Ter algum eletrodoméstico que seja funcional, prático, e que ajude no dia a dia é o que mais buscamos para nossos lares. Quando falamos de cozinha, há várias opções de aparelhos que podem facilitar a sua vida, como o forno elétrico e o micro-ondas. Mas várias dúvidas surgem até a tomada da decisão: qual o melhor, qual o mais prático e principalmente, qual gasta mais energia: forno elétrico ou micro-ondas?
São vários pontos que devemos pensar ao comprar um aparelho para nossa casa, é preciso muita atenção, pesquisa e testes até finalmente decidirmos a melhor opção para o que desejamos.

Sem dúvida alguma, economia e quantidade de energia gasta ao usar um eletrodoméstico são fatores preocupantes para quem deseja praticidade e funcionalidade. Por isso, te ajudaremos trazendo toda informação que precisa para a sua escolha ideal.
Conteúdo
Qual a diferença entre o forno elétrico e o forno micro-ondas?
É comum comparar o forno elétrico e o forno micro-ondas, porém há muitos detalhes que o diferenciam e que podem ser decisivos para a sua escolha.
Forno elétrico

O forno elétrico é perfeito para quem gosta de preparar carnes gratinadas, bolos bem assados e pastéis totalmente dourados.
O seu funcionamento depende do aquecimento das resistências do aparelho, e isso faz com que se tenha mais controle na temperatura em que os alimentos são preparados. Assim, os pratos costumam parecer mais naturais, suculentos e macios.
Além disso, por funcionar a base de energia elétrica, não é necessário a utilização do gás de cozinha.
No forno elétrico o que não falta são opções de pratos e receitas para fazer. Tanto para fazer alimentos do zero ou somente esquentar um prato já pronto, o forno elétrico é capaz de entregar resultados incríveis.
Para escolher o modelo ideal de um forno elétrico avalie sua capacidade, em quais receitas podem ser preparadas no aparelho, a contagem, modo de instalação, o design e claro, suas funcionalidades.
Micro-ondas

Já o micro-ondas, é muito associado à sua rapidez e praticidade na cozinha. Mesmo tendo como função básica o aquecimento de alimentos, também é possível assar, cozinhar e dourar os mais variados alimentos.
O seu funcionamento se dá através das ondas eletromagnéticas a partir das moléculas de águas do próprio alimento para produzir o calor necessário.
Mesmo havendo possibilidades para a criação de diversos pratos, o micro-ondas é mais usado para esquentar ou descongelar pratos prontos. Além disso, um grande diferencial do aparelho, são suas funções extras e receitas pré programadas disponíveis no display.
Para escolher um forno micro-ondas, lembre-se de levar em consideração a sua capacidade, tamanho, funcionalidades e claro, o consumo de energia do aparelho.
Qual deles consome mais energia?
Em meio de tantos acontecimentos e crises em nosso país, com certeza o consumo energético deve ser repensado. Por isso, entender como os eletrodomésticos consomem energia elétrica é fundamental para a sua decisão.
Grande parte dos fornos elétricos são de 220V, devido ao seu nível elevado de aquecimento é difícil encontrar modelos de fornos elétricos bivolts.
Já os micro-ondas possuem muito mais opções de aparelhos bivolts, facilitando assim o uso em qualquer região do país.
Porém, há duas opções quando citamos os fornos elétricos. Os fornos que têm isolamento térmico, e aqueles que não possuem nenhum tipo de isolamento. Os que possuem um isolamento conseguem manter o calor por mais tempo, causando uma economia no consumo de energia.
Tanto para alimentos com preparo mais longos ou rápidos, o forno elétrico tende a gastar mais energia graças ao seu modo de funcionamento, diferente do micro-ondas.
Como calcular o consumo energético mensal?
De maneira geral, um micro-ondas de 110 V consome 1,4 KWh. Por exemplo, caso você use o forno microondas todos os dias por cerca de 20 minutos, a sua conta de energia terá um acréscimo de 14 kW no consumo total no final do mês.
Já o forno elétrico com isolamento térmico consome cerca de 0,67 kWh e aqueles sem isolamento térmico chegam a consumir 0,91 kWh. Traduzindo de uma forma mais simples, os fornos com isolamento possuem a capacidade de economizar até 25% do consumo de energia. Grande diferença, não?
Na prática, uma pessoa que usa o forno elétrico diariamente durante 1 hora, terá o acréscimo de 27 kW na conta final do mês.
Para que serve o micro-ondas 20 litros?
Um microondas serve para aquecer, descongelar e preparar alimentos e bebidas. A capacidade de 20 litros é ótima para a praticidade do dia a dia. Pode ser utilizado por quem tem uma cozinha menor. É um produto compacto que traz muitas funcionalidades.
São várias as marcas no mercado que oferecem uma gama variada de equipamentos, que se distinguem pelo custo benefício, funções, itens de segurança, etc. As empresas que apresentam produtos de qualidade são a Brastemp, Eletrolux, Consul, Panasonic e Midea.
Os microondas trazem uma grande facilidade no preparo dos mais diversos tipos de refeições. Eles economizam um grande tempo, se comparado aos fornos tradicionais. Além disso, apresentam uma boa economia, são fáceis de utilizar e de limpar. A praticidade é o grande diferencial neste tipo de equipamento e deve ser analisada para se adquirir um bom produto.
Como escolher o melhor micro-ondas 20 litros
O melhor microondas de 20 litros deve ser prático, de fácil limpeza e utilização, seguro, econômico, com um ótimo custo benefício. Este equipamento deve trazer uma maior facilidade no dia a dia de sua cozinha.
Os produtos oferecidos no mercado buscam atender às diversas necessidades de seus consumidores. É interessante analisar as características destes equipamentos, buscando um microondas que possa bem atendê-lo.
Funções programadas

Através das funções programadas, é possível cozinhar, aquecer e descongelar o alimento. Pode-se acionar estas funcionalidades com apenas o toque de um botão. Um bom microondas é capaz de realizar estas tarefas facilmente.
Potência

A potência do equipamento está relacionada à sua capacidade de esquentar o alimento. Quanto maior a potência, mais rápido é o preparo da sua refeição. Normalmente, os micro-ondas possuem uma potência de 600 a 700 Watts.
Funções extras

Algumas funções extras deste tipo de equipamento tornam o uso diário do mesmo muito mais fácil, além de trazer uma maior segurança no seu uso. Podemos destacar a autolimpeza e a trava de segurança. Esta última é indicada para casas com crianças, que evita que elas acionem o microondas acidentalmente.
Economia de energia

O Selo Procel é uma classificação do Inmetro que analisa o consumo de energia do microondas. Ela varia de A a G. Um bom microondas deve ter uma eficiência energética de tipo A ou B. Desta maneira, seu uso gera muito mais economia.
Leia também: Os Melhores Micro-ondas para Comprar Online: Brastemp, Philco e mais
Conclusão
É preciso avaliar diversos pontos para decidir qual a melhor opção para as suas necessidades: forno elétrico ou micro-ondas?
Se você é uma pessoa que precisa de um aparelho que cozinhe todo e qualquer tipo de alimento, sendo do zero ou não, o forno elétrico atenderia perfeitamente aquilo que deseja. Já que o micro-ondas possui certa restrição no preparo de alimentos que precisam de mais tempo de preparo.
Porém, se você não tem a necessidade de cozinhar pratos mais elaborados, e está em busca de praticidade ao esquentar e descongelar alimentos prontos, o micro-ondas é a melhor escolha.
O consumo de energia elétrica é importante e merece atenção dobrada. Quando calculado detalhadamente o tempo de uso do aparelho e a quantidade de kW consumida e acrescentada na conta, o seu bolso e o meio ambiente podem ser afetados.
Se a sua preocupação maior é o consumo de energia, saiba que o micro-ondas consome muito menos se comparado ao forno elétrico! Possui mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua pergunta nos comentários.
Você pode gostar também
Os 8 Melhores Fogões em 2023: Dako, Electrolux e mais
Os 4 Fogões Custo-Benefício em 2023: Electrolux, Atlas e mais
Micro-ondas Consul Cm020 é Bom? Vale a Pena?
O Forno Elétrico de Embutir Midea é Bom? Vale a Pena?
Fogão Consul 5 Bocas CFS5NAR é Bom? Vale a Pena?
Micro-ondas Panasonic 21 Litros é Bom? Vale a Pena?

A Redação Cozinha Profissional é formada por Redatores-especialistas em utensílios de cozinha, panelas, eletrodomésticos, suplementos alimentares, culinária e demais temas do universo gastronômico que encantam os nossos leitores.