Início » Utensílios » Torneira Pingando o Que Fazer?

Torneira Pingando o Que Fazer?

Minha torneira está pingando, o que fazer?  Nada mais nos incomoda do que uma torneira pingando sem parar. Além de ser um barulho muito incomodativo, lá se vai água pia abaixo.

Mas, não se preocupe, você pode consertar uma torneira pingando. Pode parecer difícil, mas com um pouco de conhecimento e algumas ferramentas úteis, pode tratar do problema você mesmo. Vamos acompanhá-lo no passo a passo e mostrar-lhe como evitar que a sua torneira pingue.

Torneira Pingando o Que Fazer?

Afinal, quais os motivos para a torneira pingar? 

Provavelmente você já conhece o som de uma torneira pingando. É um ruído muito    frustrante, especialmente quando se sabe que não há nada que se possa fazer para o impedir.

Mas o que faz com que uma torneira comece a pingar? Existem várias razões, mas alguns motivos para a torneira ficar pingando são:

  • Uma válvula solta: Esta é a causa mais comum de uma torneira a pingar. Com o tempo, as roscas da válvula podem desgastar-se, fazendo com que esta se solte e comece a pingar.
  • Uma válvula corroída: Se a torneira tiver sido exposta a água com elevado teor de cloro ou calcário, pode causar a corroer a válvula e começar a pingar.
  • Um arejador entupido: O arejador é a parte da torneira que mistura água com ar. Se ficar entupida, pode fazer com que a água flua a uma velocidade mais lenta, o que pode levar a um gotejamento.
  • A borracha de vedação desgastada: A borracha de vedação é a parte da torneira que cria uma vedação quando está fechada. Se se desgastar, pode começar a vazar e provocar um gotejamento.

Como fazer o reparo da torneira pingando?

Como fazer o reparo da torneira pingando?

Aqui está uma lista do que vai precisar:

  • Um balde
  • Um pano 
  • Algum WD-40 ou outro lubrificante
  • Uma chave de fendas
  • Uma chave inglesa
  • Fechaduras de canal
  • Alicate de Nariz de Agulhas

Agora que tem tudo o que precisa, está na hora de começar. Como consertar torneira pingando:

  • Passo 1: Desligue a água da sua torneira. Procure embaixo da pia os canos que sobem. Ao longo desses canos, em algum lugar, haverá alças que você pode girar para desligar a água da pia. Gire no sentido horário para desligar.
  • Passo 2: Tampe o ralo. Use um plugue de pia se você tiver um ou um pano. Nada vai estragar o seu dia mais rápido do que ter um parafuso ou uma arruela indo pelo ralo.
  • Passo 3: Determine que tipo de torneira você tem. Uma torneira de compressão tem duas alças de rosca , uma para quente e outra para frio, e é a mais fácil de reconhecer visualmente. Os outros três tipos de torneira têm um braço giratório central que você pode balançar de quente para frio conforme desejado. Você pode ter que desmontar sua torneira antes de saber qual é qual, porque os mecanismos internos na base de seus braços são todos diferentes:
  • Uma torneira de esfera contém um rolamento de esferas.
  • Uma torneira de cartucho contém um cartucho. Os materiais do cartucho variam, mas o cabo geralmente tem uma tampa decorativa.
  • Uma torneira de disco cerâmico contém um cilindro cerâmico.

Consertando torneira de compreensão:

  • 1- Remova cada alça. Retire a tampa decorativa, se necessário (geralmente lendo “Quente” ou “Frio”), desparafuse e remova a alça.
  • 2 – Use uma chave para remover a porca. Abaixo, você encontrará a haste, que fica em cima do anel de vedação, que fica em cima de uma arruela de assento. A arruela do assento geralmente é feita de borracha, que pode se desgastar depois de um tempo. Se a sua torneira está pingando, provavelmente esse é o motivo.
  •  3 – Puxe a haste. Isso expõe o anel de vedação, que será mais fino, e a arruela de assento, que será mais grossa. Se as alças estiverem vazando (ao contrário da torneira), substitua o anel. Leve o antigo à loja de ferragens e use-o para encontrar um substituto.
  • 4 – Remova a arruela do assento. Isso será mantido no lugar com um parafuso de latão de cabeça para baixo.
  • Substitua a arruela do assento. Como essas arruelas variam em tamanho, pode ser necessário levar a antiga com você a uma loja de peças para encontrar uma correspondência exata. Cubra a substituição com graxa de encanador antes de instalá-la.
  • Remontar cada alça. Quaisquer pequenos vazamentos devem agora ser corrigidos.

Como evitar que a torneira fique pingando? 

Como evitar que a torneira fique pingando? 

Uma maneira de evitar o gotejamento de suas torneiras é mantê-las limpas. A sujeira e a formação de bactérias ao redor das válvulas impedem que as juntas e outras peças funcionem corretamente. Se você se lembrar de limpá-las periodicamente, isso evitará que as peças se danifiquem, dessa forma, impedindo o vazamento futuro.

Outra boa prática é verificar periodicamente o nível da água antes mesmo de pressionar a alavanca da torneira. Esta etapa é importante pois evita que a pressão alta da água comprometa as juntas e vedações, aumentando assim as hipóteses de gotejamento acontecer. Além disso, não é incomum que os dutos envelheçam e se danifiquem com muito uso, principalmente em torneiras antigas, nestes casos, substituir esses componentes danificados pode ser a melhor solução para prevenir o gotejamento futuro.

É Necessário Contratar Profissionais?

É Necessário Contratar Profissionais?

Você pode consertar uma torneira que está pingando sozinho, sem ter que contratar profissionais. O primeiro passo é desligar a água da torneira, para isso localize a válvula de fechamento na parte de baixo da área da tubulação. Em seguida, você vai precisar verificar se o corpo da torneira está solto ou danificado. Se necessário, faça um novo furo no buraco existente com uma broca e insira um parafuso para fixação. Se houver algum problema com os componentes internos, é recomendado, nesse caso, contatar profissionais especializados para que a manutenção seja feita corretamente.

Leia também: As Melhores Torneiras Gourmet: Lorenzetti, Teem e mais

Conclusão

Agora você já conhece as causas e motivos pelos quais sua torneira pinga e já sabe como consertar, mão na massa! Lembre-se de averiguar o tipo de torneira e qual a razão pela qual ela está pingando, para trocar a peça correta!

Caso tenha ficado com alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *