Panela Craqueada é boa?

Panela Craqueada é Boa? Vale a Pena?

Logo de saída já podemos dizer que não existe a panela perfeita. Cada qual tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Hoje, no entanto, nosso artigo é para tentar descobrir se a panela craqueada é boa, e se vale a pena comprar.

Os principais tipos de panela oferecidas pelo mercado são: alumínio, ferro esmaltado, barro, pedra, vidro, aço inox, ferro, cobre e até titânio + cerâmica. O problema é que quanto mais opções disponibilizadas, mais difícil fica a escolha.

Os modelos de vidro e cerâmica são os materiais menos nocivos à saúde, desde que se siga as regras impostas para este tipo de aparelho. A chamada panela craqueada nada mais é que uma panela de alumínio batido craqueado. Vamos a ela.

Sobre a panela craqueada 

O alumínio é provavelmente o material mais usado para produzir panelas e apetrechos para cozinha, pois é prático, leve, barato e ótimo condutor de calor. 

A comida feita em panela de alumínio batido craqueado cozinha com mais rapidez e de forma uniforme, distribuindo a temperatura por igual, não deixando partes queimadas e outras cruas. 

Há quem desconfie que o alumínio desprendido pela panela craqueada pode ser nocivo à saúde, mas já se comprovou que as quantidades desprendidas são baixíssimas. 

Mesmo assim, para isso acontecer é preciso que a comida fique na panela por muitas horas e em temperatura ambiente. 

A recomendação é, assim que terminar de cozinhar, tirar a comida da panela e guardar em vasilhas de vidro, de preferência. 

É um produto simples de ser higienizado, sendo o ideal usar apenas água morna e um pouco de detergente neutra, friccionando com esponja delicada.

Como saber se a panela craqueada é boa?

Para saber se a panela craqueada é boa ou não, vamos abordar, em primeiro lugar, os tipos de panela e os diferentes materiais com que são fabricadas. São materiais e formatos variados. Por isso é bom pesquisar detalhadamente as características de cada um.

Panela esmaltada (Ágata)

Estas são panelas em aço com cobertura externa e interna de dupla camada de esmalte de grande retenção de calor e longevidade. São, há muitos anos, conhecidas como panelas fabricadas em uma chapa fina de metal esmaltado designado como Ágata. 

São tão lindas que servem como peça decorativa. As de melhor qualidade têm uma película de esmalte singular que suporta bem as altas temperaturas e tem imunidade contra bactérias e germes. 

O ponto negativo é que não são antiaderentes, o que pode causar queimaduras nos alimentos com certa frequência. Não se aconselha areá-las, pois descascam com facilidade. São boas para fazer caldos e bebidas.

Panela de ferro

Como o ferro é um material robusto e de ótima qualidade, a panela fabricada neste material possui as mesmas características deste composto. Não é, nos dias de hoje, a panela mais procurada porque é pesada e requer cuidados minuciosos no momento de lavar e guardar. 

Os benefícios, no entanto, são inegáveis. Como segura o calor por um longo tempo, é indicada para pratos de cozimento lento, como feijão, carne e lentilha. Ajuda no tratamento de anemia ou falta de ferro no organismo

A desvantagem é que corre o risco de enferrujar e, se raspada, pode liberar ferrugem. Para lavar aconselha-se somente água quente e sabão, em seguida coloque para secar no fogo.

Panela de alumínio repuxado e alumínio batido craqueado

As panelas de alumínio são uma das mais comercializadas porque têm preço acessível, são práticas e leves, por isso têm uma ótima relação custo-benefício. Assim, podemos afirmar, sem medo de errar, que a panela craqueada é boa, devido ao seu elemento nobre. 

Serve para muitos tipos de preparos, como frituras, doces, refogados, cozidos e muito mais. O material com que é fabricada faz com que esquente rapidamente, além de ser reciclável. 

Há um burburinho entre os cozinheiros de que esse tipo de panela solta metais durante o cozimento, e isso pode ser nocivo à saúde. Segundo estudos feitos por órgãos governamentais sérios isto não corresponde à realidade. 

A porção de metais que a panela solta é abaixo do limite tolerável, não apresentando, por isso, nenhum risco para a saúde.

Panela de aço inox

As panelas de aço inox têm uma grande virtude que é serem inoxidáveis. São muito resistentes ao desgaste, ferrugem e à corrosão do cotidiano. Se lavadas e tratadas com carinho terão, com certeza, uma vida longa. 

Outro ponto positivo é que distribuem o calor de forma homogênea, por isso costumam ter o preço um pouco acima das panelas feitas em outros materiais. 

É aconselhado, antes de usar, ferver água em seu interior algumas vezes para que qualquer resíduo de níquel ou outro material nocivo seja removido da panela. O níquel pode causar alergias, dor de cabeça, perturbações renais e hepáticas, além de outras enfermidades.

Panela de teflon

As panelas de teflon são muito populares e são também chamadas de panelas antiaderentes. Pedem o uso de pouquíssimo óleo para preparar as receitas ou, conforme o caso, não precisa de óleo algum. 

Por isso são simples de serem lavadas, pois os alimentos não grudam. Podem ser de ferro ou alumínio, o teflon é somente a cobertura que reveste a panela. Caso seja removido, a antiaderência é prejudicada. 

Muitos consumidores reclamam disso, o ideal, portanto, é usar espátulas de silicone ou de madeira. Muito cuidado na hora de lavar, não use esponjas de aço.

Panela de cobre

As panelas de cobre conduzem muito bem o calor, são funcionais e podem ser recicladas, assim como as panelas de aço inoxidável. Atenção para o seguinte: elas não servem para cozinhar todo tipo de alimento. 

Se entrar em contato com alimentos ácidos, como limão, vinagre e sal, por exemplo, o cobre pode se soltar da panela. O cobre pode causar intoxicações.

1. Jogo De Panela 5 Peças Craqueado – Aluminio Amj

Jogo De Panela 5 Peças Craqueado - Aluminio Amj

A beleza do Jogo de Panela de 5 peças fabricado pela Aluminio Amj chama a atenção logo à primeira vista. Não há como passar despercebido. As tampas são também em alumínio e a cobertura é colorida. 

Foi desenvolvida para o uso residencial em fogão a gás ou elétrico. A pintura pelo lado de fora é meramente decorativa, e não é resistente à abrasão nem ao contato direto com o fogo. Deve ser lavado com esponja macia e usando detergente ou sabão neutro.

✅ Boa para decoração

✅ Projetada para uso doméstico

✅ 5 peças craqueadas

🚫 Cabos esquentam muito


2. Jogo Caçarola Panela Craqueada – Jogo 

Jogo Caçarola Panela Craqueada - Jogo 

O Jogo Caçarola Panela Craqueada Alça Alumínio Fundido 16 a 24 é fabricado em alumínio maciço de ótima qualidade, impedindo a ocorrência de trincas, riscos e fissuras. As alças são fundidas no corpo da panela com uma precisão e cuidado incríveis.

O cozimento é feito em pouco tempo e ainda mantém a temperatura alta por mais tempo, ocasionando economia de gás. É um produto com vida útil bem longa, além da beleza e facilidade nos afazeres domésticos. É simples de limpar e pode usar bucha de aço.

✅ Alumínio fundido craqueado

✅ Mantém a temperatura alta por longo tempo

✅ Grande durabilidade

🚫 -


Alternativas para panela craqueada 

Apresentamos agora duas alternativas para se confrontarem com as panelas craqueadas.

1. Conjunto de panelas de liga de alumínio anodizado – Yeacher

Conjunto de panelas de liga de alumínio anodizado - Yeacher

O Conjunto de Panelas fabricado pela Yeacher é feito em liga de alumínio anodizado rígido e compõe-se de 5 unidades. É um grupo de panelas bastante sólidas e com garras de aparatos de cozinha. A liga de alumínio resiste a altas temperaturas e é de alta amplitude.

Como tem boa condutividade de calor, o consumo de energia é menor. A superfície é bem rígida e o aquecimento é produzido em pouco tempo, de maneira homogênea. O prendedor da panela é muito apropriado e seguro, evitando queimaduras ou outros tipos de acidentes.

✅ Ótima condutividade de calor

✅ Resistente a altas temperaturas

✅ Prendedor de panela seguro

🚫 -


2. Jogo de 5 Panelas Alumínio Batido – PLUG LAR

Jogo de 5 Panelas Alumínio Batido - PLUG LAR

O Jogo de 5 Panelas de alumínio batido produzido pela Plug Lar é leve e tranquilo de ser carregado. Tem ótima relação custo-benefício e vale a pena ser adquirido. Quem já comprou recomenda o produto porque a maioria das pessoas fica satisfeita.

O alumínio é grosso e resistente, a espessura é de 2,5 mm. É fácil de lavar e tem acabamento esmerado. É composto de 5 panelas caçarolas com as seguintes medidas: 16 cm, 18 cm, 20 cm, 22 cm e 24 cm.

✅ Ótimo acabamento

✅ Leve

✅ Boa relação custo-benefício

🚫 Material das tampas diferente das panelas


Conclusão: A panela craqueada é boa ou não?

A verdade é que não existe uma panela perfeita. Cada uma tem suas peculiaridades, como formato, material e tipo. Cada qual com suas vantagens e desvantagens, mas o importante é verificar atentamente a particularidade de cada uma.

Sim, a panela craqueada é boa e está entre as melhores disponíveis no mercado. O alumínio batido é um dos materiais mais aprovados e procurados pelos consumidores de panelas. 

De todo modo, escolha aquela que melhor se adéque à sua necessidade, e não somente pelo material, ou, porque está na moda e todos estão comprando determinado modelo. Pode comprar sem susto. Trata-se de um modelo que já caiu no gosto popular.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.