Início » Eletrodomésticos » Quanto Gasta um Cooktop por Indução?

Quanto Gasta um Cooktop por Indução?

Quanto gasta um cooktop por indução? Antes de comprar seu próximo cooktop, considere se a indução é a escolha certa para você. Embora essa tecnologia já exista há algum tempo, ainda é um método de cozimento relativamente novo aqui no Brasil. 

Vamos conferir neste artigo que você precisa saber sobre quanta energia um cooktop de indução gasta na fatura de energia elétrica.

Quanto Gasta um Cooktop por Indução?

Afinal, cooktop por indução gasta muita energia? 

Cooktops são uma parte importante da cozinha moderna, e existem vários tipos diferentes no mercado. Um dos mais populares é o cooktop de indução, que utiliza um método diferente para gerar calor.

Quanta energia gasta um cooktop de indução? Essa é uma pergunta que interessa a muita gente, mas nem sempre é fácil encontrar uma resposta. A quantidade de energia que um cooktop de indução usa pode variar, dependendo da marca e modelo.

Alguns cooktops são mais eficientes em termos de energia do que outros, por isso é importante fazer sua pesquisa antes de comprar. Se você procura um cooktop que não gaste muita energia, um cooktop de indução é uma boa opção.

Como calcular o gasto energético de um cooktop por indução? 

Como calcular o gasto energético de um cooktop por indução? 

Se você deseja calcular a quantidade de energia consumida por seu fogão de indução, existe uma fórmula simples.

kWh = watt x horas de operação/1000

Para calcular o consumo de eletricidade em kWh, multiplique a potência do aparelho pelas horas de funcionamento e divida o valor total por 1000.

Para calcular as cobranças totais sobre o consumo de energia, você deve multiplicar o valor do quilowatt por hora pela taxa unitária.

Aqui está a fórmula:

Conta de eletricidade = kWh x tarifa unitária

Abaixo estão alguns exemplos para ajudá-lo a entender quanta energia sua indução consome.

Vamos supor que sua indução utilize uma potência máxima de 2.000 watts, ou seja, 2 kilowatts. O tempo que leva para cozinhar é de cerca de duas horas para o dia inteiro. Digamos que os encargos tarifários sejam de cerca de 58 centavos por tarifa unitária.

A quantidade total de energia consumida por sua indução é

kWh =  watt x horas de operação/1000

kWh por dia =  2000 x 2/1000

kWh por dia =  4kWh

kWh Por mês  = 30 x 4 kWh = 120 kWh

kWh Por ano  = 365 x 4 kWh = 1460 kWh

Custo: por dia: 4kWh x 58 = 2,32 (kWh x tarifa)

Custo por mês: 2,32 x 30 = 69,60 (custo por dia x dias)

Custo por ano: 69,6 x 12= 835,2  (custo por mês x meses)

Como economizar energia com um cooktop por indução?

Como economizar energia com um cooktop por indução?

Usar um cooktop de indução pode ajudar você a economizar energia na cozinha. Vamos ver algumas dicas para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu fogão de indução. Então vamos lá, como economizar energia com cooktop de indução:

  • Escolha a panela ou panela do tamanho certo. Opte por panelas que se encaixem perfeitamente na superfície do cooktop, pois panelas muito grandes farão com que o cooktop use mais energia do que o necessário.
  • Pré-aqueça com responsabilidade. Não demora muito para aquecer um cooktop de indução, portanto, pré-aqueça apenas se necessário.
  • Use temperaturas mais baixas quando possível. Quanto mais baixo você definir sua configuração de temperatura, menos energia será necessária.
  • Aproveite a multitarefa. Se você tiver várias panelas ou frigideiras no fogão ao mesmo tempo, desligue um dos queimadores e use outro para economizar energia.

Seguindo essas dicas, você pode garantir que seu cooktop de indução esteja funcionando com a maior eficiência energética possível!

Alternativas a um Cooktop de Indução para Economia de Energia

Alternativas a um Cooktop de Indução para Economia de Energia

Se procura poupar energia na hora de cozinhar, existem algumas alternativas à utilização de uma placa de indução. Uma opção é usar um fogão lento, que gasta menos energia do que um cooktop elétrico e pode ser usado para uma variedade de pratos.

Você também pode tentar mudar para um fogão a gás, que é mais eficiente do que um fogão elétrico. Se você tiver energia solar, poderá mudar para um fogão de indução alimentado por energia solar – muitos deles já estão disponíveis no mercado.

Você também pode optar por usar uma fritadeira de ar em vez do forno tradicional. As fritadeiras usam muito menos eletricidade e emitem muito menos gases de efeito estufa do que outros métodos de cozimento, tornando-as uma escolha ecológica.

Por fim, se você está procurando algo totalmente inovador, considere comprar um fogão de indução portátil ou um mini fogão que não precise de eletricidade ou gás, eles são ótimos para acampamentos ou cenários de emergência (embora sejam não são ideais para uso diário).

Perguntas frequentes sobre Cooktops de indução e consumo de energia

Agora que você sabe quanta energia um cooktop de indução usa, provavelmente há outras perguntas que você pode ter. Abaixo estão algumas das perguntas mais frequentes sobre cooktops de indução e seu consumo de energia.

Como o uso de um fogão de indução se compara ao uso de um fogão a gás? Cooktops de indução gastam menos energia do que um fogão a gás, pois o calor é mais direto e requer menos energia para aquecer. Além disso, devido à transferência direta de calor, os cooktops de indução oferecem um controle de temperatura mais preciso do que os fogões a gás, tornando-os ideais para cozinhar pratos delicados.

Cooktops de indução são melhores para o meio ambiente? Sim! Como os cooktops de indução usam até 70% menos eletricidade do que os fogões a gás, eles produzem significativamente menos emissões e fazem uma grande diferença em sua pegada de carbono.

Posso usar qualquer tipo de panela em um cooktop de indução? Você precisará ter certeza de que eles são magnéticos para funcionar corretamente com os ímãs do seu cooktop. Certifique-se de escolher panelas de ferro fundido ou aço inoxidável – panelas de cobre e alumínio não serão compatíveis com seu fogão de indução.

O que é um Cooktop de Indução? Um fogão de indução, muito parecido com um fogão a gás tradicional, usa calor para cozinhar alimentos. A grande diferença é que um cooktop de indução usa ímãs para gerar calor, o que o torna mais eficiente que o gás. Isso significa que gasta menos energia – e como todos sabemos da importância de economizar energia, um cooktop de indução é uma ótima opção para sua casa.

Leia também: Os Melhores Cooktops Por Indução: Cadence, Fischer E Mais.

Conclusão

No final, um cooktop de indução pode economizar muita energia e dinheiro a longo prazo. Mas, apenas se você usá-lo da maneira certa. Lembre-se de desligá-lo quando não estiver em uso e tente usar o cronômetro o máximo possível. Seguindo essas dicas, você conseguirá economizar muita energia e dinheiro na conta de luz mensal.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *