Panela Patolux Quadrada é Boa?

Panela Patolux Quadrada é Boa? Vale a Pena?

A panela patolux quadrada é boa? Vale a pena comprar? Essa é a pergunta que muitos nos têm feito, por isso hoje tentaremos responder. Ela foi lançada no ano de 2019 e, desde então, tem arrebanhado muitos admiradores. A beleza e o bom gosto irão te surpreender.

Seu design é exclusivo e deixará sua cozinha mais elegante e decorada. O conjunto quadrado é composto de 5 peças de diferentes tamanhos, feitas com acabamento forte e resistente que dura muito mais. Um conjunto perfeito para preparar todas as suas receitas.

O inovador design quadrado se encaixa acertadamente nos móveis da cozinha, deixando tudo mais organizado e ao alcance das mãos, na hora de guardar suas panelas. Os cantos são arredondados, auxiliando muito na hora de mexer nos alimentos e na limpeza. Confira.

Sobre o panela Patolux quadrada 

panela Patolux quadrada

O Conjunto de Panelas Quadradas Caçarola 5 Peças Patolux é uma linha criada para levar até você uma experiência surpreendente na cozinha. Embora quadrada, os cantos são arredondados, proporcionando um encaixe perfeito das panelas no fogão.

O formato quadrado somado aos cantos arredondados dão um toque charmoso e irresistível ao produto, chamando a atenção por sua modernidade. O material utilizado em sua fabricação é o alumínio, que esquenta devagar e mantém o calor por mais tempo.

Seu cozimento é homogêneo e são projetadas para oferecer usabilidade e proteção. Os pegadores e as alças são antitérmicos, por isso são confortáveis e seguros.

O calor é distribuído de forma rápida e homogênea, devido ao alumínio ser espesso e 100% puro, aumentando a eficiência no cozimento, economizando gás.

✅ Cantos arredondados

✅ Cozimento homogêneo

✅ Cabos e pegadores antitérmicos

🚫 -



Como saber se a panela Patolux quadrada é boa?

Para saber se a panela é boa é necessário considerar a capacidade e tamanho das panelas e o tipo de material, dentre outros. 

Material

Verificar o material e o revestimento de sua panela Patolux é muito importante no momento de adquirir o produto. Características como funcionalidades e durabilidade estão diretamente ligadas ao material do revestimento e fabricação da panela.

Alumínio

As panelas de alumínio são as mais baratas e também as mais vendidas. São também fáceis de achar e leves para manejar. Existe um boato que diz que as panelas de alumínio são prejudiciais à saúde, mas isto é falso, porque os resíduos que se desprendem estão no limite aceitável do corpo humano.

Esquentam muito rápido, por isso é preciso tomar cuidado para não queimar a parte de fora. Também risca com facilidade, caso use apetrechos de metal para manejar. São populares, têm boa aceitação e são uma alternativa muito interessante para quem quer praticidade, sem pagar muito por isto.

A preocupação atualmente com o consumo de óleo é muito grande, por isso as panelas antiaderentes – que quase não precisam de óleo –  são muito cobiçadas por esse tipo de consumidor. Elas são fabricadas com revestimento teflon, material que não deixa os alimentos grudarem, facilitando no momento da higienização.

Antigamente essas panelas eram produzidas com PFOA (ácido carboxílico perfluorado), um produto nocivo à saúde, mas hoje quase todos os fabricantes não utilizam mais esse ácido. Então fique tranquilo, os teflons da atualidade não fazem mal à saúde.

Capacidade, espessura e diâmetro

A capacidade é abreviada com a letra “L”, a espessura em “mm” e o diâmetro em “cm”. De posse desse conhecimento, vamos agora conhecer as indicações de uso.

  • Fervedor: seu diâmetro costuma variar entre 12 e 14 cm e sua capacidade normalmente é de 1 L, ótimo para ferver água ou aquecer leite;
  • Frigideiras rasas: costumam ter 20 cm de diâmetro ou mais, sendo indicadas para fazer ovos ou panquecas;
  • Frigideiras fundas: normalmente possuem 20 cm de diâmetro ou um pouco mais, são indicadas para grelhar legumes e carnes;
  • Caçarolas altas: seu diâmetro é de 24 cm e sua capacidade vai de 4 a 6 L, ideais para fazer massas e sopas, podendo fazer o papel da panela de pressão para cozinhar feijão;
  • Panelas e caçarolas médias: variam de 20 a 22 cm e sua capacidade fica em torno de 2 a 3 L. São normalmente usadas para fazer sopas, legumes e arroz e servem de 2 a 4 pessoas;
  • Panelas pequenas: seu diâmetro varia de 14 a 18 cm e sua capacidade é de 1,5 L, ótimas para fazer molhos e até arroz, desde que seja para poucas pessoas.

Em relação à espessura, quanto mais grossa for, mais resistente a panela será, e ainda conserva melhor o calor. Assim, aconselhamos as panelas com espessura mínima de 1,4 mm.

Alternativas para a panela Patolux quadrada 

Como alternativas para efeito de comparação, apresentamos, abaixo, 3 outros jogos de panela de marcas distintas. A saber: duas da Tramontina e uma A Dona Chefa.

1. Conjunto de panelas – A Dona Chefa

Conjunto de panelas - A Dona Chefa

O Conjunto de Panelas 13 Peças Antiaderente fabricado pela A Dona Chefa, facilita a feitura de todo tipo de receitas, tornando a atividade um prazer, ao invés de uma obrigação. São muito bonitas e produzidas em alumínio, sendo as tampas de vidro com saída de vapor.

É um conjunto completo e com preço justo, por isso é considerado como tendo uma boa relação custo-benefício. As panelas são em alumínio com cobertura antiaderente, que não só auxiliam na preparação de alimentos como também no momento da limpeza.

O pegador, alças e cabos são em um produto seguro e durável chamado baquelite térmico. E ainda é bonito e moderno. Um conforto a mais para o cotidiano de sua cozinha.

O revestimento é colorido e, com certeza, enfeitará sua cozinha. Como têm revestimento externo e interno, conseguem ficar como novas por muito mais tempo.

✅ Tampa de vidro com saída de vapor

✅ Boa relação custo-benefício

✅ Pegador e cabos em baquelite térmico

🚫 Não é fundo triplo



2. Jogo de Panelas – Tramontina

Jogo de Panelas - Tramontina

O Jogo de Panelas Tramontina Turim 10 peças tem revestimento interno em antiaderente Starflon Max e externo de poliéster. Os pegadores, cabos e alças são produzidos em material antitérmico, e os itens que constituem o jogo cozinham de forma homogênea.

Os alimentos não grudam na superfície porque são em alumínio e ainda tem revestimento cobertura de antiaderente. A caçarola e as panelas possuem tampa de vidro temperado e as bordas são em aço inoxidável. 

São muito simples de serem higienizadas e podem ser lavadas na lava-louças, fazendo com que se economize tempo. Aceitam todo tipo de fogão, menos fogão de indução.

A fina espessura do alumínio faz com que o cozimento seja homogêneo e bem mais rápido que em panelas de outros materiais. O revestimento Starflon Max não é prejudicial à saúde.

✅ Antiaderente Starflon Max

✅ Tampas de vidro com bordas de aço

✅ Revestimento externo de poliéster

🚫 Panelas muito pequenas



3. Jogo Panelas Alum 5Pc Sicília Cinza – Tramontina

Jogo Panelas Alum 5Pc Sicília Cinza - Tramontina

O Jogo de Panelas Tramontina Sicília em Alumínio com Revestimento Interno e Externo Antiaderente Starflon Excellent 5 Peças é a escolha certa para quem quer enfeitar e também tornar a cozinha funcional. Seu cozimento é homogêneo e não deixa o alimento grudar.

É resistente e pode durar muito tempo caso seja cuidada com carinho. Os pegadores, alças e cabos são antitérmicos, proporcionando mais conforto e segurança no uso. 

Tanto as caçarolas quanto as panelas possuem tampa de vidro temperado com saída de vapor e bordas de aço inoxidável. São simples de lavar e podem ser levados à lava-louças.

O corpo é de alumínio com pouca espessura, proporcionando cozimento em pouco tempo e por igual. O antiaderente Starflon Excellent é fácil de limpar e não prejudica a saúde. A nota dada pelos consumidores no quesito durabilidade é 4,9 e 4,8 para a facilidade de limpar.

✅ Antiaderente Starflon Excellent

✅ Tampas de vidro com saída de vapor

✅ Cozimento uniforme

🚫 Mancha quando vai à lava-louças



Perguntas frequentes 

Como limpar a panela patolux? 

Ao contrário do que muita gente pensa, arear panelas não é legal e pode diminuir sua vida útil. O alumínio é um dos materiais mais suscetíveis a estragar caso sejam areados. 
O ideal é apenas passar uma bucha na parte de fora com sabão em pedra e só. O mesmo procedimento serve para as panelas de aço inoxidável.

Como fazer a panela patolux durar mais? 

Antes de tudo deve-se lavar a panela com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido, e depois secar com um pano limpo e seco. 
Em seguida unte a parte de dentro da panela com óleo e deixe no fogo baixo por aproximadamente 2 minutos. Depois que a panela esfriar é só lavar e enxugar. E ele está apta a ser usada normalmente.

Qual a melhor marca de panela? 

A melhor marca de panela é a Tramontina.

Qual o material da panela patolux? 

A panela Patolux é feita de alumínio.

Qual a melhor panela da marca patolux? 

A melhor e a mais popular panela da marca Patolux é a Panela de Pressão 5 Litros Reforçada 2 Válvulas de Segurança Patolux.

Conclusão: A panela Patolux quadrada é boa ou não?

Apesar de não ser tão famosa quanto outras marcas, a Patolux já está no mercado há 20 anos. Seu antiaderente chamado Masterflon é muito elogiado e reconhecido como muito eficiente por não deixar os alimentos grudarem.

Ele é produzido com aplicação de ácido clorídrico, que corrói a panela, deixando-a porosa. Em seguida é aquecido a uma temperatura de 400 graus por alguns segundos. Depois é fixado nas pequenas depressões da superfície da panela.

Além deste, ela tem outros pontos positivos. Consideramos esse um ótimo produto, e ainda tem um charme todo especial por ser quadrado e ter os cantos arredondados, facilitando a limpeza. Por tudo isso afirmamos que a panela Patolux quadrada é boa sim. Nós indicamos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.