Início » Eletrodomésticos » Quanto Tempo Dura o Ovo na Geladeira? 

Quanto Tempo Dura o Ovo na Geladeira? 

Algumas pessoas têm a seguinte dúvida: quanto tempo dura o ovo na geladeira ? E outra dúvida é: porque guardamos o ovo na geladeira como sendo uma necessidade se no mercado ele não fica na geladeira? 

Quanto Tempo Dura o Ovo na Geladeira? 

A resposta para essas e outras perguntas você encontrará hoje neste texto, além de muitas e diversas dicas para o armazenamento correto dos ovos, esse alimento que é tão consumido pelos brasileiros e faz parte do nosso dia a dia em diversas receitas. Confira:

Afinal, qual a duração do ovo na geladeira? 

Quando armazenado na geladeira de forma correta o ovo pode durar até 60 dias, já fora da geladeira sua validade fica em torno de 30 dias (esses períodos são contatos a partir do dia no qual o ovo foi botado pela galinha)

Para ajudar, os ovos marcam sua validade na embalagem e também é possível verificar se ele está próprio para consumo de maneira fácil e rápida. Veja a seguir como armazenar o ovo e como saber se ele está bom: 

Devo guardar o ovo na geladeira?

Devo guardar o ovo na geladeira?

Sim! O ovo deve ser armazenado na geladeira, mas a porta não é o local correto para isso, pois sofre muita variação de temperatura, e a variação de temperatura pode romper a cutícula do ovo (aquela camada fina de baixo da casca) e torná-lo rapidamente impróprio para o consumo. O local correto para guardar o ovo é propriamente dentro do refrigerador.

“Mas, porque os ovos ficam fora da geladeira no supermercado?”  Existem 2 motivos para isso:

Temperatura controlada:

Primeiro é necessário dizer que os ovos não podem ficar em temperaturas acima de 25°. Sendo assim, nos supermercados costuma haver duas coisas que colaboram para que isso não aconteça. Uma delas é o ar-condicionado, e a outra é o local estratégico onde os ovos costumam ficar. Você já notou que em diversos mercados os ovos ficam perto das geladeiras e freezers, assim como ocorre com os ovos de Páscoa? 

Variação de temperatura:

Como já foi dito, o ovo não pode ficar sofrendo muita variação de temperatura, pois isso pode torná-lo impróprio para consumo rapidamente. Motivo pelo qual ele não pode ficar na porta da nossa geladeira, mas deve ficar no interior do refrigerador.

Caso os ovos ficassem dentro da geladeira no supermercado, eles iriam sofrer muitas mudanças bruscas de temperatura, pois a todo momento a porta das geladeiras são abertas pelos clientes em busca de alimentos que ali ficam armazenados, o que resultaria em danos à cutícula dos ovos e por fim eles ficariam impróprios para consumo rapidamente.

Quais são as melhores formas de conservar o ovo?

Quais são as melhores formas de conservar o ovo?

A melhor maneira de conservar o ovo é armazená-lo dentro do refrigerador em potes com tampa a fim de evitar contaminações. Isso deve ser feito assim que eles chegarem do supermercado.

Outra dica importante é não lavar os ovos quando forem ser armazenados na geladeira, mas somente na hora de consumi-los.

Quanto tempo dura o ovo cozido na geladeira:

Quanto tempo dura o ovo cozido na geladeira:

Após ser cozido, o ovo pode ser armazenado por até 7 dias na geladeira caso seja mantido com a casca, caso a casca seja retirada ele deve ser consumido imediatamente. 

Também deve haver o cuidado de não levar mais de 2 horas para colocá-lo na geladeira após o cozimento e também deve haver o cuidado de não levar mais de 2 horas para consumi-lo após retirá-lo da geladeira.

Como verificar se o ovo está bom? 

Como verificar se o ovo está bom? 

Como já foi possível notar, as diferenças de lugares por onde o ovo passa e os locais onde ele é armazenado desde o momento que ele foi botado, podem interferir na sua validade. Por isso, é de extrema importância realizar algumas avaliações no ovo antes de consumi-lo a fim de verificar se ele está próprio para consumo. Existem pelo menos 5 métodos de verificar se o ovo está bom: 

  • Verificar o cheiro: Quando o ovo estraga, ele fica com cheiro forte e horrível.
  • Deve afundar: Coloque o ovo em um recipiente com água, se ele afundar está bom para consumo; se boiar deve ser descartado.
  • Estado da casca: Se a casca do ovo estiver rachada ou quebrada ele provavelmente estará impróprio para consumo.
  • Estado da gema: Se você já abriu o ovo e não consegue verificar os outros pontos; veja se não há manchas na gema, se houver o ovo está estragado. Você também pode mexê-lo em movimentos circulares e se a gema não for mantida no centro do ovo significa que ele está estragado.

O consumo de ovo impróprio para consumo pode causar infecções e doenças, como a salmonella (doença famosa e normalmente associada à ovos e frango).

A salmonella pode causar diversos sintomas, como: cólica, náusea, vômito, perda de apetite, fadiga, febre e entre outros, podendo levar à morte em casos mais graves.  

Além de evitar ovos estragados, também deve-se cozinhar bem aqueles que estão próprios para consumo, a fim de evitar contaminação por salmonella.

Pode consumir o ovo cru?

Como foi dito, é necessário cozinhar bem o ovo para evitar contaminação por salmonella. Sendo assim, fica claro que aquele que consome ovo cru corre sérios riscos de contrair salmonella.

O que é a geladeira frost free? 

Geladeira frost free é aquela que não precisa fazer o descongelamento manual, ou seja, para limpar não é preciso esperar que o eletrodoméstico descongele por inteiro. 

Ela possui uma tecnologia muito interessante que não permite a formação de gelo na parede do congelador. É um sistema de resfriamento regulado eletronicamente, tão bom que também é usado por congeladores comerciais e frigoríficos.

Isso torna o cuidado com a geladeira muito mais fácil e rápido, tornando sua vida útil ainda mais longa. Outra serventia desse sistema é que proporciona uma circulação e renovação de ar mais intensa, e por isso mesmo mais coesa.

O frost free está presente em modelos Side by Side, Inverse e Duplex. Vale a pena levar em consideração o conhecimento técnico e científico atual. Esses modelos se incluem nessa categoria.

Trata-se de um modelo que faz o resfriamento mais ágil e homogêneo dos alimentos. O ar do interior da geladeira é renovado ininterruptamente, auxiliando na distribuição da temperatura e evitando cheiros ruins.

O refrigerador frost free tem basicamente 3 partes: 1 sensor de temperatura, 1 serpentina de aquecimento e 1 cronômetro.

O princípio do funcionamento desse sistema é assim: o temporizador ativa a serpentina de aquecimento de 6 em 6 horas, aproximadamente. 

Essa bobina é construída em torno dos fios que fazem a refrigeração. Essa temperatura derrete o fino gelo que fica grudado nas serpentinas de arrefecimento. 

Quando o gelo derrete, o sensor de calor reconhece e reduz a temperatura para zero graus Celsius e, em seguida, desliga o fio do aquecimento. 

Nesse momento o fio do resfriamento volta a oferecer ar frio. E não é só isso: o refrigerador também tem sistema de ventilação, o que auxilia a deixar o fluxo de ar frio uniforme. Isso conserva os alimentos por mais tempo e impede que o mau cheiro impregne o ambiente.

Vantagens da geladeira frost free

  • Maior circulação de ar interno: o ar interno fica limpo porque é renovado sempre;
  • Refrigeração uniforme: preserva melhor os alimentos, impedindo bactérias;
  • Ótima economia de energia;
  • Não precisa descongelar;
  • Não se perde muito tempo com a limpeza.

Como escolher a melhor geladeira frost free 

Analisar algumas características básicas da geladeira Frost Free ajudam a organizar as ideias e definir melhor o que é melhor para você. Os principais aspectos são:

Capacidade

Capacidade

A capacidade é um elemento importantíssimo, por isso deve ser analisada com cautela. Em primeiro lugar deve-se considerar o tamanho da família ou quantas pessoas farão uso do eletrodoméstico, para adequá-lo à capacidade da geladeira.

A relação da capacidade com o número de pessoas é a seguinte: capacidade de 300 litros é satisfatória para até duas pessoas. De 300 litros a 400 litros serve a 3 ou 4 pessoas com folga. 400 litros ou mais servem 4 pessoas ou mais.

Se você é do tipo que está sempre recebendo gente em casa, ou trabalha fazendo refeições ou qualquer coisa que o valha, os modelos maiores são os recomendados. Existem alternativas muito interessantes com mais de 450 litros.

Funções

Funções

Funções são importantes porque potencializam o uso da geladeira. Alguns modelos têm painel digital para configuração, que otimizam o trabalho e garantem melhor controle da temperatura e de informações acerca do aparelho.

O dispenser de água colocado na porta ajuda no momento de tomar a água e também na economia de energia elétrica. 

O Ice Maker e o Turbo Freezer presentes em alguns modelos, ajudam a congelar com mais rapidez. Compartimentos extras também ajudam bastante na organização.

Economia

Economia

Os modelos mais econômicos são aqueles que possuem o selo “A” do Procel. Como a geladeira é um produto que não consome pouca energia, é de vital importância verificar se a eficiência energética é boa, para não ter uma surpresa no fim do mês.

Quando os fabricantes atentaram para o fato de que as geladeiras consumiam muita energia, começaram a investir em tecnologias que ajudassem a reduzir esse consumo. Uma geladeira normal consome mais que uma frost free, por exemplo. 

No entanto, encontra-se marcas com algumas inovações que ajudam a diminuir o gasto com energia elétrica. O sistema inverter é uma delas. 

Existem também outros modelos voltados para o respeito ao meio ambiente, e por isso consomem menos energia, sem comprometer o resfriamento do eletrodoméstico.

Peso e tamanho

Peso e tamanho

O peso e o tamanho da geladeira fazem muita diferença no momento da escolha. Claro, o tamanho é mais importante. Por isso é importante verificar as medidas do produto para ver se encaixa no local escolhido para colocá-lo. 

Já pensou comprar uma geladeira e ela não caber em sua cozinha? Confira também se o eletrodoméstico passará pela porta da sua casa. Já o peso pode variar em razão da capacidade, do número de compartimentos e das funções extras. 

O tamanho médio das geladeiras compactas gira em torno de 50 a 55 cm de largura, porém não são tão fáceis de encontrar. As médias medem cerca de 62 cm, mas existem tipos que são maiores e isso depende da marca e do modelo.

Leia também: As Melhores Geladeiras para Comprar Online: Electrolux, Consul e mais

Conclusão 

Chegamos ao final desse texto e concluímos que os ovos devem ser armazenados na geladeira (na parte interna do refrigerador e não na porta) assim que chegarem em casa.

Lembramos também que o consumo de ovos em mal estado e cozidos de forma imprópria pode causar doenças e levar à morte. Devido a isso, é de extrema importância que sejam realizados os testes descritos neste guia antes de comer o ovo, a fim de verificar se ele está próprio para consumo. E caso esteja, é necessário cozinhá-lo bem para consumi-lo com segurança.

Espero que tenhamos conseguido esclarecer tudo sobre esse assunto, mas se não foi possível e você ainda ficou com alguma dúvida; pedimos que deixe sua dúvida nos comentários!

Você pode gostar também

ícone cozinha profissional

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *