A Geladeira é, de fato, uma peça primordial dentro de nossas casas por ser um item de necessidade básica, onde precisamos da mesma para poder armazenar os alimentos em boas condições e garantir o nosso bem-estar. Além disso, a geladeira também é considerada um item de alto valor, o que cobra de nós um cuidado a mais na hora de seu manuseio. São diversos tipos: frost free, duplex, side by side, inverse… para todos os gostos e todas as famílias!

Entendemos que exista uma certa ansiedade na hora de abrir o seu novo eletrodoméstico, aquela vontade de saber se está tudo certo e de já querer iniciar o uso… mas você sabia que existe o “tempo certo” para ligar o seu novo aparelho? Confira abaixo algumas informações de ouro para saber como se portar neste momento decisivo para a vida útil da sua nova geladeira!
Conteúdo
Precisa esperar para ligar a geladeira?
Apesar de querer começar o quanto antes a arrumar os itens dentro de sua nova aquisição, é sim, de suma importância aguardar um certo tempo antes de iniciar os trabalhos. A razão principal disso é o tempo que a mesma leva para se “acostumar” à sua função. Como a geladeira é nova, nunca usada e percorreu um longo caminho até chegar na sua residência, é necessário um certo período de tempo, onde a geladeira fica “instalada”, ou seja, na sua posição padrão, até que ela possa ser conectada à tomada.
O motivo principal dessa espera é que, dentro do aparelho, existe um óleo que é responsável por lubrificar o motor, este óleo é considerado o combustível desses aparelhos. É através dele que o motor consegue exercer sua função principal: a de sugar o gás refrigerante e distribuí-lo por todo o compartimento interno da geladeira resultando no bom funcionamento do seu eletrodoméstico.
Durante o processo de transporte, a movimentação e inclinação da geladeira, o óleo que está dentro dela tende a se “espalhar” pela mesma, e ao ligar a geladeira de imediato, esse óleo que está fora do seu local ideal, ao ser aquecido, pode obstruir os tubos que sugam o gás refrigerante para o motor.
Quanto tempo esperar para ligar a geladeira após o transporte?

Apesar da recomendação de espera, não se tem um período de tempo certo estimulado pelos fabricantes. A sugestão, na verdade, varia de empresa para empresa. A Consul indica que seus clientes deixem a geladeira repousando por cerca de 6H antes de ser conectada à fonte de energia. Já a Electrolux, alega que 2H já são o suficiente para garantir o bom desempenho do seu eletrodoméstico.
Além do tempo de espera para ligar o aparelho, também é necessário o tempo de resfriamento do mesmo. As empresas indicam que o produto chegará ao seu ponto ideal de resfriamento após 72H conectados na tomada. Esse resfriamento pode variar de acordo com o que você busca no seu dia a dia, sendo alguns exemplos:
- Resfriamento mínimo: onde a capacidade total da sua geladeira não é utilizada, serve para “refrescar”;
- Resfriamento médio: indicado para o momento pós-mercado, onde a geladeira está lotada de itens com diversos tipos de temperaturas diferentes;
- Resfriamento máximo: para a temporada festiva! Geladeira cheia é sinônimo de resfriamento pesado, até porque, o eletrodoméstico acaba recebendo a interação de abrir e fechar mais vezes do que o habitual, tendo a necessidade de resfriar o suficiente para manter os alimentos em sua melhor forma;
- Turbo: geralmente o resfriamento turbo é utilizado quando se tem algum item que precisa ser resfriado imediatamente, o turbo serve para encurtar o tempo que o item ficará na geladeira.
De qualquer maneira, apesar das funções de refrigeramento de cada geladeira, é importante frisar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda o uso de temperaturas abaixo de +5ºC para refrigeradores. O controle do resfriamento é de extrema necessidade para combater possíveis Doenças Transmissíveis por Alimentos.
Ao usar um novo aparelho, certifique-se de deixar com que o tempo de resfriamento faça sua função antes de colocar seus alimentos dentro da mesma. A exposição dos alimentos às trocas de temperatura é um grande risco para a sua saúde, por isso, tenha cuidado.
O que ocorre quando ligamos a geladeira antes do tempo correto?

OK! Já aprendemos um pouco sobre o transporte, o óleo refrigerante e sobre o tempo necessário para ligar o seu aparelho. Mas, a pergunta que não quer calar é: o que acontece se eu ligar a minha geladeira antes do tempo?
A resposta é simples! Com o aquecimento e a obstrução dos tubos que sugam o gás refrigerante, a sua geladeira não é capaz de gelar. Sendo assim, terá de passar por uma longa manutenção. E principalmente, acarreta em mais horas sem poder usar a geladeira!
Independentemente de qual foi a sua geladeira escolhida, ter a certeza de que se está investindo em um bom eletrodoméstico também é primordial, além de contar muito na hora de cozinhar.
Atenção às tomadas

Uma boa dica complementar também é prestar atenção redobrada em onde a sua geladeira está sendo ligada. É importante mantê-la conectada em uma tomada exclusiva, sem a sobrecarga de extensões ou adaptadores; a sobrecarga em uma só tomada pode causar um curto-circuito, já que uma fonte sempre precisará de mais energia que a outra, gerando um superaquecimento.
Inicialmente, o superaquecimento tende a desarmar o disjuntor, porém após um certo tempo, pode causar o derretimento dos fios e por fim, um incêndio elétrico. Sendo assim, quanto menos energia a sua geladeira precisar dividir, melhor.
O que é a geladeira frost free?
Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro.
Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.
Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.
O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.
Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.
O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.
O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente.
Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento.
Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento.
Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.
Vantagens da geladeira frost free
- Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
- Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
- Ótima economia de energia;
- Não precisa descongelar;
- Não se perde muito tempo com a limpeza.
Como escolher a melhor geladeira frost free
Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:
Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.
A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.
Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.
Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.
O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica.
O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.
Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.
Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo.
No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas.
Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.
Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo.
Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras.
O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.
Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais
Conclusão
E aí, anotou todas as dicas? Nesse momento tão importante, é bom se acalmar e ser racional, visando o bom funcionamento da sua sonhada nova aquisição. Mantenha a sua geladeira parada em sua posição por algumas horas e aí sim, conecte a mesma e comece sua organização (lembrando sempre das normas sanitárias).
Tomar cuidado neste momento pode te livrar de um prejuízo financeiro e, também, de uma importunação. Seja consciente! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários!
Você pode gostar também
As 7 Melhores Marcas de Geladeiras em 2023: Brastemp, Consul e mais
O Frigobar Midea 45 Litros é Bom? Vale a Pena?
A Adega Midea 34 garrafas é Boa? Vale a Pena?
Refrigerador Panasonic é Bom? Vale a Pena?
As 7 Melhores Mini Geladeiras de 2023: Minicool, Multilaser e mais
Geladeira Electrolux RFE39 é Boa? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.