A escolha da forma ideal para sua receita é de extrema importância, pois o tamanho, formato e até mesmo material de que é feita, pode influenciar no resultado final da produção. Nem toda forma é feita para ser utilizada no forno, portanto, deve ser tomado muito cuidado.
Mas você sabe qual o tipo ideal de assadeira para forno elétrico? Neste artigo você irá descobrir!

Afinal, qual a assadeira ideal para forno elétrico?
Para que você entenda melhor, deve ser levado em consideração como o forno elétrico trabalha. A maioria das pessoas acredita que o forno elétrico funciona da mesma maneira que um forno convencional e que a única diferença entre eles, é o tamanho. No entanto, o forno elétrico traz algumas funcionalidades não muito conhecidas que podem ajudar ou estragar a receita de acordo com a sua utilização.
Antes de usar o forno, você precisa prestar muita atenção na posição da resistência. Alguns fornos vêm com duas resistências, outros, com apenas uma. Se o seu forno elétrico tiver duas resistências, por exemplo, será preciso que sejam ligadas as duas para que haja potência suficiente ao assar por fora e por dentro o seu alimento. Outra coisa de extrema importância é o pré-aquecimento. Assim como nos fornos convencionais, ele deve acontecer. Pré-aquecer por volta de 15 minutos antes de colocar o alimento é um cuidado que muitas pessoas esquecem (ou não sabem),e pode acabar afetando o resultado final da receita.
Agora que você já sabe como o forno elétrico funciona, deve entender que existem diversos tipos de assadeiras, com diversos formatos, materiais, funcionalidade, e cada uma atende demandas específicas de acordo com a sua produção.
Tipos de assadeiras

Os tipos de assadeiras existentes no mercado são inúmeros; inox, antiaderente, cerâmica, vidro, silicone, etc…
Para te ajudar na hora da escolha, fizemos uma relação com as principais assadeiras ideais para forno elétrico:
- Assadeira de cerâmica
A cerâmica é um material que possui a capacidade de distribuição do calor de maneira mais uniforme na superfície, mas diferente de outros materiais esse calor gerado não é perdido tão facilmente.
Dessa maneira, o alimento fica quente por um longo período após sair do forno.
A assadeira de cerâmica também não sofre com danificações ou alterações caso seja retirada do forno e levada para superfícies mais frias e oferece a possibilidade de que o alimento continue sendo aquecido e cozido mesmo após sair do forno.
- Assadeira de vidro
As assadeiras de vidro, assim como as de cerâmica, são ideais para que o alimento seja mantido aquecido por mais tempo. O material também possui a capacidade de retenção do calor e a distribuição do mesmo de maneira uniforme. No entanto, só é possível a realização de receitas no forno (tanto convencional, como o elétrico) com assadeiras de vidro, se elas forem fabricadas com o vidro temperado (também chamado de refratário).
O processo de têmpera, faz com que o vidro se torne ainda mais resistente à flexão e passe a suportar altas temperaturas. A utilização de vidros comuns para assar não é recomendada e é perigosa, podendo ocorrer o risco do vidro comum estourar exposto a altas temperaturas.
- Assadeira de silicone
Pelo fato do silicone ser um material antiaderente, o alimento não gruda no fundo e nas laterais, o que possibilita maior facilidade na hora de desenformar.
A verificação da temperatura máxima que a assadeira suporta quando for efetuar a compra ou utilizá-la, é muito importante, para que não hajam incidentes na hora de assar.
- Assadeira perfurada
Esse tipo de assadeira possui maior facilidade para a higienização, além de possuir maior resistência. A sua área aberta faz com que ocorra uma maior circulação de ar entre ela, o que auxilia no resfriamento e também na hora de cozinhar o alimento.
Costuma ser muito utilizada em supermercados, restaurantes e padarias.
Qual assadeira com material ideal para forno elétrico?

A assadeira ideal para forno elétrico vai variar e depender de acordo com a demanda exigida por quem a utiliza, desde que atenda critérios básicos de utilização como o uso de formas com materiais que suportem altas temperaturas e manuseio correto das funcionalidades do forno.
A mais procurada, é de fato, a de alumínio. No entanto, você pode escolher uma assadeira que melhor se adeque às suas necessidades.
É válido lembrar que a utilização de recipientes de plástico ou materiais que possam derreter, jamais deve ocorrer. Pelo derretimento desses materiais a funcionalidade do seu forno elétrico pode ser comprometida, além disso, quando derretido, causa um odor extremamente desagradável e muito difícil de ser removido.
Pode colocar assadeira de alumínio no forno elétrico?

A assadeira de alumínio é ideal para ser utilizada em fornos elétricos ou a gás. O seu material esquenta mais facilmente, mas também perde calor mais rapidamente.
Por essa característica, a assadeira de alumínio é bastante indicada para o preparo de massas diversas. A durabilidade é extremamente alta, o que a torna um item com um ótimo custo-benefício para as empresas. Também são muito versáteis, pois além de massas, podem ser usadas no preparo de outros variados e diversos alimentos.
Ela também é oferecida em uma versão antiaderente, com revestimento em teflon, impedindo que os alimentos possam grudar no fundo, garantindo uma preparação de bolos, tortas e pratos perfeitos na hora que forem ser retirados da assadeira.
Portanto, não só pode, como é uma das escolhas ideais na hora da compra de assadeiras para fornos convencionais e elétricos.
Leia também: Os Melhores Fornos Industriais: Prográs, Tron e mais
Conclusão
A melhor assadeira para utilização no forno elétrico, deve atender suas demandas e seguir as normativas de segurança para que não ocorra nenhum incidente.
Nunca esqueça de utilizar o seu forno e suas funcionalidades da maneira correta, ler o manual de instruções do fabricante e verificar na hora da compra se as assadeiras escolhidas podem ser levadas ao forno e a temperatura que elas suportam.
Você tem alguma dúvida sobre a utilização de assadeiras no forno elétrico? Deixe nos comentários para que possamos te ajudar!
Você pode gostar também
Os 8 Melhores Fogões em 2023: Dako, Electrolux e mais
Os 4 Fogões Custo-Benefício em 2023: Electrolux, Atlas e mais
Micro-ondas Consul Cm020 é Bom? Vale a Pena?
O Forno Elétrico de Embutir Midea é Bom? Vale a Pena?
Fogão Consul 5 Bocas CFS5NAR é Bom? Vale a Pena?
Micro-ondas Panasonic 21 Litros é Bom? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.