A importância do leite materno até os 2 anos de vida é indescritível, quanto mais antes dos 6 meses de vida. Sabemos que o leite materno pode durar até alguns dias no freezer, mas quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira?
Neste guia, iremos te ensinar sobre como guardar, onde guardar e por quanto tempo é seguro guardar o leite materno para o seu bebê.

O leite materno é o único alimento que contém todos os nutrientes que o bebê necessita e na quantidade correta, além de conter anticorpos que irão fortalecer o seu sistema imunológico. Tendo isso em mente, não corra para as fórmulas se você terá que voltar ao trabalho, mas aprenda agora mesmo como e por quanto tempo armazenar leite materno para o seu bebê, a fim de preservá-lo com o máximo de saúde possível.
Conteúdo
Quanto tempo dura o leite materno?
A durabilidade do leite materno irá depender da maneira e temperatura que ele é armazenado, tendo no mínimo 2 horas de validade, mas podendo chegar até 6 meses.
Confira abaixo a maneira correta de armazenar o leite materno e o tempo para cada tipo de armazenamento, além de dicas para o descongelamento:
Como armazenar o leite materno de forma segura?

Antes de qualquer coisa, é importante alertar que após o leite entrar em contato com a saliva do bebê ele não poderá ser armazenado na geladeira. Leites que já foram descongelados, também não poderão voltar à geladeira.
Após ser dito isso, vamos agora ver como deve ser feito o armazenamento do leite materno de forma segura e correta:
Como retirar o leite materno:
Para isso, serão necessários saquinhos próprios para armazenamento de leite materno ou potes de vidro resistentes e livre de BPA.
Você irá primeiramente lavar as mãos com água e sabão, e as mamas somente com água; após isso é necessário secar ambos com uma toalha limpa.
Depois disso, basta retirar o leite manualmente ou com o auxílio de uma ordenhadeira e colocá-lo no saquinho ou pote esterilizado e anotar o dia e a hora que ele foi ordenhado.
Qual a validade do leite materno fora da geladeira?
O leite materno tem validade de 2 horas fora da geladeira, tanto após ser ordenhado, como, após ser descongelado ou retirado da geladeira.
Em dias de temperaturas muito baixas ele pode chegar a durar mais tempo, como: 4, 5 ou até 6 horas.
Na dúvida, verifique o cheiro do leite, pois o leite materno tem um forte odor de azedo quando estraga, caso a dúvida permaneça, a melhor coisa a se fazer é jogá-lo fora para evitar os riscos ao seu pequeno.
Qual a validade do leite materno na geladeira?
Quando armazenado na geladeira, o leite materno conta com uma validade um pouco mais longa do que armazenado em temperatura ambiente.
A validade para o leite materno armazenado na geladeira é de 12 horas.
Qual a validade do leite materno no freezer ou congelador?
O leite materno congelado é o que garante maior tempo de durabilidade segura. Mas o seu tempo de validade vai depender do alcance de temperatura do freezer ou congelador.
Quando armazenado em temperatura de até (-10°C) o leite tem validade de 15 dias.
Quando armazenado em freezer ou congelador com maior potência, ultrapassando os (-18°C), o leite materno pode ser armazenado por até 6 meses.
Como descongelar o leite materno?

Não se deve ferver o leite para descongelar, pois isso retira certos nutrientes contidos nele.
A forma correta de descongelar leite materno, é colocar água em uma panela e levá-la ao fogo até ferver; após ferver, desligue o fogo e coloque o pote com o leite dentro em banho Maria e espere até o leite ficar morno. (Você também pode passar o leite para a mamadeira e usar ela para realizar o banho Maria, mas antes verifique se a mamadeira permite esse tipo de ação)
Antes de dar o leite ao bebê, é necessário verificar a temperatura do leite, gotejando ele em seu punho. E agitar o leite, pois quando ele fica armazenado, a gordura e proteína descem para a parte debaixo do pote.
O que é a geladeira frost free?
Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro.
Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.
Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.
O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.
Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.
O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.
O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente.
Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento.
Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento.
Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.
Vantagens da geladeira frost free
- Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
- Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
- Ótima economia de energia;
- Não precisa descongelar;
- Não se perde muito tempo com a limpeza.
Como escolher a melhor geladeira frost free
Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:
Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.
A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.
Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.
Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.
O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica.
O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.
Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.
Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo.
No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas.
Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.
Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo.
Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras.
O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.
Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais
Conclusão
Concluímos dizendo que o leite materno é de extrema importância para a saúde do bebê e deve-se buscar alimentá-lo com essa preciosidade até os 2 anos de idade.
Nessa busca por alimentá-lo com leite materno, a rotina pode necessitar que o leite seja armazenado. Para isso, lembre-se de armazenar da forma correta e por tempo correto conforme o local onde for guardado.
Ficou alguma dúvida? Algo mais que queria saber? Deixa nos comentários, será um prazer ajudar!
Você pode gostar também
As 7 Melhores Marcas de Geladeiras em 2023: Brastemp, Consul e mais
O Frigobar Midea 45 Litros é Bom? Vale a Pena?
A Adega Midea 34 garrafas é Boa? Vale a Pena?
Refrigerador Panasonic é Bom? Vale a Pena?
As 7 Melhores Mini Geladeiras de 2023: Minicool, Multilaser e mais
Geladeira Electrolux RFE39 é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.