Refrigerador Panasonic é Bom?

Refrigerador Panasonic é Bom? Vale a Pena?

Está em dúvida se o refrigerador Panasonic é bom? Será que vale a pena adquiri-lo? Onde encontro informações confiáveis? Existe um lugar onde posso me esclarecer sobre suas vantagens e desvantagens? A resposta é: você acaba de encontrar.

Existem múltiplos modelos da geladeira Panasonic, com variadas alternativas de preços. Independente do modelo e características de sua preferência, podemos garantir que aquela que você escolher será um aparelho de qualidade, com muito mais virtudes que defeitos.

De qualquer maneira, é preciso considerar o seu perfil e o local onde o eletrodoméstico será colocado. Tudo isso tem muita influência no resultado, se o equipamento cumprirá sua função com eficiência. Acompanhe conosco.

Sobre a Panasonic

A Panasonic Corporation é uma grande e tradicional empresa que desenvolve e fabrica produtos eletrônicos. Sua sede é, até hoje, em seu lugar de nascença: Osaka, Japão. Hoje em dia tem 4 áreas de negócios: eletrônicos, soluções B2B, automotivo e habitação. 

Começou a operar no Brasil no ano de 1967, importando e comercializando pilhas. Passado algum tempo, começou a trabalhar também com baterias, televisores, câmeras, telefones, eletrodomésticos e outros. 

Tem, no Brasil, fábricas em Manaus e São José dos Campos, com mais de 2.000 funcionários. Está presente em cerca de 200 países, e tem mais de 250.000 colaboradores espalhados por todo o mundo. 

Seu lema é: “criar uma vida e um mundo melhores, cooperando ininterruptamente para a evolução da sociedade”.

Como saber se o refrigerador Panasonic é bom? 

Antes de comprar seu refrigerador é preciso considerar alguns fatores para não ter decepções futuras. Esse é um eletrodoméstico que deve se adaptar ao seu estilo e ao seu perfil, além de ficar bem acomodado no espaço que lhe foi reservado.

Modelo é o que não falta. Há no mercado diferentes modelos e muitos recursos disponíveis, alguns, inclusive, poderão surpreendê-lo. Eles vão desde os mais elementares até os que disponibilizam água na porta, por exemplo. 

É preciso, portanto, tomar cuidado para não se deslumbrar com funções e características que são ótimas, mas podem não ser úteis para você.

Capacidade e tamanho

É importante saber exatamente as medidas do refrigerador para ver se cabe com folga no lugar que está destinado. O tamanho tem uma ligação direta com a capacidade, porque quanto maior for por fora, mais espaçoso será por dentro. 

É preciso atenção também o espaço que sobrará ao redor do aparelho – normalmente de 10 a 15 cm – porque ele precisa “respirar”, ou seja, não pode ficar encostado em paredes ou móveis.

  • Capacidade de até 300 litros

O refrigerador com até 300 litros de capacidade é considerado pequeno. É indicado para pessoas que moram sozinhas ou, no máximo, um casal. 

É uma alternativa viável para quem come na rua durante a semana. Como são compactos, são ideais para ambientes igualmente pequenos. As opções de 300 a 400 L são consideradas médias, indicadas para famílias de até 4 pessoas. 

De 400 a 500 L foram projetadas para famílias maiores, com até 5 pessoas. Ressaltamos mais uma vez que, quanto maior a capacidade, maior é o tamanho. 

Por isso, confira com muita atenção o espaço disponível para colocar o eletrodoméstico, considerando as distâncias mínimas recomendadas tanto nas laterais quanto na parte de trás.

  • Capacidade acima de 500 litros

Um refrigerador com capacidade acima de 500 litros é considerado grande, e indicado para grupos com 5 ou mais pessoas. Ambientes muito movimentados também exigem refrigeradores maiores, por razões óbvias. 

É preciso muita atenção nas medidas do local e do aparelho, pois geladeiras maiores são mais largas e mais altas do que a média.

Atributos do Refrigerador

  • Seção extra-fria: são seções fechadas que possuem o resfriamento mais acentuado, sendo indicadas para acomodar alimentos perecíveis e delicados;
  • Iluminação em LED: ajuda a economizar energia e ilumina melhor a parte interna da geladeira;
  • Resfriamento rápido: são prateleiras ou nichos que ficam perto do freezer, podendo ser usados para gelar bebidas e alimentos em menos tempo;
  • Filtro de água embutido: normalmente disponível nos refrigeradores que possuem dispenser de gelo e água na porta, auxiliando na economia de energia;
  • Multiflow: é um sistema de fluxo múltiplo de ar, tornando a circulação mais uniforme no interior do dispositivo, mais usado nos modelos Frost Free;
  • Controle de umidade: embora simples, trata-se de um recurso que elimina o suor da geladeira, isto é, aquelas pequenas gotas que se formam na parte de fora do aparelho.

Atributos do Freezer

  • Controle privativo de Temperatura: função que oferece controle de temperatura do freezer independente do refrigerador, conforme a precisão;
  • Repartição de Congelamento Rápido: indicada para congelar alimentos que estragam rápido e carnes;
  • Acelerador de Resfriamento: tecnologia que resfria mais rapidamente o freezer. Indicada para ser usada em dias de eventos, quando é preciso mais potência;
  • Gela Copos e Taças: nicho destinado a prender taças e copos para sejam servidos gelados;
  • Fábrica de Gelo: seção que potencializa a fabricação de gelo.

Tipos de degelo

  • Manual

Os refrigeradores que acumulam gelo no congelador são aqueles que têm degelo manual. Para limpar é preciso desligar o aparato da tomada e esperar que o gelo derreta. 

Normalmente esse procedimento é feito quando a camada chega a 1 cm. Dá mais trabalho, mas o refrigerador costuma ser mais barato.

  • Semiautomático/Seco

As geladeiras com degelo seco – também chamado semiautomático – são mais baratas do que as que possuem degelo automático. Neste caso, para fazer o degelo, basta apertar um botão. No momento de fazer o degelo não é preciso desligar o aparelho. 

A água descongelada vai para um local onde é evaporada ou, em alguns casos, cai em uma bandeja embaixo do congelador.

  • Cycle Defrost

Esse é um sistema intermediário entre o degelo manual e o Frost Free. O refrigerador precisa ser descongelado para tirar a camada de gelo no freezer, mas somente a cada 6 meses.

  • Frost Free

Esse tipo de refrigerador não precisa de degelo, pois tem uma circulação de ar frio especial que evita a formação de gelo no freezer, ou mesmo no refrigerador. Esse é o modelo mais popular e mais prático. No entanto, são ligeiramente mais caros e consomem mais energia.

1. Geladeira Frost Free – Panasonic

Geladeira Frost Free - Panasonic

A Geladeira Panasonic Frost Free Aço Escovado A+++ NR-BT51PV3X tem capacidade total de 435 litros, sendo 102 litros do freezer e 333 litros do refrigerador. É um modelo Frost Free, que é sinônimo de praticidade e ganho de tempo.

Conta com um nicho extra frio que serve para gelar bebidas e alimentos mais rapidamente, e a tecnologia “inverter”, que economiza cerca de 43% de energia elétrica

As prateleiras são em vidro temperado, dando mais resistência e longevidade ao eletrodoméstico, e ainda ajudam no asseio. Tem um nicho na porta para produzir gelo com mais comodidade com controle de temperatura no painel pelo lado de fora.

Possui sistema que elimina praticamente 100% das bactérias, por uma combinação de tecnologias que não deixa os alimentos entrarem em contato com os microrganismos.

✅ Tecnologia Inverter

✅ Prateleiras com vidro temperado

✅ Repartição externa para produzir gelo

🚫 Iluminação não é em LED



2. Refrigerador Frost Free – Panasonic

Refrigerador Frost Free - Panasonic

O Refrigerador Panasonic Branco 2 portas 387 litros NR-BT41PD1WB economiza mais de 30% de energia e não tem bactérias, devido ao seu sistema Antibactéria. No painel eletrônico encontra-se um controlador de temperatura do freezer de 95 litros de capacidade.

O sistema Antibactéria é uma conjunção entre íons de prata e um filtro de carbono agindo no interior do duto enquanto o ar circula. O complexo do degelo é Frost Free

O design desse eletrodoméstico é arrojado e simples em simultâneo. Possui um painel externo com comando de temperatura do turbo freezer. 

A geladeira top freezer BT41 é bastante espaçosa, tem prateleiras grandes para potes de sorvetes de 2 litros com um freezer com capacidade de 95 litros. A tecnologia Inverter permite ao refrigerador funcionar sem picos de energia, reduzindo o gasto com energia. 

✅ Tecnologia exclusiva Econavi

✅ Tecnologia Vitamin Power

✅ Tecnologia Antibactéria

🚫 -



3. Geladeira Frost Free 387L – Panasonic

Geladeira Frost Free 387L - Panasonic

A Geladeira Panasonic (RE)Generation NR-BT42BV1XA Cor Aço Escovado Frost Free Duplex 387 litros tem porta duplex, pés niveladores, porta-latas, gaveta para frutas e vegetais, porta-garrafas, porta-ovos e prateleira removível.

Sua capacidade total é de 387 litros, sendo 292 litros no refrigerador e 95 litros no freezer. É um dos modelos mais econômicos da categoria; tipo frost free, isto é, nunca congela, tornando a limpeza mais ágil e eficaz. As prateleiras são resistentes, de vidro temperado.

Outra vantagem dessa geladeira é sua tecnologia inverter, que faz com que o aparelho gaste menos energia, porque controla o funcionamento do compressor. 

A finalidade do compressor é equilibrar a variação de energia com o abrir e fechar das portas. A Vitamin Safe é outra tecnologia que simula a luz do sol para intensificar os nutrientes.

✅ Prateleiras de vidro temperado

✅ Tecnologia Inverter

✅ Luz de LED imitando luz do sol

🚫 Prateleiras com pouca altura entre si



4. Refrigerador BB53PV3X – Panasonic

Refrigerador BB53PV3X - Panasonic

A Geladeira Panasonic Econavi 425L Cor Aço Escovado NR-BB53PV3X tem funções muito eficientes para o seu cotidiano, como, por exemplo, diminuir o gasto com energia elétrica. Ela é mais prática de ser acessada, pois o refrigerador fica em cima e o freezer embaixo.

É um modelo Inverse, isto é, o refrigerador de 305 L fica em cima e o freezer de 120 L fica embaixo, favorecendo o acesso aos compartimentos mais usados no dia a dia.

Conta com o Climate Control – para conservar melhor verduras e frutas – e prateleiras móveis e retráteis na porta (exclusividade Panasonic). A tecnologia Econavi diminui consideravelmente o gasto com energia elétrica.

O gavetão de legumes e frutas possui controle de umidade e o mecanismo Vitamin Power, iluminação em LED que preserva os nutrientes dos alimentos por mais tempo, e um Biodesodorizador, que impede a multiplicação de micróbios.

✅ Iluminação em LED

✅ Tecnologia Inverter

✅ Controle de umidade no gavetão de frutas

🚫 -



Alternativas para o refrigerador Panasonic 

Como alternativa para os refrigeradores Panasonic acima, escolhemos 2 outros modelos para efeito de comparação, sendo um da Electrolux e outro da Consul.

1. Refrigerador Frost Free – Electrolux

Refrigerador Frost Free - Electrolux

A Geladeira Electrolux Bottom Freezer 454 L DB53 Inverse oferece muito mais espaço e adequação para acomodar seus alimentos com espaço próprio para toda categoria de alimento, permitindo que sejam organizados de uma forma otimizada.

A porta é do tipo Inverse e alguns recursos exclusivos de seu refrigerador, como Resfriamento Rápido, Fluxo Múltiplo de Ar, alerta de porta aberta e Iluminação LED.

O refrigerador tem a capacidade de 310 litros e conta com prateleiras retrativas, ajustáveis e deslizantes, facilitando inteiramente a arrumação no interior do eletrodoméstico. Tem também nichos como porta-ovos, porta-garrafas com tranca e gavetão para hortifrutis.

Tem Controle de Temperatura, Painel  Blue Touch, prateleira em vidro temperado dobrável e pés niveladores com rodízio. Sua eficiência energética avaliada pelo Procel tem o selo A.

✅ Painel Blue Touch

✅ Modos Férias, Compras e Festa

✅ Drink Express

🚫 Não é Inverter



2. Geladeira Frost Free Duplex – Consul

Geladeira Frost Free Duplex - Consul

A Geladeira Consul 397 L Branca Inverse CRE44AB tem porta-garrafas, porta-ovos, pés niveladores e controle de temperatura nas gavetas. O tipo de controle é o Painel Touch Screen. Conta com Compartimento Extra-Frio, iluminação em LED e Multiflow.

O tipo de porta é Inverse, ou seja, o refrigerador na parte de cima e o freezer na parte de baixo. Mesmo sendo compacta, tem uma boa disposição do espaço interno, sobretudo o congelador, sendo bastante espaçoso.

O refrigerador tem 4 nichos à disposição na porta, gavetão transparente para verduras e frutas, 4 prateleiras e capacidade de 285 L.

O freezer tem 2 nichos na porta, gavetão, duas prateleiras (uma é a repartição Turbo Freezer) e 112 L de capacidade. Tem também dispenser para sorvete.

✅ Painel externo touch

✅ Freezer espaçoso

✅ Selo Procel A

🚫 -



Conclusão: O refrigerador Panasonic é bom ou não? 

Em matéria de geladeira, a Panasonic está sempre bem posicionada nos rankings de avaliação, porque é econômica, tem ótimo design, boas funcionalidades e faixa de preço compatível. Nos sites de reclamação, como Reclame Aqui, ela é bem avaliada.

O barulho produzido é baixo e o aquecimento nas laterais é mínimo. Tem ótimo espaço interno, as prateleiras podem ser retiradas e o material utilizado é de boa qualidade. Seus equipamentos têm baixa taxa de gasto energético e a qualidade é superior.

Por isso não temos medo de afirmar que a geladeira Panasonic é boa e vale a pena ser comprada. Temos certeza de que você gostará tanto quanto nós, da Cozinha Profissional.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.