Os licores foram um produto obrigatório no ano de 2020, quando os consumidores adotaram a fabricação de coquetéis em casa. Mas quais marcas de milhões de caixas provaram ser as mais populares? E qual é o licor mais vendido do mundo?
A pandemia do Covid-19 apresentou a oportunidade perfeita para as marcas de licores explorarem a tendência de fazer coquetéis faça você mesmo e se tornarem itens básicos de bares domésticos em todo o mundo.

Graças à inovação contínua, os produtores revigoraram a categoria e criaram uma riqueza de licores de alta qualidade para os consumidores procurarem e apreciarem. Vamos descobrir juntos qual é o licor mais vendido no mundo hoje.
Afinal, quais os licores mais vendidos do mundo?
A categoria de licores está passando por um renascimento, impulsionada pela demanda por porções com baixo teor alcoólico e pela preparação de coquetéis caseiros. Contamos os produtores de milhões de vendas que lideram o setor.
Das oito marcas mais vendidas do mundo temos Choya, Amarula See More, Kahlúa, Lubelska, Zoladkowa Gorzka, De Kuyper, Malibu e Baileys. Vamos descobrir qual o melhor licor do mundo!
Choya

A marca de licor de frutas Choya relatou o maior declínio entre nossos milhões de vendedores, com uma queda de 12,2%, para 1,1 milhão de caixas. A marca agora está em seu menor volume de vendas em cinco anos e pode cair abaixo da marca de um milhão de caixas este ano.
- 2021: 1,1 milhões de vendas
- 2020: 1,3 milhões de venda
- % de variação: -12,2%
- Lugar ano passado: 7
Amarula See More
O licor Amarula, de propriedade da Distell, voltou à lista de mais vendidos depois de cair para menos de um milhão de caixas em 2020.
A marca testemunhou o maior aumento entre os licores de um milhão de caixas, com um aumento de 28,9%, para 1,2 milhão de caixas. O movimento marcou um retorno ao crescimento após dois anos consecutivos de quedas.
Em novembro do ano passado (2021), a gigante cervejeira Heineken concordou em comprar uma participação de 65% na Distell por 2,2 bilhões de Euros (R $14 bilhões), excluindo o negócio de uísque escocês.
Com a aquisição da Heineken, a marca de licor cremoso pode se beneficiar da presença global e da força de distribuição da gigante cervejeira, impulsionando-a fora de seu principal mercado sul-africano.
- 2021: 1,2 milhões de vendas
- 2020: 0,9 milhões de vendas
- % de variação: 28,9%
Kahlúa

O licor de café Kahlúa, de propriedade da Pernod Ricard, registrou um aumento de dois dígitos no ano passado, após quatro anos de quedas. A marca alcançou 1,8 milhão de caixas, seu maior volume de vendas até o momento.
Kahlúa se beneficiou de um forte desempenho no ano fiscal de 2021 da Pernod Ricard, um aumento de 12% em volume em relação ao ano anterior. A marca está superando a categoria de licores com crescimento de dois dígitos em seus principais mercados: EUA (+18%), Canadá (+19%), Austrália (+17%) e Reino Unido (+42%). .
Em novembro passado, a marca revelou uma nova campanha global para incentivar os consumidores a trazer mais espontaneidade aos momentos do dia a dia.
A campanha multicanal Stir Up Your Routine está sendo lançada nos principais mercados globais ao longo de 2022 e pode ajudar a marca a continuar aumentando suas vendas.
- 2021: 1,8m
- 2020: 1,6m
- % de variação: 10,6%
- Lugar ano passado: 6
Lubelska
A marca Lubelska da Stock Spirits sofreu uma pequena queda em 2021, caindo para 1,8 milhão de caixas após dois anos de vendas estagnadas. A queda significou que a marca caiu uma posição para ocupar o quinto lugar na lista de mais vendidos do mundo.
De acordo com a Stock Spirits, o declínio foi impulsionado por um “impacto tributário de pequenos formatos na demanda do consumidor” e “redução do consumo fora de casa por impulso de pequenos formatos”. A empresa observou que os formatos menores são uma parte significativa das vendas da Lubelska na Polônia.
- 2021: 1,8m
- 2020: 1,9m
- % de variação: -0,6%
- Lugar ano passado: 4
Zoladkowa Gorzka

Zoladkowa Gorzka trocou de lugar com seu companheiro Lubelska na lista de mais vendidos depois de registrar um modesto aumento de 5,6% para 1,9 milhão de caixas.
A marca, agora em seu quarto ano consecutivo de crescimento, pode ultrapassar dois milhões de caixas pela primeira vez neste ano.
O licor de propriedade da Stock Spirits disse que o crescimento ocorreu após um relançamento anterior da embalagem e reposicionamento de preço para “competir de forma mais eficaz com os principais concorrentes”.
- 2021: 1,9m
- 2020: 1,8m
- % de variação: 5,6%
- Lugar ano passado: 5
De Kuyper
A marca de licor da empresa holandesa de bebidas De Kuyper voltou ao volume pré-pandêmico de 3,5 milhões de caixas, depois de aumentar 4,8% no ano passado.
A marca registrou vendas estagnadas por vários anos, enquanto 2020 viu De Kuyper não conseguir manter as vendas durante o período atingido pela pandemia.
As vendas no comércio da De Kuyper podem se beneficiar do lançamento de uma nova linha de coquetéis engarrafados este ano.
- 2021: 3,5m
- 2020: 3,3m
- % de variação: 4,8%
- Lugar ano passado: 3
Malibu

O campeão da marca de licores deste ano , Malibu, aumentou 11,1% para 4,9 milhões de caixas em 2021, adicionando 1 milhão de caixas desde o ano pré-pandêmico de 2019.
Malibu teve um “crescimento forte” em mercados como Reino Unido, Alemanha, Austrália e Coreia do Sul.
De acordo com um porta-voz da marca, a Malibu deu vida à sua “estratégia de verão de longo prazo de maneiras novas e envolventes”, explorando as tendências do consumidor com novos produtos, como Malibu Melancia e Malibu Morango.
Em outubro de 2021, Malibu entrou no setor pronto para beber (RTD) com uma variedade enlatada de coquetéis à base de rum.
- 2021: 4,9m
- 2020: 4,4m
- % de variação: 11,1%
- Lugar ano passado: 2
Baileys

A marca de licor mais vendida do mundo, Baileys, de propriedade da Diageo, disparou 23,2%, atingindo 8,8 milhões de caixas em 2021.
O licor de creme teve um forte desempenho no primeiro semestre de 2021, de acordo com os resultados financeiros do ano fiscal de 2021 da Diageo. As vendas foram impulsionadas pela expressão principal, os lançamentos “bem-sucedidos” de Baileys Deliciously Light e Baileys Apple Pie e o foco contínuo no “posicionamento da marca como um deleite indulgente durante todo o ano”.
As vendas da marca no segundo semestre foram lideradas pela Europa, América Latina e Caribe.
- 2021: 8,8m
- 2020: 7,1 milhões
- % de variação: 23,2%
- Lugar ano passado: 1
Leia também: Os Melhores Licores: Fireball, Cointreau e mais
Conclusão
Nossa lista foi desenvolvida a partir do relatório de vendas da Brand Champions 2022. E agora que você já conhece quais licores mais vendidos do mundo já pode escolher o seu para se deliciar. Com certeza você irá achar nessa lista qual o melhor licor para tomar no seu dia a dia.
Caso tenha ficado com dúvidas é só deixar nos comentários que teremos o prazer de te responder!
Você pode gostar também
Os 10 Melhores Vinhos Brancos em 2023: Lillet Blanc, Puri e mais
Gin Apogee é Bom? Vale a Pena?
Seagers Gin é Bom? Vale a Pena?
As 8 Melhores Taças de Gin em 2023: Ruvolo, Nadir e mais
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2023: Puri, Mioranza e mais
Os 6 Melhores Vinhos Secos em 2023: Portil de Lobos, Flor da Coutada e mais

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.