Panela De Aço Cirúrgico é boa?

Panela de Aço Cirúrgico é Boa? Vale a Pena?

Embora seja um dos materiais mais caros para apetrechos de cozinha, muitos estão procurando saber se a panela de aço cirúrgico é boa mesmo. Esclarecemos desde já que sendo um produto de qualidade superior, seu preço também é mais alto. 

O que tentaremos entender aqui é se vale a pena comprar, mesmo tendo um preço mais elevado.  Em outras palavras: se sua relação custo/benefício é boa. A primeira de suas vantagens é: assim como as panelas de cerâmica e porcelana, ela não tem poros.

Outra de suas vantagens é que, ao contrário de teflon, vidro, barro e alumínio, faz bem para a saúde.  Ajuda, inclusive, nos regimes de emagrecimento. Resumindo: esse material é um dos, senão o melhor para cozinhar. Trata-se do material mais consumido do mundo.

Sobre a Panela de Aço Cirúrgico 

A panela de aço cirúrgico é a preferida dos maiores especialistas na arte culinária. Ela é feita de um material sólido e vigoroso que, somado a outros revestimentos faz com que o calor seja melhor conduzido por toda a panela, e não apenas na base.

E não para por aí, ela conta com proteção contra arranhões, não afeta os alimentos e não segura sobras de cozimentos. Cozimentos estes que podem ter vários graus. Trata-se do material preferido no mundo todo, principalmente por não enferrujar e ser bastante robusto.

Existe ainda outro ponto positivo que vale a pena ser mencionado é que, mesmo não sendo revestido por teflon, esse material não exige óleo, não gruda e não queima as refeições. Apesar disso, vários modelos ainda contam com válvula de segurança.

Como saber se a Panela de Aço Cirúrgico é boa? 

Não há dúvidas de que a panela de aço cirúrgico é boa, visto que é difícil encontrar um ponto negativo nesse produto. São ótimas para selar carnes, cozinhar com suavidade (apropriado para alimentos sensíveis como legumes e peixes) e cozimento a vapor.

No cozimento a vapor a quantidade de água usada é sensivelmente menor do que em um cozimento normal. É curioso constatar que ainda tem gente que cozinhar alimentos na água tira as vitaminas e capacidade nutricional dos alimentos. 

Esses nutrientes ficam na água que, normalmente, é jogada fora depois do cozimento. Trata-se de uma panela tão especial e seus fabricantes confiam tanto, que sua garantia pode chegar a 50 anos. 

Essa é uma panela projetada para oferecer uma alimentação saudável, do jeito que você gosta.

1. Jogo De Panelas Alemã em Aço Cirúrgico – Dusseldorf 

Jogo De Panelas Alemã em Aço Cirúrgico - Dusseldorf 

Esse jogo de panelas em aço cirúrgico de 23 peças é fabricado na Alemanha e possui certificado de garantia mundial. Os componentes possuem tampa com vidro temperado e fundo com 9 camadas em revestimento antiaderente e cerâmico.

Todas as tampas têm termostato / termômetro e pesa aproximadamente 11,5 quilos.

Acompanha as seguintes peças:

  • 1 botão de sucção;
  • 1 conjunto de 6 peças em nylon de objetos para cozinha;
  • 2 suportes em bakelite para panela;
  • 1 bacia medindo 20 cm X 6 cm com tampa de plástico para mistura;
  • 1 fritadeira de 18 cm;
  • 1 panela vaporizadora sem tampa medindo 20 cm X 10 cm;
  • 1 panela com tampa de vidro temperado de 1,6 litros medindo 16 cm X 9 cm;
  • 1 frigideira com tampa de vidro temperado de 3,05 litros medindo 24 cm X 6,5 cm;
  • 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 1,6 litros medindo 16 cm X 8 cm;
  • 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 3,0 litros medindo 20 cm X 10 cm;
  • 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 6,5 litros medindo 24 cm X 14 cm;

Prós

Contras

✅ Certificado de garantia mundial

✅ Fundo em 9 camadas

✅ Tampas com termômetro / termostato

🚫 Mancha com facilidade



Alternativas para Panela de Aço Cirúrgico

Elencamos outros 2 modelos de panelas em aço cirúrgico para ajudá-lo na escolha.

1.Conjunto de Panelas Aço Inox Cirúrgico – Hoffner 

Conjunto de Panelas Aço Inox Cirúrgico - Hoffner 

Esse conjunto de panelas fabricado pela Hoffner possui tecnologia de ponta e são fabricadas em aço inox cirúrgico que é resistente a lacerações, rachaduras e esfacelamentos. Os alimentos são esquentados de forma rápida e seguram o calor.

O fundo possui 11 revestimentos cirúrgicos, permitindo um aquecimento homogêneo das refeições e retém o calor mesmo após ser retirado do fogo, além de propiciar longevidade ao artefato. A garantia é de 90 dias. 

Acompanha as seguintes peças:

  • 1 livro de receitas e 1 comprovante;
  • 3 grades de suporte para panelas;
  • 1 receptáculo de aço cirúrgico com tampa plástica;
  • 1 chupão;
  • 1 fritadeira;
  • 1 escorredor/vaporizador;
  • 1 panela com tampa e diâmetro de 16 cm;
  • 1 frigideira com tampa medindo 24 cm X 6,5 cm;
  • 3 caçarolas com tampa, com diâmetro de 24 cm, 20 cm e 16 cm, nessa ordem.

Prós

Contras

✅ Não soltam metais nos alimentos

✅ Tampas com controle de temperatura

✅ Fundo com 11 camadas de aço cirúrgico

🚫 Pode manchar com o tempo



2. Conjunto panelas Aço Cirúrgico –  Royal 

Conjunto panelas Aço Cirúrgico -  Royal 

Esse conjunto de panelas em aço cirúrgico Royal tem mais de 20 peças que podem ser usadas em qualquer tipo de fogão e ainda possuem 9 camadas que mantêm o calor por mais tempo e medidor de temperatura para facilitar a cocção.

Das 9 camadas, 4 são em alumínio, 2 em aço cirúrgico, 2 de alumínio puro e 1 de aço para indução. Seu design é revolucionário, favorecendo cozimentos sem gordura, sem água e sem fritura, empregando somente a água do alimento.

Acompanha as seguintes peças:

  • 2 baquelites;
  • 1 botão de sucção;
  • 1 cesto com cabo auxiliar para fritura;
  • 1 caçarola de 3 litros medindo 20 cm X 10 cm e com 1 tampa;
  • 1 panela de 1,6 litros medindo 16 cm X 6,5 cm e com 1 tampa;
  • 1 panela vaporizadora medindo 20 cm X 10 cm;
  • 1 caçarola de 1,6 litros com 1 tampa e medindo 16 cm X 8 cm;
  • 1 frigideira de 3,0 litros com 1 tampa e medindo 24 cm X 6,5 cm;
  • 1 caçarola de 6,5 litros com 1 tampa e medindo 24 cm X 14 cm.

Prós

Contras

✅ Medidor de temperatura

✅ Aceita todo tipo de fogão

✅ Fundo com 9 camadas de aço cirúrgico

🚫 Pode manchar com o tempo



Perguntas frequentes 

Como saber se a panela é de aço cirúrgico?

Do mesmo modo que as panelas de porcelana e de cerâmica, a panela de aço cirúrgico não é porosa. E ainda é protegida contra arranhões, não gruda nenhum tipo de sobra dos cozimentos e não infecta os alimentos.

Qual a diferença entre panela de aço inox e aço cirúrgico?

O aço é um metal forte e sólido, por isso suporta bem corrosão e impactos, tornando-se um dos materiais mais usado para a fabricação não só de panelas. 
O aço cirúrgico também é rígido e vigoroso, e, somado a outras camadas, faz com que a condução do calor se espalhe de forma homogênea por toda a panela.

Porque as panelas de aço cirúrgico mancham?

Se acontecer de aquecer demais ou ferver a seco, pode ser que surjam manchas coloridas, azuis, bronze ou amarelas na exterioridade do aço cirúrgico.

Qual a diferença entre prata e aço inox?

Ambos são tidos como metais de muita longevidade, porém a prata é mais frágil que o aço, porque é mais maleável. O aço é mais firme e sólido. Uma boa forma de diferenciar um do outro é pelo som. Quando duas peças de prata se chocam, o som que irradia é bem agudo.

O que é bom para limpar aço cirúrgico?

Para limpar o aço cirúrgico, o ideal é submergir a peça em aço inox no vinagre branco destilado por aproximadamente 15 minutos. 
Em seguida enxágue cuidadosamente e seque. Pode ser que tenha que fazer esse procedimento mais de uma vez até remover completamente as manchas.

Qual a diferença entre aço cirúrgico e titânio?

A diferença elementar entre o aço cirúrgico e o titânio é em relação ao coeficiente antialérgico. Para pessoas que são sensíveis ao níquel e afins, o mais indicado é o titânio. O titânio, assim como o aço cirúrgico, é ótima para piercings.

Qual a melhor panela: aço cirúrgico ou cerâmica?

Caso a panela de cerâmica não tenha tintas artificiais com propriedades tóxicas, ela é, junto com a porcelana, vidro, titânio e aço cirúrgico uma das mais aconselhadas para a saúde.

Conclusão: A Panela de Aço Cirúrgico é boa ou não? 

Não há a menor dúvida de que a panela de aço cirúrgico é boa. A maneira de cozimento nessas panelas não exige água nem óleo. O material ainda reduz o sal, não gruda e não queima os alimentos, e ainda é muito saudável, pois não solta resíduos tóxicos.

Trata-se de um sistema inovador, saudável ao máximo. Muitos não sabem que as panelas de alumínio e o famoso teflon não apenas modificam o sabor dos alimentos, como também desprendem elementos que conspurcam os alimentos.

Os melhores restaurantes e os chefs mais consagrados já se renderam às panelas de aço cirúrgico. Mas não só estes, profissionais de assessoria a restaurantes também são adeptos destas panelas. E você, o que você está esperando para adquirir a sua?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.