Início » Eletroportáteis » Qual Café Usar na Cafeteira Expresso? 

Qual Café Usar na Cafeteira Expresso? 

Começar o dia com um bom cafezinho é uma maravilha, não é verdade? Por esse motivo, a cafeteira expresso veio para ficar, conquistando pessoas no Brasil inteiro. Porém, muitos se perguntam: Qual pó de café usar na cafeteira expresso? Bom, a resposta virá ao longo do texto, por isso continue aí e boa leitura!

Mas antes vamos falar um pouco mais sobre a cafeteira expresso. O aparelho fornece mais qualidade ao café, você obtém uma bebida de qualidade, mais encorpada e com mais sabor.

O equipamento realiza essa tarefa de maneira prática e rápida, sem fazer você perder muito tempo ou encontrar alguma dificuldade na questão do manuseio da máquina. Além de tudo isso, suas funções oferecem diversos tipos de café, o que torna a experiência de quem experimenta, mais sofisticada ainda. Algo inesquecível e viciante.

Porém, algumas vezes o sistema de cápsulas confunde um pouco, e dessa forma, algumas pessoas se perdem na aplicação. E temendo não conseguir fazer a máquina de café expresso funcionar corretamente, desistem ou usam pouco essa maravilha de equipamento.

Por esse motivo, criamos esse texto, para que você saiba qual melhor café para usar na cafeteira expresso.

Qual Café Usar na Cafeteira Expresso? 

Principais tipos de pó de café para cafeteira expresso 

Fiz uma pesquisa detalhada para você e encontrei os seguintes pós de café para usar em uma cafeteira expressa. são eles:

  • Pó de café tradicional: que consiste em grãos torrados e moídos;
  • Café solúvel: que é o pó de café obtido a partir de sólidos solúveis;
  • Café Gourmet: este já é produzido por determinadas marcas;
  •  Café aromatizado: onde é adicionado um aroma ao pó;
  • Café orgânico: muito mais saudável, já que não possui agrotóxicos;
  • Grãos de café torrado: não ocorre a moagem, os grãos só são torrados. Perfeito para fazer o café expresso;
  • Descafeinado: A torrefação do café acontece depois de extrair a cafeína dos grãos ainda verdes.
  • Café em sachê: Normalmente esse é o tipo de café escolhido para fazer a bebida na cafeteira expresso. Os grãos têm uma elevada qualidade, já vêm moído e pronto para ser feito 

Como preparar um bom café expresso? 

Como gera muita dúvida sobre o preparo do café expresso, preparei um passo a passo para você, siga-o e terá uma delícia de café , com certeza, vamos lá?

  1. Guarde os cafés em um local fresco e arejado, sempre use os pacotes mais antigos em primeiro lugar. Na sua casa, guarde o café dentro da geladeira. Lembre-se que o café comprado em grãos duram mais, até por 3 meses, isto, claro, se forem guardados em vasilhame adequado. Agora, o café moído dura menos, cerca de 1 mês.
  2. A granulometria, ou seja, o ajuste do moinho para a moagem dos grãos, tanto em equipamentos profissionais como domésticos, é essencial, isto serve para que você tenha o maior sabor possível, também aroma e creme do café. O café deve estar moído recentemente, em seguida a moagem, o café dura apenas 1 ou 2 dias.
  3. Para ter certeza que o expresso foi bem feito, fica a dica: o creme que é produzido na xícara  deve estar espesso, ter uma cor de avelã e ser levemente rajado, além disso, deve durar por cerca de 30 segundos apenas.
  4. Está pronto um delicioso café!

O que faz o café expresso ficar cremoso? 

Essa é também outra grande dúvida e tem seu segredo, é claro, veja como fazer o café expresso ficar cremoso:

O café, então moído, que é colocado no porta-filtro deve estar o mais apertado que for possível, para que as diversas camadas do café fiquem mais concentradas e comprimidas.

Assim, a água fica com sua passagem restrita, o que proporciona que os grãos de café sejam totalmente absorvidos, o que resulta em uma espuma cremosa.

Curiosidade sobre café expresso

Você sabia que podemos falar café espresso ou café expresso?

Bom, isso surgiu porque, ao ser criado na Itália por Luigi Bezzera, o café “espresso” recebeu esse nome por ser feito de forma “esprimida”, ou seja “extraído sob pressão”. 

Então, como sua forma de preparo é baseada em um café moído e compactado, sob uma forte pressão da água, a bebida terá um sabor mais refinado, encorpado e além disso, terá uma crema cor de caramelo.

Por isso, respeitando a origem do café e quem o inventou, no mundo inteiro, desde os EUA, Europa, países latinos e até mesmo os asiáticos, usa-se a expressão “Espresso Coffee” para referenciar o café. Por isso, na produção para o português, pode-se escrever espresso, com s.

Leia também: As Melhores Cafeteiras Expresso: Oster, Mondial, Philco e mais

Conclusão 

Para terminar, quero dizer que está enganado quem pensa que tomar café, hoje em dia, é apenas parte de sua rotina matinal, ou seja, um complemento de uma refeição. Para muitas pessoas , beber café é uma arte, é uma verdadeira liturgia, um ritual e pode sere feito várias vezes ao dia.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *