Você já parou para pensar de onde veio o seu moedor de café? Provavelmente não. É apenas uma daquelas coisas que sempre estiveram lá, como a pia da cozinha ou sua máquina de lavar roupas. Mas o moedor de café tem uma história fascinante e tudo começou com o moinho de café turco. Você sabe quem inventou o moedor de café?
Vamos dar uma olhada nas origens do moedor de café e como isso mudou a maneira como fazemos café hoje em dia. Continue lendo para descobrir!

Afinal, quem inventou o moedor de café?
O primeiro moinho de café, feito especificamente para moer grãos de café, foi inventado pelo inglês Nicholas Book no final do século XVII. O moedor de café tem uma longa história, que remonta ao século XV. Como foi criado o moedor de café ?O primeiro moedor de café era na verdade mais um almofariz e pilão, um dispositivo simples que usava uma ferramenta de moagem manual para esmagar os grãos.
Esse primitivo moedor era usado principalmente por comerciantes muçulmanos, que traziam o feijão consigo em suas viagens. Eventualmente, o moedor de café se espalhou por toda a Europa e ganhou popularidade à medida que o café se tornava cada vez mais popular.
Não foi até o século XVIII que o primeiro verdadeiro moedor de café foi inventado. Este novo moedor apresentava uma roda giratória que moía os grãos em pó. Esse design ainda está em uso hoje e é o tipo mais comum de moedor encontrado em residências e empresas em todo o mundo.
Quando o moedor de café foi inventado?

O moedor de café foi criado no século XV. O moedor de café era uma ferramenta usada para moer grãos de café. O moedor de café foi criado para ajudar as pessoas na tediosa tarefa de moer os grãos de café manualmente.
O moedor de café original era feito de madeira. Tinha uma câmara cilíndrica que tinha uma manivela no topo. A manivela giraria o rebolo. O rebolo esmagaria os grãos de café. Havia também um filtro no fundo da câmara que retinha a borra de café.
Onde o moedor de café foi criado?

O primeiro moedor de especiarias foi inventado no século XV pelo povo turco ou pelos persas, ainda existe debate sobre isso.
Os turcos, como os etíopes, tratam o café com muito respeito. O café está presente no seu dia-a-dia de uma forma muito próxima, chegando até às suas cerimônias de casamento e muitos outros eventos.
Esta é realmente uma visão fascinante de como o café influencia uma experiência cultural totalmente diferente neste lugar.
Como o moedor de café evoluiu?

O primeiro moinho de café, feito especificamente para moer grãos de café, foi inventado pelo inglês Nicholas Book no final do século XVII. O café era colocado na parte superior do dispositivo de alavanca e moído em uma gaveta inferior.
E como o moedor de café evoluiu? Graças ao seu sucesso, muitos outros inventores e empresas lançaram seus próprios dispositivos manuais ao longo do século XVIII. Esses eram utensílios domésticos até o final de 1800, quando a empresa americana Hobart produziu o primeiro moedor de café elétrico, levando a uma mudança para os moedores que conhecemos hoje.
Desde então, os desenvolvimentos na moagem de café continuaram, mas de maneiras menos óbvias. As limas foram confeccionadas com novos materiais, melhorando seu desempenho. Foram introduzidos pesos para medir a produção de café. Pequenas alterações de design foram feitas para melhorar o fluxo de trabalho.
Mais ou menos na última década, quando o mercado de cafés especiais decolou e as expectativas dos clientes aumentaram, novas tecnologias foram implementadas nos moedores de café para melhorar a qualidade e garantir a consistência.
Diferentes tipos de moedores de café

Agora que entendemos a história do moedor de café, vamos conhecer os diferentes tipos disponíveis no mercado. Os dois tipos principais são moedores de rebarbas e moedores de lâmina.
Os moedores de rebarbas são normalmente mais caros do que os moedores de lâminas, mas produzem um tamanho de moagem mais consistente e oferecem melhor controle sobre a finura da borra de café. Existem muitas variações de rebarbas disponíveis, incluindo rebarbas cônicas e planas, modelos manuais e elétricos.
Os trituradores de lâminas são mais baratos do que os trituradores de rebarbas, mas não produzem um tamanho de moagem tão consistente. Eles usam uma lâmina giratória para cortar seus grãos em pedaços cada vez menores, até obter a consistência desejada. Esse tipo de moedor geralmente é manual e geralmente possui um botão ajustável para controlar a aspereza da moagem.
Dicas para escolher o melhor moedor de café

Na hora de escolher o melhor moedor de café, tudo depende do tipo de café que você prefere. Se você gosta de uma moagem mais grossa, selecione um moedor de rebarbas. Mas se você gosta de uma moagem mais fina, escolha um moedor de lâminas.
O tamanho do moedor também é um fator importante a considerar. Se você estiver fazendo café para várias pessoas, escolha uma que forneça motivos suficientes para todos de uma só vez. Para aqueles que procuram apenas fazer pequenos lotes ou tamanhos de porção única, há muitos moedores menores disponíveis.
E por último, não se esqueça dos recursos! Você pode encontrar tudo, desde temporizadores de moagem e funis até configurações ajustáveis e escovas de limpeza em alguns modelos de última geração. Escolha um que tenha todos os recursos de que você precisa para a xícara de café mais saborosa!
Leia também: Os Melhores Moedores De Café: Tramontina, Oster E Mais
Conclusão
De muitas maneiras, os moedores são tão avançados, complexos e evoluídos quanto as máquinas de café expresso e os equipamentos de fabricação de cerveja. À medida que o conhecimento da indústria continua a crescer, os moedores de café continuarão se desenvolvendo para produzir um café ainda melhor.
Os moedores de café percorreram um longo caminho desde o almofariz e o pilão! E caso tenha ficado com alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo.
Você pode gostar também
Cafeteira Electrolux Expressionist é Boa? Vale a Pena?
As 6 Melhores Cafeteiras Custo-benefício em 2023: Oster, 3 corações e mais
A Cafeteira Kitchenaid é Boa? Vale a Pena?
Café Baggio é Bom? Vale a Pena?
Cafeteira Expresso Mondial é Boa? Vale a Pena?
Cafeteira Mondial Smart Coffee é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.