Panela Casambiente é boa? Vale a Pena?

Panela Casambiente é boa? Vale a Pena?

Antes de respondermos se a panela casambiente é boa ou não, precisamos esclarecer algumas coisas. Existem panelas totalmente em cerâmica e somente revestidas em cerâmica. As panelas da Casa Ambiente são revestidas em cerâmica.

Os modelos 100% em cerâmica costumam ter somente a tampa e o cabo em outro material. Já os revestidos em cerâmica, possuem somente uma camada em seu interior e, às vezes, exterior. Elas são antiaderentes e ótimas para preparar alimentos mais saudáveis.

São necessários alguns cuidados para que as qualidades desta panela sejam preservadas.

Esse artigo foi feito pensando nas pessoas que  gostaram do conjunto de panelas pela beleza e modernidade, mas se desiludiu um pouco quando viu os preços ou ficaram sabendo que elas não casam com seu moderníssimo cooktop por indução.

Sobre a Casambiente  

A marca Casa Ambiente é conhecida por fabricar produtos de primeira linha na área de decoração e utilidades domésticas. É conhecida pela alta qualidade dos produtos, além do gosto apurado e design inovador de seus produtos. É, sem dúvida, uma marca de peso.

A coleção inteira foi criada com a ideia de harmonizarem-se entre si. Isso abre um leque de possibilidades incrível, pois é possível criar coleções exclusivas com seus respectivos acessórios para um evento sofisticado.

Destaca-se por oportunizar aos consumidores em geral produtos que tornam o cotidiano mais leve e fácil de ser conduzido. Seus lançamentos estão sempre em sintonia com as tendências globais do comércio.

Como saber se a Panela Casambiente é boa?

Primeiro precisamos esclarecer que existem 2 tipos das chamadas panelas de cerâmica. A panela de cerâmica pode ser de alumínio, ferro fundido ou inox, apenas revestida de cerâmica refratária,tanto no interior quanto no exterior, ou em ambos ao mesmo tempo. 

Ou pode ser totalmente em cerâmica, com revestimento de cerâmica refratária por dentro. Ela pode ser usada no forno, no fogão, no freezer, no micro-ondas e na lava-louça. É a chamada multiúso. 

A desvantagem é que é mais frágil, batidas um pouco mais fortes podem quebrá-la, e normalmente quebram. Já a panela revestida de cerâmica térmica pode ser fabricada em vários materiais, porém revestidos com cerâmica térmica. 

A vantagem de ambas em relação às panelas antiaderentes é que aceitam bem o choque térmico, podendo ser retirada diretamente do fogo para a geladeira ou freezer sem risco de quebrar. 

Outra vantagem é que economizam gás, devido a ficarem estáveis, ou seja, seguram o calor de maneira homogênea depois que esquentam. Outra característica positiva é que o sabor dos alimentos é mais autêntico, mais natural e mais saudável. 

Isso se dá porque a cerâmica não é porosa e então não interfere no sabor e nem desprende nenhum elemento prejudicial na comida. Sua durabilidade e facilidade de limpeza também são muito elogiadas pelos consumidores. 

São muito lindas e o design é coisa de primeiro mundo. A desvantagem é que, independente do material com que é feita, todas podem quebrar se sofrerem baques mais fortes. 

Mesmo que não quebrem, podem causar pequenas rachaduras, lascas, e isso, por incrível que pareça, pode interferir bastante na eficiência do produto. Outro ponto contra é com relação à temperatura. 

Esse tipo de panela demora mais para chegar no ponto da temperatura ideal, por isso o ideal é usar o fogo sempre no médio ou no baixo, nunca em temperatura alta. Temperaturas mais elevadas tendem a grudar o alimento e podem estragar a panela. 

Como elas têm essa característica de manter o alimento aquecido, recomenda-se desligar o fogo um pouco antes do térmico, para que o alimento alcance seu ponto ideal unicamente com o calor da panela. 

Seu custo é maior, em compensação suas qualidades compensam o preço, equilibrando a equação custo-benefício. É só comprar pensando que se está fazendo um investimento e tendo os devidos cuidados ela durará por muitos anos. 

Outra característica a se considerar é que as panelas de cerâmica e mesmo as somente revestidas de cerâmica são mais pesadas do que os modelos tradicionais. Seu fundo é mais grosso: o chamado fundo triplo. 

Atualmente o preço desses produtos está caindo, mas é preciso cuidado, pois costumam ser bem mais finas, inclusive sem o fundo triplo. Uma dica importante é sempre ler o rótulo e fazer tudo o que o fabricante aconselha antes de usar o produto pela primeira vez. 

Isso dará uma vida útil maior ao produto. Outra dica é sempre desconfiar de panelas de cerâmica muito baratas. Muitas pessoas sonham em ter uma panela dessa, principalmente a de ferro fundido com revestimento cerâmico. 

Como são mais caras, vão comprando aos poucos, uma de cada vez, até chegar ao número que almejam. Não se esqueça de verificar se a marca tem ou não uma boa política de retorno, para que seu problema seja resolvido caso ocorra.

Principais qualidades da panela de cerâmica

  • O design costuma ser sempre inovador, em diferentes tamanhos, formatos e cores;
  • Economizam gás, uma vez que preservam a temperatura por mais tempo;
  • Tem alto poder antiaderente, não permitindo que restos de alimentos grudem;
  • Os alimentos não perdem o sabor natural, pois não tem metais na composição;
  • Sua estrutura não risca com facilidade;
  • É atóxica e antialérgica, não pegando gosto nem cheiro.

Qual a precaução necessária antes de usar pela primeira vez?

Quando for usar a panela de cerâmica pela primeira vez é aconselhável untar toda a parte de dentro com óleo e levar ao fogo médio por aproximadamente 3 minutos. 

Esse procedimento reforçará suas propriedades antiaderentes, fazendo-a durar por muito mais tempo.

Conjunto de Panelas – Casambiente

Conjunto de Panelas - Casambiente

Esse Conjunto de Panelas Casa Ambiente Genebra, 7 peças, revestimento Cerâmica – AL039 está no topo da pirâmide em matéria de modernidade. Sua cor azul é um charme à parte e deixará sua cozinha com ares mais frescos e inovadores.

Suas cores são vibrantes, as tampas resistentes, antiaderente de ótima procedência, deixando-as facílimas de limpar. São 7 peças robustas e eficientes naquilo que se propõem. 

Algumas pessoas reclamam que mancha com muita facilidade na parte externa. 

A recomendação que damos é usar somente colher de madeira ou silicone, ou espátula. Use temperatura média ou baixa para um resultado mais satisfatório, pois ocorre melhor distribuição do calor. Espere a panela esfriar antes de lavar e não use abrasivos.

No conjunto estão incluídos frigideira, caçarolas, leiteira e panelas.

✅ Tampa de vidro temperado

✅ Alças e cabos ergonômicos

✅ Simples de limpar

🚫 Frágil



Alternativas 

Faremos agora um review de um jogo de panelas Tramontina e outro da Brinox a fim de consolidar a opinião através da comparação. 

1. Conjunto de panelas 5 pcs – Brinox

Conjunto de panelas 5 pcs - Brinox 

Se o que você procura são panelas que otimizam o seu trabalho na cozinha, e ainda fazem bem para a saúde e são robustas, certamente ficará satisfeito com esse Conjunto de panelas com fundo de indução, Granada, Ceramic Life, Vanilla, da Brinox.

Seu fundo de indução é eclético e aceita todo tipo de fogão, e conta também com uma revolucionária concepção de antiaderente: o Mineral Resist, com fragmentos de cerâmica.

As tampas são em vidro temperado com saída de vapor, por isso não é preciso retirar a tampa para ver a comida. As alças e cabos têm envoltório Soft-Touch, que são ergonômicos e não esquentam nunca. É disponibilizada na cor vanila, uma cor equilibrada e bonita.

A frigideira do conjunto é o item que mais suporta altas temperaturas, ao passo que as outras peças têm também ótima qualidade e são livres de metais pesados.

✅ Fundo de Indução

✅ Tampas em vidro temperado

✅ Antiaderente Mineral Resiste

🚫 Preço alto



2. Jogo de panelas alum – Tramontina 

Jogo de panelas alum - Tramontina 

Esse jogo de panelas Tramontina Sicília em alumínio com revestimento interno e externo antiaderente Starflon Excellent tem a espessura ideal que permite um cozimento ágil e homogêneo. Possui a comodidade de poder ir à máquina de lavar louças.

Os pegadores, alças e cabos são antitérmicos tornando o manuseio satisfatório e livre de perigo. As caçarolas e panelas são acompanhadas de tampa de vidro temperado cujas bordas são em aço inoxidável, e ainda têm saída de vapor.

A tampa de vidro, por serem transparentes, dispensam ter que abrir a tampa para ver como está o cozimento. Isso é possível com a tampa fechada. 

Além disso, são mais simples de higienizar, o que torna o trabalho mais rápido. Apesar de simples, é requintada. Esse jogo de panelas Sicília foi criado para ajudá-lo no dia a dia.

✅ Revestimento Starflon Excellent

✅ Borda de aço inoxidável

✅ Tampa de vidro com saída de vapor

🚫 Preço alto



Conclusão: A Panela Casambiente é boa ou não? 

Podemos afirmar, sem medo de errar, que as panelas da marca Casa Ambiente são boas, ou melhor, são ótimas. Elas são práticas e facilitam muito o serviço na cozinha, e ainda são saudáveis e resistentes.

Seu fundo de indução é compatível com todo tipo de fogão, e conta com um antiaderente inovador: o Mineral Resist. As tampas são de vidro com saída de vapor, tornando o preparo mais rápido, pois não precisa tirar a tampa para ver a refeição.

Com as panelas Casambiente sua receita sai do papel diretamente para a mesa, na medida perfeita, assim como ocorre em uma Cozinha Profissional.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.