Panela de Sabão é Boa? Vale a Pena?

Panela de Pedra Sabão é Boa? Vale a Pena?

Neste artigo faremos uma análise para saber se a panela de pedra sabão é boa, se vale a pena comprá-la. Dessa maneira, você poderá observar as suas características e assim, adquirir um produto que seja ideal para o seu dia a dia na cozinha.

É uma panela indicada para pessoas que se preocupam com uma alimentação saudável, pois o material com que ela é fabricada, a pedra sabão, é um elemento natural. Algumas pessoas dizem que ela é a melhor panela para se cozinhar.

A panela de sabão nos remete ao passado, no almoço na casa da avó, no dia de domingo. Os pratos feitos neste utensílio costumam ser deliciosos, com um gosto de quero mais. Além disso, é uma tradição, principalmente em Minas Gerais, lugar onde a pedra é extraída.

Sobre a panela de pedra sabão

A panela de sabão é naturalmente antiaderente. Isso torna mais fácil a sua manutenção e limpeza. Ela tem como característica o fato de que o processo de esquentar e esfriar é mais demorado. No entanto, conserva mais a temperatura da comida, além de dar a ela um sabor especial.

São muitos os alimentos que podem ser preparados na panela de sabão. Podemos destacar o feijão, arroz, carnes, angú, frituras e ensopados. Atualmente, estudos comprovam que o utensílio, ao ser levado ao fogo, solta nutrientes saudáveis, como  ferro, zinco, cálcio e magnésio.

A pedra sabão, material da panela, é uma rocha macia que contém talco em sua constituição. Suas cores vão de um verde ao cinza. Ao passar a mão, ela parece ser oleosa, sendo portanto essa, a causa de seu nome.     

O utensílio é tradicional e apresenta características próprias. Contudo, existem algumas empresas que estão aplicando alta tecnologia na fabricação deste utensílio. Veremos neste artigo alguns destes produtos, que prometem por exemplo, alças e pinos antitérmicos, tornando o uso da panela mais seguro.

Para utilizar uma panela nova, é necessário curá-la. Primeiro, lave a panela em água corrente e deixe-a secar. Passe azeite por dentro e por fora. Preencha o fundo com fubá de milho. Coloque a panela tampada dentro do forno em uma temperatura alta. 

Em seguida, desligue a chama, deixe a panela esfriar. Repita todos os passos novamente. Coloque a panela com metade de água e deixe ferver. É indicado que nos primeiros preparos você faça apenas molhos.

Como saber se a panela de pedra sabão é boa?

Normalmente as panelas de pedra sabão são fabricadas por pequenas empresas, de maneira artesanal. Seus formatos são parecidos, havendo diferenças apenas no tamanho, tipo de tampa e de cabo. Veremos abaixo alguns modelos para você conhecer:

A Panela Gourmet em Pedra Sabão – 800ml – Casadorada pode ser utilizada em fogões tradicionais, ou fogão a lenha, além de também poder ser levada ao forno. Ela é minuciosamente polida em sua produção. O utensílio é naturalmente antiaderente e possui uma alta durabilidade. 

A Panela de pedra sabão M Fogão a gás ou a lenha – PedrArte de Minas pode ser utilizada no fogão a gás, a lenha, ou no forno. Possui capacidade para 1.5 litros. Ela propaga o calor de maneira uniforme, além de deixar o alimento quente por mais tempo, e cozinhá-los por igual.

A Panela De Pressão De Pedra Sabão 3 Litros da Arte Nativa Pedras é antiaderente, possui um cabo de cobre, é charmosa, decorativa e proporciona refeições muito saborosas. A pressão é gerada pelo tampo da panela, dessa forma, o ar circula por dentro distribuindo o calor de maneira uniforme e com eficiência.

O Jogo De Panelas De Pedra Sabão Completo 12 Peças An-09 da Arte Nativa Pedras inclui caneca, frigideira, grelha, panelas com tampa, pilão, provolera e uma travessa oval. Possui revestimento antiaderente e cabos em cobre. Pode ser utilizada em fogão a gás, lenha e no forno.

A Panela Pedra Sabão São José c/ Alça Cobre 1,5 litros possui uma alta durabilidade e beleza excepcional. Ela retém o calor por um longo período e é fácil de limpar. Além do mais, não possui cheiro nem altera o sabor do alimento. 

Não foram encontradas informações no site Reclame Aqui a respeito da Indústria São José, que fabrica as panelas de pedra de sabão deste artigo. No entanto, constatamos em sites de ecommerce que trabalham com a empresa, que seus clientes avaliam seus produtos com cinco estrelas, o que é um ótimo parecer.  

1. Panela Caçarola De Pedra Sabão – Industria São José

Panela Caçarola De Pedra Sabão - Industria São José

Esta panela é perfeita para a preparação de caldos, moquecas, ensopados, entre outros. Elas possuem uma alta resistência, podendo durar anos. Não tem cheiro e não altera o sabor dos alimentos.

Este modelo da Indústria São José possui dimensões de 27 x 27 x 27 cm e peso de três quilogramas. Ela mantém a temperatura do alimento por um bom tempo. Ideal para sua cozinha ou restaurante.

A panela de pedra sabão tem uma capacidade de 0.8 litros. Possui uma garantia de fábrica de três meses. Produto de alta qualidade. Charme e elegância na preparação dos alimentos.

Especificações técnicas:

  • Alça de cobre.
  • Capacidade para 0.8 litros.
  • Dimensões de 27 x 27 x 27 cm.
  • Profundidade de 8 cm.

Prós

Contras

✅ Alta resistência e durabilidade

✅ Bom tamanho

🚫 -

✅ Versátil

2. Panela Bojuda Caldeirão em Pedra Sabão Tampa Vidro – Industria São José

Panela Bojuda Caldeirão em Pedra Sabão Tampa Vidro - Industria São José

Essa panela possui tampa de vidro, capacidade para 3.6 litros e alça de cobre. Pode ser utilizada no preparo de vários alimentos, como em caldos, moquecas, ensopados, carnes, etc.

Produto altamente resistente, pode durar por anos a fio. Não altera o sabor dos alimentos, não produz cheiro e é fácil de limpar. Utensílio de excelente qualidade. Deixa os alimentos quentes por um longo período.

Este modelo da Indústria São José tem dimensões de 33 x 33 x 17 cm e peso de 5.8 quilogramas. Indicada para a sua cozinha ou restaurante. Produto com alta resistência e durabilidade. Garantia de três meses.

 Especificações técnicas:

  • Capacidade para 3.6 litros.
  • Dimensões de 33 x 33 x 17 cm.
  • 5.8 quilogramas de peso.
  • Alça de cobre com 3.5 cm para cada lado.

Prós

Contras

✅ Alta resistência e durabilidade

✅ Bom tamanho

🚫 Panela pesada

✅ Não altera o sabor dos alimentos

Alternativas para panelas de pedra sabão

São várias as opções para panela de pedra disponíveis no mercado. Elas se diferem em seu peso, na qualidade da pedra, em sua capacidade e no preço. Em geral elas são de ótima qualidade. Vejamos algumas alternativas: 

1. Wok De Pedra Sabão – Cookstone

Wok De Pedra Sabão - Cookstone

Esta panela da Cookstone possui alças e pinos antitérmicos e tampa de vidro. Capacidade para 2.5 litros. O modelo apresenta um design moderno e um acabamento de alta qualidade. 

O utensílio alia a tradição ao que há de mais moderno em tecnologia. A cookstone chega ao Brasil apresentando um produto diferenciado e cheio de charme. Possui dimensões de 32 x 32 x 22 cm e peso de 4.2 quilogramas

Para fabricar a sua panela de pedra sabão a Cookstone utiliza uma pedra pré-formada que é fixada em um torno que a roda. Ela é cavada internamente e modelada com varas de vários tipos.

Especificações técnicas:

  • Capacidade para 2.5 litros.
  • Dimensões de 32 x 32 x 22 cm.
  • Peso de 4.2 quilogramas.
  • Alças e pinos antitérmicos.

Prós

Contras

✅ Alças e pinos antitérmicos

✅ Design moderno

🚫 -

✅ Bom acabamento

2. Panela De Pedra Sabão Com Alças Antitérmicas E Tampa De Vidro – Cookstone

Panela De Pedra Sabão Com Alças Antitérmicas E Tampa De Vidro - Cookstone

Esta é uma panela de pedra sabão que faz muito sucesso na Europa e Estados Unidos e chegou ao Brasil trazendo modernidade aliada à tradição. Possui um design moderno e um acabamento de alta qualidade.

Esse modelo da Cookstone tem um sistema patenteado de aplicação das alças e pinos, que são antitérmicos, tornando o preparo de alimentos mais seguro. Sua tampa pode ser de vidro ou de pedra.

A empresa combina a tradição da pedra sabão com as vantagens de seus modernos acessórios. Possui dimensões de 32 x 32 x 22 cm. Peso de 4.2 quilogramas. Capacidade para 2.5 litros.

 Especificações técnicas:

  • Capacidade para 2.5 litros.
  • Dimensões de 32 x 32 x 22 cm.
  • Peso de 4.2 quilogramas
  • Alças e pinos antitérmicos.

Prós

Contras

✅ Alças e pinos antitérmicos

✅ Design moderno

🚫 -

✅ Boa capacidade

Conclusão: a panela de pedra sabão é boa ou não?

Sim, podemos dizer que a panela de pedra sabão não é só boa como é considerada uma das melhores. Ela demora para esquentar e esfriar, no entanto, conserva melhor a temperatura dos alimentos. Além disso, é antiaderente, o que torna a sua limpeza mais fácil.

Elas são mais pesadas que as panelas convencionais. Também deve-se ter cuidado e não colocá-la em uma superfície fria após o seu aquecimento, pois corre-se o risco de trincá-la. A panela de pedra de sabão é um utensílio tradicional que ajuda a criar receitas saborosas como antigamente.

Uma outra vantagem de se utilizar este utensílio é que ele propicia uma alimentação saudável, visto que quando levado ao fogo, libera vários minerais, como o ferro, zinco, cálcio e magnésio. Experimente a panela de pedra sabão, suas receitas ficarão deliciosas!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.