Início » Eletroportáteis » Qual a Potência de uma Chopeira?

Qual a Potência de uma Chopeira?

Chopeiras são eletroportáteis usados para servir a cerveja não pasteurizada, popularmente conhecida como chope, com a cremosidade e temperatura ideal. Esse aparelho acaba facilitando a vida de quem curte um momento de descontração ou para utilização em bares e estabelecimentos comerciais. Mas você sabe identificar qual a potência de uma chopeira e como escolher a melhor potência?

Dentre as variações desse aparelho, deve ser levada em consideração a potência ideal para uso. Algumas atendem necessidades domésticas, enquanto outras podem ser utilizadas em locais de maior movimentação.

Qual a Potência de uma Chopeira?

Trazemos para você informações sobre a potência de chopeiras e maneiras para você identificar a que melhor se adequa ao seu uso.

Afinal, qual a potência ideal para uma chopeira?

Para escolher a chopeira ideal, deve-se compreender um pouco mais sobre a vazão desses equipamentos. Mas o que é isso?

A vazão é medida em litros por hora (L/h) e indica a quantidade de chopp gelado que a chopeira consegue fornecer por hora. Por isso, se o seu interesse por uma chopeira for para atender uma festa ou um estabelecimento comercial, é de extrema importância prestar atenção na vazão para poder garantir que o modelo escolhido corresponda à demanda exigida.

A vazão das chopeiras comerciais fica, em média, entre 25 L/h e 110 L/h, e é possível que sejam encontrados os mais variados modelos no mercado. A vazão mínima de uma chopeira comercial é de 25 L/h e consegue atender até 20 pessoas, enquanto os modelos com vazão de 70 L/h, por exemplo, podem servir ambientes comerciais bastante movimentados. 

 Já as chopeiras domésticas, são mais simples, e possuem cilindros menores, pois elas não demandam uma necessidade de atender um grande público. Se você possui a intenção de tomar um chopp no final do dia após o trabalho, ou no “happy hour” com os amigos, as opções domésticas são a melhor escolha a ser realizada.

Potência e vazão

Potência e vazão

Na maior parte das vezes, a potência de uma chopeira está diretamente ligada com a sua vazão: quanto maior for a potência, maior será a vazão. No entanto, é preciso ficar atento aos dois valores, pois há modelos com potência alta e vazão baixa.

 As chopeiras domésticas costumam possuir potências entre 60W e 70W, valores que atendem uma demanda menor e mais moderada.

Os modelos comerciais, no entanto, contam com sua potência apresentada em BTUs, com valores entre 2.750 e 9.500.Se você estiver buscando uma chopeira que atenda grandes eventos ou para utilizar em seu comércio, procure escolher um equipamento com mais de 5.000 BTUs. 

Influências externas

Influências externas

Mesmo com a escolha da potência adequada para o armazenamento da bebida, existem algumas influências externas, que inclusive, não são passíveis de controle. Dentre elas estão:

  • A temperatura ambiente é a principal variável indireta. No verão, considerando que a temperatura ambiente fique por volta de 35ºC, a chopeira acaba por demandar uma maior capacidade do que no inverno, quando temos temperaturas médias de 15ºC. Por essa razão é que a maioria das chopeiras acabam por começar a causar problemas somente no verão, e no inverno todas funcionam normalmente.
  • A temperatura do chopp dentro do barril: Outra variável de extrema importância para ser considerada é a temperatura da bebida no interior do barril. Hoje em dia, é normal que o chopp artesanal seja entregue em sua casa e esteja abaixo de 10ºC (temperatura em média). Dessa forma, a chopeira acaba não precisando trabalhar muito para o líquido ficar no ponto  ideal. Mas é claro que ao longo do tempo o barril irá aumentando a sua temperatura e logo exigirá mais da chopeira.
  • Quantidade de chopp que irá ser consumido x intervalo de tempo em que ele será consumido: Isso significa que quanto mais copos servidos em pouco tempo, maior deve ser a capacidade da chopeira em atender a demanda. Portanto, se você comprar 30 litros para serem consumidos em 30 minutos, é claro que o modelo residencial de 30 litros/hora não poderá conseguir atender a sua demanda. Mas se você quiser pegar 80 litros para consumir ao longo de um final de semana, uma chopeira residencial conseguiria atender perfeitamente. 

Vantagens de adquirir uma chopeira

Vantagens de adquirir uma chopeira

Além das dicas de consumo da potência ideal, trouxemos também algumas vantagens de possuir uma chopeira, veja:

  • É um equipamento automatizado e de extrema praticidade, o que acaba facilitando o trabalho de produzir e servir a bebida nas condições adequadas. Não é necessário que se vá ao supermercado toda vez que quiser ter um chopp, e nem deixar na geladeira para congelar.
  •  Outro ponto que tem tudo a ver com a praticidade trazida por esse aparelho: a chopeira deixa o ambiente de festas e reuniões extremamente mais limpo. Seu uso acaba dispensando a utilização de inúmeras garrafas e latas de bebida que necessitam ser recolhidas no final do evento.
  •  A chopeira acaba evitando o desperdício das bebidas. Você pode servir apenas com a quantidade que for consumir, e recarregar o copo quando for necessário, tendo assim, a cerveja sempre geladinha e pressurizada. Não é necessário mais abrir uma garrafa e ter que colocar fora porque a bebida ficou quente.
  •  Uma outra vantagem que tem a ver com estética: As chopeiras possuem um design moderno e elegante, sendo muito, mas MUITO bonitas e elegantes para que sejam colocadas em destaque no balcão ou na mesa do seu evento ou comércio. Elas dão um charme extra ao ambiente!

Leia também: As Melhores Chopeiras : Philco, Krups e mais

Conclusão

Portanto, se o seu objetivo é adquirir uma chopeira para a utilização na sua residência e para o consumo individual, a nossa sugestão é que seja adquirido um produto que contenha uma menor potência e capacidade de armazenamento.

Agora, se a sua ideia é colocar esse equipamento para atender o seu comércio, opte por chopeiras comerciais que possuem a capacidade de atender uma demanda maior e que tem uma vazão, também, maior.

Você possui mais dúvidas sobre chopeiras? Deixe nos comentários suas questões que iremos tentar te ajudar!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *