Qual o Tipo de Panela Para Cooktop Elétrico?

Neste artigo falaremos sobre qual o tipo de panela cooktop elétrico é o ideal para você. Na hora de escolher o utensílio, muitas dúvidas surgem, portanto, queremos te ajudar nesta decisão. Faremos uma análise para te auxiliar a comprar o que há de melhor para a sua cozinha.

Os cooktops elétricos  possuem uma alta tecnologia que permite a preparação dos mais variados tipos de alimentos em pouco tempo. Ele se difere do fogão a gás por não ter um forno. É acionado por eletricidade, o que torna o equipamento mais econômico.

Qual o Tipo de Panela Para Cooktop Elétrico?

Para uma correta utilização do fogão, são necessárias panelas especiais. Elas devem permitir que o calor chegue até o alimento. O cooktop elétrico pede que seus utensílios sejam diferenciados, permitindo o aquecimento da comida. 

Qual o tipo ideal de panela para cooktop elétrico?

Os melhores cooktop elétricos possuem resistências elétricas ao invés das bocas do fogão tradicional. Ao acionar o botão, elas se esquentam depressa, tornando o cozimento do alimento rápido, além de haver um controle maior da temperatura.

As panelas ideais para serem utilizadas nesse equipamento, devem ter um fundo reforçado e serem planas. Elas podem ser fabricadas com ferro e aço. A base da panela deve cobrir em sua totalidade, o queimador do fogão.

A panela ideal para esse tipo de cooktop deve proporcionar um aquecimento do alimento de forma rápida, cozinhando a comida com agilidade. Além disso, ela precisa ter um bom tamanho, possibilitando a realização de pratos mais complexos.

É necessário que a panela seja mais resistente. Por essa razão, se você possui um cooktop elétrico, não utilize panelas de vidro, cerâmica ou cobre. Para saber se o utensílio pode ser utilizado neste tipo de fogão, coloque um imã na panela, se grudar está de acordo com as especificidades do equipamento.

O cooktop elétrico, por possuir resistências elétricas, tem um formato achatado. Por essa razão, as panelas que serão utilizadas, devem ter um fundo reto. Dessa maneira, elas não “escorregam” durante o cozimento dos alimentos e são, portanto, mais seguras. 

Pode usar panela de pedra no cooktop?

Não é indicado utilizar panela de pedra nos cooktops elétricos e também no de indução. Esse tipo de utensílio pode arranhar a superfície dos queimadores e causar danos ao equipamento. Além disso, se o cooktop for fabricado com vidro, há o risco de quebra do fogão.

As panelas de pedra também são mais pesadas e por essa razão podem danificar o cooktop. Como dito anteriormente, o ideal é que as panelas utilizadas no equipamento elétrico sejam feitas de materiais como ferro e aço, além de terem uma base plana.

Porque as panelas escorregam no cooktop?

O cooktop elétrico e o de indução não possuem os queimadores tradicionais. No caso do elétrico, o queimador fica em uma superfície de vidro temperado. Ao colocar uma panela com a base redonda, ela pode balançar, arranhando a superfície.

Por essa razão, ao utilizar uma panela com o fundo arredondado, ela pode escorregar, derramando, por exemplo, o líquido contido. Deve-se tomar cuidado, pois é possível que haja acidentes com a utilização incorreta de um cooktop.

Com a base plana, a panela ficará ajustada em cima dos queimadores, podendo cozinhar os alimentos de forma rápida e prática. Portanto, na busca de um utensílio ideal para o seu cooktop, observe o seu fundo. Você pode colocar uma régua na base e girar para saber se a panela está de acordo.

O cooktop elétrico tem também a vantagem de ser mais fácil de limpar. Com um pano umedecido com água e detergente, pode-se deixar esse tipo de fogão como novo. Em poucos minutos você faz a manutenção.

Quais tipos de panelas podem ser usadas no cooktop elétrico?

A panela a ser utilizada em um fogão cooktop elétrico deve ter um fundo bastante reforçado. O ideal é que ela seja fabricada com materiais como ferro e aço. Vale ressaltar a importância de ela ter um fundo plano, evitando que ela escorregue no uso diário.

Panelas de cobre, vidro e cerâmica não são indicadas para serem utilizadas em um cooktop elétrico. Alguns materiais não dissipam o calor de forma correta. Outros, podem vir a quebrar o fogão por causa de seu peso, as bases arredondadas podem trincar ou quebrar o vidro.

Diferenças entre cooktops

Os cooktops se diferem na forma de funcionamento do equipamento e da sua alimentação. Antes de adquirir seu fogão é conveniente observar as características de cada um para ter uma ideia de qual equipamento é o ideal para as suas necessidades.

Cooktop elétrico

Ao ligar o equipamento, que é alimentado por eletricidade, as bocas do fogão aquecem rapidamente. Este tipo de fogão tem como vantagem a sua agilidade no cozimento e no preparo da comida. Após o preparo, sua superfície demora um pouco para esfriar. Deve-se utilizar panelas planas, como falado anteriormente.

Este tipo de cooktop funciona com resistências elétricas que ficam no lugar das bocas do fogão tradicional. Ao serem ligadas, elas se esquentam com uma grande rapidez. Também é possível controlar a temperatura, o que torna o fogão bastante vantajoso.

Cooktop de indução 

Este cooktop se diferencia do elétrico por criar um campo eletromagnético entre a parte interna do fogão e o interior da panela. Há uma construção de uma corrente que circula os objetos aquecendo o utensílio e seu conteúdo.

O equipamento é mais eficiente, visto que há um maior aproveitamento da energia possibilitando um aquecimento mais rápido. O cooktop, pode, por exemplo, ferver dois litros de água em até 80% de um fogão tradicional.

Cooktop à gás

Este é um modelo bastante parecido com o fogão tradicional. Ele também funciona a gás de cozinha. É um equipamento que vende bastante, é presente em muitas cozinhas por ter as mesmas características, como o queimador, de um equipamento convencional.

Seus queimadores podem ser de diferentes tamanhos, com potências diferenciadas que permitem o uso de panelas específicas para o cozimento dos alimentos. Ele possui recursos como acendimento inteligente, botões removíveis, válvula de segurança, entre outros. 

Melhores cooktops elétricos 

Podemos escolher os melhores cooktops através de características importantes como a potência, economia de energia, praticidade, material com que é fabricado, resistência e durabilidade. Segue abaixo alguns modelos:

O Cooktop Elétrico Tramontina Square Touch 4EV 60 4 Bocas Acendimento Superautomático possibilita ao apertar um botão, acender automaticamente. Ele possui um design sofisticado e uma mesa vitrocerâmica. Tem quatro áreas de aquecimento e resistência elétrica que impedem a propagação do calor em outras regiões do fogão.

O Cooktop Elétrico Fischer 2703-11305 4 Bocas Acendimento Superautomático conta com quatro queimadores, sendo dois de 1800 Watts de potência e outros dois de 1200 Watts. Sua mesa é de vitrocerâmica e apresenta um design moderno. Vem com um sistema TEC que mostra se a temperatura do queimador está em 50ºC ou mais.

O Cooktop Elétrico Cuisinart Prime Cooking Dominó CFEA-321 2 Bocas Acendimento Superautomático possui duas áreas de cozimento, acendedor superautomático, mesa em vitrocerâmica, painel touchscreen, nove indicadores de potência, trava de segurança e timer digital.

Escolhendo o cooktop

Antes de comprar o cooktop, é preciso observar as suas especificações como as dimensões do fogão, a resistência, a praticidade no uso, potência, entre outros. Vale destacar que cada tipo de cooktop tem uma panela específica.

Em comparação com o cooktop à gás, o elétrico possui uma superfície lisa que é mais fácil de limpar, é mais econômico, mais eficiente, pois possibilita o aquecimento mais rápido dos alimentos, e propicia uma variação na temperatura.

O cooktop pode ser uma boa aquisição para aqueles que necessitam de uma economia de espaço. Por ele não ter forno, é fácil instalá-lo em qualquer lugar de sua cozinha. Seu design moderno e sofisticado fica bem em qualquer ambiente.

O equipamento tem vantagens e desvantagens. O cooktop gasta bastante eletricidade (procure por um cooktop com consumo energético classe A ou B). Outro problema é o fato dele demorar para esfriar.

Como vantagem, podemos destacar que o cooktop elétrico esquenta rapidamente. Além disso, ele permite o controle da temperatura. Ele é mais eficiente, visto que prepara os alimentos em um tempo menor, acabando por gastar um pouco menos de eletricidade. 

O equipamento também pode ser limpo com mais facilidade, visto que não tem queimadores e sim uma mesa de vidro. Se precisar realizar uma limpeza mais profunda, pode-se retirar os botões de acionamento.  

Conclusão

As panelas mais indicadas para serem utilizadas em um cooktop são as de ferro e aço. Elas devem ter uma base reta para que não arranhe e nem quebre o vidro do cooktop elétrico. 

Com alguns cuidados é possível ter o equipamento por muitos anos, aumentando a produtividade de sua cozinha ao cozinhar alimentos em menos tempo. No entanto, deve-se ter em mente que ele esfria devagar, se houver crianças na casa, deve-se ter cuidado.

No mais, um cooktop elétrico é uma ótima aquisição. É um equipamento versátil que ajudará muito nas suas atividades cotidianas, proporcionando um preparo de alimentos rápido e facilitado.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.