energia podem avariar a adega, queimando alguma peça. Desse modo a temperatura correta não será mantida, e o produto perderá sua utilidade que é manter o arrefecimento.

Como organizar uma adega?

Não tem mistério para organizar a adega. Preferencialmente, coloque suas garrafas preferidas mais na frente, em local de acesso mais descomplicado e rápido. Isso faz com que a porta fique menos tempo aberta, poupando tempo e energia elétrica.

Como colocar a garrafa na adega?

Garrafas de vinho devem ser guardadas na horizontal, ou seja, deitadas. Essa recomendação é devida ao fato da bebida precisar estar permanentemente em contato com a cortiça da rolha, para que essa fique úmida. 
Caso não esteja úmida, a rolha não impede a entrada do oxigênio, que irá modificar a cor, o cheiro e o sabor da bebida.

O que também pode ser guardado na adega?

Não apenas garrafas de vinho podem ser guardadas na adega, mas também taças. Assim elas ficarão bem guardadas e na temperatura exata do vinho sempre que for servir.

Qual madeira usar para adega?

A madeira mais comum de se usar para construir adegas em residências é o mogno. Ela é muito robusta e também bonita, perfeita para que o vinho fique na temperatura ideal, garantindo as particularidades do produto sem alterações.

Porque o vinho não deve ser armazenado na geladeira?

A geladeira tem como objetivo preservar alimentos, por isso resfria com muita rapidez e, ao alcançar a temperatura programada, desliga automaticamente. 
A umidade da geladeira e a temperatura oscilante poderão afetar a qualidade do vinho, e isso será facilmente percebido à medida em que for degustando a bebida.

Conclusão: qual a melhor adega climatizada 

A melhor opção de compra é a Adega Electrolux 24 Garrafas Uma Porta Preta Com Acabamento Em Inox (ACS24) 127V. Ela é a precursora no Brasil das adegas com painel digital Touch Control e LED, que aponta a casta de vinho que melhor combina com a temperatura escolhida.

Possui ainda display de temperatura do lado de fora, onde é possível operar a temperatura do lado de fora, o que é uma boa vantagem, já que não é preciso abrir a porta da adega, descontrolando a temperatura interna.

A adega com a melhor relação custo-benefício é a Adega Electrolux 34 Garrafas Uma Porta Preto Com Acabamento Em Inox (ACS34) 127V. Essa adega média é uma das preferidas dentro de sua categoria. Degustadores experimentados já declararam sua paixão por essa Electrolux 34 garrafas.

Ela é a primeira no Brasil com painel eletrônico touch, controle e exibição de temperatura do lado de fora. Tem um trunfo a mais que muitos concorrentes, pois sua temperatura vai até 5º, enquanto a maioria vai de 12º a 18º. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *