Panela de Ferro Fundido é Boa? Vale a Pena?

Panela de Ferro Fundido é Boa? Vale a Pena?

Depois de ler essa resenha você terá informações suficientes para concluir se a panela de ferro fundido é boa ou não. Na verdade, existem mais motivos a favor do que contra esse tipo de panela. Praticidade, sustentabilidade e aparência são algumas vantagens.

Além do ferro fundido, existem outros materiais como alumínio, aço inox, cerâmica, cobre, barro, vidro, porcelana, titânio e pedra sabão. Estes são os principais, hoje, no entanto, falaremos apenas de um que dá muito ibope entre os chefs de cozinha: o ferro fundido.

Esse é o melhor material para a saúde,liberando o nutriente na comida e ajudando a repor as necessidades do organismo. O ponto negativo é que não são indicadas para quem tem colesterol alto de forma habitual.

Sobre a panela de ferro fundido 

A panela de ferro fundido é indicada para quem quer garantir o nível de nutrientes em seu organismo e, claro, melhorar a saúde em todos os aspectos. Para saber se a panela é boa é preciso ficar atento ao material das tampas, cabos e alças.

A maior parte das panelas de ferro vem com tampa. O que normalmente varia é o material com que são fabricadas. Algumas têm tampa de vidro, outras de ferro. As alças e cabos podem ser de silicone, baquelite, madeira ou ferro.

Trata-se de um produto muito interessante pois é resistente, não oferece risco para a saúde e pode cozinhar a temperaturas extremamente altas, sendo adequada para o preparo de frituras e carnes.

Antes de usar essa panela pela primeira vez é aconselhável enchê-la de água e deixar fervendo por alguns minutos. Em seguida retire a água e lave bem com esponja macia. Coloque na chama do fogão para secar e ela estará pronta para ser usada.

Como saber se a panela de ferro fundido é boa? 

Algumas das vantagens da panela de ferro fundido são:

Visual

Como possuem um design e cores muito bonitas e até chamativas fazem, muitas vezes, parte ativa da decoração de algumas cozinhas. Facilitam, inclusive, na questão de espaço, pois não precisam necessariamente ser guardadas em armários.

São projetadas para irem direto do fogo à mesa, seu design e aparência autorizam  variadas composições no momento de montar uma mesa.

Sustentabilidade

O ferro fundido é tão resistente e permanece em perfeitas condições por tanto tempo que esquece-se até quando deve ser trocado. 

Ele aceita todo tipo de fontes de calor, e é, por isso, uma opção para diminuir o número de apetrechos no processo de preparar os alimentos, além de ajudar no uso inteligente da água.

Versatilidade

Uma das maiores razões pela qual todo tipo de cozinheiros amam apaixonadamente essa panela é sua versatilidade na cozinha. Com ela você pode fritar e grelhar carnes, fazer ensopados, assar vegetais, ferver molhos e fazer sobremesas.

Quente e frio

Que a panela de ferro fundido é boa para manter os alimentos quentes muitos sabem. O que poucos sabem é que ela também é ótima para conservar os alimentos em temperaturas baixas. 

Ela pode ser resfriada e usada para servir pratos frios. E ainda pode ir ao congelador para guardar alimentos.

1. Panela de Defumação 4 peças 25cm – Panela Mineira 

1. Panela de Defumação 4 peças 25cm - Panela Mineira 

Esse é um típico conjunto 3 em 1, produzido em ferro fundido e grelha de aço inox. Pesa 7,2 kg e o volume é de 5 litros. É composta de 1 tampa, 1 placa de defumação e 1 caçarola de 25 cm, todas de ferro fundido. Vem ainda com 1 grelha em aço inox.

Além do uso tradicional, esse conjunto pode ser usado também como assadeira, pois pode ser levado direto ao forno para fazer bolos, pães etc. Os produtos domésticos em ferro fundido têm muitas vantagens em relação a outros materiais.

Algumas das prerrogativas são, por exemplo, o fato de poderem ser usadas em qualquer tipo de fogão e serem bastante estáveis, uma vez que o peso do ferro ajuda na fixação.

Todas as peças de ferro fundido da marca Panela Mineira, fabricados pela Fumil, são guardadas por tinta à base de água. Não oferecem risco algum à saúde.

Prós

Contras

✅ Atóxica

🚫 Tampa não encaixa perfeitamente

✅ Conserva o calor

✅ Estável

2. Forno Holandês De Ferro Fundido – Libaneza 

Forno Holandês De Ferro Fundido - Libaneza 

Esse forno holandês é, dentre os conjuntos com vários usos, o de maior capacidade. É um modelo 2 em 1: a tampa de ferro funciona também como frigideira e a parte de baixo uma caçarola com 26cm de diâmetro e 10cm de altura, apropriada para fazer vários pratos.

E não é só isso, além do uso tradicional, esse conjunto pode ser usado como assadeira, uma vez que pode ir direto ao forno para preparar todo tipo de bolos, pães etc.

A capacidade da panela é de 5,6 L e da frigideira 2 L. A capacidade total, quando juntas, é de 7,6 litros. É indicada para carnes, bife, caldos, feijão, bife e muito mais. A grande vantagem da caçarola é possuir o fundo plano e uma área maior em contato com o calor.

É curada à temperatura de 250ºC e pode ser usada tranquilamente em qualquer tipo de fogão a lenha, a gás ou elétrico. Pode ser usada também em cooktop de indução.

Prós

Contras

✅ Não oferece risco à saúde humana

🚫 -

✅ Libera ferro para os alimentos

✅ Curada à temperatura de 250º C

3. Panela Duo Ferro Fundido Caçarola Frigideira – Santana 

Panela Duo Ferro Fundido Caçarola Frigideira - Santana 

Alguns dos pontos fortes das panelas Santana são proporcionar uma alimentação mais benéfica para a saúde, são duráveis, economizam quase 40% no momento de cozinhar, cozinha com homogeneidade e mantém a temperatura do alimento por mais tempo.

E ainda faz a transferência de ferro para o alimento. A tampa pode ser usada como frigideira para fazer pão ou uma saborosa comida caseira. O comprimento da caçarola e da tampa com as alças é de 33 cm. O ideal é que a panela de ferro seja lavada à mão.

Os chefs mais experientes recomendam, antes do primeiro preparo, lavar com sabão neutro e em água corrente. Em seguida levar ao forno para secar.

Nunca use esponja de aço para fazer a limpeza do utensílio, pois pode gerar uma ferrugem que pode ser transferida para o alimento. Recomenda-se lavar a panela logo após o uso.

Prós

Contras

✅ Cozimento uniforme

🚫 Enferruja com certa facilidade

✅ Durável

✅ Mantém a temperatura por mais tempo

Alternativas para panela de ferro fundido 

A título de comparação e para formar uma opinião mais convicta, analisaremos agora duas outras alternativas para a panela de ferro fundido.

1. Jogo de Panelas Antiaderente Paris Vermelho – Tramontina

Jogo de Panelas Antiaderente Paris Vermelho - Tramontina

Esse jogo de panelas fabricado pela Tramontina possuem tampas de vidro temperado com saída de vapor e suas bordas são revestidas em aço inox, tornando o uso muito mais prático, uma vez que é possível ver a comida sem precisar tirar a tampa.

Os cabos e as alças são produzidos em material que não permite a propagação do calor. Esse material chama-se baquelite antitérmico. E mais: podem ir a fogões a gás, vitrocerâmicos, elétricos e podem ser higienizadas no lava-louças, poupando tempo.

O corpo é de alumínio e permite um cozimento homogêneo e acelerado. O revestimento interno e externo é de antiaderente Starflon T1, que é fácil de higienizar e não gruda.

Lembrando que a capacidade volumétrica máxima para cozimento é de ¾ da capacidade total do dispositivo. Podem ser levadas ao lava-louças.

Prós

Contras

✅ Antiaderente Starflon T1

🚫 -

✅ Tampas com saída de vapor

✅ Alças e cabos de baquelite antitérmico

2. Jogo de Panelas de Alumínio – Tramontina 

Jogo de Panelas de Alumínio - Tramontina 

Esse jogo de panelas de 5 peças Mônaco Induction, fabricado pela Tramontina, possui peças fabricadas em alumínio com espessura especial e cobertura interna e externa do antiaderente Starflon Premium, permitindo ao alimento ser cozido de forma uniforme.

As panelas e a caçarola tem tampa de vidro temperado com saída de vapor, ajudando no preparo e na visão dos alimentos. 

Os pegadores metálicos, alças e cabos são revestidos com silicone, que elimina bastante a propagação do calor, permitindo um manuseio seguro.

Pode ir na máquina de lavar louças e em fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico. O jogo é formado por 1 fritadeira de alumínio de 24 cm sem tampa, 1 caçarola de alumínio de 24 cm e outra de 22 cm,1 panela de alumínio de 16 cm e outra de 20 cm.

Prós

Contras

✅ Tampa com saída de vapor

🚫 -

✅ Antiaderente Starflon T3

✅ Pode ir na máquina de lavar louças

Conclusão: a panela de ferro fundido é boa ou não? 

A panela de ferro é muito boa, e ainda faz muito bem para a saúde. São, portanto, um item fundamental em qualquer cozinha. São polivalentes, pois com elas é possível fazer todo tipo de receitas. 

O material de sua confecção é saudável e confiável, seja no modelo esmaltado ou no modelo de ferro cru. Tanto o ferro quanto o esmalte não liberam material tóxico durante o uso. 

A panela de ferro esmaltada é ainda mais indicada, pois recebe cobertura de um esmalte vitrificado, fazendo com que tenha maior duração e devido ao fato de o vidro ser um elemento perfeitamente seguro para a saúde. 

Essa é uma panela que não pode faltar em nenhuma cozinha, seja uma Cozinha Profissional ou não.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.