Embora seja um dos materiais mais caros para apetrechos de cozinha, muitos estão procurando saber se a panela de aço cirúrgico é boa mesmo. Esclarecemos desde já que sendo um produto de qualidade superior, seu preço também é mais alto.
O que tentaremos entender aqui é se vale a pena comprar, mesmo tendo um preço mais elevado. Em outras palavras: se sua relação custo/benefício é boa. A primeira de suas vantagens é: assim como as panelas de cerâmica e porcelana, ela não tem poros.
Outra de suas vantagens é que, ao contrário de teflon, vidro, barro e alumínio, faz bem para a saúde. Ajuda, inclusive, nos regimes de emagrecimento. Resumindo: esse material é um dos, senão o melhor para cozinhar. Trata-se do material mais consumido do mundo.
Conteúdo
Sobre a Panela de Aço Cirúrgico
A panela de aço cirúrgico é a preferida dos maiores especialistas na arte culinária. Ela é feita de um material sólido e vigoroso que, somado a outros revestimentos faz com que o calor seja melhor conduzido por toda a panela, e não apenas na base.
E não para por aí, ela conta com proteção contra arranhões, não afeta os alimentos e não segura sobras de cozimentos. Cozimentos estes que podem ter vários graus. Trata-se do material preferido no mundo todo, principalmente por não enferrujar e ser bastante robusto.
Existe ainda outro ponto positivo que vale a pena ser mencionado é que, mesmo não sendo revestido por teflon, esse material não exige óleo, não gruda e não queima as refeições. Apesar disso, vários modelos ainda contam com válvula de segurança.
Como saber se a Panela de Aço Cirúrgico é boa?
Não há dúvidas de que a panela de aço cirúrgico é boa, visto que é difícil encontrar um ponto negativo nesse produto. São ótimas para selar carnes, cozinhar com suavidade (apropriado para alimentos sensíveis como legumes e peixes) e cozimento a vapor.
No cozimento a vapor a quantidade de água usada é sensivelmente menor do que em um cozimento normal. É curioso constatar que ainda tem gente que cozinhar alimentos na água tira as vitaminas e capacidade nutricional dos alimentos.
Esses nutrientes ficam na água que, normalmente, é jogada fora depois do cozimento. Trata-se de uma panela tão especial e seus fabricantes confiam tanto, que sua garantia pode chegar a 50 anos.
Essa é uma panela projetada para oferecer uma alimentação saudável, do jeito que você gosta.
1. Jogo De Panelas Alemã em Aço Cirúrgico – Dusseldorf

Esse jogo de panelas em aço cirúrgico de 23 peças é fabricado na Alemanha e possui certificado de garantia mundial. Os componentes possuem tampa com vidro temperado e fundo com 9 camadas em revestimento antiaderente e cerâmico.
Todas as tampas têm termostato / termômetro e pesa aproximadamente 11,5 quilos.
Acompanha as seguintes peças:
- 1 botão de sucção;
- 1 conjunto de 6 peças em nylon de objetos para cozinha;
- 2 suportes em bakelite para panela;
- 1 bacia medindo 20 cm X 6 cm com tampa de plástico para mistura;
- 1 fritadeira de 18 cm;
- 1 panela vaporizadora sem tampa medindo 20 cm X 10 cm;
- 1 panela com tampa de vidro temperado de 1,6 litros medindo 16 cm X 9 cm;
- 1 frigideira com tampa de vidro temperado de 3,05 litros medindo 24 cm X 6,5 cm;
- 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 1,6 litros medindo 16 cm X 8 cm;
- 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 3,0 litros medindo 20 cm X 10 cm;
- 1 caçarola com tampa de vidro temperado de 6,5 litros medindo 24 cm X 14 cm;
Prós | Contras |
|
|
Alternativas para Panela de Aço Cirúrgico
Elencamos outros 2 modelos de panelas em aço cirúrgico para ajudá-lo na escolha.
1.Conjunto de Panelas Aço Inox Cirúrgico – Hoffner

Esse conjunto de panelas fabricado pela Hoffner possui tecnologia de ponta e são fabricadas em aço inox cirúrgico que é resistente a lacerações, rachaduras e esfacelamentos. Os alimentos são esquentados de forma rápida e seguram o calor.
O fundo possui 11 revestimentos cirúrgicos, permitindo um aquecimento homogêneo das refeições e retém o calor mesmo após ser retirado do fogo, além de propiciar longevidade ao artefato. A garantia é de 90 dias.
Acompanha as seguintes peças:
- 1 livro de receitas e 1 comprovante;
- 3 grades de suporte para panelas;
- 1 receptáculo de aço cirúrgico com tampa plástica;
- 1 chupão;
- 1 fritadeira;
- 1 escorredor/vaporizador;
- 1 panela com tampa e diâmetro de 16 cm;
- 1 frigideira com tampa medindo 24 cm X 6,5 cm;
- 3 caçarolas com tampa, com diâmetro de 24 cm, 20 cm e 16 cm, nessa ordem.
Prós | Contras |
|
|
2. Conjunto panelas Aço Cirúrgico – Royal

Esse conjunto de panelas em aço cirúrgico Royal tem mais de 20 peças que podem ser usadas em qualquer tipo de fogão e ainda possuem 9 camadas que mantêm o calor por mais tempo e medidor de temperatura para facilitar a cocção.
Das 9 camadas, 4 são em alumínio, 2 em aço cirúrgico, 2 de alumínio puro e 1 de aço para indução. Seu design é revolucionário, favorecendo cozimentos sem gordura, sem água e sem fritura, empregando somente a água do alimento.
Acompanha as seguintes peças:
- 2 baquelites;
- 1 botão de sucção;
- 1 cesto com cabo auxiliar para fritura;
- 1 caçarola de 3 litros medindo 20 cm X 10 cm e com 1 tampa;
- 1 panela de 1,6 litros medindo 16 cm X 6,5 cm e com 1 tampa;
- 1 panela vaporizadora medindo 20 cm X 10 cm;
- 1 caçarola de 1,6 litros com 1 tampa e medindo 16 cm X 8 cm;
- 1 frigideira de 3,0 litros com 1 tampa e medindo 24 cm X 6,5 cm;
- 1 caçarola de 6,5 litros com 1 tampa e medindo 24 cm X 14 cm.
Prós | Contras |
|
|
Perguntas frequentes
Do mesmo modo que as panelas de porcelana e de cerâmica, a panela de aço cirúrgico não é porosa. E ainda é protegida contra arranhões, não gruda nenhum tipo de sobra dos cozimentos e não infecta os alimentos.
O aço é um metal forte e sólido, por isso suporta bem corrosão e impactos, tornando-se um dos materiais mais usado para a fabricação não só de panelas.
O aço cirúrgico também é rígido e vigoroso, e, somado a outras camadas, faz com que a condução do calor se espalhe de forma homogênea por toda a panela.
Se acontecer de aquecer demais ou ferver a seco, pode ser que surjam manchas coloridas, azuis, bronze ou amarelas na exterioridade do aço cirúrgico.
Ambos são tidos como metais de muita longevidade, porém a prata é mais frágil que o aço, porque é mais maleável. O aço é mais firme e sólido. Uma boa forma de diferenciar um do outro é pelo som. Quando duas peças de prata se chocam, o som que irradia é bem agudo.
Para limpar o aço cirúrgico, o ideal é submergir a peça em aço inox no vinagre branco destilado por aproximadamente 15 minutos.
Em seguida enxágue cuidadosamente e seque. Pode ser que tenha que fazer esse procedimento mais de uma vez até remover completamente as manchas.
A diferença elementar entre o aço cirúrgico e o titânio é em relação ao coeficiente antialérgico. Para pessoas que são sensíveis ao níquel e afins, o mais indicado é o titânio. O titânio, assim como o aço cirúrgico, é ótima para piercings.
Caso a panela de cerâmica não tenha tintas artificiais com propriedades tóxicas, ela é, junto com a porcelana, vidro, titânio e aço cirúrgico uma das mais aconselhadas para a saúde.
Conclusão: A Panela de Aço Cirúrgico é boa ou não?
Não há a menor dúvida de que a panela de aço cirúrgico é boa. A maneira de cozimento nessas panelas não exige água nem óleo. O material ainda reduz o sal, não gruda e não queima os alimentos, e ainda é muito saudável, pois não solta resíduos tóxicos.
Trata-se de um sistema inovador, saudável ao máximo. Muitos não sabem que as panelas de alumínio e o famoso teflon não apenas modificam o sabor dos alimentos, como também desprendem elementos que conspurcam os alimentos.
Os melhores restaurantes e os chefs mais consagrados já se renderam às panelas de aço cirúrgico. Mas não só estes, profissionais de assessoria a restaurantes também são adeptos destas panelas. E você, o que você está esperando para adquirir a sua?
Você pode gostar também

Advogado formado pela FDMC e músico nas horas vagas. Trabalhou no comércio por mais de 30 anos e, agora, deu uma guinada no sentido da redação. Atua na editoria de eletrodomésticos, portáteis, bebidas e utensílios de cozinha.