Panela Cerâmica Tramontina é Boa? Vale a pena?? 

Panela Cerâmica Tramontina é Boa? Vale a Pena?

Cozinhar, seja profissionalmente ou por hobbie, é uma atividade que agrada a muitos. E quem gosta de cozinhar tem interesse nas melhores panelas e utensílios. Daí, investir neles será um diferencial. A dúvida do dia é: a panela de cerâmica tramontina é boa?

Sobre essa marca nem precisamos falar, pois é famosa não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Seus produtos são de qualidade inquestionável. O fato é que, além de uma boa panela, é preciso também escolher os tamanhos e revestimentos apropriados.

Exatamente para dirimir essas dúvidas foi escrito esse post. Pesquisamos, experimentamos e resolvemos passar-lhe o que aprendemos. Continue a leitura e mate sua curiosidade. Temos certeza de que gostará.

Sobre a Tramontina 

Falar sobre a Tramontina é como chover no molhado. Quase todo mundo conhece a marca e comprova sua qualidade. Além de estar sempre inovando para facilitar a vida das pessoas, transmite segurança e é fácil perceber a prudência na confecção dos produtos.

Foi fundada no ano de 1911 na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, por Valentin Tramontina. Ainda hoje a herança de seu fundador continua atuante em seus produtos e honrando a marca em cada unidade da Tramontina espalhada por todo território nacional.

Não existe discussão sobre a ótima qualidade dos produtos dessa marca. Tudo o que produzem tem propriedades e particularidades superiores. Os acabamentos são detalhados, os materiais são vigorosos e as funcionalidades muito bem pensadas.

Como saber se a Panela Cerâmica Tramontina é boa? 

Para saber se a panela cerâmica Tramontina é boa é preciso atentar às suas particularidades. Adiantamos que quem tem um conjunto dessa marca em casa usufrui de benefícios incomparáveis.Vamos às principais propriedades:

Benefícios para a saúde

Uma refeição saudável não significa apenas ter alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos. A panela tem um peso grande também nessa balança, pois se não for de qualidade e se não tiver um revestimento bom, poderá soltar resíduos tóxicos.

Esses restos podem ser metais pesados ou outros elementos prejudiciais à saúde, como chumbo, alumínio e ferro. 

Por essa razão vale a pena investir em uma panela de boa procedência, mesmo sendo mais cara, pois se precaver contra problemas de saúde é imprescindível, não é mesmo? 

As panelas Tramontina são produzidas com materiais nobres e oferecem máxima proteção, mesmo quando submetidas a temperaturas elevadas. Elas podem ficar horas no fogo sem nenhum problema.

Segurança

As panelas Tramontina são muito seguras em relação a degradação e distorções da pintura ou do revestimento antiaderente. As alças e cabos são fabricados em baquelite antitérmico, proporcionando ótima usabilidade e muito conforto, sem o risco de queimar as mãos. 

Os pegadores são cobertos por nylon e as tampas são de vidro temperado com saída de vapor. E essa segurança se estende a todo tipo de fogão. Mas atenção: não podem ir ao micro-ondas nem ao forno.

Retenção do calor

A espessura da panela de cerâmica Tramontina faz com que a absorção do calor seja vagarosa, e, por isso, é distribuída de forma homogênea por toda a superfície. Assim, os alimentos são cozidos com mais velocidade e por igual. 

Essa tecnologia de retenção de calor é útil mesmo depois do cozimento, pois os alimentos permanecem quentes por um longo tempo, porque o calor é distribuído devagar, mesmo quando fora do fogo. 

O alumínio e a cerâmica são excelentes para essa característica, formando uma dupla perfeita.

Quantidade de peças

Quando for comprar o seu jogo de panelas, tenha em mente seus costumes alimentares e os pratos que costuma preparar, além da quantidade de pessoas que serão servidas. A maior parte dos conjuntos é composta de, quando muito, 5 peças. 

Essas peças costumam ter capacidades diferentes entre si, funcionando muito bem para suprir as necessidades de uma família pequena. Existem alternativas de jogos bem maiores, para servir quantidades igualmente maiores de pessoas.

Tipo de material

O material com que é produzida a panela está diretamente relacionado à sua longevidade e robustez, e até mesmo seu custo. Geralmente esses materiais são:

  • a cerâmica é o mais antigo dos materiais utilizados.. Elas podem ser totalmente de cerâmica ou apenas revestidas internamente, com a parte de fora em inox ou alumínio. Ambas, de qualquer maneira, retém o calor de forma mais prolongada do que as panelas comuns;
  • o alumínio é um dos mais populares e fáceis de encontrar, além de ser mais barato e mais leve. Apesar de esquentar rápido, é uma boa opção de compra;
  • o aço inox é robusto e durável, fácil de limpar, não enferruja e é atóxico.

1. Conjunto de Panelas Inox Cerâmica – Tramontina 

Conjunto de Panelas Inox Cerâmica - Tramontina 

Esse conjunto de panelas Rotonda 4 peças modelo 65460/020 produzido pela Tramontina é composto de 1 frigideira com tampa de 20 cm, 1 panela de 16 cm, 1 caçarola de 20 cm e 1 caçarola de 24 cm.

Fabricadas em aço inox e com fundo triplo,  auxiliam no cozimento das refeições. A cobertura interna ajuda na limpeza e evita manchas.

Podem ser usadas em fogões por indução, vitrocerâmico, elétricos e a gás. Têm tampa de vidro temperado com encaixe de segurança e saída para vapor. 

É garantia de mais graciosidade e menos gordura para preparar os pratos. Sua saude agradecerá, com certeza. É simples de higienizar e pode ser levada ao lava-louças, o que se traduz em muita funcionalidade para sua cozinha.

Prós

Contras

✅ Fundo triplo

✅ Revestimento interno de cerâmica

✅ Aceita todo tipo de fogões

🚫 Alça bambeia com facilidade



2. Jogo de Panelas com Revestimento Interno Cerâmico – Tramontina 

Jogo de Panelas com Revestimento Interno Cerâmico - Tramontina 

Com esse jogo de panelas Tramontina Solar Ceramic Inox, cozinhar passa a ser uma atividade leve e prazerosa. Tem fundo triplo com cobertura interna cerâmica grafite e alças de silicone, assegurando um misto de simplicidade com usabilidade.

O fundo triplo é muito eficiente, viabilizando um cozimento homogêneo e ágil. Aconselhamos sempre usar fogo baixo ou médio para usufruir do melhor desta tecnologia. 

O revestimento cerâmico atua mantendo a umidade dos alimentos, o que se traduz em um cozimento mais efetivo, veloz e com pouquíssima gordura. E aumenta a vida útil das peças.

Cozinhar sempre em fogo médio ou baixo faz com que os nutrientes dos alimentos sejam preservados, além de auxiliar na preservação do revestimento cerâmico. Quando usada no fogão a gás, a chama deve ser igual ou menor do que a base da panela. Nunca maior.

Prós

Contras

✅ Revestimento interno cerâmico

✅ Fundo triplo

✅ Pode ir à máquina de lavar louças

🚫 Mancha com certa facilidade



Alternativas para Panela Cerâmica Tramontina 

Escolhemos 2 conjuntos de panela de marcas diferentes para comparar com os da Tramontina. Isso ajudará a formar nossa própria opinião.

1. Conjunto de Panelas de Cerâmica Premiere – Ceraflame 

Conjunto de Panelas de Cerâmica Premiere - Ceraflame 

Esse conjunto Pomodoro de 5 peças fabricado pela Ceraflame é uma linha que foi projetada para atender da melhor maneira possível as demandas do seu cotidiano. É bem diversificada, tem ótima usabilidade e são simples de higienizar.

Podem ir direto ao fogo, suportam muito bem variações bruscas de temperatura e seu material é atóxico, isto é, livram os alimentos de contaminações indesejadas.

O cabo também é feito de cerâmica e a tampa de vidro permite visualizar a refeição sem precisar tirá-la do lugar. Excelência, utilidade e ecletismo são palavras que definem bem a linha Ceraflame. As peças não riscam e não mancham.

A completa ausência de contaminação dos alimentos por resquícios metálicos é assegurada por respeitáveis institutos nacionais e internacionais.

Prós

Contras

✅ Mantém o calor por mais tempo

✅ Enfeita a mesa

✅ Pode ir a lava-louças

🚫 Requer atenção para não queimar o prato



2. Conjunto Panelas Ceramic Life Smart Vermelho – Brinox

Conjunto Panelas Ceramic Life Smart Vermelho - Brinox

Esse conjunto de 8 peças da Brinox facilita sua vida na cozinha, e ainda cozinha com pouco óleo. É completo e simples de usar e limpar, auxiliando no seu cotidiano. O kit é composto por caçarola, fervedor, grill e frigideira. É vermelho por fora e não gruda na comida.

Seu revestimento na parte de dentro é produzido com a nova geração de antiaderente premium, garantindo isenção completa de componentes nocivos à saúde.

É preciso usar pouco óleo para preparar os pratos, a pintura é colorida e siliconada, e as alças possuem envoltório Soft Touch. Tem ainda tampas de vidro temperado com saída de vapor. Assim, é possível ver a refeição sem precisar tirar a tampa e sem atrasar o processo.

O kit é composto por 1 fervedor, 1 frigideira, 1 caçarola com T e 2 panelas com T. Essa linha da Brinox, com sua alta tecnologia  atenderá suas necessidades culinárias, com certeza.

Prós

Contras

✅ Antiaderente cerâmico premium

✅ Livre de metais pesados

✅ Tampas de vidro com saída de vapor

🚫 Revestimento sai com facilidade



Conclusão: A Panela Cerâmica Tramontina é boa ou não? 

Mesmo não sendo produzida inteiramente em cerâmica, mas somente o revestimento do fundo, podemos afirmar que a panela cerâmica tramontina é boa sim. Qualquer que seja o conjunto de panelas, todos são perfeitos para sua cozinha.

Independentemente do modelo, todos possuem tecnologia de ponta, reunindo o que há de mais avançado no arranjo de materiais e revestimentos, proporcionando um cozimento uniforme, ágil e o mais importante: saudável.

É claro que com toda essa qualidade não há como o preço ser dos menores. Mas são proporcionais e honestos, ou seja, correspondem ao valor exato do produto. Nós, da Cozinha Profissional, usamos esses produtos em nossas receitas. Agora só falta você.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.