Quais os Sinais de que a Panela de Pressão vai Explodir? 

Este  é um utensílio amplamente utilizado para cozinhar diversos tipos de alimentos, de uma forma prática, rápida e fácil. Entretanto, vários problemas podem aparecer no caso de uma falha do aparelho. Veremos neste artigo, quais os sinais de que a panela de pressão vai explodir e o que fazer nestes casos.

A panela de pressão funciona da seguinte forma: a água, a uma pressão atmosférica, a nível do mar, entra em ebulição aos 100ºC. Com a ajuda desse utensílio, ela demora mais a virar vapor, cozinhando os alimentos por mais tempo.

O grande problema do uso deste equipamento, é que se você não tomar certos cuidados, não limpá-la nem realizar a sua manutenção, ela corre o risco de explodir, causando graves acidentes e podendo inclusive destruir o fogão de sua cozinha.

Quais os sinais de que a panela de pressão vai explodir? 

Como saber se a minha panela de pressão não está boa?

É preciso observar as diversas características da panela e ter a certeza de que ela está funcionando bem. Existem alguns sinais que dão a dica de que o utensílio está apresentando algumas falhas que podem acarretar na explosão do mesmo.

Veja se a válvula do equipamento está funcionando corretamente. Ela fica na tampa da panela e regula a pressão durante o seu uso. Fique atento, pois o acúmulo da pressão no interior do recipiente pode causar sérios acidentes.

A válvula de pressão do equipamento deve estar sempre limpa. Observe se o buraco de saída de ar está entupido. E o lugar onde a pressão do equipamento irá sair e portanto, deve estar sempre desobstruído.

Verifique como está a vedação da borracha que sela a tampa junto a panela. Ela deve estar firme e segura. No caso de haver algum vazamento de gás, pode ser necessária a troca da mesma para uma nova. 

Quando a panela solta a pressão, um vapor sai de sua válvula. Além disso, ela faz um chiado característico. No caso de haver uma demora, pode ser que ela não esteja pegando pressão suficiente. É indicado que se retire o utensílio do fogo e procure saber o que está acontecendo.

Existem duas válvulas no equipamento. A primeira é o pino em cima da panela. A segunda é utilizada em caso de emergência e possui um pino. Se ele subir, quer dizer que há algum problema na panela, sendo necessário tirar a mesma do fogo alto.

Como testar a panela de pressão?

Antes de se utilizar a panela de pressão pela primeira vez, é indicado que se faça um teste para saber se há ou não algum problema relacionado a seus componentes e se ela está pegando pressão de uma forma correta. Veremos abaixo o que fazer:

  • Coloque duas xícaras de água no recipiente.
  • Tampe a panela.
  • Em alguns utensílios existem duas setas na tampa que demonstram se ela está fechada corretamente.
  • Gire a tampa até ela se encaixar na panela.
  • Ponha a panela em fogo alto.
  • Espere a água ferver.
  • A água dentro do recipiente entrará em ebulição.
  • Espere a panela pegar pressão.
  • Desligue o fogo.

Se tudo estiver certo, a sua panela de pressão deverá estar pronta para o uso. Portanto, este teste ajuda a saber se não há algum entupimento na válvula ou se a borracha está deixando sair algum vapor.

No caso de haver algum problema, é indicado que se procure a troca do equipamento, ou a manutenção em alguma prestadora de serviço especializada. Não se deve utilizar este equipamento de nenhuma forma, se ele apresentar alguma coisa errada.

Antes de colocar muitos alimentos na panela, também é indicado que se cozinhe-os aos poucos, em pouca quantidade, para ver o tempo em que a panela pega pressão. Assim você irá conhecer melhor o equipamento e saberá como utilizá-lo no preparo de grandes refeições.

Quando o pino da panela de pressão levanta?

Neste caso, a válvula de pressão da panela pode estar entupida. O ar então empurra o pino para cima, evitando o acúmulo de gás em seu interior. Desta maneira, mostra que há um problema com o utensílio. Este deve ser retirado do fogo o quanto antes.

Se o pino da panela de pressão levantar, espere todo o vapor sair e retire a válvula de controle do equipamento. Ela pode estar entupida, sendo necessário desobstruí-la. Você pode limpá-la e colocar a tampa da panela de volta, voltando-a ao fogo.

É indicado que se empurre o pino para baixo antes de colocar a panela no fogo. Se você quiser, pode-se retirar a válvula de emergência para limpá-la com água, detergente neutro e uma esponja macia. 

Qual a maneira correta de tirar a pressão da panela de pressão?

Não se deve abrir a panela logo após retirá-la do fogo. A pressão pode fazê-la explodir causando sérios acidentes. Ela precisa ser aberta em segurança, alguns minutos após esfriar. Tenha muito cuidado nessa hora.

O indicado é que você espere a panela esfriar de maneira natural. No entanto, no caso de estar com pressa, pode-se posicionar o utensílio embaixo de uma torneira, deixando a água abaixar a temperatura do utensílio.

É preciso observar que não se deve erguer a válvula de escape enquanto a panela de pressão estiver esfriando. Espere todo o ar do utensílio sair, para então abrir a tampa. É preciso ter paciência neste caso.

Cuidados com a panela de pressão 

Antes de adquirir a panela de pressão, observe se há nela um selo do inmetro. É uma forma de garantir a qualidade do produto. Dessa maneira você poderá ter certeza de que o equipamento cumpre o prometido.

Observe a quantidade de água que você irá colocar na panela de pressão. Existem quatro parafusos dentro do recipiente que podem ser utilizados como a marcação de até onde se poderá colocar o líquido. 

A quantidade de alimentos colocada no recipiente também deve ser observada. Estima-se que mais de dois terços do volume do recipiente já podem provocar o entupimento da válvula. É possível que esse problema também cause a deformação do pino.

A panela de pressão pode ser um utensílio duradouro. Porém, é indicado que a cada cinco anos se troque o equipamento. Desse modo, você evitará possíveis acidentes causados por problemas em seus acessórios.

Nunca levante a válvula da panela imediatamente após a retirada do aparelho do fogo. Espere pelo vapor sair, ou coloque-a embaixo d’água. Essa é uma questão importante que garantirá a você uma segurança durante o uso. 

Se atente ao momento da panela de pressão chiar e o vapor sair por seu buraco. É sinal de que o utensílio pegou pressão e você pode abaixar um pouco o fogo. Se demorar a pegar pressão, é sinal de que há uma obstrução na válvula. Tome cuidado.

Outros cuidados

Cheque a vedação da panela de pressão. Ao lavá-la, procure por áreas amassadas na tampa e por pequenos arranhões na borracha. É um sinal de que ela está se rompendo, e poderá deixar vazar o ar quando for posta ao fogo.

Deve-se realizar várias manutenções preventivas na panela de pressão. Lave bem a tampa, se for preciso, retire a borracha. No caso dos furos da válvula estarem entupidos, uma dica é pegar um arame e os desobstruir. 

Se for preciso, você pode levar a panela de pressão a uma assistência técnica ou trocar a válvula por uma nova. Com o tempo, o equipamento pode se desgastar, portanto, observe sempre se a panela está em perfeito estado.

Antes de utilizar o utensílio, preste atenção em sua capacidade máxima. Algumas panelas possuem uma marcação em seu interior que pode ser muito útil. Tome o cuidado de não obstruir o caminho que o vapor levará até a válvula de pressão.

Se a sua panela não possuir uma marca, você pode colocar a água e os alimentos até dois terços do recipiente. Dessa maneira, a panela de pressão poderá trabalhar corretamente, sem maiores problemas.

Deve-se concentrar o fogo apenas no centro da panela. Dessa forma, as chamas não irão escapar pelas laterais. O cozimento dos alimentos se tornam mais eficientes, proporcionando uma melhor distribuição do calor.

Não se deve pressionar a tampa da panela para abri-la. O indicado é que se espere a pressão sair. Depois disso, a tampa poderá ser retirada facilmente sem que haja algum problema com o equipamento.

Conclusão

A panela de pressão é um utensílio capaz de cozinhar os alimentos em uma grande rapidez. São inúmeras as receitas que se pode fazer com ela. É possível realizar pratos nutritivos e saborosos em pouco tempo.

A principal desvantagem da utilização do equipamento, provém do fato de ele explodir em caso de pouco cuidado. Existem casos graves de acidentes causados pelo equipamento. No entanto, com todo o cuidado e com uma manutenção preventiva, é possível utilizar a panela sem maiores problemas.

É importante ressaltar que existem vários tipos de panela disponíveis no mercado. Algumas inclusive de um maior tamanho, sendo utilizadas para o preparo de grandes refeições. compre sem medo, conheça o produto. Você terá em mãos um coringa para a sua cozinha, capaz de realizar receitas saborosas em pouco tempo de preparo.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.