Panela de Pressão Vancouver é Boa? Vale a Pena?

Panela de Pressão Vancouver é Boa? Vale a Pena?

Antes de avaliarmos e dizer se a panela de pressão vancouver é boa ou não, precisamos informar que trata-se de um modelo da marca Tramontina. Você já ouviu dizer de algum produto dessa fabricante que não seja bom? Provavelmente não, certo?

Os produtos Tramontina possuem uma ótima reputação não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mesmo assim vamos verificar as características próprias desse produto específico, uma vez que esse utensílio é importantíssimo para o preparo de muitos pratos.

Já adiantamos: se você é do tipo que gosta de modelos tradicionais, essa é uma alternativa muito interessante. É muito simples de ser manuseada e bastante segura, pois tem 3 válvulas de segurança, reduzindo consideravelmente o perigo de acidente.

Sobre a Panela de Pressão Vancouver

Panela de Pressão Vancouver

A Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 litros de alumínio é boa não só em qualidade, mas também para quem procura uma panela de tamanho médio. Em muitos reviews é considerada a melhor panela tradicional, seja de 3, 4,5 ou 6 litros.

É bem simples em matéria de funcionalidades, mas por outro lado possui preço bem acessível e ainda mantém o padrão de qualidade da marca.

Uma das distinções é sua cobertura em Starflon T1 antiaderente, tanto no interior quanto no exterior, que auxilia no cozimento reduzindo o tempo e facilitando a higienização.

É dotada de 3 válvulas de segurança, que atuam juntas para propiciar um cozimento potencializado e ainda oferecem mais segurança, reduzindo drasticamente o perigo de acidente. Além disso tem os cabos produzidos em baquelite antitérmico resistente ao calor.

✅ 3 válvulas de segurança

✅ Revestimento antiaderente

✅ Corpo e tampa de alumínio

🚫 Libera muito vapor



Como saber se a Panela de Pressão Vancouver é boa? 

Primeiramente é preciso dizer que a panela Vancouver produzida pela Tramontina é muito elogiada pelos usuários no site Reclame Aqui. O maior deles é elogiando a rapidez no cozimento e o design moderno. 

Também há reclamações, como não poderia deixar de ser, sobre o desempenho da válvula de segurança. Alguns compradores afirmam que a Vancouver solta mais vapor e água do que outras panelas semelhantes. 

Trata-se de uma panela produzida em alumínio, com cobertura interna e externa de antiaderente Starflon T1, revestimento de grande firmeza e que facilita a remoção das sobras dos alimentos. 

Material 

Verificar qual o material de fabricação da panela é importante, pois está ligado de modo direto à proteção e longevidade do produto. 

Os modelos em aço inox são os mais procurados, e também os melhores, por tratar-se de um material bastante sólido, por distribuir bem o calor e por não causar reações no contato com os alimentos. 

O alumínio também tem suas vantagens – uma delas é o baixo custo -, porém é sujeito a deformações. É leve e tem boa condutividade térmica, permitindo uma cocção em menos tempo, uma vez que a panela pega pressão rapidamente. 

Por ser muito macio, amassa com muita facilidade. Os tipos com fundo triplo são as melhores, porque cozinham com mais rapidez e dividem o calor de forma homogênea. 

Fechamento

Podemos afirmar que, geralmente, existem 2 tipos de fechamento: externo e interno. O externo é encaixado com mais facilidade, pelo lado de fora do aparelho, diminuindo o tempo de cozimento. 

O interno é o mais usado e se resume em encaixar a tampa por dentro da panela. É também muito simples e prático, mas é o tipo que as pessoas mais temem.

Capacidade

Para definir a melhor panela de pressão para você é preciso, antes, definir de qual forma será usada e quantas pessoas irá servir. Modelos menores – de 3 a 4,5 litros de capacidade –  são apropriados para quem mora sozinho ou para famílias pequenas. 

Famílias grandes ou pessoas que cozinham com muita frequência, os mais indicados são de 6 a 8 litros. Lembrando que ⅓ da capacidade total deve sempre ficar livre para dar espaço para o vapor. 

Por isso é recomendável adquirir um recipiente com capacidade maior. 

Segurança

A segurança é um ponto importantíssimo ao se procurar pela melhor panela de pressão. Avalie, antes de comprar, o complexo de segurança em si, bem como os adicionais que por acaso existirem. 

Normalmente existem 4 a 5 combos de segurança. Nas panelas elétricas essa segurança é ainda maior, podendo chegar a 12 complexos, e algumas operam somente quando todos os sistemas estejam ativos.

Alternativas para Panela de Pressão Vancouver 

Exploraremos agora duas panelas de pressão de marcas diferentes da Vancouver – uma da Rochedo e outra da Panelux – para formarmos uma opinião mais alicerçada sobre a panela da Tramontina.

1. Panela de Pressão Fechamento Externo – Panelux 

Panela de Pressão Fechamento Externo - Panelux 

Essa panela de pressão de 4,5 litros Cereja Premium produzida pela Panelux, é de alumínio com cobertura externa e interna de antiaderente, tornando o produto mais durável e mais robusto. É bonita, econômica e prática. A mais comercializada do Brasil.

A Panelux é a principal fabricante de panelas de pressão no Brasil, possuindo um grande leque de produtos para servir todo tipo de consumidor, desde o ano de 2001.

É muito simples de limpar e foi programada em alumínio com fechamento externo e antiaderente para dar mais longevidade ao item.

É possível fazer pratos saborosos desde sobremesas como doce de leite, canjica, abóbora e coco, até salgados com carnes, arroz, macarrão e feijão. Trata-se de uma panela eficiente e muito funcional que possibilita o preparo de receitas maravilhosas.

✅ 4 sistemas de segurança

✅ Alças e cabos antitérmicos

✅ Antiaderente externo e interno

🚫 -



2. Panela De Pressão  –  Rochedo  

Panela De Pressão  -  Rochedo  

Essa panela Clipso fabricada pela Rochedo é tão prática de abrir e fechar que todo o processo pode ser feito com somente uma mão. Tem 5 procedimentos de segurança e envoltório interno antiaderente, tornando-a mais duradoura e robusta.

O sistema de trava é sob pressão, travando a abertura quando a panela está sob pressão. Para o caso de obstrução da primeira válvula, a válvula de segurança libera o calor.

Como possui o cabo curto, fica muito fácil e prático guardá-la, tomando pouco espaço no armário. Tem um pino que se levanta apontando que a panela está sob pressão, impedindo que seja aberta quando estiver nesse estado.

Tem uma válvula que controla a pressão, liberando o vapor na perpendicular. Conta ainda com uma janela de segurança, que solta o vapor caso haja bloqueio dos outros sistemas.

✅ 5 procedimentos de segurança

✅ Abre e fecha com apenas uma mão

✅ Alças laterais firmes

🚫 -



Perguntas frequentes

Como limpar pino de panela de pressão?

Em primeiro lugar retire o pino e, caso tenha, o cesto que retém os alimentos, limpando com atenção cada item da panela de pressão com água, esponja macia e detergente neutro. 
Guarde a panela em lugar seco e limpo, de preferência onde não haja risco de choques ou quedas.

Onde fica a válvula de segurança da panela de pressão tramontina vancouver?

O componente mais importante da panela de pressão é a tampa. Nela fica a borracha de vedação que, em última análise, é quem segura a pressão dentro da panela. A trava de segurança é a responsável por deixar a tampinha em seu devido lugar.

Como deve ficar o pino da panela de pressão?

O pino da panela de pressão deve ficar de tal forma que quando a pressão atingir determinado nível a válvula se levanta e começa a girar, permitindo que parte do vapor escape.

Qual a maneira correta de abrir a panela de pressão?

Se quiser que a pressão saia mais rápido, coloque embaixo da torneira, tomando cuidado para não molhar o pino, mas somente a lateral. 
Quando o pino abaixar e não fizer mais o chiado característico mesmo quando tocado, então a pressão já terá saído e a panela pode ser aberta.

O que fazer se a panela de pressão não abrir?

Para abrir a panela de pressão é preciso esperar que toda a pressão saia da panela, assim fica seguro e muito mais fácil de abrir. Caso queira resfriar com mais rapidez, é só jogar água fria sobre a panela, que a pressão some com maior velocidade.

Como saber se a panela de pressão está boa?

Depois de colocar o alimento e a água, e fechar a tampa da panela de pressão, repare se, em alguns minutos, o pino começou a balançar e chiar. Esse é o procedimento correto. 
O pino gira e chia justamente para não permitir que o vapor fique com demasiada pressão, o que pode ser perigoso.

Pode por panela de pressão debaixo da torneira?

Sim, essa é, inclusive, uma das maneiras pela qual muitas pessoas se utilizam para diminuir a temperatura e poder abrir a panela. Lembrando que, enquanto a panela estiver sobre o fogo, é necessário verificar se a válvula está funcionando direito.Add question

Conclusão: A Panela de Pressão Vancouver é boa ou não?

Baseado na análise acima podemos concluir tratar-se de um produto de boa qualidade, preço em conta, cozimento satisfatório e estar munido de tudo o que é necessário para a segurança em sua utilização, podemos afirmar que a panela de pressão Vancouver é boa.

Esse aparelho é ideal para uma família de 4 a 5 pessoas, que não quer gastar muito, mas ainda assim deseja comprar uma boa panela.

Gostou das dicas da Cozinha Profissional? Se sim, compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos se tornem um dos nossos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.