Panela de Aluminio Fundido é Boa?

Panela de Alumínio Fundido é Boa? Vale a Pena?

Existe uma infinidade de materiais com os quais as panelas podem ser feitas. Barro, cobre, aço inox, ferro, alumínio e cerâmica são apenas alguns deles. Hoje, no entanto, faremos um pequeno estudo para ver se a panela de alumínio fundido é boa de verdade.

Falando com toda sinceridade, não conseguimos definir se existe uma panela melhor do que a outra. O que existe, na verdade, é a panela mais apropriada para cada receita em particular. Conforme o caso, uma panela de titânio pode ser menos útil que uma de barro.

Quer um exemplo? Existe panela melhor do que as de barro do Espírito Santo para preparar uma moqueca? Existe panela melhor do que as de ferro fundido de Minas para fazer uma galinhada? Agora saberemos para que serve a panela de alumínio fundido.

Sobre a panela de alumínio fundido 

Alternativas de utensílios de cozinha é o que não falta no mercado. As panelas de alumínio são um desses utensílios, e não fogem à regra. Elas estão, junto com as panelas de alumínio fundido, entre as que têm a preferência dos cozinheiros e amantes da cozinha em geral.

As panelas de alumínio fundido são fabricadas com uma espessura maior do que as de alumínio normais. Um dos itens mais cobiçados neste material são as caçarolas de alumínio fundido grosso, pois servem para diversos pratos e são mais robustas. 

O resultado disto é que não amassam nem estragam com facilidade, mesmo quando caem no chão. Por isso duram muito mais. E não deixa os alimentos queimarem facilmente, pois distribuem o calor de forma homogênea, independentemente se em fogo alto ou baixo.

Como saber se a panela de alumínio fundido é boa?  

A panela de alumínio fundido – ou batido, como alguns preferem – é útil e funcional para variadas qualidades de receitas, desde carnes até doces. Uma de suas maiores vantagens é distribuir de maneira homogênea o calor por todo o utensílio. 

Esta característica, além de não deixar os ingredientes grudarem, não permite que os mesmos queimem. Como é um modelo bastante robusto, dura por muito tempo. Mesmo grossas, não são pesadas.

Antigamente a panela era fundida e, como não tinha energia elétrica nem torno de usinagem, eles usavam o martelo para ir batendo e ir alisando o produto até tornar sua usabilidade melhor, daí vem o termo alumínio batido. 

Mais tarde inventaram o lixamento, o polimento e, por fim, a usinagem em torno mecânico. No cenário nacional existem basicamente 4 linhas de panelas de alumínio fundido. 

A primeira é composta de uma tampa leve laminada, e a peça fundida e lixada, por isso seu acabamento não é muito regular. O alumínio usado em sua fabricação não é 100% puro, mas nada que atrapalhe sua funcionalidade. 

O principal, no entanto, ela tem: espessura e resistência. Trata-se de um dos jogos que mais são vendidos, pois, apesar de simples, tem ótima qualidade e boa relação custo-benefício. 

A segunda possui o acabamento melhor, pois é fundido usinado e pintura eletrostática por fora. A alça é do mesmo material do alumínio, por isso esquenta, sendo necessário o uso de luva ou pano para segurá-la quando estiver quente. 

A tampa é em vidro temperado, com borda em inox. A terceira tem tampa fundida, acabamento mais apurado por que a usinagem é mais lenta, tem espessura maior, cabo de madeira e o design mais moderno. 

A quarta é a mais pesada de todas, produzidas em alumínio puríssimo. Esclarecendo que a porcentagem de alumínio que desprende dessas panelas é de 2% em relação ao que o corpo humano pode eliminar, ou seja, estão longe de fazer algum mal para a saúde. 

Essas são, portanto, as 4 principais linhas de panelas de aço fundido – ou batido, como queira -, desde a mais simples até a mais mais luxuosa. Todas, no entanto, possuem ótima qualidade. Nesse quesito a diferença é muito pequena.

1. Panela Caçarola Grande Alumínio Batido Fundido – Okayshop 

Panela Caçarola Grande Alumínio Batido Fundido - Okayshop 

A Panela Caçarola de Alumínio Batido Fundido Grosso Polido Numeração 30 da marca OkayShop é um utensílio de ótima qualidade. O fato de ser alumínio polido já é uma vantagem sobre a concorrência, pois algumas são apenas lixadas e muito finas.

Nesse tipo de panela os alimentos não grudam, facilitando a higienização. O cozimento é homogêneo e processado em pouco tempo e, por serem espessas, conseguem manter o alimento quentinho por mais tempo. O pegador da tampa não esquenta, pois é em baquelite.

✅ Tampa leve com baquelite

✅ Cabos envernizados em madeira marfim

✅ Alimento não gruda

🚫 -



2. Jogo Caçarolas Alumínio Fundido Polido – Panelas Ferreira

Jogo Caçarolas Alumínio Fundido Polido - Panelas Ferreira

Esse jogo de 5 peças da Panelas Ferreira é resistente e apresentável. A marca está entre as 5 melhores fabricantes de panela de ferro do Brasil. Foi fundada em 2009 na cidade de Cláudio, interior de Minas Gerais. Trabalha com ferro fundido, alumínio, bronze e cobre.

Vem, a cada ano que passa, se consolidando no segmento de utensílios domésticos, disponibilizando centenas de itens. A marca “Panelas Ferreira” produz produtos de qualidade, superando as expectativas de muitos.

✅ Alimentos ficam aquecidos por mais tempo 

✅ 3 mm de espessura

✅ Tampa de alumínio repuxado

🚫 -



Alternativas para a panela de alumínio fundido 

Elencamos outros 2 conjuntos de panelas, inclusive de marcas diferentes, para compararmos com os conjuntos acima.

1. Conjunto de 3 Panelas com Base Tripla – Tramontina

Conjunto de 3 Panelas com Base Tripla - Tramontina

O Conjunto Tramontina Allegra modelo 65660220 tem um cozimento homogêneo e sem demora, devido à sua base tripla que espalha o calor por igual. Pode ir à lava-louças e nos fogões a gás, por indução, elétrico e vitrocerâmico. 

Inteiramente produzido em aço inox e não libera detritos nos alimentos. Tem grande durabilidade e mantém a beleza original por muito mais tempo. A tampa tem um encaixe muito preciso e conta com saída de vapor. Podem ser levadas no lava-louças.

✅ Fundo triplo

✅ Tampa de aço inox

✅ Aceita todo tipo de fogão

🚫 Mancha com facilidade



2. Conjunto de panelas 13 peças antiaderente – A Dona Chefa

Conjunto de panelas 13 peças antiaderente - A Dona Chefa

O Conjunto de panelas de 13 peças fabricado por A Dona Chefa é de alumínio com revestimento antiaderente. Essa cobertura propicia um preparo mais ágil e rápido, além de facilitar no momento de lavar.

O pegador da tampa, alças e cabos são em baquelite antitérmico e anatômicos. É composto por 4 panelas, 2 caçarolas, 3 frigideiras, 1 fervedor, 1 assadeira e 2 formas de bolo. As notas para seus recursos são: 4,3 para custo-benefício e 4,0 para durabilidade.

✅ Fácil de limpar

✅ Boa relação custo-benefício

✅ Durável

🚫 Antiaderente solta com facilidade



Perguntas frequentes

Qual é a melhor panela: de ferro ou alumínio?

Depende do uso que se quer dar ao produto. A vantagem do alumínio é sua leveza e alta condutividade térmica, permitindo ao calor ser partilhado por igual em toda a panela. Restaurantes, por exemplo, normalmente usam panelas de alumínio.

Qual a diferença entre alumínio e alumínio polido?

A diferença consiste no tratamento que se dá na última etapa da produção, isto é, no acabamento. O polido é mais trabalhado, mais brilhante e geralmente um pouco mais caro. Sua desvantagem é que os riscos aparecem muito e, com o tempo, podem dar um aspecto de mal cuidado.

Como purificar o alumínio fundido?

O ideal é deixar alguns minutos de molho em água com vinagre branco. Em seguida é só esfregar com uma bucha macia e lavar com água corrente. Depois é só secar.

O que esquenta mais: o ferro ou o alumínio?

As panelas de ferro esquentam muito rápido e são ótimas transmissoras de calor. Entre as de metal, a de cobre é a que esquenta mais rapidamente, depois vem o inox e por fim o ferro.

Porque o alumínio não oxida?

O alumínio é diferente da maioria dos metais, pois não enferruja nunca. Na verdade, o que acontece é uma oxidação superficial, formando uma película de óxido de alumínio bem fina. Como essa película fica fortemente grudada na superfície, a corrosão não continua. 

Como endurecer o alumínio fundido?

Para endurecer o alumínio fundido basta aquecê-lo a uma temperatura próxima a 350°C, para possibilitar o seu rearranjo em uma nova configuração. Esse processo elimina o efeito do trabalho a frio, deixando o metal maleável. 

Como é feito o alumínio fundido?

Os produtos de alumínio fundido podem ser manufaturados pelos processos de fundição em areia crua fria, fundição em coquilha ou fundição em areia verde. Em todos eles a peça é replicada na areia por intermédio de um molde mãe.

Conclusão: A panela de alumínio fundido é boa ou não? 

A panela de alumínio fundido é boa para aqueles que querem rapidez e dinamismo no momento de preparar as refeições. É ótima para fazer doces, cozidos, dourar carnes e muito mais. A distribuição do calor é feita de maneira homogênea. 

Por isso praticamente não queima os alimentos e também não os deixa grudar. Por se tratar de um modelo robusto, tem um longo tempo de vida e aguenta bem o tranco do dia a dia. Mesmo sendo grossas, são leves, devido à liga utilizada em sua confecção. 

São mais descomplicadas de empunhar que vários outros modelos mais pesados. No geral, é uma panela com muito mais virtudes do que defeitos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.